Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL

O Motivo de manutenção tem a função de classificar o tipo da marcação no momento da leitura e após a leitura quando é feita a manutenção. Isso porque, com a portaria 1.510, a geração do arquivo magnético AFDT – Arquivo Fonte de Dados Tratados, tem que levar em cada um de seus registros a classificação da marcação, dizendo se ela é “Original” ou “Informada”.

Localização no menu do ambiente: Atualizações -> Cadastro do Ponto -> Motivos de Manutenção

Entidades Relacionadas:

Leitura e Apontamento
Integrados

Ao acessar a rotina já vai ter criado 4 tipos que são padrões do sistema e não podem ser excluídos. Para Incluir um novo motivo, clicar em “Incluir” e cadastrar conforme help do campo.

02. DETALHAMENTO DO PROCESSO

As marcações Originais são as marcações vindas do arquivo AFD – Arquivo Fonte de Dados, coletadas do REP – Registrador Eletrônicos de Ponto e podem ser classificadas pelo sistema de duas formas que sinalizam que são Originais : “Inclusão Automática” ou “Rejeição Automática”.
Serão classificadas como “Inclusão Automática” as marcações Lidas e Gravadas, serão consideradas como “Rejeição Automática” quando existirem marcações repetidas ou com intervalos de tempo determinado pelo MV_DESPMIN (definição de intervalo de tempo em que as marcações devem ser consideradas como repetidas, por exemplo, marcação as 08:00, 08:01, será considerada apenas a primeira, a segunda ficará como Rejeição Automática) ou ainda se a marcação existir no AFD – Arquivo Fonte de dados, porém não existir nenhum funcionário cadastrado no sistema com o mesmo PIS do funcionário do AFD.

As marcações Incluídas ou Excluídas Manualmente poderão ser classificadas como “Inclusão Manual” ou “Exclusão Manual”, porém caso o usuário queria incluir novos tipos com descrições mais apropriadas para sua empresa basta fazer a inclusão conforme necessidade.