Árvore de páginas

Emite o registro exato do Embarque dos itens e respectivas informações.

A Capa do Embarque é o conjunto de informações que são comuns a todos os itens embarcados. Nesta tela serão registrados dados que serão utilizados em diversos documentos e têm importante participação nas estatísticas do ambiente e no envio ao Siscomex, além de ser base para impressão de diversos formulários como os certificados de origem.

Após montar a Capa do Embarque, deve-se selecionar quais os Itens que a compõe. Esses itens devem estar incluídos no processo de Exportação.



Importante:

Segundo a especificação Guia 0.9 Riex que define o layout de geração de arquivos para integração do Riex, o campo Quantidade vincula as notas fiscais de remessa com fim específico de exportação ao item do processo, informando a quantidade efetiva exportada do produto.



Procedimentos

Para incluir o embarque:

  1. Em Embarque, clique em Incluir.
  2. Verifique que a tela está dividida em abas, sendo:
    • Cadastrais;
    • Financeiro;
    • Embalagens;
    • Transporte;


Importante:

Os parâmetros MV_EEC0011 e MV_EEC0011 preenchidos com .F. permitem que ao informar o conteúdo do campo Embarcação (EEC_EMBARC) com a embarcação desejada o campo Nr. Voo / Viag. (EEC_VIAGEM) seja preenchido automaticamente.


    • Registro de Documentos;
    • Intermediação;
    • Configuração;

3. Preencha os campos conforme a orientação do help de campo.

4. Clique em Pedidos na aba Cadastrais e selecione o proesso de exportação.

5. Em seguida, dê um duplo clique para selecionar os itens ou clique em Marca/ Desmarca Todos em Ações Relacionadas para marcar todos os itens.

Importante:

  • Pode-se incluir itens com um mesmo produto, desde que seja para diferentes datas de embarque.
  • Pode-se também, incluir diferentes processos de exportação, definindo as quantidades parciais dos itens que devem ser embarcados para o controle dos saldos dos itens



Importante:

  • Os campos ID Portal (EE9_IDPORT) e Versão Atual (EE9_VATUAL) serão utilizados para informar o Catalógo de Produto e sua Versão, onde serão utilizados na transmissão da DUE, para que sejam enviados os atributos desse catálogo de produtos.
  • Caso haja somente um catálogo de produto para o item, ao marcar o item para o processo será carregado automaticamente. Caso contrário, deverá ser utilizado a consulta padrão do campo ID Portal (EE9_IDPORT)

Para mais informações:

DT DTRADE-8722 - Cadastro de atributos e catálogo de produtos para a DUE 

Declaração Única de Exportação (DUE) no SIGAEEC


  • Os campos Tp. Doc. Imp (EE9_TPDIMP), Doc. Import. (EE9_DOCIMP) e It. Proc Imp (EE9_ITPIMP) serão utilizados para informar:
    • Tipo de documento de importação (EE9_TPDIMP): são os tipos de documentos de importação (CategoryCode), podendo ser: DUIMP - Declaração Única de Importação, DI - Declaração de Importação, DSI - Declaração Simplificada de Importação e DSIF - Declaração Simplificada de Importação - Formulário; 
    • Número do documento de importação (EE9_DOCIMP): é o número do documento de importação, sendo alguns tipo citado acima.
    • Item no processo de importação (EE9_ITPIMP): é a sequencia do item no processo de importação, adição para processos do tipo DI e Sequência DUIMP para processos do tipo DUIMP.
  • Onde serão utilizados na transmissão da DUE, para que sejam enviados os documentos de importação vinculado.
  • Somente serão gerados/enviados essas informações, quando for preenchido os 3 novos campos.

Para mais informações:

DT DTRADE-9001 - DUE com documento vinculado

Declaração Única de Exportação (DUE) no SIGAEEC



6. Prossiga o preenchimento, utilizando as opções em Ações Relacionadas.


Importante:

  • Se o parâmetro MV_EDC0007 estiver configurado com a opção F, na tela de manutenção, são apresentados somente os insumos que foram importados. Para visualização de todos os insumos, o parâmetro MV_EDC0007 deve estar configurado com a opção T.
  • Se o parâmetro MV_EEC0003 estiver habilitado, não será possível incluir mais de um embarque com a mesma numeração de RE.



