Neste documento você verá:
Veja qual o conteúdo do seu parâmetro "MV_TPNRNFS" e siga o passo a passo abaixo correspondente para ajustar:
- MV_TPNRNFS = 1 : Controle via Tabela Genérica SX5 - Tabela 01
Essa opção é a mais antiga do Protheus. Ela se baseia unicamente na tabela de séries das notas (SX5). Caso possua grande volume de faturamento, recomenda-se a utilização da opção 3 - SD9 (Detalhes abaixo) para otimizar o lock de registro por concorrência.
Controle de numeração via Tabela Genérica SX5 - Tabela 01 de Séries (MV_TPNRNFS = 1)
Essa opção é a mais antiga do Protheus. Ela se baseia unicamente na SX5 - Tabela de séries do Protheus para incrementar a numeração.
O controle de numeração via SX5 realiza lock (trava de segurança) na Tabela SX5 de séries e no parâmetro MV_NUMITEN para reservar a numeração. Caso possua grande volume de Faturamento, recomenda-se a utilização da opção 3 - SD9 para evitar lock de registro por concorrência.
Premissas para correto funcionamento do controle de numeração:
- Ao utilizar a SX5 para o controle de numeração, se houver necessidade de utilizar numeração exclusiva por Filial (cada Filial possui sua sequencia individual) é necessário trabalhar também com séries exclusivas. Adeque o ambiente de acordo com o item "Exclusividade de Séries" abordado acima.
Ajuste para sugerir a numeração correta:
- Verifique o último/maior número de Nota gravada na SF2 (nota "000009" por exemplo) a partir do qual deseja dar sequência. Atente-se à numeração de acordo com a Filial F2_FILIAL
- Acesse o Configurador > Tabelas Genéricas
- Localize a X5_TABELA = 01 e na X5_CHAVE localize a SERIE utilizada para gerar a Nota (nesse exemplo, Serie 1): X5_TABELA = 01 e X5_CHAVE 1
- Nessa mesma linha, no campo X5_DESCRI preencher com um número maior que a última nota gerada. Ex: X5_DESCRI "000010"
- Assim o sistema irá recomeçar a numeração a partir da "000010".
Exclusividade de Séries por Filial
Independente se o controle de sequência automática da numeração é via SX5 , LS ou SD9, o controle de Séries do Protheus sempre será via SX5.
Se a SX5 e seus registros forem compartilhados, então as séries estarão disponíveis para todas as Filiais (Obs: no caso de controlar a sequencia de numeração também via SX5, a numeração será igualmente compartilhada - haverá uma mesma sequência de numeração, à qual será utilizada por todas as Filiais).
Se o Faturamento é exclusivo (ou seja, registros na SF2 possuam o campo de Filial preenchido) então, é natural que a organização opte por séries exclusivas. Ou seja, cada Filial possui sua série e, consequentemente, uma sequência de numeração individual.
Para trabalhar com séries exclusivas é necessário atentar-se às Premissas:
- Cada Filial deverá possuir um MV_NUMITEN exclusivo.
- Modo de Compartilhamento da Tabela 01 da SX5 (SX5 compartilhada com Tabela 01 exclusiva):
Estando a SX5 compartilhada, utilizar o Ponto de Entrada CHGX5FIL para passar o código da Filial logada para a SX5 a fim de localizar o registro exclusivo da Tabela 01 (veja qui Exemplo de uso com o Ponto). Deste modo a Tabela 01 será tratada como "exclusiva" apesar de a SX5 ser compartilhada.
Obs. Na criação de novas Séries dentro do sistema verifique-se já utiliza o ponto de entrada CHGX5FIL, caso sim, é necessário também colocar essa nova série dentro do Ponto de Entrada e recopilar o ponto em seu repositório.
IMPORTANTE: Na V12 (LIB versão 20181015 ou superior) o sistema bloqueia alteração de modo de compartilhamento da Tabela após já possuir dados (detalhes em Compartilhamento de tabelas bloqueado em tabelas já alimentadas) não sendo assim uma opção alterar o compartilhamento da SX5. Neste caso recomendamos o uso do P.E conforme exemplo exposto.
