Árvore de páginas

Nota

Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis.

Nesta rotina é processado o arquivo de retorno enviado pelo banco, com informações referentes à posição dos títulos em cobrança no agente cobrador. Os títulos que retornarem com informações relacionadas à baixa são baixados automaticamente e são geradas movimentações bancárias, atualizações de saldos, e são executadas as contabilizações destas baixas.

Caso ocorra a situação de um título ter sido pago em duplicidade pelo cliente, o sistema gera um título de RA, creditando o cliente pelo pagamento indevido. Para que este tratamento ocorra, deve ser configurado o parâmetro MV_REC2TIT, ou seja, quando estiver preenchido com 1, será gerado o RA, e, quando preenchido com 2, o sistema prossegue sem efetuar nova baixa ou movimentação.

Para efetuar as baixas de títulos com rateio de múltiplas naturezas é necessário configurar os parâmetros MV_MULNATB e MV_MULNATR com o conteúdo em .T.

Caso necessário utilize o parâmetro MV_LOCREC informando o diretório para os arquivos CNAB que retornaram do banco e que serão processados.

O sistema permite que seja selecionado o modelo de Cnab a ser utilizado para recepção bancária: Modelo 1 ou Modelo 2.

O arquivo de retorno do banco vem na extensão .TXT, motivo pelo qual o sistema converte esse formato para .DBF, para que seus dados possam ser interpretados.


Importante:

No retorno Cnab a baixa dos títulos é multifuncional, ou seja, permite que esse processo se faça para as diferentes filiais quando o dado enviado ao banco for o IDCNAB; se a chave for enviada com os dados do título, o tratamento será por empresa.

É possível definir a utilização  de uma conta oficial, caso esteja definido na rotina de Parâmetros Bancários.



Observação:

Esta rotina dispõe da funcionalidade de integração com RM Classis Net.

Para detalhes técnicos sobre os Procedimentos de Implementação e Utilização, Sincronização de Tabelas entre as Bases e Parametrização para Geração, consulte o Manual de Integração Protheus x Classis, disponível no portal do TDN.

Veja também, as informações sobre Gestão Educacional.


Se configurada a rotina Schedule e o Adapter EAI, é possível a integração do TIN (TOTVS Incorporações) e Protheus para o envio e o recebimento de arquivos XML, de acordo com o XSD homologado pela Totvs®.  



Procedimentos

Para efetuar a recepção bancária de Cnab a receber:

  1. Em Retorno Cnab a Receber, selecione a opção Parâmetros.

O sistema apresenta a tela de parametrização da rotina,

2. Configure os parâmetros conforme orientação do help de campo.

Observe com atenção as seguintes perguntas:

Processa Filial?:  determinar se o processamento de retorno deve considerar somente os títulos da Filial Atual ou os títulos de Todas as Filiais, se utilizado o recurso IDCNAB.

Contabiliza on Line?: determinar a contabilização do retorno CNAB.

Considera Retenção Bancária?: deve ser definido um padrão para uso desta pergunta, pois ao alterá-la constantemente, pode não ocorrer a devida correção das datas de vencimento dos títulos, quando estes forem transferidos para uma situação de cobrança ou carteira.

3. Confira os dados e confirme.

4. Preenchidos os parâmetros, selecione a opção Receber Arquivo na janela de manutenção da rotina.

Neste momento, o sistema inicia o processo de busca e conversão dos dados do arquivo de recepção, conforme parâmetros determinados nas configurações.

 


Importante:

Caso algum parâmetro não esteja correto, o sistema exibirá uma janela com a mensagem do erro e a solução.

No caso de reprocessamento de arquivos, ou seja, quando no recebimento do arquivo o sistema identificá-lo como já processado, uma mensagem será exibida em tela relacionando o nome do arquivo processado, usuário que o processou, última linha lida do arquivo e quantidade de vezes que este arquivo foi processado. Na seqüência, é solicitando que se decida sobre o reprocessamento desse arquivo.

Se a opção for reprocessar, o sistema continua a leitura desse arquivo retorno a partir da última linha processada, evitando, assim, que um título já baixado (pago) gere título de crédito (RA) para o cliente, isto quando a empresa utilize o parâmetros MV_REC2TIT = 1.


 


Veja também