Páginas filhas
  • DT 4.10 - Integração da Bonificação e Conciliação da Bonificação da Nota Fiscal (Pós-Faturamento)

01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Distribuição e Varejo

Linha de Produto:

Linha Winthor

Segmento:

Distribuição

Módulo:14 - Faturamento
País:Brasil
Ticket:DMAISNEG-302
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DMAISNEG-302, DMAISNEG-820, DMAISNEG-822, DMAISNEG-821, DMAISNEG-823, DMAISNEG-281, DMAISNEG-833, DMAISNEG-834, DMAISNEG-870 e DMAISNEG-835 

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Processo da Plataforma de Pós-Faturamento de Bonificação e Conciliação da Bonificação de Notas Fiscais vinculadas ao Mais Negócios, enviar e receber dados da integração de Bonificação junto a Supplier e ao final do processo, prosseguir com a movimentação interna.

Critérios de Aceitação

  • Deve ser verificado se já foi efetuada a integração do fluxo de Aprovação da Nota Fiscal, através da consulta na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin ou da tabela PCEXECUCAOTECHFIN, para a Operação = 4
  • Para identificarmos se a Supplier acatou o fluxo bonificação de uma Nota Fiscal, devemos identificar o retorno das informações de operação 12 na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin.
  • Deve ser Incluído um lançamento na PCLANC de Provisão do VALOR de Bonificação da NF.   
  • Após incluir o lançamento de provisão da TAXA de BONIFICAÇÃO de NF, precisa ser registrado sua rastreabilidade para auxiliar identificar o título no momento da CONCILIAÇÃO, deve ser registrado na tabela PCPROVLANCTECHFIN. provisão da TAXA DE BONIFICACAO:               

03. SOLUÇÃO

Processo da Plataforma de Pós-Faturamento de Bonificação e Conciliação da Bonificação de Notas Fiscais vinculadas ao Mais Negócios, enviar e receber dados da integração de Bonificação junto a Supplier e ao final do processo, prosseguir com a movimentação interna.

Clique nos Menus abaixo

Nos menus abaixo segue as funcionalidades de integração da Bonificação e Conciliação da Bonificação da Nota Fiscal (Pós-Faturamento)

    Antes de solicitar a Bonificação de uma Nota fiscal, é de suma importância que a etapa DT 4.5 - Integração da Nota Fiscal e da Conciliação da Nota Fiscal, já tenha sido finalizada, caso contrário não será possível Bonificar a Nota Fiscal destinada ao Mais Negócios.

    Após a verificação descrita acima, deverá acessar o Pós Faturamento que fica na plataforma Mais negócio, pesquisar pelo Emitente e Nota Fiscal de venda, preencher o valor a ser bonificado e clicar em Solicitar Bonificação, após a solicitação clicar em Confirmar bonificação, conforme demostrado abaixo.


    Importante!

    Se por ventura, tentar fazer a Bonificação, com a integração da Nota Fiscal em processamento, ao tentar pesquisar a nota fiscal no Pós Faturamento não irá encontrar.  

    Logo, deverá aguardar o envio e retorno da aprovação da Nota Fiscal ser realizado junto a Supplier, esta etapa pode ser acompanhado pela rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico.

    Plataforma de pós-Faturamento com status aprovado na solicitação. Deve gerar título á pagar contra Supplier (Despesa ao portador) com o valor da Bonificação total ou parcial do valor da Nota Fiscal e taxa de despesa financeira, na data informada, deve verificar a movimentação de provisão da taxa de Bonificação gerada no Contas a Pagar utilizando a Rotina  750 - Consultar/Alterar Título a Pagar. 


    Ao final do processo de integração de Bonificação de Nota Fiscal, pode-se consultar os status dessas integrações na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin, na aba Histórico. Nessa aba vê-se todo o processo de envio e retorno das integrações junto a Supplier. Caso queira acompanhar o log de integração, basta seguir os passos do link DT 3.3 - Rotina 1294 - 2. Mais Negócios - Usabilidade dos menus e sub-menus. na aba Histórico

    Não necessariamente há a necessidade de aguardar o envio e o retorno das integrações de Bonificação, para analisar o histórico. Assim que a Bonificação da Nota Fiscal na Plataforma de Pós-Faturamento for gerado, pode acessar essa rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin para analisar o envio das informações para a integração.

    Note que, conforme a imagem acima, há um registro com a operação BO- Bonificação com o status de Sucesso, ou seja, indica que a integração de Bonificação foi feita com sucesso. Assim, deve-se atentar, agora, ao histórico apresentado na coluna Detalhes, onde que se a mensagem indicar que o processo foi realizado com Sucesso, indica que a Supplier autorizou a Bonificação. Caso no Status seja apresentado como Erro deve verificar o Detalhes o motivo do erro ocorrido. 


    Após a integração no que diz respeito ao envio de Bonificação da Nota fiscal, acessar o Portal Pós Faturamento, opção Consultar Solicitações, inserir o TIPO DE SOLICITAÇÃO e Numero da Nota Fiscal, podendo inserir também outros filtros e clicar em Filtrar. verificar se há algum registro de autorização de Bonificação feito no Portal de Pós faturamento. 

