Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL

A rotina de Leitura e Apontamento de marcações, consiste em ler as marcações existentes no arquivo AFD – Arquivo Fonte de dados e gravá-las na rotina de Lançamentos > Marcações, tabela SP8, este processo também envolve a gravação dos dados numa outra tabela do sistema, a tabela de Pré-Leitura (RFE ou RFH), esta gravação é necessária para que o sistema mantenha uma cópia das marcações originais, para seja possível gerar os arquivos magnéticos que poderão ser solicitados pelo fiscal do Ministério do Trabalho, este arquivo deve conter as marcações originais e também as marcações informadas pelo usuário no programa de tratamento.

Além de ler as marcações, esta rotina também faz o Apontamento, ou seja, calcula as horas extras, atrasos, saídas antecipadas, horas realizadas, e todos os apontamentos provenientes das marcações efetuadas, basta que a pergunta “Processamento” esteja com “apontamento” ou “Ambos”.

Localização no menu do ambiente: Miscelânea -> Cálculos -> Leitura e Apontamento

Entidades Relacionadas:

Cadastro de Turno
Troca de Turno
Regra de Apontamento
Cadastro de Funcionários
Motivos de Manutenção
Tabela de Horário Padrão
Tipos de Horas Extras
Feriados
Crachá Provisório
Cadastro de Relógios
Período de Apontamento

Esta rotina é responsável por trazer as marcações do “txt” ou “AFD – Arquivo Fonte de Dados” para o SIGAPON que neste momento faz o papel de programa de manutenção de marcações. Esta rotina também é responsável pelo apontamento das marcações, o apontamento consiste em apurar os valores de faltas, atrasos, horas extras, horas realizadas, não realizadas, adicional noturno e todos os apontamentos provenientes das marcações de ponto de um funcionário.

Dica

Para realizar o apontamento das marcações é necessário que a data base do sistema esteja dentro do período de apontamento que será apontado.

02. PRINCIPAIS CAMPOS

Os campos citados abaixo são relacionados as perguntas dos Parâmetros da leitura e apontamento:

Período Inicial e Período Final:

Deve ser informado qual período será lido, não necessariamente o período lido precisa ser igual ao período de apontamento.

Processamento:

Deve ser informado Leitura, Apontamento ou Ambos, caso queira apenas fazer a leitura, e deixar o apontamento para depois, pode ser selecionada apenas a opção “Leitura” e quando for conveniente, realizar o “Apontamento”.

Leitura/Apontamento:

Neste campo informe se as marcações lidas serão “Marcações” de Ponto, “Refeições” referente ao controle de refeições, ou “Acesso” referente a acesso de visitantes, “Marc. e Ref.” Para ler marcações de ponto e refeições.

Ler a Partir:

Depois da portaria 1510 é necessário que essa pergunte fique sempre como “Cadastro de Relógios”.

03. INFORMAÇÕES BARRA DE PROCESSAMENTO

Ao realizar a leitura e apontamento o sistema apresenta uma estimativa de tempo com base na quantidade de registros que serão processados

O número destacado é a quantidade de funcionários de acordo com os parâmetros de filtro passados para a rotina. O funcionário para ser considerado deve ter uma regra de apontamento informada no cadastro e, caso demitido, ter uma data de demissão maior que o início do período selecionado para a leitura e apontamento.