Páginas filhas
  • DT 4.8 - Integração da Devolução Parcial e Conciliação da Devolução Parcial da Nota Fiscal (Pós-Faturamento)

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Solucoes_totvs
SolucaoTOTVS Distribuição e Varejo

Linha de Produto:

Linhas_totvs
LinhaLinha Winthor

Segmento:

Segmentos_totvs
SegmentoDistribuição

Módulo:13 - Recebimento de Mercadoria
País:Brasil
Ticket:DMAISNEG-37
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DMAISNEG-37, DMAISNEG-12, DMAISNEG-766, DMAISNEG-773, DMAISNEG-767, DMAISNEG-775, DMAISNEG-797, DMAISNEG-774, DMAISNEG-293, DMAISNEG-776, DMAISNEG-777, DMAISNEG-283, DMAISNEG-778, DMAISNEG-779, DMAISNEG-790, DMAISNEG-791, DMAISNEG-785, DMAISNEG-792, DMAISNEG-784, DMAISNEG-814. DMAISNEG-2045, DMAISNEG-2046, DMAISNEG-2047, DMAISNEG-2049, DMAISNEG-2054

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Processo do ERP Winthor de Devolução Parcial e Conciliação de Devolução das Notas Fiscais vinculadas ao Mais Negócios, enviar e receber dados da integração de devolução junto a Supplier e ao final do processo, prosseguir com a movimentação interna.

...

Processo do ERP Winthor de Devolução Parcial e Conciliação de Devolução das Notas Fiscais vinculadas ao Mais Negócios, enviar e receber dados da integração de devolução Parcial junto a Supplier e ao final do processo, prosseguir com a movimentação interna.

Dica
titleClique nos Menus abaixo

Nos menus abaixo segue as funcionalidades de Integração e Conciliação da Devolução Parcial da Nota Fiscal (Pós-Faturamento)

Deck of Cards
ida,b,c
Totvs custom tabs box
tabsDevolução Parcial de Nota Fiscal, Conciliação de Devolução Parcial de Nota Fiscal
ids
Totvs custom tabs box
tabsDevolução Parcial de Nota Fiscal, Conciliação de Devolução Parcial de Nota Fiscal
ids
passo1,passo2
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

Para realizar a devolução da Nota Fiscal deve confirmar se foi feito a integração pela Supplier antes de fazer a devolução, conforme demostrado na etapa DT 4.5 - Integração da Nota Fiscal e da Conciliação da Nota Fiscal e também é de suma importância a parametrização das conta gerenciais que receberão essas movimentações de devoluções e suas taxas conforme explicado na etapa DT 2.2 - Configuração dos parâmetros do Mais Negócios na Rotina 132 e DT 2.3 - Cadastro de cobrança transitória SUPP e seus Planos de Pagamento nas Rotinas 522 e 523, no que diz respeito a Devolução Parcial de Nota Fiscal.

Após passar a etapa descrita acima, deverá acessar a rotina 1303 - Devolução de Cliente, clicar no botão Novo epesquisar pela Filial, Tipo de Entrada,  Motivo de devolução, NF venda entre outros filtros, deve selecionar a Nota Fiscal que apareceu na Grid e clicar no botão Sel. Todos itens, Inserir os Dados de Transporte, Motivo do cancelamento, clicar no  botão Gravar e seguir com a devolução conforme demostrado abaixo.

   Image Modified

Se por ventura, tentar fazer a devolução, com a integração da Nota Fiscal em processamento, irá apresentar uma mensagem impedindo o prosseguimento da devolução, conforme segue abaixo.

Image Modified

Logo, deverá aguardar o envio e retorno da aprovação que é realizado junto a Supplier e pode ser acompanhado pela rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico e somente após fazer a devolução conforme explicado anteriormente. 

Aviso

Importante!

Até este momento da devolução com a Rotina 1303 - Devolução de Cliente o processo é igual ao documento DT 4.7 - Integração da Devolução Total e Conciliação da Devolução Total da Nota Fiscal (Pós-Faturamento), a partir daqui visualizando as integrações com a Suplier poderemos visualizar que será acatado o valor Parcial da devolução pois este caso ocorre quando existe um dos títulos quitado, então a devolução será acatada parcialmente, gerando a devolução da parte que ainda falta quitar e gerando credito do titulo que já foi quitado. 

