Árvore de páginas

Prestação de Contas - EEC700AA

Visão Geral do Programa

Permitir ao funcionário definir o seu roteiro de viagem, solicitando assim a reserva de passagem, hospedagem, e o valor do adiantamento para pagamento de suas despesas. Encaminhar estas solicitações ao Aprovador para que seja efetuada a aprovação. Assim como em seu retorno, efetuar o acerto de contas.

Manutenção Processo Prestação Contas

Objetivo da tela:

Permitir a implementação de adiantamentos e efetuar acerto de contas, roteiros de viagens, solicitando passagens e hospedagens.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Processo Prestação de Contas

Quando acionado, permite inserir um processo de prestação de contas.

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Processo Prestação Conta.

Modifica Processo Prestação de Contas

Quando acionado, permite modificar as informações inseridas no processo de prestação de contas.

Elimina Processo Prestação de Contas

Quando acionado, permite eliminar um processo de prestação de contas.

Um Processo de Prestação de Contas só pode ser eliminado, caso este não esteja sendo utilizado em outro procedimento do Datasul EMS. Caso o código a ser eliminado estiver sendo utilizado em outro procedimento no momento de sua eliminação, o sistema apresentará a mensagem, "Possui Relacionamentos", onde deve ser efetuado o seguinte:

1. Identificar os procedimentos relacionados com o Processo Prestação de Contas.

2. Em cada um destes procedimentos, selecionar e eliminar as ocorrências onde o código está sendo utilizado.

Pode acontecer que no momento em que o processo 2 estiver sendo utilizado, a ocorrência que deseja eliminar também possua relacionamentos e assim por diante. Isto ocorrido, deve-se executar todos os passos identificados anteriormente, sempre atentando para a possibilidade ou não de eliminar as ocorrências relacionadas. No caso de não poder eliminar as ocorrências relacionadas ao Processo de Prestação de Contas, este também não pode ser eliminado.

Importante:

As transações de estorno dos processos de viagens são efetuadas por intermédio do botão Elimina, apresentado na tela base.

Transações de Estorno

1 – O processo não foi enviado para o Contas a Pagar.

Independente da situação do processo ser de adiantamento ou acerto de contas, se este não foi enviado para o contas a pagar, o funcionário pode cancelar o processo, voltando para a situação de digitação de adiantamento ou acerto de contas.

Quando o processo está na situação de digitação de adiantamento, este pode ser eliminado.

Quando o processo está na situação de digitação de acerto e não existe adiantamento, este também pode ser eliminado.

2 – O processo de adiantamento já foi enviado para o Contas a Pagar, mas ainda está pendente.

O Módulo de Prestação de Contas permite a eliminação da antecipação pendente do Contas a Pagar, retornando o processo para a situação de digitação de adiantamento.

3 – O processo de adiantamento já foi enviado para o Contas a Pagar e está atualizado.

Neste caso, se for acionado o estorno no Módulo de Prestação de Contas, é emitida uma mensagem que a ação deve partir do Módulo de Contas a Pagar. No momento do estorno no Módulo de Contas a Pagar, deverá ser questionado se o estorno é referente a um reembolso ou tornar o adiantamento pendente.

Tornando pendente, este retorna a situação de adiantamento pendente, e o adiantamento volta a situação onde poderá ser estornado pelo Módulo de Prestação de Contas.

Se for reembolso, então o programa do Contas a Pagar deve executar a API do Prestação de Contas, que elimina o adiantamento no módulo de Prestação de Contas e marcará como estornado a antecipação no Contas a Pagar.

4 – O processo de acerto de contas sem adiantamento e o título ainda não foi pago.

O programa do Contas a Pagar de estorno não poderá estornar títulos do tipo normal de origem diferente do Contas a Pagar com saldo.

O estorno deverá partir do Módulo de Prestação de Contas, que executa a API de estorno do Contas a Pagar, que estorna o título a pagar. Em seguida, o programa do Prestação de Contas elimina o acerto de contas.

5 - O processo de acerto de contas sem adiantamento e o título já foi pago.

Neste caso, se for acionado o estorno no Prestação de Contas deve ser emitida uma mensagem que a ação deve partir do Contas a Pagar. O programa do Contas a Pagar de estorno de título vai estornar o movimento de baixa com ou sem reembolso, tornando o título igual a situação Processo Acerto de Contas sem adiantamento o título ainda não foi pago.

