Árvore de páginas

Nota

Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.

Essa rotina gera o arquivo de envio do CNAB a receber, com base nas ocorrências cadastradas e com os borderôs de cobrança gerados.

Para isso, é necessário que as ocorrências do banco para envio do Contas a Receber já tenham sido geradas na rotina Ocorrências Cnab.

 


Procedimentos

Para gerar o arquivo de envio CNAB a receber:

  1. Em Gera Arquivo Envio a Receber, configure os parâmetros conforme orientação do help de campo.

2. Observe as seguintes perguntas:

    • Arquivo Config.? - Informe o nome do arquivo de configuração. Esse é o arquivo em que foram gravadas as configurações de parametrização do Cnab no Configurador.
    • Arquivo de Saída? - Informe o nome do arquivo de envio, seguindo a orientação do banco ou criando um critério próprio. Exemplo: utilizando o dia da geração e um código para o banco: BB010103 (Banco do Brasil em 01 de janeiro de 2003).


Importante:

Caso necessário utilize o parâmetro MV_LOCENV informando o diretório para o arquivo CNAB de envio para o banco.


3. Confira as informações e confirme.

4. Em seguida, selecione a opção Gerar Arquivo e confirme.

5. O arquivo é gerado.


Importante:

O arquivo fica disponível no diretório \SYSTEM\. Para enviar o arquivo ao banco, é necessário copiá-lo ou direcionar o aplicativo de transmissão para esse diretório.

Importante

Conforme instruções de redes bancárias, a utilização de acentuação (^, ~, ´, `,¨) como também caracteres especiais ($, &, Ç, e etc.)  não devem ser utilizadas nos arquivos, esta instrução também é válida para a utilização dos arquivos dentro do módulo Financeiro Protheus. 

Sendo assim nomes de clientes/fornecedores que contenham acentuação ou caracteres especiais devem ser tratados na remessa. 

Importante - Código de barras Itaú

Para CNABs de Banco Itaú (banco 341), os Títulos a Receber (SE1) passarão a ter os campos Código de Barras (E1_CODBAR) e Linha Digitável (E1_CODDIG) preenchidos no momento da geração do arquivo, automaticamente.

  1. Caso os campos E1_CODBAR e E1_CODDIG estejam previamente preenchidos, não serão sobrepostos, não regerando um novo código de barras e o CNAB será gerado normalmente.
  2. Para identificar se o CNAB é do Banco Itaú serão avaliados os campos abaixo, nesta ordem:
    1. Banco (A6_COD)
    2. Bco Oficial (A6_BCOOFI)
    3. Bco Oficial (EE_BCOOFI)
  3. Os campos Agência e Conta podem ser obtidos dos campos abaixo, nesta ordem:
    1. Agência Oficial (EE_AGEOFI) e Agência (EE_AGENCIA)
    2. ContaOficial (EE_CTAOFI) e Conta (EE_CONTA)
  4. O campo Cód. Carteira (EE_CODCART) precisa estar preenchido na tabela de parâmetros de Banco (tabela SEE), pois este valor faz parte do código de barras.
  5. Caso alguma informação não esteja preenchida corretamente, o código de barras não será gerado automaticamente.
  6. Caso o ponto de entrada FA150CBR esteja no ambiente, as regras de geração do código de barras são as definidas pelo mesmo.
  7. Para ambiente com o produto Conta Digital habilitado, seguem detalhes da utilização destes campos na documentação FINA475 - Configuração do Retorno de Extratos Bancários Automático#03.PROCESSAMENTO.