Páginas filhas
  • Emissão de bloquetos - FIN10049

Visão geral

Emitir boletos no módulo de Contas a Receber.

Pré-requisito

Para emitir boletos no sistema, os portadores devem estar cadastrados no FIN10016 - Cadastro de portadores e os parâmetros dos bancos devem estar cadastrados no FIN10053 - Parâmetros para impressão de boletos.

Parâmetros existentes no FIN10049

No boleto bancário, poderá ser previamente cadastrada uma imagem para o portador no FIN10016 - Cadastro de portadores.

Neste programa o usuário pode editar imagens dos portadores a partir de um diretório existente no seu próprio computador. Após, atualizar a imagem do banco, automaticamente o programa irá copiar a imagem daquele portador para o diretório BLT do servidor com o seguinte nome: '9999_X.bmp', onde:

999 - Código do portador composto com até 4 posições numéricas,

X - Tipo do portador com 1 posição alfanumérica

bmp - Extensão da imagem sempre será "BMP".

  • O sistema converte a imagem para extensão 'BMP', porém o usuário pode continuar utilizando imagens com extensões png, gif, jpg, bmp, jpeg, dentre outras.
  • Com esta alteração, o programa FIN10049 (Impressão do boleto bancário) irá efetuar a impressão do boleto com a imagem vinculada ao portador em qualquer servidor WINDOWS ou LINUX.
  • Caso não seja impressa a imagem no boleto bancário, deve atualizar o programa FIN10016 para a nova versão liberada no pacote 12.1.23 e ir no programa FIN10016 e carregar novamente a imagem para que possa ser feita a cópia da imagem para o servidor.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Bloquear emissão de bloqueto para NF com cond de pagto do tipo 'C'?

Indica se será ou não bloqueada a emissão de bloqueto para notas fiscais cadastradas no VDP0140 - Condição Pagamento com o tipo de condição de pagamento igual a C- Contra Apresentação.

LOG0087 / PROCESSO SAIDAS / CONTAS A RECEBER / BOLETO / Imprimir endereço e número de inscrição CPF/CNPJ do cedente no boleto?

Indica se ao imprimir o boleto bancário, deverá ou não constar o nome, endereço e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ do fornecedor do produto ou serviço correspondente, conforme dispõe a lei 12.039 de 1 de Outubro de 2009 no artigo 42-A que altera a Lei n. 8.078, de 11 de Setembro de 1990.

NOTA:

  • O nome, bairro, endereço, CPF e CNPJ do beneficiário devem estar previamente cadastrados nos programas LOG00083 - Cadastro de Empresas e/ou FIN10053 - Parâmetros para impressão de boletos.
  • Na emissão de boletos bancários, quando o programa FIN10049 lista o endereço do beneficiário referente ao portador, primeiro o programa busca os campos do FIN10053 - Parâmetros para impressão de boletos. Caso não seja informado nenhum beneficiário, as informações são buscadas do LOG00083 - Cadastro de Empresas.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Layout para boleto bancário para o Santander Banespa?
Indica qual leiaute será utilizado na geração do boleto bancário para o banco Santander/Banespa. . As opções disponíveis são:

  • 1 - Leiaute antigo do Banespa. Composto por: 3 dígitos para o número da Agência; 7 dígitos para a numeração sequencial e 1 dígito verificador.
  • 2 - Leiaute Santander 8 posições. Composto por: 7 dígitos para a numeração sequencial e 1 dígito verificador.
  • 3 - Leiaute Santander 13 posições. Composto por: 12 dígitos para a numeração sequencial e 1 dígito verificador.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / FATURAMENTO / Desconsiderar NF com cond pagto Pré-datado na emissão do bloqueto?

Indica se deverão ou não ser desconsideradas as notas fiscais cuja condição de pagamento é do tipo `Pré-datado´ para a emissão do bloqueto. O valor padrão desse parâmetro é N (não), e caso seja alterado para S (sim),

significa que a cobrança deverá ser feita por meio de título gerado no Contas a Receber e não por meio de bloqueto bancário.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Permitir impressão de boleto com vencimento igual à data de emissão?