6 – O processo de acerto de contas com adiantamento.

A ação de estorno deve partir do Módulo de Prestação de Contas, que irá acionar o Contas a Pagar, que fará o estorno do movimento de baixa contra antecipação, reabrindo o saldo da antecipação, assim como o título normal, retornando para a situação Processo de Acerto de Contas sem adiantamento e o título ainda não foi pago.

Analisar

Quando acionado, permite ao funcionário verificar se os valores correspondentes a solicitação do adiantamento estão de acordo com os valores padrões parametrizados ao seu Cargo/Nível de Cargo e ao Tipo de Processo.

Assim como, verificar a quantidade de processos pendentes de acertos de contas.

Exemplo:

INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE PROCESSO PRESTAÇÃO CONTA.

Prestação de Conta: 1 - Teste de Reservas

Estabelecimento   :  Jle

Funcionário       : 1 – João José

Situação Processo : Digitação Adto

Data Abertura     : 29/04/99

Período           : 03/05/99 à 14/05/99

6666 - O Processo Prestação Conta selecionado para analise está OK.

Importante:

Quando integrado com o módulo de Execução Orçamentária do Datasul EMS 5, no momento da análise, será verificada a existência de orçamento para ser empenhado.

Detalhes Processo Prestação de Contas

Quando acionado, possibilita efetuar a consulta em detalhes das informações implementadas no processo de prestação de contas.

Pesquisa Processos Prestação de Contas

Quando acionado, possibilita a pesquisa dos processos de prestação de contas já implementados.

Anotações

Quando acionado, permite visualizar as anotações efetuadas pelo aprovador, referente ao processo de prestação de contas. Ver detalhes botão Anotações Aprovador, Processo Prestação de Contas.

Importante:

Somente ao Aprovador é permitido efetuar observações no programa Liberação Processo Prestação Conta. Ao Funcionário solicitante somente é permitido visualizar as observações efetuadas pelo Aprovador. 

Filtro

Quando acionado, permite selecionar os processos a serem apresentados conforme sua situação. Podendo ser:

1 – Todos;

2 – Em Digitação;

3 – Controle Reserva;

4 – Adto Enviado Aprovador;

5 – Adto Enviado Financeiro;

6 – Adto Preparado Integrar;

7 – Acto Enviado Aprovador;

8 – Acto Enviado Financeiro;

9 – Acto Preparado Integrar;

10 – Acerto Pendente Liquidação;

11 - Encerrado.

Comentário Hotel

Quando acionado, permite efetuar Comentários sobre o Hotel.

Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Comentário Hotel (EEC005AA). 

Nota:

Esse botão não é habilitado quando o ERP possui integração com o TOTVS Reserve. A existência da integração com o TOTVS Reserve é definida no programa Manutenção Parâmetros Integração EMS (UTB036ZA)

Encaminha Processo Para Aprovação

Quando acionado, permite encaminhar os processos de prestação de contas ao Aprovador. No momento do encaminhamento dos processos, poderá haver uma mudança de aprovador. Este fato é porque o aprovador poderá estar ausente da empresa para efetuar a aprovação, e o processo será enviado ao aprovador substituto, ou aprovadores de unidades que se encontram acima da unidade do funcionário na estrutura de unidade de aprovação.

Importante:

Quando integrado com o módulo de Execução Orçamentária do Datasul EMS 5, no momento do envio para o aprovador, será verificada a existência de orçamento disponível.

Caso não tenha, o orçamento deve passar pelo processo de aprovação.

Caso exista orçamento disponível e as demais validações sejam atendidas, e o processo não necessite de aprovação, será efetuado o empenho dos valores de adiantamento.

Inclui

Quando acionado, permite inserir informações referente Roteiro de Viagem, Adiantamento e Acerto de Contas.

Veja mais informações na descrição da tela Inclui Roteiro de Viagem.

Modifica

Quando acionado, permite modificar as informações implementadas a um Roteiro de Viagem, Adiantamento ou Acerto de Contas.

Elimina

Quando acionado, permite eliminar as informações implementadas a um Roteiro de Viagem, Adiantamento ou Acerto de Contas. 

