Árvore de páginas

Manutenção Regras de Mensalidade - MonthlyFeeRules

Visão Geral do Programa

Este programa tem por objetivo simplificar o processo de parametrização de preço e reajuste para o faturamento de pré-pagamento (mensalidades), visando melhorar a usabilidade do processo e simplificar a parametrização para o usuário.

Uma característica importante desse novo processo, quando houver alguma liminar/ofício judicial que determine que o valor de algum beneficiário deve ser diferente daquele especificado no contrato, é possível criar/parametrizar uma regra específica com valores diferenciados para o beneficiário.


Permitindo as seguintes funcionalidades:

  • Faixa etária diferenciada para módulos opcionais;
  • Valores diferenciados por usuário dentro de um mesmo grau de parentesco, para planos não regulamentados e/ou liminares judiciais;
  • Consultar o valor por grau/faixa de forma simples. 

Critérios da regra: Definição de valor de mensalidade por:

  • Padrão + Módulo + Grau/Nível Dependência + Faixa Benef + Faixa Etária;
  • Módulo + Grau/Nível Dependência + Faixa Benef + Faixa Etária;
  • Módulo + Faixa Benef + Faixa Etária.

Estruturas da Regra: Definidas as estruturas que podem utilizar esta regra de mensalidade, podendo ser a combinação por:

  • Estrutura de Produto;
  • Contrato;
  • Beneficiário.

Reajuste:

  • Pode ser para um módulo especifico ou todos os módulos;
  • Pode ser definido para todos os contratos ou apenas novas inclusões aderindo a regra.

O reajuste pode ser definido das seguintes formas:

  • Reajuste por Regra de Mensalidade (Regra de Mensalidade);
  • Reajuste por Contrato;
  • Reajuste por Módulo de Cobertura do Contrato;
  • Reajuste por Grau de Parentesco;
  • Reajuste por Beneficiário.

As opções de reajuste do sistema podem ser realizadas por meio das seguintes funcionalidades:

  • Manutenção Contratos;
  • Atualização Valores da proposta;
  • Manutenção troca de tabela da proposta.

      Também é possível a realização de reajuste retroativo parcelado (FP0810I).

Definição da regra do contrato:

  • Quando utilizado regra de mensalidade esta deve ser definida no contrato, podendo ser definida específica para o beneficiário;
  • Pode ser escolhida entre uma das regras em que a proposta se enquadra nas estruturas da regra;
  • Podem ser verificados os valores da regra.

Definição da regra do beneficiário:

  • Por padrão a regra do beneficiário é a mesma da proposta, porém pode ser alterado.
  • É possível consultar os valores de mensalidade do beneficiário diretamente na tela de "Manutenção do Beneficiário".


Observação

ciVerifique a diferença do processo anterior com o novo processo no item "Processo Antigo x Processo Novo", no final desta documento.


Para utilização do processo de Regras de Mensalidade de Pré - Pagamento é necessário informar nos parâmetros do faturamento (FP0310A) a opção pela utilização desta funcionalidade, ou seja, marcando o campo “Tipo Fat.Padrao Inclus.Contrat. = “Regras Mensalid.Pre-Pagamento”.

Na primeira configuração deste parâmetro, é possível definir se o processo de regras de mensalidade será utilizado (S - Sempre, C - Definido no Contrato, N - Não utilizar)

  • Quando for definido pela utilização do processo de regras de mensalidade no contrato, o sistema habilitará o campo para informar se na inclusão do contrato o padrão será utilizar o processo antigo (Tabela de Preço dos Módulos) ou o novo (Regras de Mensalidade de Pré-Pagamento), desta forma, será possível fazer uma transição parcial para o novo processo. Os contratos que já estão ativos na base anteriormente a este pacote, utilizarão o processo antigo. 
  • Quando informado que sempre será utilizado o processo de Regras de Mensalidade, o sistema solicitará a data de início para utilização deste. 
  • Para que a regra de mensalidade definida seja utilizada, a mesma pode ser informada a nível de proposta ou de beneficiário.
  • Primeiro deve ser informada a regra na proposta, para depois poder informar uma regra específica caso algum beneficiário tenha uma tratativa específica, por exemplo uma liminar/ofício judicial, o qual altera o valor da mensalidade apenas para aquele beneficiário, sendo que todos os outros irão ter a regra da proposta e aquele a sua regra em específico.

