Árvore de páginas


Nota

Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.709), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.

01. VISÃO GERAL

Esta transação permite que sejam executadas as compensações de todos os adiantamentos já efetuados e cadastrados, realizados pelos Clientes (títulos tipo RA), além de notas de crédito a “abater” (títulos tipo NCC).

Os títulos compensados terão seus saldos em aberto diminuídos ou até mesmo zerados, caracterizando uma baixa do título compensado.

Importante

Os títulos a compensar não podem estar baixados, ou seja, a esfera indicativa à esquerda deve estar verde, que indica título não baixado.


Através da compensação de títulos a receber é possível:

  • Compensar títulos de um mesmo cliente/loja com adiantamentos deste mesmo cliente/loja;
  • Compensar títulos de um determinado cliente com adiantamentos deste mesmo cliente, não importando qual a loja do título a compensar. Com isso, o título pode ser compensado com qualquer título de adiantamento do mesmo cliente, em aberto no cadastro de títulos, não importando a qual loja do cliente pertença este título;
  • Compensar título de determinado cliente com adiantamentos de diversos clientes, podendo ser determinada uma faixa de clientes, ou todos. Com isso, o título pode ser compensado com qualquer título de adiantamento em aberto no cadastro de títulos, não importando qual o cliente deste título;
  • Compensar títulos e adiantamentos entre filiais, ou seja, de clientes com adiantamentos deste ou de outros clientes presentes nas diversas filiais da empresa.


Taxa da moeda

O tratamento que o Sistema dá para a taxa utilizada na baixa de títulos a receber está assim detalhada:

No Brasil, utiliza-se a taxa informada no título.

Nos países localizados, é considerada a taxa do dia.


Impostos

O parâmetro MV_BR10925 define o momento do abatimento dos valores dos impostos (PIS, COFINS e CSLL) Pode ser configurado com 1 = realiza o abatimento dos impostos na baixa do documento ou 2 = abatimento dos impostos ocorre na emissão do documento.

Caso o parâmetro MV_BR10925 seja configurado com1 (baixa), nos casos em que houver compensação com abatimento de valores destes impostos, os títulos de impostos serão gerados atrelados ao título principal e nunca ao adiantamento.


No processo de liquidação de títulos a receber, não há cálculo de impostos.

Os impostos PIS, COFINS e CSLL existentes nos títulos geradores, somente serão repassados para as parcelas nos casos em que a natureza dos títulos gerados pela fatura, permita o cálculo dos impostos.Desta forma, os impostos dos títulos geradores da fatura a receber, terão seus valores somados e proporcionalizado em cada parcela.

No cenário onde o parâmetro MV_BR10925 estiver configurado com o conteúdo 1 (baixa) e existir base reduzida no título referente a nota fiscal, no momento da compensação o sistema irá levar em consideração a base reduzida para o cálculo e geração dos impostos do PIS, COFINS e CSLL.


Esta rotina dispõe da funcionalidade de integração com RM Classis Net.

Para detalhes técnicos sobre os Procedimentos de Implementação e Utilização, Sincronização de Tabelas entre as Bases e Parametrização para Geração, consulte o Manual de Integração Protheus x Classis, disponível no Portal do TDN.

Veja também, as informações sobre Gestão Educacional.

Motivo de baixa CMP

Essa rotina utiliza motivo de baixa CMP. Verifique a necessidade de cadastrar e configurar devidamente esse motivo de baixa na rotina Cadastro de Motivo de Baixa - FINA490

Para cenários onde o parâmetro MV_RARTIMP esteja configurado com valor igual a 1, a NF possua impostos e o RA seja lançado com uma natureza que não calcule impostos, será apresentado o help NOTITSEL, pois o parâmetro está configurado para que o título de RA retenha os impostos necessários antecipadamente.
A compensação só será permitida para o título RA sem impostos caso parâmetro MV_RARTIMP possua seu conteúdo igual a 2. Para melhor entendimento consulte: MV_RARTIMP - Geração dos impostos do título RA.

02. OPERAÇÕES 

Parametrização para a operação de compensação está disponível através da opção F12


      


Considera Loja: Indica se a loja do cliente, quando a pergunta "Considera Cliente" for igual a Sim, deve ser considerada na seleção dos títulos a serem compensados.