Detalhes

Quando acionado, permite consultar em detalhes as informações implementadas a um Roteiro de Viagem, Adiantamento ou Acerto de Contas.

Totais

Quando acionado, permite a visualização dos valores do adiantamento por moeda. Sendo que, um processo de prestação de contas pode ter vários adiantamentos em moedas diferentes.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Opção:

Descrição:

Roteiro

Quando assinalado, determina que será habilitado o botão Inclui para inserir informações referente ao Roteiro de Viagem.

Nota:

Essa opção não é habilitada quando o ERP possui integração com o TOTVS Reserve. A existência da integração com o TOTVS Reserve é definida no programa Manutenção Parâmetros Integração EMS (UTB036ZA).

Adiantamento

Quando assinalado, determina que será habilitado o botão Inclui para inserir informações referente ao Adiantamento.

Acerto Conta

Quando assinalado, determina que será habilitado o botão Inclui para inserir informações referente a Acerto de Contas.

Inclui Processo Prestação Conta

Objetivo da tela:

Permitir implementar um Processo de Prestação de Contas, bastando inserir as informações solicitadas.

Importante:

Somente o Aprovador, Aprovador Substituto e o Funcionário Emitente estão habilitados a informar os campos Estabelecimento e Funcionário. Para o Funcionário solicitante, este campo será apresentado automaticamente pelo sistema.

Para que um funcionário solicite um Processo de Prestação de Contas, este deve estar inserido em uma Unidade de Aprovação, e deve ter datas de admissão e demissão válidas para o período.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Cópia

Quando acionado, permite efetuar a cópia das informações implementadas para um Processo de Prestação de Contas, com o objetivo de transferir estas informações para um outro Processo de Prestação de Contas.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Inserir um código de estabelecimento, em que o funcionário solicitante está alocado. 

Funcionário

Inserir o código do funcionário solicitante do processo de prestação de contas. 

Objetivo

Inserir a descrição do objetivo da viagem. O seu preenchimento é obrigatório. 

Tipo Processo

Inserir o tipo de processo a ser utilizado pelo funcionário. Com base no tipo de processo informado, serão definidos os valores padrões para o adiantamento.

Grupo Viagem

Inserir o grupo de viagem relacionado a solicitação de viagem.

Nota:

Não é obrigatório o preenchimento deste campo. 

Somente podem ser inseridos Grupos de Viagens aos quais o funcionário está contido, e que estejam dentro do período de viagem informado. Este campo somente estará habilitado se, nos Parâmetros Gerais do Módulo de Prestação de Contas, estiver indicado que a Empresa permite viagens em grupos. Também deverá estar indicado no cargo do funcionário e no cadastro do funcionário que este poderá participar de grupos de viagem.

Período

Inserir o período da viagem (De/Até). 

Viagem

Selecionar o número da solicitação de viagem no sistema Reserve.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando o ERP possui integração com o TOTVS Reserve. A existência da integração com o TOTVS Reserve é definida no programa Manutenção Parâmetros Integração EMS (UTB036ZA).

Inclui Roteiro de Viagem

Objetivo da tela:

Permitir inserir os registros necessários, referente às solicitações de roteiro de viagem, adiantamento e efetuar o acerto de contas.

Para inserir informações referente a solicitação de um roteiro de viagem, deve-se assinalar a opção Roteiro e acionar o botão Inclui.

Para inserir informações referente a solicitação de um adiantamento, deve-se assinalar a opção Adiantamento e acionar o botão Inclui.

Para inserir informações referente um acerto de contas, deve-se assinalar a opção Acerto Conta e acionar o botão Inclui.

Roteiro de Viagem

Objetivo da tela:

A tela Inclui Roteiro de Viagem apresenta as seguintes características:

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Passagem - UN/CC

Quando acionado, permite inserir o rateio das despesas de passagem.

Importante:

Esse campo somente é habilitado, quando parametrizado que quem pagará a passagem é a empresa e o tipo de transporte utiliza passagem. 

Hospedagem - UN/CC

Quando acionado, permite inserir o rateio das despesas de hospedagem.

Importante:

Esse campo somente é habilitado, quando parametrizado que quem pagará a hospedagem é a empresa e utiliza hospedagem. 

