Produto: TOTVS Incorporação Versão: 11.20 |
Processo de Negocio: Geração de Resíduo Projetado |
Subprocesso: Como Fazer Resíduo Projetado |
Introdução:
Esse documento explica o processo do Resíduo Projetado desde o Cadastro na Venda ao Cálculo do mesmo.
Como fazer
Para a realização do Cadastro de uma venda, com o Resíduo Projetado parametrizado o Usuário deve:
Abrir a visão de Vendas/Aluguéis e incluir uma nova venda.
Nessa nova venda, o usuário deverá selecionar a Modalidade referente ao Resíduo Projetado, no qual a mesma já tem o Componente de Resíduo parametrizado da forma correta, como poderá ser verificado no decorrer deste documento.
Vá até a aba Condições de Vendas e verifique se o Componente de Resíduo está informado.
A Venda está sendo Cadastrada no Momento Após Entrega, ou seja, apenas o Componente de CM Após Cadastrado com a Moeda IGPM que será reajustada irá atuar.
* Verificar se o Componente de Resíduo está parametrizado da seguinte forma:
Verifique na modalidade de venda, se o parâmetro deste componente de resíduo está marcado: Cálculo do resíduo com moeda projetada.
O componente Principal (Exemplo: tipo de parcela Mensal) tem que ser do tipo Modelo Padrão para que ocorra o resíduo, estando também no mesmo grupo do componente de Resíduo.
Esse documento explicará o Processo da Correção Projetada com o Componente de Correção Monetária informado com Periodicidade Mensal.
* Depois de realizar os Cadastros, é necessário Gerar o Plano de Financiamento, Efetivar o Contrato e Gerar as Parcelas para o Sistema Financeiro (RM Fluxus).
* Após o cadastro e efetivação da venda, realize o procedimento que a venda sofrerá até a geração da Parcela de Resíduo.
Neste caso, é informado (projetado) um valor (valor não real, ou seja, não imposto pelo governo) para a cotação de uma moeda em um determinado mês que será utilizado na venda.
Acesse: Cadastros / Cotações, Filtrar a moeda IGPM.
Após filtrar a moeda IGPM, é necessário cadastrar uma nova cotação.
É efetuada a correção Monetária e baixado a parcela deste mês, nesse caso realizaremos o Reajuste no mês de Janeiro.
Ao reajustar o mês de Janeiro, é necessário realizar a baixa da Venda com o vencimento do mês do Reajuste.
No mês seguinte, o governo já informou a cotação do mês anterior, então é necessário atualizar esta cotação.
Ao efetuar o reajuste de correção do mês atual, o sistema verifica que no mês anterior houve uma atualização, e esta atualização será atribuída ao componente de Resíduo do mês posterior.
Após o Reajuste com a correção correta, o Sistema irá calcular o valor que foi alterado na cotação e acumulará o valor do mesmo para a parcela do mês seguinte.