Considera Cliente: Indica se o cliente do título original deve ser considerado na seleção dos títulos a serem compensados, ou se serão considerados os clientes informados na pergunta "Do Cliente" e "Até o Cliente"

Do Cliente: Código inicial dos clientes cujos títulos serão compensados, caso a pergunta "Considera cliente" for igual a sim.

Até o Cliente: Código final dos clientes cujos títulos serão compensados, caso a pergunta "Considera cliente" for igual a sim.

Comp. Transferidos: Indica se deseja que os títulos transferidos para cobrança sejam considerados na seleção dos títulos a serem faturados.

Calc.Comiss.s/NCC: Indica se deseja calcular comissão sobre títulos de crédito (NCC).

Mostra Lanc Contab: Indica se o lançamento contábil deve ser exibido.

Cons.Abatimentos/Impostos: Indica se do saldo a ser compensado devem ser diminuídos os abatimentos e os impostos. Caso não sejam considerados o saldo a ser considerado para operação será apenas o saldo do titulo.

Contabiliza On Line: Informe se Contabiliza On-Line.

Considera Filiais Abaixo: Informe se deve considerar um intervalo de filiais a ser informado nos próximos parâmetros. (Parâmetro descontinuado, substituído pelo botão filiais na tela de seleção do título principal)

Da Filial: Informe a filial inicial a ser considerado no intervalos de filiais. (Parâmetro descontinuado, substituído pelo botão filiais na tela de seleção do título principal)

Até Filial: Informe a filial final a ser considerado no intervalos de filiais. (Parâmetro descontinuado, substituído pelo botão filiais na tela de seleção do título principal)

Calc.Comiss.s/RA: Indica se deseja calcular comissão sobre títulos de crédito (RA).

Reutiliza Taxa Informada: Indica se reutiliza a taxa informada para outras compensações.

Cons.Juros Comissão: Indica se deve ser considerado o valor dos juros no cálculo da comissão.


Para fazer o processo de compensação é necessário selecionar o titulo principal que deseja que seja compensado.  

Escolha os parâmetros para efetuar o processo: 


Botão filiais: Utilizado para selecionar as filiais que serão consideradas na compensação. (Explicação em detalhes mais abaixo)

Com os dados do titulo a ser compensado, podemos escolher o valor a ser compensado como limite para compensação, e ainda a data da baixa. 

O Flag 'Tit. Marcados' pode facilitar o processo já marcando os títulos conforme a composição de saldo, até atingir o saldo do título principal. 

Obs: em algumas situações, devido a forma de configuração do calculo de impostos, a sugestão inicial ('Tit. Marcados') não é feita pelo sistema, ficando a cargo do operador a seleção manual para que o cálculo do imposto seja feito em tempo de execução. Para mais informações sobre configuração de impostos acesse: http://tdn.totvs.com/x/tA2qC


Após a abertura da tela teremos as seguintes opções: 

  • Seleção individual de cada título, sendo essa consistido o saldo do título para confirmar ou não seleção do registro. Utilizando essa opção o sistema sugere automaticamente quanto posse ser abatido do títulos selecionado de acordo com o saldo do título principal.

  •  Marcar Todos - Com o seguinte comportamento
    • Nenhum registro selecionado - Marca todos os títulos da relação. 
    • Todos os registros selecionados - Não tem nenhuma ação. 
    • Ao menos um título marcado - Marca todos os títulos da relação. 
    • Ao menos um título desmarcado - Marca todos os títulos da relação. 
  • Inverte Seleção - Inverte logicamente todos as marcações, ou seja, as linhas marcadas serão desmarcadas e as linhas desmarcadas serão marcadas. 
  • Tanto o botão 'Inverter seleção' como 'Marcar todos' não consideram o saldo do título para efetuar o processo. 
  • Pesquisar - Pesquisa e posiciona no título informado na busca.
  • OK - Confirma a operação de compensação. 
  • Cancelar - Cancela a operação de compensação. 


Importante!

Será apresentado valores nas colunas de PIS, COFINS, CSLL e IRRF somente quando a configuração da retenção correspondente estiver na baixa.

Os valores de acréscimo e decréscimo são sempre apresentados na tela de seleção de títulos de acordo com a moeda do título selecionado.

Importante: Filtro de filial

Para compensação entre adiantamentos e títulos de diferentes filiais, deve ser utilizado o botão Filiais para definir quais filiais serão consideradas para a seleção dos títulos a compensar.
Caso não seja utilizado o botão Filiais, apenas títulos da filial corrente serão considerados para a compensação.