Cópia

Quando acionado, é possível efetuar a cópia das informações implementadas em um Roteiro de Viagem, com o objetivo de transferir estas informações para um outro Roteiro de Viagem.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Rota

Inserir a Rota para a viagem. O preenchimento deste campo será obrigatório, quando informado nos Parâmetros Gerais do Módulo de Prestação de Contas, que o sistema irá validar Roteiro de Viagem.

Se informado que o sistema não irá validar roteiro de viagem, não será obrigatório o preenchimento deste campo.

Importante:

Quando informada uma rota onde o local de saída for igual ao local de destino, o sistema irá apresentar o campo Data Desejável de Retorno.

Caso seja informada uma rota onde o local de saída for diferente do local de destino, será apresentado o campo Data Prevista de Chegada.

Descrição Roteiro

Inserir uma observação referente à Rota solicitada.

Importante:

O preenchimento deste campo será obrigatório, caso o campo Rota não o seja. Por intermédio desta informação é que o Controle de Reservas terá conhecimento de qual Rota o solicitante deseja para sua viagem. 

Tip Transp

Inserir o tipo de transporte que será utilizado para efetuar a rota.

Importante:

Somente pode ser informado um tipo de transporte que esteja relacionado à rota. 

Hra Passagem

Inserir a hora da passagem. A finalidade deste campo é como forma de consulta, onde o funcionário pode consultar os horários existentes para uma determinada rota, com os respectivos tipos de transportes a ser utilizado.

Importante:

Permite por intermédio deste programa, determinar o horário da passagem. Também será útil ao controle de reservas, que poderá utilizar esta informação para a Reserva de Passagens. 

Data desejável de saída

Inserir a data desejável para saída da viagem.

Importante:

Esta data não pode ser menor que a data de início do período de viagem.

Hora desejável de saída

Inserir a hora desejável para saída da viagem.

Data desejável de retorno /

Data previs chegada

Inserir a data desejável de retorno da viagem, ou data prevista de chegada.

Importante:

Data desejável de retorno será apresentada quando a rota possuir local de saída idêntico ao local de destino.

Data prevista de chegada será apresentada sempre que a rota possuir local de saída diferente do local de destino.

 

Exemplo 1:

Local  Saída              São Paulo

Escala                       Rio de Janeiro

Local Destino           São Paulo

Nesta situação o campo Data Desejável de Retorno será apresentado.

 

Exemplo 2:

Local Saída              São Paulo

Local Destino           Rio de Janeiro

Nessa situação o campo Data prevista chegada será apresentado. 

Hora desejável de retorno /

Prev Hora Chegada

Inserir o horário desejável de retorno ou Previsão da hora de chegada da viagem.

Importante:

Hora desejável de retorno será apresentada, quando a rota possuir local de saída idêntico ao local de destino.

Hora prevista de chegada será apresentada sempre que a rota possuir local de saída diferente do local de destino.

 

Exemplo 1:

Local  Saída                São Paulo

Escala                         Rio de Janeiro

Local Destino             São Paulo

Nesta situação o campo Data Desejável de Retorno será habilitado.

 

Exemplo 2:

Local Saída                São Paulo

Local Destino             Rio de Janeiro

Nesta situação o campo Data desejável de retorno não será habilitado, por não haver retorno. 

Passagem – Quem Paga

Assinalar uma das três opções, definindo quem irá efetuar o pagamento da passagem. Podendo ser:

1 – Empresa;

2 – Cliente;

3 – Funcionário.

Quando assinalado Empresa, determina que quem efetuará o pagamento das passagens será a Empresa.

Neste caso, não há necessidade do Funcionário solicitar adiantamento para pagamento destas. Com base nesta informação, o sistema irá validar a solicitação de despesas com características de passagem, podendo gerar uma inconsistência, caso o Complemento de Cargo deste Funcionário estiver como valida despesa.

Quando assinalado Cliente, determina que quem irá efetuar o pagamento das passagens será o Cliente. Neste caso, o sistema irá gerar uma inconsistência, ficando a critério do Aprovador a liberação do adiantamento.

