Árvore de páginas

Índice

Nota

Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.

Objetivo

A rotina de Contas a Receber controla todos os documentos, também chamados por títulos, que geram receita para a empresa. Estes títulos podem ser duplicatas, cheques, notas promissórias, adiantamentos, entre outros.

A inclusão de um título na carteira a receber pode ser  feita de forma manual (com os títulos inseridos individualmente via digitação) ou automática (que requer integração com o módulo de Faturamento, bem como, que o TES - Tipo de Entrada e Saída - esteja configurado para gerar duplicata).

Nota

O cadastro de contas a receber está elaborado da seguinte forma:

NF criada no módulo de Faturamento
Títulos gerados no Contas a receber

101010 (R$ 6.000), em 6 parcelas de 1.000

101010 A - 1.000

101010 B - 1.000

101010 C - 1.000

101010 D - 1.000

101010 E - 1.000

101010 F - 1.000

Para que a configuração das parcelas seja na forma alfabética, é necessário que o parâmetro MV_1DUP tenha em seu conteúdo a letra A, entretanto, para divisão de parcelas de maneira numérica, informe a opção 1.

O prefixo do título corresponde à série da Nota Fiscal gerada pelo módulo de Faturamento, conforme definição do parâmetro MV_1DUPREF.

O sistema armazena informações referentes aos títulos a receber e suas naturezas e, com base nestas informações, são gerados os impostos devidos.

Na implantação de um título é gerada a atualização dos saldos dos clientes, do fluxo de caixa, o cálculo das comissões e contabilização por meio de parâmetros e do cadastro de lançamentos padronizados.

Nota

Na venda e-commerce a geração de títulos de contas a receber pode ser feita antes da emissão da Nota Fiscal.

Para que não ocorra duplicidade de movimentação, o TES associado à venda do item não deve gerar financeiro.


Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

 


Antes de iniciar o procedimento de inclusão, pressione a tecla [F12] para realizar a parametrização da rotina que contempla os seguintes critérios: 

Campo:

Descrição

Mostra lanc. contab.?

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se o lançamento contábil deve ser exibido quando a contabilização for on-line.

Exemplo:

Não.

Contab. tit. provisor?

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se devem ser contabilizados os títulos provisórios.

Exemplo:

Sim.

Contabiliza on-line?

Indica, por meio da seleção entre as opções Sim e Não, se a contabilização será on-line, ou seja, no momento da efetivação da transação um a um (inclusão de título, baixa, geração de cheque, exclusão etc) ou se será contabilizado off-line, isto é, todos os lançamentos não efetuados on-line são contabilizados em um processo de lote.

Exemplo:

Não.

Rateia valor? 

Indica o valor para ser utilizado no rateio de contas a pagar. Dispõe das opções Bruto (Valor do título mais os impostos) e Líquido (valor sem os impostos).

Exemplo:

Bruto.

Nota

Para definir a data de contabilização para contabilização online na inclusão de títulos, sendo database ou data de emissão, utilizar o parâmetro MV_DTCNREC.

Nota

Em caso de configuração da rotina para contabilização on-line, a pergunta "Mostra Lançamento" será também considerada para rotinas automáticas que chamem a ExecAuto do FINA040 e que possuem interface para o usuário.


Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Permite a inclusão de informações dos documentos/títulos que devem ser recebidos pela empresa.

Ao selecionar esta opção, eleja a Filial desejada e clique em Ok.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também mais funcionalidades disponíveis em Outras Ações.


Nota

Na inclusão de títulos via rotina automática (Excauto) ou manualmente, o sistema valida o tipo do título informado e sua respectiva natureza.

Por exemplo, a inclusão de um título com o tipo  NF (nota fiscal) e natureza COFINS a rotina não permitirá a inclusão, alterando o tipo para CF- (tipo abatimento COFINS)  e caso não exista um título para receber este abatimento (CF-) será apresentado um alerta.


Principais Campos 

Campo:

Descrição

Prefixo:

Permite identificar um conjunto de títulos que pertencem ao mesmo grupo ou filial. Uma vez informado o prefixo, ele é considerado parte integrante da chave de acesso ao título.