Observação

Caso as tabelas do módulo financeiro sejam totalmente compartilhadas e não for utilizado o botão Filiais, serão considerados para o processo os registros de todas as filiais. Se for utilizado o botão Filiais, os registros serão filtrados por filial de origem (E1_FILORIG).

Observação

Caso as tabelas do módulo financeiro sejam compartilhadas a nível de filial, e não for utilizado o botão Filiais, serão considerados para o processo os registros cuja filial de origem (E1_FILORIG) seja a filial corrente. Se for utilizado o botão Filiais, os registros serão filtrados por filial de origem (E1_FILORIG).

O botão Filiais na release 12.1.2210 e anteriores filtra o campo E1_FILIAL e partir da release 12.1.2310 passará a filtrar o campo E1_FILORIG. Essa alteração iguala o comportamento da compensação a pagar e a receber.

Filial do processo de compensação

Quando o processo de compensação for feito com títulos de filiais diferentes, a rotina irá considerar a filial do título de origem (de partida) da compensação para gravar as movimentações (tabela SE5) e contabilização (tabela CT2).

Compensação com Taxa Contratada 

Parâmetros envolvidos:

MV_CMTXCON =Indica que será gerada correção monetária para títulos com taxa contratada na compensação CP.  T = Gera CM / F = Não gera CM

Para  o processo de compensação com Taxa Contratada, o parâmetro deverá estar configurado conforme abaixo:


MV_CMTXCON = T (True)

A correção monetária se dará a partir do documento selecionado:

Caso seja selecionado o título de adiantamento (RA) os títulos NF´s sofrerão a correção monetária com base na taxa do título RA selecionado.

Caso seja selecionado o título NF os títulos de adiantamentos (RA´s) sofrerão a correção monetária com base na taxa do título NF selecionado.

MV_CMTXCON = F (False)

Não será gerada correção monetária e não será permitida compensações com taxa contratada diferentes.


Importante

Para que seja considerada a taxa informada no momento da compensação, quando existem títulos com taxas contratadas, o parâmetro MV_CMTXCON precisa estar com seu conteúdo igual a .T. (Verdadeiro)


Exemplo:

Nota fiscal:

Valor: 1.000,00

Moeda: 2

Taxa: 2

Valor Convertido: 2.000,00


Adiantamento:

Valor: 1.000,00

Moeda: 2

Taxa: 2,5

Valor Convertido: 2.500,00


Realizando a compensação partindo da Nota Fiscal teremos as seguintes gravações na tabela SE5:

E5_TIPOE5_VALORE5_VLMOED2E5_TXMOEDAE5_TIPODOC
NF100020002CP
RA100020002BA
RA-500-2502CM


Realizando a compensação partindo do Adiantamento teremos as seguintes gravações na tabela SE5:

E5_TIPOE5_VALORE5_VLMOED2E5_TXMOEDAE5_TIPODOC
RA100025002,5BA
NF100025002,5CP
NF5002002,5CM


Exemplo de compensação automática utilizando as taxas acima:


Compensação Automática Taxa Contratada
#INCLUDE "TOTVS.ch"
#Include "PROTHEUS.ch"    
#Include "PRTOPDEF.CH"
#INCLUDE "TBICONN.CH" 

User FUNCTION COMPCR()

    Local lRetOK := .T.
    Local aArea := GetArea()
    Local nTaxaCM := 0
    Local aTxMoeda := {}
    Local cCliente := "001   "
    Local cLoja := "01"
    Local cPrefixo := "TIT"
    Local cNumDoc := '00001    '
    Local cParcela := " "
    Local cTipoDoc := "RA "
    Private nRecnoNDF
    Private nRecnoE1

    dbSelectArea("SE1")
    dbSetOrder(2) // E1_FILIAL, E1_CLIENTE, E1_LOJA, E1_PREFIXO, E1_NUM, E1_PARCELA, E1_TIPO, R_E_C_N_O_, D_E_L_E_T_

    IF dbSeek(XFILIAL("SE1") + cCliente + cLoja + cPrefixo + cNumDoc + cParcela + cTipoDoc)
        nRecnoRA := RECNO() 

        cTipoDoc := "NF"
        IF dbSeek(XFILIAL("SE1") + cCliente + cLoja + cPrefixo + cNumDoc + cParcela + cTipoDoc)
            nRecnoE1 := RECNO()
            
            PERGUNTE("AFI340",.F.)
            lContabiliza := .F.
            lAglutina := .F.
            lDigita := .F.