Indica se permite ou não imprimir boletos com data de vencimento igual à data de emissão da respectiva nota fiscal.

  • S - Sim, permite imprimir boletos com vencimento no mesmo dia da emissão da NF.
  • N - Não permite.

Este parâmetro será verificado somente na impressão de boletos com origem no faturamento.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Permitir reimpressão de bloqueto para portador diferente?

Indica se permite ou não a reimpressão do bloqueto para um portador diferente do utilizado na primeira emissão.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Quantidade de dias para emissão de bloquetos

Quantidade de dias para emissão de bloqueto de cobrança bancária.

O bloqueto somente será emitido quando a quantidade de dias de vencimento da duplicata for menor ou igual a quantidade de dias informada.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Valor máximo boleto

Valor máximo permitido do boleto gerado pelo VDP2197. Caso o valor do boleto seja maior que o parametrizado, esse boleto não poderá ser gerado nesse programa, sendo possível apenas ser exportado para o Contas a Receber.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / CONTAS A RECEBER / BOLETO / Quantidade mínima de dias para consistir valor máximo do boleto

O parâmetro `Valor máximo boleto´ somente será consistido caso a quantidade de dias entre a data de pagamento do boleto menos a data de processamento for maior ou igual a parametrizada. Caso essa condição seja verdadeira o parâmetro `Valor máximo boleto será verificado, caso contrário será desconsiderado pelo programa de emissão de boletos.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Seleção de notas fiscais para emissão de bloqueto X portador

Indica de que forma serão selecionadas as notas fiscais na emissão do bloqueto bancário a laser:

1 - Emitir bloqueto de cobrança para todos os clientes cujo tipo de portador no cadastro de clientes seja banco (B). Desta forma, na emissão de bloquetos a laser não será solicitado o portador.
2 - Emitir bloqueto de cobrança somente para os clientes cujo portador informado no cadastro de clientes for igual ao informado na emissão de bloquetos a laser.
3 - Emitir o bloqueto de cobrança sempre para o portador informado na emissão de bloquetos a laser. Desta forma, o portador informado no cadastro de clientes será ignorado.
4 - Emitir bloqueto de cobrança somente para os clientes que não têm portador definido no cadastro de clientes ou cujo portador for igual ao informado na emissão de bloquetos a laser.
5 - Emitir bloqueto de cobrança para todos os clientes cujo tipo de portador no cadastro de clientes seja banco (B). Desta forma, na emissão de bloquetos a laser não será solicitado o portador, e na reimpressão de bloqueto, será utilizado o mesmo portador da primeira emissão.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Verificar CEP do portador X CEP do cliente na emissão de boletos?

Indica se no programa de emissão de bloquetos será ou não verificado se para o CEP do cliente existe uma agência bancária no FIN10013 - Central de Configurações - CEP'S por Banco para o portador. Caso não tenha será feita uma busca seguindo a prioridade cadastrada no VDP0482 (Cadastros e Tabelas - Parâmetros Sistema - Sequência Portador) até encontrar um portador com o mesmo CEP do cliente.

Caso esse parâmetro esteja selecionado, o parâmetro no VDP1400(Parâmetros VDP) será desconsiderado para escolha do portador.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Emitir bloqueto para clientes com endereço de cobrança?

Indica se será ou não emitido bloqueto para os clientes que possuem endereço de cobrança.

Caso o bloqueto não seja emitido, o Contas a Receber enviará para o banco a instrução de que este deverá ser emitido, ficando sob responsabilidade do banco enviar o bloqueto. Este procedimento é utilizado para garantir que o bloqueto será entregue ao cliente.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Número do bloqueto controlado pela empresa consolidadora do CRE?