Nota

Para que a configuração das parcelas seja na forma alfabética, é necessário que o parâmetro MV_1DUP tenha em seu conteúdo a letra A, entretanto, para divisão de parcelas de maneira numérica, informe a opção 1.

N. Título:

Informe o número do título.

Exemplo:

FIN000023







Tipo:

Classifica o título por sua finalidade. Os tipos estão cadastrados na tabela 05 (Tipos de Títulos) do módulo Configurador ou na rotina Tipos de títulos. Se necessário, utilize o recurso de Consulta Padrão para selecionar o título e fazer o preenchimento do campo.

Exemplo:

TX (essa sigla corresponde a título de taxas).


Tipos especiais


Títulos provisórios

É utilizado para provisionar receitas que ocorrerão para efeito de orçamentos/fluxo de caixa.

Na implantação do título deve ser indicado o tipo PR ou é necessário informar sua condição no campo Tipos de títulos.

Para efetivá-lo, deve ser utilizada a opção Substituir informando o código/loja do cliente/fornecedor.

Importante

MV_SDNATPR - Para que os títulos provisórios(PR)  inseridos no contas a receber atualizem o saldo por natureza deve ser configurado o parâmetro MV_SDNATPR = T, por padrão os títulos provisórios a receber não atualizam o saldo por natureza.







Natureza:

Identifica a procedência da natureza do título e permite a consolidação por este item, bem como, o controle orçamentário. Se necessário, utilize o recurso de Consulta Padrão para selecionar a natureza do título e fazer o preenchimento do campo.

Exemplo:

ISS

Cliente:

Código do cliente do qual será efetuado o recebimento. Se preferir, utilize a Consulta Padrão para selecionar a informação cadastrada na rotina de Clientes.

Exemplo:

FIN061

Loja:

Informe o código que identifica a loja do cliente.

Exemplo:

01

Nome Cliente

Apresenta o nome do cliente.  É preenchido automaticamente de acordo com o conteúdo definido no campo Cliente.

Exemplo:

Fornecedor PJ

DT. emissão: 

Data da emissão do título.

Exemplo:

17/12/2015

Vencimento:

Informe a data de vencimento nominal do título considerando também as possíveis prorrogações.

Exemplo:

O título número FIN000023 tem seu vencimento para a data de 18/05/2015, mas, por questões comerciais com o cliente, houve uma prorrogação de 10 dias para o seu pagamento. Desta forma, este campo deve estar preenchido com a data de 28/05/2015.

Nota

O sistema não permite data de vencimento menor que a data de emissão do título.

Vencto real: 

Define a data máxima para o recebimento do título sem que sejam acrescidos juros ou taxas de permanência. Este campo é preenchido automaticamente a partir da data informada no campo Vencimento

Exemplo:

18/05/2015

Nota

O sistema considera apenas os dias úteis, ou seja, verifica se a data do vencimento será no sábado, domingo ou feriado e descarta estes dias. Há também, a verificação dos dias de retenção sugeridos pelo Banco que contempla a transferência de títulos do Banco para carteira e, consequentemente, ajusta o preenchimento do campo.

Vlr. título: 

Valor original do título na moeda corrente.

Exemplo:

1.835,62

Histórico: Este campo permite o preenchimento de um breve comentário sobre o título.
Moeda: 

Código da moeda em que o título está sendo informado. Moeda 1 = padrão monetário nacional e moedas de 2 a 5 de acordo com os critérios definidos nos parâmetros MV_MOEDA2, MV_MOEDA3, MV_MOEDA4 e MV_MOEDA5 por meio do módulo Configurador.

Exemplo:

1

Vlr. R$: 

Valor do título expresso em moeda corrente.

 Exemplo:

1.835,62

Fluxo Caixa:

Neste campo é definido se o título deve ser considerado no fluxo de caixa, ou seja, no controle da movimentação financeira que contempla as entradas e saídas de recursos financeiros. As opções que contemplam seu preenchimento são:

  • S – Sim.
  • N – Não.
Taxa Moeda:

Se for informada uma taxa, será utilizada como base de conversão no momento da baixa, caso contrário, será utilizada a taxa contratada ou a taxa da moeda do dia da baixa. Este campo fica habilitado para digitação somente se título estiver em moeda estrangeira. 

Fil. Débito:  Filial de débito.


Conteúdos Relacionados