Notícias

Produto

:

RM – TOTVS Gestão Financeira – Versão 11.80

Processo

:

Integração Bancária – Retorno de Cobrança Eletrônica

Subprocesso

 

Retorno de Cobrança Eletrônica

Data da publicação

:

22/05/2012

A importação de arquivos de retorno é processo, que consiste em baixar automaticamente ou atualizar os Lançamentos Financeiros por meio de importação de arquivos disponibilizados pela rede Bancária.

Em se tratando de Cobrança Eletrônica, Pagamento Eletrônico e Débito Automático, a baixa será realizada automaticamente desde que o arquivo de retorno possua os dados requeridos, assim como data de crédito, valor do crédito, motivo de ocorrência específica para baixas ou quitações, entre outras informações importantes.

Alguns arquivos de retorno reportam apenas atualizações para o lançamento financeiro, provenientes de transações entre empresa e Banco. Um exemplo dessa transação é o arquivo de retorno que o Banco disponibiliza à empresa informando do processamento dos títulos. Ao importar esse arquivo a única alteração a ser feita é a atualização do STATUS.CNAB do Lançamento para “Registrado” e não produzirá baixas.

Desenvolvimento/Procedimento

· Certificar que o cadastro do Banco esteja devidamente atualizado, principalmente em Anexos / Layout Bancário / Cobrança. Estas posições referenciam as informações do arquivo a ser importado e são obtidas no manual fornecido pelo Banco.
Exemplo:
Header: Informando “1”, ao importar o retorno o sistema irá localizar o Código do Banco na posição UM do header do arquivo(primeira linha) no arquivo de retorno.
· Para importar arquivos de retorno, acesse: Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Retorno Bancário / Retorno Cobrança.
. Selecione o tipo de Retorno de Cobrança, que pode ser: Retorno de Cobrança Registrada, Retorno de Cobrança não registrada ou Retorno de Cobrança CNAB 240. Você obterá mais informações sobre cada tipo de retorno acessando o help.
. É necessário informar: o local do arquivo a ser importado, a Filial e o código da Conta Caixa. Já o Evento Contábil e o Histórico poderão ser indicados no momento da importação do retorno ou poderá utilizar as definições já atribuídas nos respectivos parâmetros de cada processo (evento associado à tabela default para evento Contábil, parametrizado na etapa 02.05 – Contab.Financeiro e o Histórico parametrizado na etapa 02.02.02 Baixas – Baixas a Receber).
. Confirmar a importação.

Resultado:

. A baixa do titulo será realizada automaticamente.
. Será gerado um item de baixa correspondente ao valor baixado. (Anexo /Baixas do Lançamento)
. O Saldo da conta caixa indicada será atualizado.
. A contabilização da baixa será realizada de acordo com o evento contábil indicado no retorno ou o evento associado à tabela default para a contabilidade.
. No Gestão Contábil, Manutenção de Lotes, deverá haver a contabilização no lote específico para o processo.

Informações adicionais

1. O arquivo a ser importado deve possuir características que definem o processo “retorno”. É comum obtermos essa informação analisando o código de Movimento Retorno ou Código de Ocorrência (esse termo varia entre Bancos) indicado no mesmo.

2. Identificação do registro para baixa no processo de importação do retorno:

· Cobrança Registrada = Código da Coligada + 1 + IDBOLETO
Como identificar o IDBBOLETO no arquivo de retorno?
Nas posições que identificam o lançamento para baixa deverá ter o numero UM logo após a Coligada, ou seja, CODIGO DA COLIGADA(com 3 dígitos) + 1 + IDBOLETO
Exemplo:
0011000000000000000006974, onde:
001 = Código da Coligada
1 = Caracteriza que é um IDBOLETO
000000000000000006974 = IDBOLETO

Ao importar o arquivo de retorno o sistema identifica os lançamentos de mesmo IDBOLETO e produz a baixa total ou parcial de todos os Lançamentos de mesmo IDBOLETO.

· Cobrança Sem Registro = Nosso Numero ou conforme parametrização para utilizar o numero do documento.

  • Sem rótulos