Indica se o número sequencial do bloqueto será ou não controlado pela empresa consolidadora do Contas a Receber.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / COMUNICAÇÃO / CONTAS A RECEBER / Empresa controladora Contas a Receber

Empresa que controla o módulo de Contas a Receber. No processo de Vendas e Logística, as duplicatas geradas no faturamento serão exportadas para a empresa parametrizada. Além disso, num mesmo processo, serão exportadas as duplicatas de todas as empresas que possuem a mesma empresa controladora do Contas a Receber automaticamente, a não ser que o usuário selecione as empresas que deseja processar.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / BLOQUETOS / Mensagem padrão para emissão de boletos a laser

Mensagem padrão que deverá aparecer nas instruções da emissão dos bloquetos a laser. A mensagem deverá conter as cláusulas <99/99/9999> e <99,99> nos locais onde deverão ser substituídos os valores pela data e percentual. Exemplo 1: DESCONTO <99,99>% COM PAGAMENTO ATE <99/99/9999>. Neste caso, o sistema substitui as cláusulas <99,99> e <99/99/9999> pelo percentual de desconto e a data. Se existir mensagem cadastrada no parâmetro, mostra esta mensagem na tela. Se não existir mensagem cadastrada no parâmetro, mostra na tela a mensagem fixa PAGTO ATE 99/99/9999, DESCONTO 99.99% NO VALOR DO TITULO, como faz atualmente.

LOG00087 / LOGIX FINANCEIRO / CONTAS A RECEBER / BOLETO BANCÁRIO / Quantidade de vias a serem geradas na impressão do boleto pelo CRE

Parâmetro para verificar a quantidade de vias do boleto a ser impressa. Podem ser 2 ou 3 vias. Ao selecionar as vias, é preciso verificar se está disponível o arquivo de layout do boleto.

LOG00087 / LOGIX FINANCEIRO / CONTAS A RECEBER / BOLETO BANCÁRIO / Modelo de impressão de boleto bancário

Indicador do modelo de boleto bancário. . As opções disponíveis são:

  • Modelo 1: Formato com 2 fichas idênticas, sendo a primeira o Recibo do Sacado e a segunda a Ficha de Compensação.
  • Modelo 2: Formato sintético, onde a primeira ficha possui somente informações necessárias ao sacado e a segunda ficha é a Ficha de Compensação.

A imagem é disponibilizada pela TOTVS e deve ficar armazenada no diretório BLT. Imagem e nome do arquivo não podem ser modificados.

LOG00087 / LOGIX FINANCEIRO / CONTAS A RECEBER / BOLETO BANCÁRIO / Código do texto padrão para o corpo do e-mail de boletos

Texto é cadastrado no FIN10025 e será gerado um código. Este código deve ser informado no parâmetro acima.

Verifique através do link abaixo quais são as variáveis disponíveis para o texto a ser enviado no e-mail.

Ao cadastrar o texto utilizar o Tipo de carta = "Cliente" no cadastro realizado no FIN10025. As variáveis que poderão ser utilizadas para esses textos são as seguintes.