Parametrização da regra na proposta: Na Manutenção Contratos, na aba "Dados da Proposta", na sub-aba "Faturamento", em "Tabela de Faturamento", no campo “Regra de Mensalidade” informar o código da regra que será utilizado para geração do valor da mensalidade de pré-pagamento de todos os beneficiários desta proposta.

No campo “Reajuste de Mensalidade” informar se utiliza o do “Contrato” ou da “Regra”. Se informar “Contrato”, seguem as regras já definidas para a proposta onde as mensalidades serão calculadas conforme tabelas de preço parametrizadas nos módulos dos planos, convênios, etc. Se informado “Regra”, utilizará a regra definida no campo anterior para reajustar a mensalidade dos beneficiários da proposta.

Exemplo 1:  Para os contratos que utilizam o "Regras de Mensalidade", os quais estão parametrizados para que o reajuste seja aplicado por "Contrato", o mesmo apenas irá ocorrer se esse reajuste for aplicado da forma como é no antigo faturamento (via reajuste de Tabela de Preços), e mesmo que a regra utilizada nesses contratos sejam reajustadas pela "Manutenção Regras Mensalidade", os valores não serão alterados para esses contratos.

Exemplo 2: Para os contratos que utilizam o "Regras de Mensalidade", os quais estão parametrizados para que o reajuste seja aplicado por "Regra de Mensalidade", o mesmo  irá ocorrer tanto quando o reajuste for aplicado da forma como é no antigo faturamento (via reajuste de Tabela de Preços VP0110V ou MC0310E), quanto se o reajuste diretamente na regra de mensalidade pela "Manutenção Regras Mensalidade".

OBS: Para o exemplo2 caso seja aplicado reajuste pela pela "Manutenção Regras Mensalidade" e também pelo VP0110V ou MC0310E, os reajuste serão acumulados com os valores informados nos dos processos. Lembramos que o reajuste  aplicado via VP0110V ou MC0310E, irá incidir sobre toda e qualquer regra existente no contrato.

Já para os contratos que utilizam o "Regras de Mensalidade", os quais estão parametrizados para que o reajuste seja aplicado por "Regra de Mensalidade", o mesmo apenas irá ocorrer se esse percentual for aplicado reajustando diretamente a regra específica (do contrato ou do beneficiário), de forma que, caso seja efetuado algum tipo de reajuste da forma como é no antigo faturamento (via reajuste de Tabela de Preços), os valores não serão alterados para esses contratos.



Parametrização da regra no beneficiário: Na Manutenção de Beneficiários (THF), em “Dados do beneficiário”, no campo “Regra de Mensalidade”, informar o código da regra que será utilizado na geração do valor da mensalidade de pré-pagamento para o beneficiário da proposta. Na lupa de seleção da regra, aparecerão os "Critérios da Regra" e o que estiver com cor diferente, é o que se enquadra o beneficiário em questão. Somente habilitará o campo de Regra caso o campo "Utilizar Regra de Mensalidade de Pré-Pagamento" na Manutenção de Contratos estiver setado.


O cadastro das "Regras de Mensalidade" será realizado por meio da Manutenção de Regras de Mensalidade: 

Este cadastro é exibido trazendo a listagem de registros existentes na base dados:




Objetivo da tela:

Parametrizar a regra do valor da mensalidade de pré-pagamento que será aplicado no faturamento das notas de serviços dos contratos e beneficiários.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Busca AvançadaLista dados dos registros filtrados conforme informado no primeiro campo da tela. O filtro pode ser por Descrição da Regra, Código da Regra, Código Tipo índice, Modalidade/Plano/Tipo de Plano, Modalidade/Proposta/Usuário (Beneficiário) ou Modalidade/Proposta.
ProcurarEfetua uma busca e lista na tela os dados das regras conforme selecionados no filtro do primeiro campo.
Limpar FiltroLimpa os dados do filtro, caso haja alguma seleção de dados.
Considerar apenas vigentesSe marcado, irá mostrar no browser apenas os registros vigentes, ou seja, registros cuja data atual esteja no intervalo de datas de início e fim de vigência da regra.
Quantidade RegrasMostra a quantidade de regras existentes em tela.
Relatório

Possibilita a impressão dos dados dos registros que se encontram filtrados no browser.