- MV_TPNRNFS = 2 : Controle via License Server (antigo SXE / SXF)
Esta opção armazena a próxima numeração disponível e a seguinte. Até a versão 11 do Protheus era armazenado nas Tabelas físicas SXE e SXF no diretório System do ambiente, porém, a partir da Versão 12, o controle deve ser via License Server (antigo Hardlock). Veja mais informações sobre o License em: Controle de Numeração de Tabelas (ALIAS) no Protheus).
Controle de numeração via Tabelas SXE / SXF (MV_TPNRNFS = 2)
Esta opção armazena a próxima numeração disponível, e a seguinte, através do mecanismo do LS - License Server. Até a versão 11 do Protheus era armazenado nas Tabelas físicas SXE e SXF no diretório System do ambiente, porém, a partir da Versão 12, o controle deve ser somente via License Server (antigo Hardlock). Veja mais informações sobre o License em: https://tdn.totvs.com/x/RD1xEg.
Premissas para correto funcionamento do controle de numeração:
- Possuir LS - License Server instalado e atualizado para substituição das antigas SXE/SXF
- Se houver necessidade de Séries exclusivas, adeque o ambiente de acordo com o item "Exclusividade de Séries" abordado acima.
(Se não houver necessidade de Séries exclusivas, o sistema irá exibir todas as séries para todas as Filiais, porém, sugerir a numeração atualizada para a Filial que está acionando a Preparação da Nota.)
Ajuste para sugerir a sequência numérica correta:
- Verifique o último/maior número de Nota gravada na SF2 (nota "000009" por exemplo) a partir da qual deseja dar sequência. Atente-se à numeração de acordo com a Filial F2_FILIAL
- Acesse o Configurador (SIGACFG) do sistema, selecione as opções "Ambiente → Cadastros → Controle de Numeração" (APCFG110). Caso não localize a rotina em seu Menu, verifique como inserir em: Controle de Numeração de Tabelas (ALIAS) no Protheus)
- Localize o registro que precisa ser ajustado.
Note que são exibidos registros para NFF na coluna ALIAS para o caso de Documento de saída. O campo Chave armazena Série / Filial / Tabela (SF2)
- Na seção inferior (antiga SXF) - Números em uso/ Números liberados: Exibe a última numeração sugerida
- Na seção superior (antiga SXE) - Próximos números: Exibe a numeração seguinte (última sugerida + 1)
- É importante esclarecer que no processo de Preparação da Nota, diferente de rotinas de cadastro (como por exemplo SA1 - Cadastro de Clientes), após finalizar a gravação, o sistema não abre automaticamente o próximo formulário sugerindo a numeração.
Deste modo, geralmente não há registro na seção inferior de Próximos números, pois o próximo número acabou de ser gravado, e o usuário ainda não acionou novamente a preparação da Nota para atualizar a sugestão de numeração na rotina APCFG110.
- Assim sendo, se não houver registro na seção inferior, apenas registre na seção superior (Próximos números) o próximo número que deseja utilizar ("000010" neste exemplo);
- Mas, se o usuário tiver acionado novamente a preparação da Nota, chegando até a sugestão da numeração (porém não confirmou a gravação da Nota), então, neste momento em que houve a sugestão da numeração ocorre uma atualização na APCFG110, gravando na seção inferior este último número sugerido, e na seção superior o número seguinte (último sugerido + 1).
- Assim sendo, se houver registro na seção inferior, (Números em uso/ Números liberados) registre nele a correta sugestão atual a qual deseja utilizar (número "000010" neste exemplo); e registre na seção superior (Próximos números) a numeração seguinte ("000011" neste exemplo)
- MV_TPNRNFS = 3 : Controle com uso de SD9
Recomendado quando há grande volume de Faturamento para otimizar o lock de registros por concorrência. Para Organizações que possuem duas ou mais Filiais com mesmo CNPJ, essa opção possui um controle individual de cada numeração, impedindo a reutilização e evitando saltos/lacunas.
Controle de numeração com uso de SD9 (MV_TPNRNFS = 3)
Recomendado quando há grande volume de Faturamento para otimizar o Lock de registro por concorrência. Para Organizações que possuem duas ou mais Filiais com mesmo CNPJ, essa opção possui um controle individual de cada numeração, impedindo a reutilização e evitando saltos/ lacunas.
O controle de numeração por SD9 foi desenvolvido baseado no modelo de Talão de Notas. São criados na SD9 um Lote de 5.000 numerações (ou "formulários" teoricamente) para serem utilizados/consumidos no faturamento.
