Contrato de Fornecimento - MPD
O contrato de fornecimento surgiu da necessidade de flexibilização das transações comerciais, tendo em vista a forte influência que alguns clientes têm sobre seus fornecedores. Um exemplo típico, que pode ser citado, é a influência que as montadoras de veículos automotores têm sobre seus fornecedores de autopeças.
Os contratos de fornecimento são atendidos no sistema Datasul-EMS Framework por meio de um pedido de venda de espécie de Programação de Entrega, que possibilita a implantação de itens sem quantidades e datas de entrega.
Os contratos de fornecimento serão implantados no sistema através de pedidos de venda Programação de Entrega. O pedido de venda Programação Entrega nada mais é do que um pedido de venda sem quantidades e datas de entrega especificadas. Essas duas informações são conhecidas posteriormente à implantação do pedido de venda, através da programação de entrega enviada pelo cliente. O programa de entrega tem a função de complementar o pedido de venda.
Apesar da espécie do pedido de venda indicar que é um pedido de venda Programação de Entrega, nada impede o usuário de cadastrar as datas e as quantidades de entrega solicitadas pelo cliente, principalmente nos casos em que a programação de entregas deve sofrer alterações depois de atualizada no pedido de venda, ou quando, eventualmente, ela não for enviada pelo cliente.
No pedido de venda Programação de Entrega, será possível especificar várias datas de entrega para uma mesma sequência de pedido de venda.
Será possível a especificação de diferentes endereços de entrega para um mesmo pedido de venda Programação de Entrega. Para isso, em cada sequência do pedido de venda, poderá ser informado um código de endereço de entrega, o qual não poderá ser alterado como ocorre no endereço de entrega em termos de pedido de venda.
Devido ao fato do pedido de venda Programação de Entrega permitir a especificação de várias datas de entrega para uma mesma sequência e também pelo modo como o programa de entrega vai atualizar o pedido de venda, o programa de implantação de pedidos de venda não permitirá a inclusão do mesmo item/referência mais de uma vez no pedido de venda, exceto se este item/referência possuir diferentes locais de entrega. Neste caso, deverá ser cadastrada uma sequência de pedidos de venda para cada local de entrega diferente.
Os programas de entrega são o detalhamento dos contratos de fornecimento.
Nos contratos de fornecimento, as necessidades do cliente, em termos de datas e quantidade, não são especificadas. Essas informações somente são conhecidas através dos programas de entrega, enviados pelo cliente ao fornecedor.
Vários programas de entrega, referenciando um mesmo pedido de venda, podem ser enviados durante a vigência do contrato de fornecimento.
Vários itens podem ser informados no programa, cada um podendo pertencer a um contrato de fornecimento diferente.
Cada programa enviado substitui o anterior. Cada vez que um programa é recebido pelo fornecedor, ele deve ser implantado e atualizado no EMS 2.0.
Dessa forma, o pedido de venda Programação de Entrega passará a espelhar as necessidades do cliente, enviadas no último programa de entrega.
Um item de programa somente poderá ser atualizado se o item correspondente do pedido de venda Programação de Entrega não estiver pendente (atendido, porém, não confirmado) e nem alocado no pré-faturamento.
A partir do momento em que o pedido de venda Programação de Entrega for atualizado, pela primeira vez, com as entregas de um programa, a situação do pedido de venda passa a ser controlada da mesma forma que um pedido de venda Pedido Simples, exceto pelo fato de que este controle também passa a existir em termos de entrega. Por esse motivo, em um determinado momento dentro da vigência do contrato, o pedido de venda Programação de Entrega poderá ter a situação de completamente atendido, situação essa que se alteraria quando da atualização de um novo programa de entrega.
Os programas anteriores, serão armazenados pelo sistema até o momento em que o usuário queira eliminá-los. Enquanto isso, será possível a emissão de relatórios que mostrem ao usuário a variação dos programas do cliente.
As datas de entrega, especificadas nos programas de algumas montadoras, nem sempre representam a data de entrega desejável. Por isso, para cada item do programa, existe um código que representa a frequência de fornecimento, a qual determina de que forma a data de entrega deve ser "explodida".
As tabelas de preço poderão ser agrupadas por grupos de preços. O grupo de preço identificará um grupo de tabelas de preço que se destinem a transações comerciais de mesma característica.
O sistema manterá um histórico de todas as alterações de preço que forem efetuadas.