            SE1->(dbSetOrder(1)) //E1_FILIAL+E1_PREFIXO+E1_NUM+E1_PARCELA+E1_TIPO+E1_FORNECE+E1_LOJA
            aRecRA := { nRecnoRA }
            aRecSE1 := { nRecnoE1 }

            nSaldoComp := 2000 // Valor da compensacao em moeda forte

            nTaxaCM := 2 // Taxa considerada na compensacao

            aAdd(aTxMoeda, {SE1->E1_MOEDA, nTaxaCM} ) // Taxas das moedas utilizadas

            If !MaIntBxCR(3, aRecSE1,,aRecRA,,{lContabiliza,lAglutina,lDigita,.F.,.F.,.F.},,,,,nSaldoComp,,,, nTaxaCM, aTxMoeda)
                Help("XAFCMPAD",1,"HELP","XAFCMPAD","Não foi possível a compensação"+CRLF+" do titulo do adiantamento",1,0)
                lRetOK := .F.
            Else
                Alert("Compensação realizada.")
            ENDIF
        ENDIF
   ENDIF

   RestArea(aArea)

Return lRetOK

Criado o parâmetro MV_RATXMOV para definir a taxa a ser considerada para adiantamentos sem taxa contratada na compensação.

O parâmetro foi incorporado ao release 12.1.27 do Protheus e disponibilizado nas expedições contínuas para os releases anteriores vigentes. 


MV_RATXMOV = .T.

Com o seu conteúdo true .T. será considerada a taxa da sua movimentação de inclusão.

Quando a compensação partir do adiantamento essa taxa será utilizada para os títulos listados da mesma moeda.

Quando a compensação partir do título, esse utilizará a taxa do dia ou a informada no momento da compensação e os adiantamentos listados utilizaram a sua taxa de movimentação.


MV_RATXMOV = .F.

Com o seu conteúdo false .F. será considerada a taxa do dia da compensação ou a utilizada no momento da compensação para todos os títulos envolvidos.


Especificação do parâmetro:

Nome do parâmetro:

MV_RATXMOV
Tipo:Lógico
Descrição:

Define se o adiantamento deve utilizar a taxa do seu movimento para compensação.

( .T. Utiliza do movimento / .F. Utiliza da compensação) 

Valor Padrão:.T.

Taxas utilizadas e ordem de prioridades

Taxa do dia (Tabela SM2): Configurada a taxa do dia para os títulos em moeda estrangeira, essa taxa será considerada no momento da compensação.

Taxa do título (Contratada): A taxa definida no momento da inclusão dos títulos (E1_TXMOEDA) é respeitada na compensação. Quando esta taxa contratada é informada, a compensação passa a usá-la, mesmo que se tenha configurado uma taxa de moeda para as datas envolvidas (Tabela SM2);

Taxa na compensação: Esta taxa pode ser configurada pela opção Taxas Moedas, antes de selecionar os títulos para a compensação.  Mesmo que o título possua taxa do dia (Tabela SM2) para moeda em questão, ou taxa contratada (E1_TXMOEDA), é considerada a taxa definida no momento da compensação, se caso a mesma for informada;


O critério de conversão de taxa é a ordem de configuração da mesma, sendo:

1º - Taxa na Compensação

2º - Taxa do Título (Contratada)

3º - Taxa do dia (Tabela SM2)


Exemplo utilizando taxa do dia (SM2)

Compensação de RA em Dólar com NF em reais.

Taxa do dia de 2,0000 para moeda 2 (Dólar) – Inclusão.


Título RA em moeda estrangeira (Dólar):

Título NF em moeda forte (Reais):


Realizando a compensação em um dia diferente da inclusão:

Taxa do dia de 3,0000 para moeda 2 (Dólar) – Compensação.


O sistema considerou a taxa do dia da compensação para o RA, esse comportamento pode ser parametrizado através do MV_RATXMOV (Nesse exemplo o parâmetro está com seu conteúdo .F.).

Movimentação SE5:

Foi utilizado a taxa do dia da compensação para as movimentações e gerado uma correção monetária em relação a taxa utilizada na inclusão do RA.