Quando assinalado Funcionário, determina que quem irá efetuar o pagamento das passagens será o Funcionário. Neste caso, o sistema efetua automaticamente, com base nos valores padrões informados, o cálculo do valor do adiantamento para o pagamento das passagens. Com base nesta informação, caso o Funcionário solicite despesas com passagem, o sistema irá validar o valor solicitado, podendo gerar inconsistência, caso o Complemento de Cargo deste Funcionário estiver como válida despesa.

Passagem – Quem Reserva

Quando assinalado Empresa, determina que quem irá efetuar a reserva da passagem é o Controle de Reservas.

Quando assinalado Cliente, determina que quem irá efetuar a reserva da passagem é o Cliente.

Quando assinalado Funcionário, determina que quem irá efetuar a reserva da passagem é o Funcionário.

Importante:

Somente será de responsabilidade do Controle de Reservas efetuar a reserva da passagem, se assinalado Empresa. Veja mais informações na descrição do programa Controle Reservas (EEC702ZA).

Observação

Inserir uma observação adicional com o objetivo de auxiliar o Controle de Reservas. 

Data Compromisso

Inserir a data do compromisso, ou seja, quando o funcionário deverá estar presente em um determinado local.

Importante:

Essa data tem como finalidade o auxilio ao Controle de Reservas, para efetuar a reserva da passagem na melhor data, caso não seja possível agendar a passagem solicitada pelo funcionário.

Hora Compromisso

Inserir a hora do compromisso, ou seja, quando o funcionário deverá estar presente em um determinado local.

Importante:

Essa hora tem como finalidade o auxílio ao Controle de Reservas, para efetuar a reserva da passagem na melhor hora, caso não seja possível agendar a passagem solicitada pelo funcionário.

Hospedagem – Quem Paga

Assinalar uma das três opções, definindo quem irá efetuar o pagamento da hospedagem. Podendo ser:

1 – Empresa;

2 – Cliente;

3 – Funcionário.

Quando assinalado Empresa, determina que quem efetuará o pagamento da hospedagem será a Empresa.

Neste caso, não há necessidade do Funcionário solicitar adiantamento para pagamento destas. Com base nesta informação, caso o Funcionário solicite adiantamento para pagamento de despesas de viagem ,o sistema irá validar o valor solicitado, podendo gerar uma inconsistência, caso o Complemento de Cargo deste Funcionário estiver como valida despesa.

Quando assinalado Cliente, determina que quem irá efetuar o pagamento da hospedagem será o Cliente. Neste caso, o sistema irá gerar uma inconsistência, ficando a critério do Aprovador a liberação do adiantamento.

Quando assinalado Funcionário, determina que quem irá efetuar o pagamento da hospedagem será o Funcionário. Neste caso, o sistema efetuará automaticamente, com base nos valores informados, o cálculo do valor do adiantamento para o pagamento destas. Com base nesta informação, caso o Funcionário solicite despesas com hospedagem, o sistema irá validar o valor solicitado, podendo gerar inconsistência, caso o Complemento de Cargo deste Funcionário estiver como válida despesa.

Hospedagem – Quem Reserva

Quando assinalado Empresa, determina que quem irá efetuar a reserva da hospedagem é o Controle de Reservas.

Quando assinalado Cliente, determina que quem irá efetuar a reserva da hospedagem é o Cliente.

Quando assinalado Funcionário, determina que quem irá efetuar a reserva da hospedagem é o Funcionário.

Importante:

Somente será de responsabilidade do Controle de Reservas efetuar a reserva da hospedagem, se assinalado Empresa. Ver detalhes no programa Controle Reserva (EEC702ZA).

Observação

Inserir uma observação adicional com o objetivo de auxiliar o Controle de Reservas.

Utiliza Hospedagem

Caso não seja necessário solicitar hospedagem, este campo deverá ser desmarcado.

Rateio Despesa

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao acionar o botão UN/CC (passagem ou hospedagem), localizado na tela Inclui Rateio de Viagem.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Cód Despesa

Inserir o código da despesa a ser considerada no rateio. 

Un N

Inserir a Unidade de Negócio a ser considerada no rateio. 

Plano CCusto

Inserir o plano de centro de custo a ser considerado no rateio.

Valor Rateio

Inserir o valor do rateio.

% Rateio

Inserir o % do rateio.

