Notícias

Contratos com parcelas fixas são utilizados quando há uma negociação entre contratante e contratado para que a execução das tarefas seja dividida em períodos iguais e o pagamento do serviço prestado seja efetuado com valores iguais, visando a simplicidade e agilidade do negócio.
Dessa forma, ao criarmos um contrato com a finalidade de parcelas fixas, o valor de cada parcela é calculado proporcionalmente a partir do valor total dos itens associados ao contrato, dividido igualmente entre os períodos (que neste caso, são denominados parcelas). Uma vez criado o contrato, associados os itens e definidas as parcelas, estas são criadas de forma que já estejam medidas e prontas para a liberação.
Uma vez excluído um período/parcela, o valor correspondente fica disponível para distribuição entre os demais períodos/parcelas ainda não liberados. É possível ainda cancelar um período/parcela. Neste caso, o valor não fica disponível para distribuição.
clip_image002
Criação de um contrato com parcelas fixas
clip_image004
Definição dos períodos/parcelas
No processo de geração de parcelas temos dados importantes, tais como:
  • Valor total distribuído: valor total que já foi distribuído entre as parcelas do contrato.
  • Valor total liberado: valor total dos períodos/parcelas que já foram liberados para Suprimentos/Faturamento ou Financeiro.
  • Valor total cancelado: valor total de períodos cancelados.
  • Saldo a ser distribuído: valor total que ainda pode ser distribuído (no caso de algum período ter sido excluído).
  • Somente dias úteis: define se as datas início e fim dos períodos consideram somente dias úteis, conforme o calendário definido nos parâmetros do projeto.
Em contratos com parcelas fixas é importante salientar que, assim como as demais finalidades de contratos, não é possível excluir um período liberado sem antes cancelar a liberação. Porém, é possível excluir um período medido, sendo que o valor correspondente volta a compor o saldo a ser distribuído do contrato, podendo entrar proporcionalmente nos demais períodos ainda não liberados ou ser utilizado na criação de novas parcelas.
Clique aqui e assista ao vídeo:
http://rmnet.rm.com.br/demorm/Obras%20e%20Projetos/Contratos%20com%20parcela%20fixa/ContratoParcelasFixas.htm
  • Sem rótulos