7. Confirme para gravar.


Importante:

  • É possível vincular a comissão de um ou mais agentes, relacionando-o(os) especificamente para cada item do processo. Verifique a aba Financeiro.




Para incluir as despesas internacionais, poderá ser realizada na inclusão ou alteração do embarque. Esta operação deve ser realizada antes do preenchimento da data de embarque.

  1. Na manutenção do embarque (inclusão ou alteração), clique Outras Ações/Despesas Internacionais para informar as despesas.
  2. O sistema exibirá a tela de entrada de dados onde é possível informar as despesas internacionais do processo.
  3. Informe os dados das despesas internacionais e clique em Confirmar para finalizar a gravação.


Importante:

  • Quando o sistema estiver integrado com o módulo Financeiro(SIGAFIN - parâmetro MV_AVG0131 configurado com a opção .T.), ao incluir as despesas internacionais, o sistema gera os títulos provisórios para as despesas informadas e grava a numeração do campo "Num. Titulo" na tabela EXL. Após a realização do embarque(preenchimento da data de embarque), o sistema elimina os títulos provisórios e efetiva os títulos definitivos que poderá ter todo o seu controle e operação através do Câmbio (EECAF200 - SIGAEEC) 



Importante:

  • Se o parâmetro MV_AVG0213  estiver configurado com a opção .T. é habilitado no campo Condição a alteração de títulos a receber do módulo Financeiro permanecendo o mesmo número do título.
  • Se o parâmetro MV_AVG0214 estiver configurado com a opção .T. é habilitado no campo Tit. Cam (Número do título da Câmbio) a geração de várias parcelas de títulos a receber com um único número no módulo Financeiro.


 Para incluir o valor do frete embutido no preço já negociado dos itens:

  • Possuir um pedido de exportação com itens já cadastrados aguardando o embarque sem valor de frete e seguro.
  • Aplicar Atualização do Update UETIGBDA.
  • Habilitar os parâmetros:

. MV_EEC0038  = (.T.)

. MV_EEC0039  = (.T.)

. MV_EECFAT    = (.T.)

. MV_AVG0067  = (.T.)

. MV_FRETMOE  = (.T.)

. MV_AVG0196   = (.T.)

. MV_AVG0141   = (.F.)


  1. Em Embarque, clique em Incluir para criar um novo processo de embarque.
  2. Na aba Financeiro note que será apresentado o campo Fre. Embut. (EEC_FREEMB).
  3. Preencha todos os campos necessários para o embarque e clique em Ações Relacionadas \ Pedidos, selecione o pedido depois selecione o item e de um duplo clique, na tela que será aberta informe uma quantidade parcial no campo Quant.Embar. (EE9_SLDINI), embarque metade da quantidade total do pedido. Repita esse processo para possuir dois embarques para o pedido, cada um com metade da quantidade total.
  4. Depois de gerar o embarque parcial do item, clique em Ações Relacionadas \ Despesas Internacionais e em Frete/Intl digite um valor de frete e depois clique em Seguro/Intl e também digite um valor. Repita esse processo para os dois embarques, clique em Confirmar para gravar o embarque.
  5. Depois de criar os dois embarques, no Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações \ Pedidos \ Liberação Pedidos, iremos fazer liberação parcial para o pedido de forma a liberar a mesma quantidade que foi utilizada em cada embarque.
  6. Selecione o pedido e clique em Ações Relacionadas \ Liberar, no campo Qtd.Liberada informe a quantidade parcial e clique em Confirmar.
  7. Acesse Atualizações \ Faturamento \ Documento de Saída, selecione o pedido que foi liberado e deve estar com o status verde, marque a caixa de seleção e clique em Prep. Docs, selecione o número da nota fiscal e clique em OK.
  8. Note que será apresentada uma tela Assistente de Vinculação de Embarque, clique em Avançar e serão apresentados os dois embarques que foram criados no SIGAEEC, escolha um dos dois marcando a caixa de seleção e clique em Avançar. Pronto foi vinculado um embarque ao pedido faturado.
  9. Acesse novamente Atualizações \ Faturamento \ Documento de Saída e selecione o pedido que agora deve estar com status em vermelho e clique em Visualizar Docs, note que os valores de frete e seguro que foram informados na fase do embarque foram integrados e faturados na nota fiscal.



Veja também