Essa opção permite a geração de diversos títulos, com datas de vencimento diferenciadas, a partir de uma única inclusão. Este recurso é utilizado para receitas com vencimentos fixos (recebimentos de aluguéis, por exemplo).
Por questões operacionais, essa opção não trata múltiplas naturezas, pois a geração dos títulos é automática, não propiciando interface de rateios.
O parâmetro MV_NRASDSD permite definir se irá gerar rastreamento ou não:
Conteúdo = .F. - Mantém o título original baixado, o valor das parcelas não pode ser alterado para que mantenha consistência com o título gerador, pois não é possível excluir as parcelas e ao cancelar o desdobramento irá excluir o título gerador e os gerados.
- Conteúdo = .T. - Exclui o título original, é possível excluir qualquer parcela, mas não é possível cancelar o desdobramento.
O parâmetro MV_BLVLDES permite definir se o campo valor será editável ou não.:
Conteúdo = .F. - Permitirá que o campo valor fique liberado para edição.
- Conteúdo = .T. - Não Permitirá que o campo valor fique liberado para edição.
Cálculo de Impostos no desdobramento de títulos
Para que os impostos sejam calculados, quando há desdobramento de títulos é necessário:
- Utilizar o processo de Rastreamento Financeiro.
- Cliente e Natureza devem permitir o cálculo de impostos.
- Informar Sim no campo Desdobramento.
Desta forma, os títulos de impostos, configurados para retenção na emissão dos títulos a receber, são gerados conforme a regra de cálculo de cada imposto.
Para os títulos de impostos de (IR-), (IN-) e (IS-) quando configurados na natureza para cálculos, essas retenções serão calculadas em seu valor total somente na primeira parcela do desdobramento.
Incluído trava bloqueando o desdobramento em “Parcelas” quando a natureza calcular impostos. Para essa natureza será permitido somente o uso da opção “Valor”.
A geração de impostos no processo de desdobramento de títulos está disponível apenas se o parâmetro estiver com conteúdo .F. (falso), pois existem impostos que obrigatoriamente devem ser gerados em uma unica parcela com o valor total do documento fiscal, como por exemplo o ISS, portanto, se existir a necessidade de gerar os impostos no desdobramento de títulos com o parâmetro configurado com conteúdo .T. (verdadeiro), esse impostos de abatimento deverão ser inclusos manualmente.IMPORTANTE!
Links importantes
Procedimentos
Para incluir um título a receber com desdobramento:
- Em Contas a Receber, selecione a opção Incluir.
2. Preencha os dados conforme orientação do help de campo.
3. Observe os seguintes campos:
- Desdobramento
Este campo deve ser definido com 1=Sim (gera desdobramento) e deve-se informar os dados solicitados para geração dos títulos automáticos.
- Condição de Pagamento
Caso este campo seja preenchido, o cálculo dos valores e vencimentos dos títulos gerados por desdobramento é feito com base na condição de pagamento selecionada.
- Número de Parcelas
Caso o campo Condição de Pagamento não seja preenchido, é possível a digitação do número de parcelas desejada.
- Valor do Título (Total ou Parcela) – Este campo possui duas possibilidades:
Total – O valor do título incluído é considerado como o valor total das parcelas a serem geradas. No momento da geração das parcelas, o valor é dividido pelo número de parcelas.
Parcela – O valor do título incluído é considerado como o valor de cada parcela. São geradas a quantidade de parcelas solicitadas no valor do titulo que está sendo incluído.
- Período de Vencimento (em dias)
Intervalo de dias inter-parcelas
- Histórico
Histórico da inclusão dos títulos por desdobramento.
4. Confira os dados e confirme.
Contabilização
Para a contabilização, deve-se utilizar o código de Lançamento Padrão 504 – Inclusão de Títulos de Contas a Receber via Desdobramento.
Tabelas utilizadas
Tabela | Nome |
---|---|
FI7 | Rastreamento CR |
SE1 | Contas a Receber |
SE5 | Movimentação Bancária |
SFQ | Amarração de Parcelas |