Ao final do processo de integração de Devolução Parcial de Nota Fiscal, pode-se consultar os status dessas integrações na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin, na aba Histórico, nessa aba é apresentado o processo de retorno da integração junto a Supplier. Caso queira acompanhar o log de integração, basta seguir os passos do link DT 3.3 - Rotina 1294 - 2. Mais Negócios - Usabilidade dos menus e sub-menus. na aba Histórico. 

  • Note que, conforme a imagem mostrada abaixo, há um registro com a operação DF - Receber status devolução faturamento este se trata da devolução que ainda esta quitada e também tem um registro com a operação NC - Liberar NCC que refere ao Credito que ficara bloqueado e se trata do valor que já havia sido quitado, as duas operações com o status de Sucesso, ou seja, indica que a integração da Devolução foi feita com sucesso e que a Supplier autorizou a devolução, caso no Status seja apresentado como Erro deve verificar na coluna Detalhes o motivo do erro ocorrido. 

Image Modified


Não necessariamente há a necessidade de aguardar o envio e o retorno das integrações de devolução, para analisar o histórico, assim que a devolução da Nota Fiscal na rotina 1303 - Devolução de Cliente for gerado, pode verificar na Plataforma de Pós faturamento e acompanhar envio das informações para a integração, conforme demostrado abaixo.

Image Modified

Ao clicar no botãoImage Modified a mesma irá abrir os Detalhes da solicitação de devolução, conforme tela abaixo. 

 Image Modified


Na Devolução Parcial há a necessidade de verificar se a devolução foi alimentada no processo da integração de Devolução. Também é necessário que a devolução seja alterada de forma provisionada para confirmada, além de quitá-la, visto que o processo de Devolução ocorreu dentro do Contas a Pagar.

  • Para verificar deve acessar a rotina 750 - Consulta / Alterar Títulos a Pagar no ERP Winthor e localizar o lançamento do valor com o mesmo histórico e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar

Image Modified


Na Devolução Total, há a necessidade de verificar se a taxa da devolução foi alimentada no processo da integração de devolução. Também é necessário que a taxa, seja alterada de forma provisionada para confirmada, além de quitá-la, visto que o processo de devolução ocorreu, dentro do Contas a Pagar. Há a necessidade desse processo ocorrer, em virtude da Devolução da NF. 

  • Feito isso, acessar a rotina 750 - Consulta / Alterar Títulos a Pagar no ERP Winthor e localizar o lançamento do estorno do valor da taxa, com o mesmo histórico e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar

Image Modified


Após o devolução da Nota Fiscal pela rotina 1303 - Devolução de Cliente, é gravado nas tabelas do banco de dados referente a integração PCFILAMAISNEGLOG e PCEXECUCAOTECHFIN, conforme a sequência do processo de integração. Segue abaixo uma breve explicação de cada tabela:

  • PCFILAMAISNEGLOG: Essa é uma das principais tabelas do ERP Winthor no que diz respeito ao processo do Mais Negócios. É nessa tabela que irá concentrar todos os dados de integração, seja pedido, Nota Fiscal, cancelamento ou devolução. Também será gravado se o pedido/NF/Cancelamento/Devolução foi liberado ou não pela Supplier. Também será gravado os dados para o processo de integração, como a IDCREDITTICKET do pedido que uma espécie de autenticador de autorização da Supplier. Esse dados são visualizados apenas via banco de dados;

Image Modified


  • PCEXECUCAOTECHFIN: Essa tabela recebe os status das integrações, seja de pedido, Nota fiscal, Cancelamento ou Devolução. Nessa tabela mostra ao usuário se foi executado com sucesso ou com falha e em qual processo ocorreu o tipo de integração. Esse dados são visualizados via banco de dados e através da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico. 
  • Neste caso de Devolução total é enviada para o Pós Faturamento conforme demostrado anteriormente e alimentado com a operação 13 a confirmação da devolução da Nota Fiscal processada pela Supplier