VariávelDescrição
{DATA_EXTENSO}Data atual por extenso
{NUM_DOCUM}Número do título
{IES_TIP_DOCUM}Tipo do título
{DAT_EMIS}Data de emissão do título
{DAT_VENCIMENTO}Data de vencimento do título
{DAT_VENCTO_COM_DESC}Data de vencimento com desconto
{VALOR}Valor do título
{DAT_PRORROGADA}Data prorrogada
{COD_REPRES_1}Representante 1
{COD_REPRES_2}Representante 2
{COD_REPRES_3}Representante 3
{VAL_LIQUIDO}Valor líquido
{VAL_BRUTO}Valor bruto
{VAL_SALDO}Valor saldo
{VAL_FAT}Valor da fatura
{PCT_JURO_MORA}Percentual de juro de mora
{NUM_PEDIDO}Número do pedido
{PCT_COMIS_1}Percentual de comissão do representante 1
{PCT_COMIS_2}Percentual de comissão do representante 2
{PCT_COMIS_3}Percentual de comissão do representante 3
{NUM_LOTE_LANC_CONT}Número do lote contábil
{CODIGO_CLIENTE}Código do cliente
{CPF_CNPJ_CLIENTE}Número do CPF ou CNPJ do cliente
{NOME_CLIENTE}Nome do cliente
{LOGRADOURO_CLIENTE}Logradouro do cliente
{BAIRRO_CLIENTE}Bairro do cliente
{CIDADE_CLIENTE}Cidade do cliente
{CEP_CLIENTE}CEP do cliente
{UF_CLIENTE}UF do cliente
{CODIGO_CLIENTE_ORIG}Código do cliente de origem
{CPF_CNPJ_CLIENTE_ORIG}Número do CPF ou CNPJ do cliente de origem
{NOME_CLIENTE_ORIG}Nome do cliente de origem
{LOGRADOURO_CLIENTE_ORIG}Logradouro do cliente de origem
{BAIRRO_CLIENTE_ORIG}Bairro do cliente de origem
{CIDADE_CLIENTE_ORIG}Cidade do cliente de origem
{CEP_CLIENTE_ORIG}CEP do cliente de origem
{UF_CLIENTE_ORIG}UF do cliente de origem
{VALOR_ORIG}Valor do título de origem

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / FATURAMENTO / Emitir no boleto bancário o nome do portador correspondente?

Indica se será ou não emitido no boleto bancário o nome do portador correspondente.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / FATURAMENTO / Emitir o cedente do portador correspondente no boleto bancário?

Se o parâmetro estiver como S (Sim) irá imprimir o cedente cadastrado para o portador correspondente. Se estiver N (Não) irá imprimir o cedente cadastrado para o portador original.

LOG00087 / PROCESSO SAIDAS / FATURAMENTO / FATURAMENTO / Emitir boleto bancário c/ Sacador/Avalista do portador correspondente?

Se o parâmetro estiver S (Sim) irá imprimir o Sacador/Avalista cadastrado para o portador correspondente. Se estiver N (Não) irá imprimir o Sacador/Avalista cadastro no portador original.

LOG00087 / LOGIX FINANCEIRO / CONTAS A RECEBER / COBRANCA ESCRITURAL / Considerar clientes não protestáveis na cobrança escritural?

Indica se serão ou não considerados inicialmente, para a cobrança escritural todos os clientes como não protestáveis no CRE1610 - Geração de Arquivos Emissão Documentos Escritural.

Caso seja selecionada a opção (N - Não), todos os clientes serão considerados como protestáveis com exceção daqueles que estiverem parametrizados no FIN10008 - Informações de Clientes como não protestáveis.

LOG00087 / LOGIX FINANCEIRO / CONTAS A RECEBER / TÍTULOS DE CRÉDITO / Verificar se cliente tem encargos financeiros abertos ao vincular NC?

Indica se o sistema deverá verificar se o cliente possuirá encargos financeiros em aberto (Nota de Serviço ou Nota de Débito) ao tentar fazer a vinculação de um título com a Nota de Crédito.

LOG00087 / LOGIX FINANCEIRO / CONTAS A RECEBER / BOLETO BANCÁRIO / Utilizar padrão SIGCB para boletos da CEF?

Indicar a utilização do padrão SIGCB para a impressão de boletos da Caixa Econômica Federal.

LOG00087 / LOGIX FINANCEIRO / CONTAS A RECEBER / BOLETO BANCÁRIO / Código do grupo de e-mail para boletos bancários

É possível enviar o boleto gerado para o e-mail do usuário, cliente ou para um grupo de e-mails.

Para o envio de e-mail para o usuário, o mesmo deve estar cadastro no LOG02700 para o usuário que gera os boletos no sistema.

Para o envio de e-mail para o cliente do boleto, o e-mail deve estar cadastrado no FIN10008 - Informações de Clientes, tela principal, campo "E-mail para envio do boleto" para o cliente em questão.

