Notícias

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 11.40

Processo do Sistema: Estoque – Produto Global

Subprocesso: Conversão do produto global

Como Fazer

Como converter a coligada para produto global?

Definição do Processo

Este documento tem por finalidade expor toda a parametrização do sistema para que uma coligada possa ser convertida para trabalhar com produto global. O produto global é a possibilidade de visualizar os mesmos produtos em todas as coligadas que optarem por trabalhar de maneira global. Lembrando que são apenas os dados principais que se tornarão globais como o IDPRD e o código por exemplo. Os dados específicos do produto como código do fabricante, ou unidade de controle continuarão por coligada após a conversão, sendo de responsabilidade do usuário a atualização destes dados que podem ser realizados através da Cópia de Produtos entre Coligadas, Atualização de Múltiplos Registros ou atualização manual.

Pré Requesitos

Atenção! Antes de realizar a conversão, certifique-se que nenhum usuário está utilizando a base de dados. Este procedimento deve ser mantido até o final da conversão e pode demorar algumas horas dependendo do tamanho da base.

A primeira conversão é realizada sem maiores verificações na base de dados. Ou seja, a primeira coligada convertida terá sua parametrização como base para a conversão das demais coligadas para global.

As próximas conversões serão todas baseadas na parametrização desta primeira coligada convertida, pois ela será a primeira coligada global. Portanto antes da conversão aconselhamos analisar todas as coligadas quanto as condições abaixo:

Pré-condições para a conversão a partir da segunda coligada para produto global tomando como base os dados da primeira coligada convertida:

A máscara do cadastro de produto deverá ser igual em todas as coligadas que optarem em trabalhar com Produto Global.

· Opções -> Parâmetros -> RM Nucleus -> Parâmetros Gerais -> Tabelas -> Produtos -> Definições Gerais -> Definições de produto 1/3 -> Máscara

A opção de parâmetro: Código Auxiliar Único também deverá ter a mesma parametrização. Se o mesmo estiver marcado, a conversão automática somente será executada se não existir nenhum código repetido. Caso o sistema identifique produtos com código auxiliar repetido será exigido à correção por parte do usuário antes de prosseguir na conversão.

· Opções -> Parâmetros -> RM Nucleus -> Parâmetros Gerais -> Tabelas -> Produtos -> Definições Gerais -> Definições de produto 1/3 -> Código auxiliar único para produtos

Outro parâmetro que será verificado é o Código Reduzido, cuja máscara e opção de utilização também devem ser iguais em todas as coligadas. Se a opção de utilização for sequencial, o sistema irá verificar o maior código reduzido da coligada global (0) para acrescentar os novos produtos globais à partir dessa sequencia.

· Opções -> Parâmetros -> RM Nucleus -> Parâmetros Gerais -> Tabelas -> Produtos -> Definições Gerais -> Definições de produto 2/3 -> Código reduzido

O Tipo de Histórico (curto ou longo), e opções de Lote também devem ter a mesma parametrização em todas as coligadas.

· Opções -> Parâmetros -> RM Nucleus -> Parâmetros Gerais -> Tabelas -> Produtos -> Definições Gerais -> Definições de produto 2/3 -> Tipo Histórico

· Opções -> Parâmetros -> RM Nucleus -> Parâmetros Gerais -> Tabelas -> Produtos -> Lote

Não é possível converter uma base que trabalha com grade numerada.

· Opções -> Parâmetros -> RM Nucleus -> Parâmetros Gerais -> Tabelas -> Produtos -> Grade Numerada

Descrição do Processo

Através da conversão para produto global, todos os dados da tabela TPRODUTO são convertidos para a coligada global (coligada 0). E será possível visualizar os mesmos produtos em todas as coligadas que optarem por trabalhar de forma global.

Apenas dados Globais (tabela TPRODUTO) do produto serão idênticos entre coligadas. A partir da conversão, qualquer alteração desses dados no cadastro de produtos será replicado para todas as coligadas globais.

O processo de conversão para produto global é irreversível.


Processo de Conversão

Caso a coligada não possua nenhum produto cadastrado, basta acessar Opções -> Parâmetros -> RM Nucleus -> Definições Gerais -> Tabelas -> Produtos -> Produto global e marcar a opção “Usa produto global”.

Caso a coligada já possua produtos cadastrados, é necessário realizar a conversão dos mesmos para global.

É preciso acessar o menu “Utilitários -> Conversões -> Conversão para produto global”. É aberto então o wizard de produto global.

Antes de iniciar a conversão, é preciso verificar se produtos que estão na coligada global coincidem com produtos da coligada que será convertida.

São selecionados então 3 campos da tabela TPRODUTO como deafult para realizar a comparação entre a(s) coligada(s) global e a coligada corrente. São eles o CODIGOPRD, NOMEFANTASIA e DESCRICAO, que são obrigatórios para a primeira comparação de dados e não podem ser desmarcados. Os outros campos são apresentados para que o usuário possa restringir ainda mais a comparação dos produtos nestas coligadas: coligada global e coligada corrente. Como mostra figura abaixo:

clip_image002

Na tela seguinte são apresentados os produtos cujos campos citados anteriormente são idênticos na coligada global e coligada corrente:

clip_image004

Na próxima etapa, o sistema informa também quais são os produtos onde apenas o CODIGOPRD está igual na coligada corrente e global.

É possível alterar o código do produto na coligada corrente conforme exemplo abaixo:

clip_image007

clip_image010

Caso o usuário opte por não alterar este código na conversão, o produto passará a seguir as informações do registro da coligada global.

Por fim, é apresentada a relação de produtos que fazem parte apenas da coligada corrente e serão atribuídos à coligada global. Como mostra a figura abaixo:

clip_image012

Atenção !

Após a conversão para produto global, o cadastro de produtos ficará unificado em todas as coligadas que optaram pela conversão. No entanto, não são todos os dados do cadastro de produtos que trabalham de forma global. A tabela “global” do cadastro de produtos é a TPRODUTO, onde ficam armazenadas apenas as características principais do cadastro. Os demais registros continuam trabalhando por coligada tais como o fabricante, unidades de medida, tabelas de classificação, anexos do produto e etc.

  • Sem rótulos