Adiantamento

Objetivo da tela:

No momento da inclusão de uma solicitação de adiantamento, deve ser informado pelo Funcionário a Forma de Adiantamento. Sendo somente permitido informar, quando no cadastro do Tipo de Processo, foi indicado a Forma de Pagamento “Ambos”, ou seja, Depósito ou Espécie (Cash). Caso já tenha sido definido no cadastro do Tipo de Processo a Forma de Pagamento, este atributo é desabilitado ao Funcionário, apresentando a Forma de Pagamento indicada no cadastro do Tipo de Processo.

Serão apresentadas automaticamente nesta tela, as Despesas que estão com o “status” de Padrão, conforme parametrização efetuada no cadastro de formação das Despesas com Tipo de Processos e Cargo/Nível de Cargo.

Possibilitando, por intermédio do botão Inclui, selecionar as Despesas que estão com o “status” de “Não Padrão”, conforme parametrização efetuada.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Despesas Processo Prestação de Contas

Quando acionado, permite selecionar para o processo, despesas consideradas como não padrão.

Veja mais informações na descrição da tela Despesa Processo Prest Cta

UN/CC

Quando acionado, permite inserir o rateio das despesas de passagem do adiantamento do processo de prestação de contas.

Veja mais informações na descrição da tela Rateio Despesa

Info APB

Veja mais informações na descrição da tela Dados Integração Outras Despesas Faturáveis.

Importante:

Esse botão somente é habilitado, quando selecionado uma despesa que utiliza “Outras Despesas Faturáveis”.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Forma Adiantamento

Inserir a forma que será efetuado o pagamento do adiantamento, podendo ser Depósito ou Espécie (cash).

Somente é permitido informar este campo, quando no cadastro do tipo de processo, foi indicado a forma de pagamento “Ambos”, ou seja, Depósito ou Espécie(Cash). Caso já tenha sido definido no cadastro do Tipo de Processo a Forma de Pagamento, este campo é desabilitado ao Funcionário, apresentando a forma de pagamento indicada no cadastro do Tipo de Processo. Veja mais informações na descrição do programa Manutenção Parâmetros Empresa EEC (EEC025TA).

Moeda

Inserir a Moeda em que será efetuado o adiantamento. As Moedas que podem ser utilizadas no adiantamento estão relacionadas ao Tipo de Processo. Ou seja, no “Procedimento Tipos de Processos”, foram informadas as Moedas a serem utilizadas para um determinado Tipo de Processo.

Importante:

Para um processo de solicitação de adiantamento, pode ser solicitado apenas uma moeda. Sendo que, um processo de prestação de contas pode ter várias solicitações de adiantamentos, podendo cada solicitação de adiantamento ser em moeda diferente. 

Descrição

Inserir uma descrição referente a solicitação do adiantamento.

Vlr Despes

Inserir o valor desejado para a despesa.

Com base nos dados informados na tela de Inclusão de Roteiro de Viagem, “Quem Paga a Passagem” e “Quem Paga a Hospedagem”, se indicado que, quem efetuará o pagamento será a Empresa ou o Cliente, o sistema reconhece que não há necessidade de efetuar adiantamento para o Funcionário, e sugere o valor do adiantamento para pagamento das despesas “zero”. Caso seja informado que, “Quem Paga a Passagem” e “ Quem Paga a Hospedagem” é o Funcionário, o sistema irá apresentar como valor sugerido para o adiantamento para pagamento das despesas o Valor Padrão, considerando ou não cálculo diário, conforme parametrização efetuada na tela Roteiro de Viagem.

Os valores apresentados podem ser modificados pelo Funcionário. Se o valor apresentado for modificado para menor, o sistema não irá gerar nenhuma inconsistência. Se for modificado para maior,  e o valor ultrapassar o percentual adicional valor da despesa calculado, o sistema irá gerar uma inconsistência, informando ao Funcionário que o Valor da Despesa Não Confere.

As validações serão efetuadas com base no complemento de cargo do Funcionário solicitante. Caso o campo valida despesas, no complemento de cargo esteja como “bloqueia” (podendo ser bloqueia, válida, não válida), o Funcionário não poderá modificar o Valor das Despesas para um valor maior do que foi calculado para a despesa.

