Árvore de páginas

Método de Controle do Último Recebimento do Cliente - MPD

Todas as quantidades, informadas em uma programação de entregas referentes a um determinado item, estão baseadas em entregas já efetuadas pelo fornecedor (no caso o estabelecimento emissor da nota fiscal) até um determinado momento. Este momento de corte é representado pela última nota fiscal emitida, que foi considerada no sistema de informações do cliente. Estas informações são utilizadas para o cálculo dos atrasos na entrega e para as necessidades futuras do cliente. 

Exemplo: No dia 29/08, o fornecedor recebe uma programação emitida na manhã do dia 26/08. Esta programação informa que o fornecedor está com atraso de 200 unidades do item XYZ e que a última nota fiscal considerada pelo cliente foi a de nr. 1550 de 25/08. Porém, o fornecedor não precisa mais se preocupar com o atraso, pois na tarde do mesmo dia (26/08) foram despachadas 200 unidades do item para o cliente, acompanhadas da nota fiscal número1610. 

O atraso informado no programa, ocorreu simplesmente porque a programação do cliente foi emitida na parte da manhã do dia 26/08, não considerando os recebimentos efetuados na parte da tarde. 

Vale ressaltar, que o método adotado para o controle do último recebimento não é perfeito. Vamos supor que, no dia 29/08, dois despachos do item XYZ são efetuados para o mesmo cliente, com o objetivo de atender um pedido de venda de 500 unidades, um para ser entregue na parte da manhã e outro na parte da tarde. A mercadoria despachada na parte da manhã, teve seu transporte rodoviário e correspondia a 200 unidades acompanhadas da nf. 1570. Já a mercadoria da parte da tarde, teve seu despacho por via aérea e correspondia a 300 unidades acompanhadas da nota fiscal 1600. 

Na manhã seguinte (30/08), o cliente executa a rotina de MRPII do seu sistema de manufatura e emite os programas para seus fornecedores. A mercadoria despachada por via aérea, já foi recebida pelo cliente, ou seja, 300 unidades já foram atendidas. Portanto, o sistema de manufatura do cliente informará um atraso de 200 unidades. A última nota fiscal considerada é a de nr.1600 de 300 unidades. Sendo assim, o fornecedor, com base nas informações da última nota fiscal, será informado de um atraso de 300 unidades e não de 200 unidades. Neste caso, o fornecedor deve observar o porquê desta diferença e efetuar o acerto manual do pedido de venda, cancelando a necessidade de 300 unidades do item XYZ, uma vez que já foram atendidas. 

A única forma deste processo sincronizar os saldos dos programas de entrega do cliente e pedidos de venda do fornecedor é a utilização da transação de aviso de recebimento do módulo de EDI. Neste caso, para cada nota fiscal efetivamente recebida pelo cliente, o fornecedor recebe uma mensagem de confirmação de recebimento, elimina-se, assim, a utilização deste método.