Valor compensado do RA: $ 5.000,00 (Dólar) x Taxa da inclusão (2,0000) = R$ 10.000,00 (Reais)

Valor compensado do RA: $ 5.000,00 (Dólar) x Taxa da Compensação (3,0000) = R$ 15.0000,00 (Reais)

Correção monetária: 15.000,00 – 10.000,00 = 5.000,00 (Reais) convertendo 1.666,67 (Dólar)

Exemplo utilizando taxa contratada (E1_TXMOEDA)

Compensação de RA em Dólar com NF em reais.

Taxa do dia de 2,0000 para moeda 2 (Dólar).

Título com taxa contratada de 2,5000.


Título RA em moeda estrangeira (Dólar):

Título NF em moeda forte (Reais):


Realizando a compensação em um dia diferente da inclusão:

Taxa do dia de 3,0000 para moeda 2 (Dólar) – Compensação.


O sistema considerou a taxa contratada para o RA. Quando o título possui taxa contratada a compensação passa a usá-la, mesmo que se tenha configurado uma taxa de moeda para as datas envolvidas.

Movimentação SE5:

Foi utilizado a taxa contratada nas movimentações, nesse caso não é gerado correção monetária pois o RA não teve variação em sua taxa.

Exemplo utilizando taxa informada na compensação

Compensação de RA em Dólar com NF em reais.

Taxa do dia de 2,0000 para moeda 2 (Dólar).

Título com taxa contratada de 2,5000.


Título RA em moeda estrangeira (Dólar):

Título NF em moeda forte (Reais):


Realizando a compensação em um dia diferente da inclusão:

Taxa do dia de 3,0000 para moeda 2 (Dólar) – Compensação.

Informando uma taxa de 3,2000 no momento da compensação.


O sistema considerou a taxa informada para o RA. Quando informado uma taxa no momento da compensação o sistema passa a utiliza-la, mesmo que o título possua taxa contratada (E1_TXMOEDA), ou que se tenha configurado uma taxa de moeda para as datas envolvidas.

Movimentação SE5:

Foi utilizado a taxa informada na compensação para as movimentações e gerado uma correção monetária em relação a taxa informada na compensação e a taxa contratada do título.

Valor compensado do RA: $ 4687,5 (Dólar) x Taxa Contratada (2,5000) = R$ 11.718,75 (Reais)

Valor compensado do RA: $ 4687,5 (Dólar) x Taxa da Compensação (3,2000) = R$ 15.0000,00 (Reais)

Correção monetária: 15.000,00 – 11.718,75 = 3.281,25 (Reais) convertendo 1.025,39 (Dólar)

A comissão sobre a compensação CR poderá ser calculada desde que o título financeiro (NF) esteja configurado corretamente com vendedor e percentual e as perguntas abaixo estejam configuradas com Sim conforme o tipo de título que será compensado - NCC ou RA.


Calc comiss s/ NCC?

Informar se o Sistema deve calcular comissão nas compensações com títulos de crédito do tipo NCC.

Pergunta = SIM - O sistema calcula comissão.

Pergunta = NÃO - O sistema não calcula comissão.


Calc comiss s/ RA?

Informar se o Sistema deve calcular comissão nas compensações com títulos de crédito do tipo RA.

Pergunta = SIM - O sistema calcula comissão.

Pergunta = NÃO - O sistema não calcula comissão.


PARÂMETROS

MV_COMISCR - indicador que permitirá o cálculo de comissão para vendedor na compensação CR.  

"S" para calcular e "N" não calcular.


TABELA MOTIVOS DE BAIXA

Cadastre na tabela de motivos de baixa (Miscelânea -> Arquivos), o motivo CMP e habilite o cálculo de comissão no motivo de baixa. Exemplo:
Sigla: CMP
Descrição: Compensac
Carteira: A (Ambas)
Mov. Bancaria: N
Comissão: S
Cheque: N


Obs.: Nesse processo não serão considerados os dados de Vendedor e Percentual de comissão dos títulos de crédito (NCC/RA), somente do título financeiro (NF, RC, etc.)


03.  CONTABILIZAÇÃO


    A contabilização de títulos com valores acessórios será feita da seguinte forma: 

    • Compensar posicionado no adiantamento

    As notas fiscais compensadas estão posicionadas durante a contabilização, permitindo que os valores acessórios sejam contabilizados normalmente. 