Image Modified


  • PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN: Esta tabela recebe a identificação da NF de Entrada (Devolução) e valor de credito,  de cada recebimento do retorno de Devolução (api 13) de uma Nota Fiscal de Saída e Prestação. 
  • OBS: Devolução parcial o recebimento da Operação 14, deve ser CALCULADO O SALDO DA DEVOLUÇÃO  da tabela  PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, para o NUMTRANSVENDA em análise.
    4.1 - Para efetuar a consulta do VALOR DEVOLUÇÃO da tabela PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, deve ser considerado os lançamentos que possuem o mesmo NUMTRANSVENDA E CODFILIAL, recuperado na consulta abaixo (1). 1 - Consultar a tabela PCCRECLI e obter a informação de  NUMTRANSVENDA  , correspondente ao NUMTRANSENT e CODFILIAL do ERPID através da seguinte consulta. 
                    PCCRECLI.CODFILIAL = ERPID (codfilial)
                    PCCRECLI.NUMTRANSENTDEVCLI= ERPID (NUMTRANSENT)
         2 - Consultar na PCNFENT o VALOR TOTAL DA NF DEVOLUÇÃO (PCNFENT.VLTOTAL),  quando o PCNFENT.NUMTRANSENT= ERPID (NUMTRANSENT).
    4.2 - O resultado atual do SALDODEVOLUCAO, será composto em tempo de execução no retorno da OPERAÇÃO 14 da API, e o seu valor deve ser armazenado para análise do critério de aceitação 6.
             SALDODEVOLUCAO =  Composto pelo somatório  do campo VALORDEVOLUCAO de todos os registros da tabela PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN. 


•    NOMETABELA: PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN
  A cada recebimento da OPERAÇÃO 13 deve ser armazenado as informações  na tabela  PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, para montar o totalizador dos valores recebidos.
3 -    A cada recebimento da OPERAÇÃO 13 deve ser CALCULADO O SALDO DA DEVOLUÇÃO  da tabela  PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, para o NUMTRANSVENDA em análise.

 Para efetuar a consulta do VALOR DEVOLUÇÃO da tabela PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, deve ser considerado os lançamentos que possuem o mesmo NUMTRANSVENDA E CODFILIAL, retornados no campo ERPID da api em análise da operação 13.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

Processo de conciliação dos eventos de débito com sucesso e divergências.

Os possíveis eventos de crédito/débito são:

  • O registro de Conciliação retornado com o tipo evento (CANCEP) representa a movimentação de Conciliação Bancária da DEVOLUÇÃO PARCIAL DA NOTA FISCAL.
  • O registro de Conciliação retornado com o tipo do evento (RPASSC) representa a movimentação de Conciliação Bancária do TAXA DE DEVOLUÇÃO DA NOTA FISCAL.
Aviso

Importante!

Estes eventos são retornados para Devolução no ERP que identificamos se refere-se a uma Nota Fiscal que passou por Devolução ou Cancelamento.

No evento RPASSC, deve certificar que houve  a movimentação de crédito (despesa), dentro do Winthor. Essa movimentação, refere-se ao valor da taxa de devolução daquela Nota Fiscal, seja integral ou parcial. 

  • Na rotina 604 - Conciliar no ERP Winthor para aquele banco parametrizado e na moeda "D - Dinheiro". Validar se há um lançamento na grid na cor vermelha, com o valor alimentado na coluna de crédito, com o histórico "RPASSC: REF. A BAIXA TAXA DEVOLUÇÃO do MAIS NEGÓCIOS...". 
Image Removed



Image Added

No evento RPASSC, há a necessidade de verificar se a taxa de devolução

total

foi alimentada no processo da integração de devolução. Também é necessário que a taxa seja alterada de forma provisionada para confirmada, além de quitá-la, visto que o processo de conciliação de devolução ocorreu, dentro do Contas a Pagar.

Deve verificar na rotina 750 - Consultar/Alterar Título a Pagar no ERP Winthor e localizar o lançamento do valor da taxa, com o mesmo histórico e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar.