Esta informação também será apresentada por intermédio do botão Analisa, na tela de Manutenção do Processo de Prestação de Contas, e também poderá ser visualizada pelo Aprovador, no momento da Liberação do Adiantamento, por intermédio do botão Analisar, onde então será exibida a quantidade de processos pendentes de acertos do Funcionário, e os valores sugeridos e solicitado para o adiantamento. Caso não houver inconsistências de valores, será informado que os valores estão OK, permitindo ao Aprovador, desta forma, total segurança para liberação de um processo de adiantamento.

Caso a despesa estiver parametrizada como utiliza Outras Despesas Faturáveis, esse valor não irá compor o valor total do adiantamento ou acerto de contas, e sim será sumariado em outro campo denominado Outras Despesas Faturáveis, que irá compor o valor total do processo, uma vez que esses valores não integrarão com o contas a pagar.

Caso sejam informadas despesas de passagem ou hospedagem que estejam parametrizadas como outras despesas faturáveis, estes valores serão sumariados ao valor do adiantamento, e não ao valor de despesas faturáveis.

Rateio Despesa

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao acionar o botão UN/CC, localizado na tela Inclui Adiantamento Prestação de Contas.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Cód Despesa

Inserir o código da despesa a ser considerada no rateio. 

Un N

Inserir a Unidade de Negócio a ser considerada no rateio. 

Plano CCusto

Inserir o plano de centro de custo a ser considerado no rateio. 

CCusto

Inserir o código de centro de custo a ser considerado no rateio.

Valor Rateio

Inserir o valor do rateio.

% Rateio

Inserir o % do rateio.

Dados Integração Outras Despesas Faturáveis

Objetivo da tela:

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Info APB, localizado na tela Inclui Adiantamento Prestação Contas.

Nessa tela é possível informar o fornecedor e a data de vencimento, a serem utilizados nos títulos gerados no módulo de Contas a Pagar, referente as despesas cujo tipo utiliza “Outras Despesas Faturáveis”.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Fornecedor

Inserir o código do fornecedor a ser utilizado nos títulos gerados no módulo de Contas a Pagar, referente as despesas do tipo “Outras Despesas Faturáveis”.

Vencto a Pagar

Inserir a data de vencimento dos títulos a serem gerados no módulo de Contas a Pagar, referente as despesas do tipo “Outras Despesas Faturáveis”.

Acerto de Contas

Objetivo da tela:

Após a realização da viagem, o funcionário deverá efetuar o acerto de contas do adiantamento solicitado. Ou, caso não tenha solicitado adiantamento, efetuar o acerto de contas como forma de solicitação de reembolso.

Importante:

Somente poderá ser efetuado o acerto de contas, se o adiantamento já foi pago pelo Contas a Pagar, caso contrário, o sistema irá emitir uma mensagem avisando que existe adiantamento que ainda não foi pago.

Existem 4 tipos de Acerto de Contas.

1 - Valor das Despesas igual ao Valor do Adiantamento

No momento da integração, o título do Acerto de Contas é abatido integralmente com o Adiantamento, zerando os saldos.

2 -.Valor das Despesas maior que o Valor do Adiantamento

Abatimento na integração e se forem em mesma moeda fica um saldo no título do Acerto de Contas, que é pago ao funcionário pelo Contas a Pagar. Se forem em moedas diferentes o Adiantamento é abatido até zerar, e é gerado um novo título no Contas a Pagar na moeda do reembolso.

3 - Valor das Despesas menor que o valor do Adiantamento

Deve ser feito um AVA (Acerto de Valor – Alteração a menor) no saldo do Adiantamento no Contas a Pagar para que seja zerado o saldo.

4 - Despesas sem Adiantamento

Simplesmente é gerado um título no Contas a Pagar no valor do Acerto de Contas.

Na tela de acerto de contas, temos duas divisões, uma representando os adiantamentos, quando existir, e outra as despesas disponíveis para o acerto de contas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Anotações

Quando acionado, permite inserir observações referentes ao acerto de contas. 

Inclui

Quando acionado, permite selecionar para o processo, despesas consideradas como não padrão. 

UN/CC

Quando acionado, permite efetuar os rateios para cada despesa por Unidades de Negócio e Centro de Custos.

Veja mais informações na descrição da tela Rateio Despesa.

Info APB

Veja mais informações na descrição da tela Dados Integração Outras Despesas Faturáveis.