    • Compensar posicionado na nota fiscal com valor acessório

    Como é a nota fiscal que possui o valor acessório, na contabilização do primeiro título de adiantamento as tabelas SE1 e SE5 estão posicionadas na nota fiscal, para que o valor acessório seja contabilizado. 


    Exemplo de contabilização de valor acessório:

    Cadastrar um valor acessório, preenchendo o campo "Variável CTB" com a variável a ser utilizada na configuração de lançamento padrão. 

    Exemplo: CTBDESPC

    Na configuração do lançamento padrão de Compensação a Receber, utilizar a variável cadastrada anteriormente no valor a ser contabilizado.

    Na contabilização, será gerada uma linha com o valor acessório cadastrado na nota fiscal compensada. 



    CENÁRIO:

    Lançamentos padrões configurados: 

    1) E5_VALOR

    2) Variável cadastrada no VA, por exemplo: CTBDESPC

    • Compensar posicionado na nota fiscal com valor acessório:

    Nota fiscal:

    Número: MAN - 03 -NF 

    Valor: 10.000,00 com VA: 100,00

    Adiantamento:

    1) Número: MAN - 04 - RA

    Valor: 5.000,00

    2) Número: MAN - 05 - RA

    Valor: 5.000,00

    As duas linhas exibidas no exemplo abaixo se referem aos dois adiantamentos compensados, sendo que a primeira linha é referente à nota fiscal compensada (devido à necessidade de contabilizar o valor acessório associado). 


    • Compensar posicionado no adiantamento:

    Nota fiscal:

    Número: MAN - 06 -NF 

    Valor: 10.000,00 com VA: 100,00

    Adiantamento:

    Número: MAN - 07 - RA

    Valor: 10.000,00

    A linha exibida no exemplo abaixo se refere à nota fiscal compensada. 



    04.  PARÂMETROS

      Cálculo de PCC

      Ao configurar a retenção de PCC na baixa sem controle de retenção do RA, a pré-seleção dos títulos não é realizada, para que ao marcar o título, o cálculo do PCC seja efetuado.

      Para isto é necessário configurar os parâmetros:

      • MV_BR10925 = 1
      • MV_RARTIMP = 2 

      Tolerância de valor residual para zerar o saldo após a compensação (MV_TOLERPG)

      Quando após a compensação houver um saldo restante de centavos em um dos títulos, é possível configurar para que o sistema considere uma margem de tolerância e baixe o título em sua integralidade.

      Esse valor de margem deve ser configurado através do parâmetro MV_TOLERPG (as baixas de títulos a receber também realizam o mesmo tratamento através desse parâmetro).

      Segue abaixo um exemplo de como a rotina é impactada com o parâmetro:

      1. Através da rotina FINA330, é selecionado um título de partida do tipo RA (adiantamento) em dólar. Seu valor convertido em reais é de R$ 1000,05 ;
      2. Na tela de seleção de títulos a serem compensados, são selecionados alguns títulos em reais totalizando R$ 1000,03 (diferença de 2 centavos em relação ao RA);
      3. Para que todos os títulos envolvidos tenham seus saldos zerados ao final do processo de compensação, o parâmetro MV_TOLERPG deve estar configurado com um valor igual ou maior a 0,02 (dois centavos), caso contrário a diferença remanescente ficará no saldo do título de adiantamento (ficando este em aberto).


      Importante

      Em compensações envolvendo título em moeda estrangeira contra título em moeda corrente/forte, ou em que haja cálculo de impostos (valores não inteiros), onde é comum ocorrer variação de centavos devido ao arredondamento de casas decimais após a conversão/cálculo dos valores, o sistema considerará automaticamente 0,01 (1 centavo) no limite de tolerância (exemplo: compensação de título Dólar X Real).

      Outros parâmetros

      MV_ESTADOdeve estar configurado com o estado da filial

      Importante!

      O parâmetro MV_ESTADO deve ser configurado como exclusivo por filial mesmo se as tabelas do financeiro estiverem compartilhadas.

      05. PERGUNTAS FREQUENTES

      Como considerar desconto financeiro na compensação?

      Os descontos financeiros não são considerados no padrão. Para que sejam considerado é necessário utilizar o ponto de entrada F330DES. Mais informações em: F330DESC - Desconto na compensação contas a receber

      06OUTRAS DOCUMENTAÇÕES