Image Removed

Image Added


No evento RPASSC, referente a conciliação da taxa devolução de Nota Fiscal, ao final de todo processo de conciliação da taxa de Devolução, deve ser gravado o log dessa integração

  • Deve verificar na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Históricoo log dessa integração para as movimentação da operação  CO - Conciliação,  seja com sucesso ou com falha, sempre apresentando em detalhes o processamento da integração, conforme demostrado abaixo. 
Image Removed

Image Added

No evento

CANCE

CANCEP, há a necessidade de verificar se o

estorno da taxa

valor de

antecipação

devolução foi

alimentada

alimentado no processo da integração de devolução(antes da conciliação). Também é necessário que a

taxa,

provisção seja alterada de forma provisionada para confirmada, além de quitá-la, visto que o processo de conciliação de devolução ocorreu, dentro do Contas a Pagar. Há a necessidade desse processo ocorrer, em virtude do devolução da Nota Fiscal.

Se existir valor por estorno de taxa de antecipação, informado na integração de devolução,  será lançado uma receita confirmada e quitada , valor informado na integração de devolução.

Deve verificar na rotina 750 - Consultar/Alterar Título a Pagar no ERP Winthor e localizar o lançamento do valor da taxa, com o Histórico "TAXA DE ESTORNO DA ANTECIPACAO DA NF - DEVOLUÇÃO TOTAL NF MAIS NEGÓCIOS" e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar. Só que o valor será negativo, caracterizando que se trata de uma receita.

Nos eventos CANCE e CANCEP, deve ocorrer a movimentação de crédito (despesa), dentro do Winthor, **para aquele banco parametrizado anteriormente (fluxo de conciliação de antecipação)**, na moeda "D - Dinheiro". Essa movimentação, refere-se ao valor da devolução de NF acatada pela supplier, seja total ou parcial. 

Certificar que houve a movimentação de crédito (despesa), por meio da rotina 604 no ERP Winthor inserindo no filtro o banco parametrizado e na moeda "D - Dinheiro". Validar se há um lançamento na grid na cor vermelha, com o valor alimentado na coluna de crédito, com o histórico "REF. A BAIXA DE DEVOLUÇÃO NF do Mais Negócios:..."

No evento CANCE, deve certificar que houve a movimentação de débito (receita), por meio da rotina 604 - Conciliar dentro do Winthor, fluxo de conciliação de antecipação para o banco parametrizado e na moeda "D - Dinheiro". Essa movimentação, refere-se ao estorno da taxa de antecipação de NF, deve haver um lançamento na grid na cor preta, com o valor alimentado na coluna de crédito, com o histórico "REF. A ESTORNO DA TAXA DE ANTECIPACAO - Mais Negócios...".

Há a necessidade desse processo ocorrer, em virtude do cancelamento da NF. 

Image Removed


Image Added


Por fim, verificar se o saldos de conciliação por débito e o saldo de conciliação atual, foram modificados, com essa despesa de cancelamento. Essa análise também pode ser feita pela rotina 604 - Conciliar, também verificar na rotina 718 ou 750 - Consultar/Alterar Título a Pagar o valor se encontra confirmado e negativo (RECEITA).

Image Removed

Image Added

No evento CANCE, referente


O evento CANCEP é referente ao processo de estorno

da Nota Fiscal, ao final de todo processo de conciliação de cancelamento, deve ser gravado o log dessa integração

parcial, como não é um processo que não tratamos internamente, ficará registrado apenas em questão de log, para controle.

Deve verificar na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Históricoo log dessa integração para as movimentação da operação  CO - Conciliação,  seja com sucesso ou com falha, sempre apresentando em detalhes o processamento da integração, conforme demostrado abaixo. 

Image Removed

O evento CANCEP é referente ao processo de estorno parcial, como não é um processo que não tratamos internamente, ficará registrado apenas em questão de log, para controle.

Image Added


Composition Setup
deck.tab.inactive.background = #EEE9E9 
deck.tab.active.background = rgba(0, 128, 0, 0.3)
deck.tab.spacer = 5px 
deck.tab.active.border = 3px outset #0897e9
Deve verificar na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico o log dessa integração para as movimentação da operação CO - Conciliação, seja com sucesso e/ou com falha, sempre apresentando em detalhes o processamento da integração. o histórico  ira ser mostrado como 'CANCEP: Conciliação do CANCELAMENTO PARCIAL DA NF.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Aviso

Importante!

As versões estarão disponíveis para download no CCW. 

https://centraldecontrole.pcinformatica.com.br/

Mantenha suas rotinas sempre atualizadas!

05. ASSUNTOS RELACIONADOS

...