    • NA grid ira retornar um registro da Bonificação, com o Status "Bonificado Autorizado".


    Após a  integração de Bonificação de Nota Fiscal pelo portal Pós Faturamento, é gravado nas tabelas do banco de dados referente a integração PCEXECUCAOTECHFIN, conforme a sequência do processo de integração. Segue abaixo uma breve explicação desta tabela:

    • PCEXECUCAOTECHFIN: Essa tabela é a tabela que recebe os status das integrações, seja pedido, Nota fiscal, Cancelamento, devolução ou Bonificação. Nessa tabela mostra ao usuário se foi executado com sucesso ou com falha e em qual processo ocorreu o tipo de integração. Esse dados são visualizados via banco de dados e através da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico.
    • Neste caso de Bonificação é alimentado com a Operação 12 o Envio da Bonificação da Nota fiscal processada pela Supplier. 

    Os possíveis eventos de crédito/débito do processo de conciliação são:

    • BONIFI - Débito por lançamento de bonificação
    • REPASSB - Taxa da Bonificação da NF (Obs.: Atualmente esta taxa REPASSB não é cobrado, entretanto se por ventura ela vier a ser cobrado no futuro o ERP winthor já está preparado para este tipo de taxa)

    Importante!

    Nos eventos BONIFI e REPASSB, para que o processo de conciliação de bonificação ocorra, é de suma importância que já tenha ocorrido o processamento de Bonificação (OPERACAO = 12) antes de prosseguir com o fluxo de Conciliação de Bonificação, pode ser verificado se já passou pela movimentação de Bonificação (OPERAÇÃO - 12), analisando na Rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico.  

    1. Caso positivo, o fluxo de conciliação de bonificação prosseguirá normalmente.
    2. Se o fluxo de bonificação não tiver ocorrido, a integração deve ser barrada, no que diz respeito ao processo conciliação de bonificação.

    No evento BONIFI, deve ocorrer a movimentação de crédito (despesa), dentro do Winthor, para aquele banco parametrizado anteriormente (fluxo de conciliação de antecipação), na moeda "D - Dinheiro". Essa movimentação, refere-se ao valor da bonificação gerada no portal do Pós-Faturamento

    • Deve certificar que houve a movimentação de crédito (despesa), por meio da rotina 604 - Conciliar no ERP Winthor para aquele banco parametrizado e na moeda "D - Dinheiro". Validar se há um lançamento na grid na cor vermelha, com o valor alimentado na coluna de crédito, com o histórico "REF. A BAIXA DA BONIFICAÇÃO do MAIS NEGÓCIOS:...". 


    No evento BONIFI, há a necessidade de verificar se o valor bonificado foi alimentado no processo da integração de bonificação (antes da conciliação). Também é necessário que o valor, seja alterado de forma provisionada para confirmada, além de quitá-la, visto que o processo de bonificação ocorreu, dentro do Contas a Pagar.

    • Deve verificar na rotina 718 - Contas Pagas, no ERP Winthor e localizar o lançamento do valor da bonificação, com o mesmo histórico e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar

    Outra forma de validar via banco de dados, a tabela PCPROVLANCTECHFIN se há registros para aquela Nota Fiscal, sendo que o TIPO =  DESPESA e TIPOLANCAMENTO = VALOR_BONIFICACAONF.

    E se há o lançamento na tabela PCLANC, filtrando pelo PCLANC.NUMTRANSVENDA ou PCLANC.NUMNOTA, certificando que o campo PCLANC.TIPO = C, PCLANC.NUMTRANS = PCMOVCR.NUMTRANS e PCLANC.VPAGO = PCMOVCR.VALOR.


    No evento BONIFI, referente ao processo de conciliação do valor de bonificação, ao final de todo o processo de conciliação, deve ser gravado o log dessa integração.

    • Deve verificar na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico o log dessa integração para as movimentação da operação CO - Conciliação,  seja com sucesso ou com falha, sempre apresentando em detalhes o processamento da integração, conforme demostrado abaixo. 


    No evento REPASSB , referente ao processo da taxa de conciliação do valor bonificado, ao final de todo o processo de conciliação, deve ser gravado o log dessa integração. 

    • Deve verificar na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico o log dessa integração para as movimentação da operação CO - Conciliação,  seja com sucesso ou com falha, sempre apresentando em detalhes o processamento da integração, conforme demostrado abaixo. 

    Caso queira analisar via banco de dados, deve-se analisar dados na tabela PCEXECUCAOTECHFIN (buscando pelo NUMTRANSVENDA ou NUMNOTA, onde deve conter registro com a OPERACAO = 20, contendo no histórico "REPASSB-  Conciliação da taxa de  BONIFICAÇÃO NF".



    04. DEMAIS INFORMAÇÕES

    Importante!

    As versões estarão disponíveis para download no CCW. 

    https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/

    Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!

    05. ASSUNTOS RELACIONADOS