Importante:

Esse botão somente é habilitado, quando selecionado uma despesa que utiliza “Outras Despesas Faturáveis”.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Moeda Acerto Conta

Inserir a moeda em que o funcionário efetuou suas despesas. Esta moeda servirá como base para a conversão dos valores da despesa, com relação a moeda índice do adiantamento. 

Cotação

Inserir a cotação da moeda, utilizada pelo funcionário para a compra de outra moeda.

Exemplo:

Em um adiantamento com despesas realizadas em real, o funcionário comprou dólar. A cotação será realizada conforme abaixo:

Real ®Dólar 

Vlr Despes

Inserir o valor gasto correspondente a despesa e moeda informada.

Rateio Despesa

Objetivo da tela:

Permitir efetuar os rateios para cada despesa por Unidades de Negócio e Centro de Custos.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Un N

Inserir o código da Unidade de Negócio a ser utilizada no rateio das despesas.

Nota:

Neste campo poderá ser utilizado a tecla F5 para zoom.

Somente será possível selecionar unidades de negócio analíticas. 

Plano CCusto

Inserir o código do Plano de Centro de Custo, onde está contido o Centro de Custo a ser utilizado para o rateio das despesas.

Nota:

Neste campo poderá ser utilizado a tecla F5 para zoom. 

Ccusto

Inserir o código do Centro de Custo a ser utilizado para o rateio das despesas.

Nota:

Neste campo poderá ser utilizado a tecla F5 para zoom.

Rateio Valor

Inserir o valor do rateio das despesas, que será rateado entre as Unidades de Negócio e Centro de Custos.

Dados Integração Outras Despesas Faturáveis

Objetivo da tela:

Permitir informar o fornecedor e a data de vencimento, a serem utilizados nos títulos gerados no módulo de Contas a Pagar, referente as despesas cujo tipo utiliza “Outras Despesas Faturáveis”.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Info APB, localizado na tela Inclui Acerto Contas.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Fornecedor

Inserir o código do fornecedor a ser utilizado nos títulos gerados no módulo de Contas a Pagar, referente as despesas do tipo “Outras Despesas Faturáveis”.

Vencto a Pagar

Inserir a data de vencimento dos títulos a serem gerados no módulo de Contas a Pagar, referente as despesas do tipo “Outras Despesas Faturáveis”.

Botão Anotações Aprovador Processo Prestação de Contas

Objetivo da tela:

Permitir verificar as observações efetuadas sobre o Adiantamento/Acerto Contas pelo Aprovador referente ao processo.

Exemplo:

O processo do Sr. João José não foi liberado, por ter solicitado valores acima dos considerados padrões.

Nota:

Somente ao Aprovador é permitido efetuar observações durante a liberação do Processo, ao Funcionário solicitante somente é permitido visualizar as observações efetuadas.

Despesa Processo Prest Cta

Objetivo da tela:

Permitir que o funcionário selecione, para compor o seu adiantamento/acerto de contas, despesas parametrizadas como não padrão.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Limite Adto

Exibe o valor calculado, conforme parametrização definida no Tipo de Despesa.

O valor exibido nesse campo é calculado pelo sistema, conforme parametrização efetuada na inclusão de Tipo de Despesa. Se para um Tipo de Despesa for informado que este efetua cálculo diário, o sistema irá calcular o valor padrão informado, multiplicando pela quantidade de dias da viagem.

Exemplo:

Valor Padrão informado para uma diária de hotel : R$ 50,00

Período de Viagem: 01/04/99 à 05/04/99 (correspondente a 5 diárias

Cálculo:  R$ 50,00 (valor diária) x 5 (diárias) = R$ 250,00

Importante:

Quando o Tipo de Despesa for Combustível, se indicado Calculo Diário, o sistema irá calcular o valor para a despesa combustível multiplicando os dias da viagem pela quantidade de KMs correspondente a Rota, caso contrário, o sistema irá multiplicar o valor da quilometragem pelo valor padrão definido para a despesa.

Exemplo:

Valor Padrão informado por Km = R$ 1,00

Para um determinado trajeto que corresponde a 50 KM

Cálculo: R$ 1,00 (valor por KM) x 50 (KM) = R$ 50,00