Para o envio de e-mail para um grupo de clientes, o grupo deve estar cadastrado nos programas: VDP10234 - Cadastro de grupos de e-mail ou VDP10235 - Cadastro de Grupo de e-mails X entidade X e-mail. Para isto, será utilizado o código fixo informado no parâmetro criado no LOG00087 / LOGIX FINANCEIRO / CONTAS A RECEBER / BOLETO BANCÁRIO / Código do grupo de e-mail para boletos bancários.

Caso o parâmetro do LOG00087 não esteja informado ou o cliente não tenha informações cadastradas no VDP10235 - Cadastro de Grupo de e-mails X entidade X e-mail, o programa continuará a buscar o e-mail de envio do FIN10008 - Informações de Clientes, tela principal, campo "E-mail para envio do boleto".

Através do FIN10053 - Parâmetros para impressão de boletos, aba "4-Instruções", é possível parametrizar mensagens que serão impressas nas instruções do boleto bancário.

Texto é cadastrado no FIN10025 e será gerado um código. Este código deve ser informado no FIN10053.

Verifique através do link abaixo quais são as variáveis disponíveis para o texto a ser enviado no e-mail.

Ao cadastrar o texto utilizar o Tipo de carta = "Boleto" no cadastro realizado no FIN10025. As variáveis que poderão ser utilizadas para esses textos são as seguintes.

VariávelDescrição
{NUM_DOCUM}Número do título
{IES_TIP_DOCUM}Tipo do título
{DAT_EMIS}Data de emissão do título
{DAT_VENCIMENTO}Data de vencimento do título
{DAT_VENCTO_COM_DESC}Data de vencimento com desconto
{VALOR}Valor do título
{DAT_PRORROGADA}Data prorrogada
{COD_REPRES_1}Representante 1
{COD_REPRES_2}Representante 2
{COD_REPRES_3}Representante 3
{VAL_LIQUIDO}Valor líquido
{VAL_BRUTO}Valor bruto
{VAL_SALDO}Valor saldo
{VAL_FAT}Valor da fatura
{PCT_JURO_MORA}Percentual de juro de mora
{NUM_PEDIDO}Número do pedido
{PCT_COMIS_1}Percentual de comissão do representante 1
{PCT_COMIS_2}Percentual de comissão do representante 2
{PCT_COMIS_3}Percentual de comissão do representante 3
{NUM_LOTE_LANC_CONT}Número do lote contábil
{VALOR_MULTA}Valor de multa
{TAXA_MULTA}Taxa de multa
{DATA_EXTENSO}Data atual por extenso
{CODIGO_CLIENTE}Código do cliente
{CPF_CNPJ_CLIENTE}Número do CPF ou CNPJ do cliente
{NOME_CLIENTE}Nome do cliente
{LOGRADOURO_CLIENTE}Logradouro do cliente
{BAIRRO_CLIENTE}Bairro do cliente
{CIDADE_CLIENTE}Cidade do cliente
{CEP_CLIENTE}CEP do cliente
{UF_CLIENTE}UF do cliente
{PERC_DESC_FINANCEIRO}Percentual de desconto financeiro
{VAL_DESC_FINANCEIRO}Valor de desconto financeiro
{PERC_DESC_FINANCEIRO}Percentual de desconto financeiro

LOG00087 / LOGIX FINANCEIRO / CONTAS A RECEBER / IMPOSTOS / Gerar boleto com valor de retenção impostos descontado do valor bruto?

Indica se os valores de impostos devem ou não ser abatidos do valor do documento no boleto gerado através do FIN10049 - Emissão de Bloquetos.

Importante: 

  • O valor dos impostos será impresso no campo reservado para as instruções do boleto.
  • Para empresas que já utilizam o parâmetro posição 309 = "S" no programa CRE6710, o valor da retenção será somado ao valor de outras deduções e esse valor não será abatido do valor do boleto.
  • A forma forma de baixa "BC" deve estar parametrizada para reter os impostos no programa FIN10004.