Quando parâmetro MV_MUDANUM = .T. é disponibilizada a opção de alterar manualmente a numeração, bem como, utilizar numerações puladas no dia.
Obs.: O parâmetro MV_MUDANUM funciona para qualquer estado, não somente para Santa Catarina - SC.
Premissas para correto funcionamento do controle de numeração:
(Consulte Boletim Técnico para implementação: FAT_BT_Controle de Numeracao SD9 de NFS por CNPJ_TPGNRW.pdf)
- Se houver necessidade de Séries exclusivas, adeque o ambiente de acordo com o item "Exclusividade de Séries" abordado acima (Se não houver necessidade de Séries exclusivas, o sistema irá exibir todas as séries para todas as Filiais).
- Se duas ou mais Filiais forem faturar utilizando o mesmo número de série, também recomendamos configurar a Exclusividade de Séries e criar um registro da série para cada Filial.
- Ao implementar este controle, registrar na rotina MATA012 a próxima numeração (e respectiva série) pela qual deve iniciar o faturamento.
- A Tabela de Series do Protheus é a SX5 - Tabela 01 desta forma, não deve indicar na SD9 uma série que ainda não existe / não foi criada na SX5 - 01.
- Não é permitido inserir numeração/série já gravada na SF2.
- É criado um registro na SD9 com esta numeração/serie, à qual será utilizada/consumida quando ocorrer o primeiro faturamento.
- Quando ocorrer o segundo Faturamento o sistema não localizará numeração disponível para consumir e então é automaticamente gerado um lote de 5000 registros de numeração para a série em questão, as quais ficarão disponíveis para serem consumidas (isto ocorrerá sempre que terminarem as numerações disponíveis)
- Ao emitir a primeira Nota pela SD9 o sistema irá sugerir a numeração antiga da SX5 pois a SD9 ainda não fora alimentada (mas grava corretamente a numeração indicada na MATA012).
- Daí em diante, a SD9 passa a replicar o conteúdo para a SX5 de forma a sugerir a numeração alinhado à sequencia.
- Parâmetro MV_FATGCGC utilizado apenas quando possui duas ou mais filiais com mesmo CNPJ:
- Os CNPJs das Filiais devem necessariamente estar cadastrados corretamente no cadastro da empresa SM0 / Sigamat;
- Para V11 , conforme Boletim Técnico, é necessário executar o compatibilizador UPDFAT39 para correta criação dos campos da SD9, índices e parâmetros;
- Para qualquer eventualidade no controle das numerações onde alguma numeração não deva ser utilizada em um faturamento, deve ser feito o registo do evento via Controle de Geração de Documento (MATA012) através do preenchimento da Data e Hora, para que esta numeração não seja sugerida na geração do documento. (Por exemplo: numeração inutilizada.)
Ajuste para sugerir a numeração correta:
-
- Realizar backup da SD9
- Executar a rotina de Ajuste de Numeração da tabela SD9: MATA470, conforme boletim indicado no início.
O ajuste de numeração, quando controlado pela SD9, é automático, portanto é necessário validar todos os itens de premissa abordados acima, considerados para este tratamento, para se certificar de que o ajuste realizado pelo próprio sistema será efetivo.
Acesse o vídeo how-to com a demonstração do uso de controle de numeração por SD9:
Observações:
-
- Lacunas na SD9 podem ocorrer se habilitar o parâmetro MV_MUDANUM e indicar uma numeração fora da sequência (para uso correto da SD9 este deve estar habitualmente desabilitado) ou criar/ocupar manualmente uma numeração através da MATA012
- Quando executada a rotina de Ajuste de Numeração MATA470 corre a exclusão (delete) dos registros na SD9 de numerações não ocupadas.
- No primeiro faturamento ocorrerá a geração de um novo lote na SD9 partindo da numeração mais alta já utilizada/consumida na SD9
Se não existir ainda nenhum registro na SD9 deve ser inserida uma numeração na MATA012 para a série em questão, a partir da qual será dada sequência; Se desejar partir de uma numeração maior, deve ser inserida uma numeração na MATA012 para a série em questão, e consumida/utilizada esta numeração através da opção alterar da MATA012, preenchendo data e hora de uso. Assim, no primeiro faturamento ocorrerá a geração do lote na SD9 partindo dessa numeração que é a mais alta já utilizada/consumida na SD9
- Durante a captação de um número na SD9 para gerar a Nota
Se for identificado que existem lacunas na SD9 (numeração criada não usada), o sistema passa a consumir esses números de forma a preencher a lacuna (Necessário utilizar MV_MUDANUM habilitado), desde que dentro de 1 dia. Se for identificado que já existe Documento com esse número gravado na SF2, o sistema preenche na SD9 que esse número já está Ocupado e tenta capturar o número seguinte.
