Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL

A Tabela de horário padrão, que sempre será vinculada a um Turno de Trabalho, é onde informamos como serão classificados os dias do funcionário, quais os limites que compõem a jornada de trabalho e horário propriamente dito.

Localização no menu do ambiente: Atualizações -> Cadastro do Ponto -> Tabela de Horário Padrão

Entidades Relacionadas:

Cadastro de Turno
Cadastro de Funcionário
Leitura e Apontamento
Troca de Turno

Na tabela de horário padrão devem ser informados os horários de trabalho do funcionário. Para inclusão, deve ser selecionado o turno de trabalho do funcionário, depois clicar em Incluir, nesta tela devem ser informados os horários de trabalho do turno selecionado.

02. PRINCIPAIS CAMPOS

Tipo de Dia (PJ_TPDIA)

O campo tipo de dia tem quatro opções:

• Trabalhados: Dias em que o funcionário realiza jornada normal de trabalho;
• Não Trabalhados: Dias em o funcionário não realiza jornada, porém, este dia também não é considerado como “Descanso semanal remunerado”;
• Compensados: Quando a jornada de tal dia é dividida entre os dias do tipo Trabalhado de forma que ele não precise ir trabalhar neste dia pelo fato de já ter sido compensado;
• DSR: Descanso Semanal Remunerado, é a folga que o funcionário tem direito após realização da jornada semanal estipulada no contrato de trabalho. A definição de um dia como “DSR” terá importância nos próximos capítulos quando formos falar dos principais apontamentos, como faltas, que em algumas empresas, quando ocorrem levam ao desconto do DSR.

Limites, Inferior e Superior (PJ_HORMENO e PJ_HORMAIS)

Os campos de limite tem a função de moldar o dia, ele diz até quantas horas antes da primeira entrada e depois da ultima saída ainda são considerados parte da Jornada daquele dia.

1ª Saída Interv. (PJ_INTERV1)

Neste campo deve ser sinalizado se a primeira saída é devido ao intervalo para almoço.

Int. SREP (PJ_INTSREP)

Neste campo deve ser informado quais das saídas para intervalo correspondem ao intervalo para refeição.

Sequência (PJ_SEMANA)

O campo sequência será usado quando numa mesma tabela de horário padrão for necessário a inclusão de outro horário, a sequência dá ao usuário a possibilidade de gerenciar horários de funcionários escalistas, sendo assim, deverá incluir a primeira tabela, depois de confirmar o cadastro o sistema voltará à tela, caso seja necessário incluir outra tabela de horário, ou seja, a segunda sequencia da escala de trabalho o usuário deve preencher e depois confirmar, caso não seja necessário incluir nova sequencia, de clicar em “cancelar”.
Todos os apontamentos dos funcionários serão feitos com base no horário referente a sequencia em que ele estiver no momento.
Para sinalizar ao sistema em qual sequência o funcionário se encontra, deverá incluir na rotina de “Troca de Turno”, uma troca no dia em que quer que o sistema dê inicio a apuração dos apontamentos naquela sequência informada na troca cadastrada. Daí em diante o sistema irá seguir uma sequencia após a outra, não sendo necessário intervir na troca de turno.

03. EXEMPLO

Funcionamento dos campos Limite Inferior e Limite Superior

Supondo que o horário cadastrado na tabela é : 08h00 12h00 13h00 18h00
Limite Inferior cadastrado: 5h00
Limite Posterior cadastrado: 05h00

Podemos entender neste caso que as marcações que ocorrerem até 05 horas antes das 08 horas da manhã, ou seja, a partir das 03h da manhã devem ser alocadas dentro da jornada deste dia e 05 horas depois das 18 horas, ou seja, até as 23 horas as marcações ocorridas também fazem parte ainda da jornada deste dia.
As marcações que ocorrem fora deste período, no caso antes da 03h da manhã irão para o dia anterior assim como as que ocorrerem depois vão para o dia seguinte.
Importante salientar que a soma das horas da jornada de trabalho mais os limites não devem nunca ultrapassar 24 horas.