  • Esse tratamento será efetuado somente para os clientes que possuem a retenção de PIS, COFINS, CSLL e/ou IR no CRE - Contas a Receber.
  • Parâmetro 309 no programa CRE6710 - indica se o sistema deve vincular Notas de Crédito ao boleto gerado.
  • A parametrização para as retenções dos impostos encontra-se no seguinte tutorial: https://tdn.totvs.com.br/pages/releaseview.action?pageId=697709990
Principais campos de tela:

Campo:

Descrição:

Origem da impressão

Indica a origem da impressão. As opções disponíveis são:

  • Contas a Receber: Deve escolher esta opção quando o título a ser emitido já está integrado no CRE.
  • Faturamento: Deve escolher esta opção quando possui apenas a NF e ela ainda não está integrada no CRE.

Tipo de processamento

Indica o tipo de processamento. As opções disponíveis são:

  • Impressão de boletos
  • Reimpressão de boletos
Empresa do título

Indica se serão ou não emitidos os boletos de todas empresas.

  • O código da empresa deve ser previamente cadastrado no LOG00083 - Cadastro de Empresas.
  • Esse campo é multivalorado, ou seja, é possível selecionar mais de uma empresa para a emissão do relatório. Utilizando o botão ao lado da descrição da empresa.
Cliente

Indica se serão ou não emitidos os boletos de todos os clientes.

  • O código do cliente deve ser previamente cadastrado no VDP10000 - Cadastro de Cliente e Fornecedor.
  • Esse campo é multivalorado, ou seja, é possível selecionar mais de um cliente para a emissão do relatório. Utilizando o botão ao lado do nome do cliente.
Portador

Código do portador que será utilizado na emissão dos boletos.

  • O código do portador deve ser previamente cadastrado no FIN10016 - Cadastro de portadores.
  • Esse campo é multivalorado, ou seja, é possível selecionar mais de um portador para a emissão do relatório. Utilizando o botão ao lado do nome do portador.
Tipo de título

Indica se será ou não emitidos os boletos para todos os tipos documentos.

  • O código do tipo de título deverão estar previamente cadastrado no FIN10007 - Tipos de Títulos.
  • Esse campo é multivalorado, ou seja, é possível selecionar mais de um portador para a emissão do relatório. Utilizando o botão ao lado do nome do portador.
Tipo de cobrançaIndica qual tipo de cobrança será selecionado.
Data de emissãoIndica se serão ou não emitidos os boletos para todas as datas de emissão.
Data de vencimentoIndica se serão ou não emitidos os boletos para todas as datas de vencimento.
Título

Indica se será ou não emitidos todos os títulos.

Moeda

Código da moeda que será utilizada para selecionar o documento.

  • o código da moeda deverá estar previamente cadastrada no PAT0150/CON100181 - Cadastro de Moeda.
Empresa da nota fiscal

Indica se será ou não emitidas todas as notas fiscais. Permite selecionar Empresa, Tipo de nota fiscal, Série e Subsérie da nota fiscal. Os tipos de notas fiscais são:

  • Faturamento de produto/serviço
  • Faturamento de serviço
  • Faturamento de serviço de transporte
  • Emissão de cupom fiscal
  • Conhecimento de frete
Nota fiscal de/ até:Permite selecionar intervalo de nota fiscal inicial e final para a impressão dos boletos.
Emitir documentos sem portadorIndica se serão emitidos ou não os boletos para os documentos sem portador definido. Se marcar este campo, os campos abaixo serão habilitados, pois será necessário informar de onde o programa deve buscar o portador.
Tipo de determinação

Indica o tipo de determinação do portador. As opções disponíveis são:

  • Não especificado.
  • Utilizar portador do cliente.
  • Utilizar portador informado.
  • Clientes com portador igual ao informado.
  • Clientes com portador igual ao informado ou sem portador.
Portador do boleto

Código do portador que será utilizado na emissão dos boletos.

Links importantes

As imagens padrões a serem salvas da grade dos boletos em PDF, podem ser baixadas no link: http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=221549306