- Ao gerar uma Nota a numeração só é registrada como usada na SD9 se no momento do Faturamento estiver habilitado MV_TPNRNFS = 3. Do contrário, o número é registrado na SF2 mas não é consumido na SD9.
Reutilizar numeração:
Ao realizar a exclusão de um documento de saída o sistema limpa o registro da tabela SD9 permitindo reutilizar a numeração.
Caso não queira reutilizar a numeração, após a exclusão do documento de saída é necessário acessar a rotina "Controle de Geração de Documentos" (MATA012) e informar o motivo do cancelamento e a data.
Questões Gerais- Sobre exclusividade de série POR TIPO /ESPÉCIE DE DOC.: O tipo de Documento a ser gerado, NFE / NDFe / etc, não determina exclusividade de série. Ou seja, se a série está devidamente criada e disponível para a Filial (conforme seu compartilhamento/exclusividade) então, ela irá aparecer na preparação da Nota independente do Tipo de Documento / Espécie que deseja gerar. Caso seja imprescindível filtrar as séries a demonstrar, recomenda-se a avaliação de ponto de entrada na relação abaixo (ao final desta FAQ).
- Sobre processamento serializado: A recuperação do número da Nota no processo de emissão é serializado devido à reserva da numeração e série. Por isso que ter mais de um usuário, gravando a numeração em paralelo, sem utilizar a reserva de numeração para a primeira instância que chamou a sequência, causaria conflitos (inclusive, chave duplicada e inconsistência de integridade de dados no banco). Por isto, ao abrir a janela de seleção de série / numeração o processo da segunda instância ficará pausado até que o primeiro libere a numeração (ou se encerre automaticamente após 20 segundos).
Já o processo de gravação de dados da nota, bem como geração de integrações Financeiro e Estoque, é multiusuário. Ou seja, se logo que um primeiro processo chamar a numeração e liberar, e na mesma sequência o segundo processo chamar e liberar a numeração, ambos os processos estarão gravando simultaneamente os registros gerados pelo processamento.
- Sobre Nota Fiscal de Saída Manual (Rotina MATA920): Para que o controle de numeração seja acionado na inclusão de Nota Manual, basta passar pelo campo "Nota Fiscal" (C920NOTA) do formulário deixando-o em branco. Neste momento é exibido um alerta mencionando que deixar o número do Documento em branco indica que após inserção dos dados, será solicitada uma série, e o número será sugerido pelo sistema (com base no controle de numeração) na hora da gravação. Obs: Este desenvolvimento está válido com MATA920 igual ou superior a 19/12/2017 (detalhes em Numeração Automática de Nota Fiscal Manual de Saída).
- Sobre a gravação da numeração na tabela SD9 (Controle de Numeração Doc): Durante o processo de gravação do registro utilizado na tabela SD9, o registro que contém a numeração será controlado em transação e, para que não ocorra a possibilidade de dois registros utilizarem a mesma numeração, será gravado no campo D9_USUARIO a informação "Num.Ocupado". Em seguida, será feita uma varredura na tabela de SF2 (Notas Fiscais) para garantir que a numeração que está em processamento na transação existe no banco de dados. Caso exista, o campo D9_USUARIO manterá a informação "Num.Ocupado" para que impossibilite a utilização dessa numeração em Documentos futuros. Caso não exista, o campo D9_USUARIO será substituído novamente com o nome do usuário utilizado no momento da transação para a conclusão definitiva do processo e gravação do registro.
Helps
Parâmetros- MV_GNRENF - Recomenda-se utilizar com conteúdo .T. para que não seja gerada a tela de Guia de Recolhimento no momento do Faturamento. O ideal é realizar o processo de GNRE pelo módulo Fiscal.
- MV_FATTRAV - Recomenda-se utilizar opção 4
- O parâmetro MV_ESPECIE pode conter apenas séries já existentes na SX5 - Tabela 01
Pontos de Entrada
|