Exemplo: Para emitir um relatório com as regras de apenas um contrato ou beneficiário, deverá ser selecionado em tela através do campo de filtro a regra desejada, e ao efetuar a pesquisa, quando mostradas em tela as regras filtradas, basta emitir o relatório.

Detalhar

Consulta dados do registro.

Adicionar

Cria dados no registro.

Modificar

Modifica dados no registro.

Remover

Elimina o registro caso ainda não tenha sido relacionado à alguma proposta ou beneficiário.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Descrição

Descrição da regra conforme necessidade do usuário, de forma que melhor identifique a mesma.

VigênciaInformar a data de início e fim para utilizar a regra. A regra é válida dentro destas datas, e no faturamento é em relação ao início e fim do mês/ano referência na geração de da nota de serviços.
Acumular beneficiários por

Informar neste campo como deverão ser agrupados e somados os beneficiários ativos no mês corrente de faturamento, podendo ser somados/agrupados pela quantidade total de beneficiários do contrato ou titular do beneficiário, onde:

Contrato: A regra irá considerar todos os beneficiários ativos no mês de referência do faturamento para efetuar o cálculo da mensalidade, levando em consideração o nível de dependência e o grau de parentesco de todos os beneficiários.

Titular: A regra irá considerar titulares e seus dependentes ativos no mês de referência do faturamento, efetuando o agrupamento pelo nível de dependência e grau de parentesco para geração dos valores das mensalidades.

Quebrar acumulador por Nível e Grau de Parentesco

Será possível informar se a soma dos beneficiários será calculada pelo Nível de Dependência e Grau de Parentesco do beneficiário, ou se serão somados todos beneficiários ativos, independentemente de seu nível/grau de parentesco, onde:

Se informado SIM: No momento da geração do faturamento a soma dos beneficiários será calculada pelo nível dependência/grau de parentesco do beneficiário dentro do acumulador selecionado (Titular ou Contrato).

Se informado NÃO: No momento da geração do faturamento a soma dos beneficiários será calculada apenas dentro do acumulador selecionado (Titular ou Contrato), desconsiderando a divisão por Nível de Dependência e Grau de Parentesco.

Forma de Acúmulo

Informar neste campo o modo como será realizada a busca do valor de mensalidade na faixa de quantidade de beneficiários.

Total: Todos os beneficiários que se encontram dentro dos acumuladores informados nos campos acima (Titular ou Contrato, com ou sem quebra por Nível e Grau) serão cobrados com o mesmo valor de mensalidade conforme faixa informada no Critério da Regra.

Escalonado: Os beneficiários que se encontram dentro dos acumuladores informados nos campos acima (Titular ou Contrato, com ou sem quebra por Nível e Grau), poderão ser cobrados com valores de mensalidade diferentes conforme quantidade será agregada gradativamente a cada cobrança de beneficiário. Para cada incremento de novos beneficiários, será utilizada a faixa correspondente cadastrada no Critério da Regra.

Tipo Índice

Campo informativo. Ainda não utilizado.

Tipo Regra

Campo informativo. Ainda não utilizado.

Observações

Informar dados importantes à regra, por exemplo, dados referentes à um ofício ou liminar ou até mesmo que identifique porque a regra está sendo usada.

Históricos

Mostra dados dos usuários que alteram ou excluíram um critério, uma estrutura ou um reajuste da regra 


BOTÃO RELATÓRIO:

Na  parte inferior desta manutenção existe o campo "Quantidade de Regras", que permite filtrar a quantidade de registros que serão exibidos na tela, além disso existe o botão relatório que exporta para "PDF" os registros que estão na tela:


As demais opções desta tela "Detalhar", "Adicionar" e "Modificar", permitem a visualização ou efetiva alteração/criação dos critérios, estruturas e reajuste (caso haja) de uma regra.

Após as informações básicas da regra, deve ser informado como será a composição de valores. Para isso deve ser acessada a opção:


INFORMAÇÕES DA REGRA:

ABA CRITÉRIOS DA REGRA:

É possível realizar a criação dos critérios um a um ou utilizar opção de cópia (botão Copiar) de outra regra:


Inclusão (unitária):


  • Cópia: Por meio do botão de ação deve ser escolhida uma regra para visualização dos critérios
  • Por meio dos botões de marcação deve-se marcar os critérios a serem copiados. Se marcar o campo Informar vigência registros copiados, poderá informar uma nova vigência para os registros copiados.
  • Caso criar algum critério e depois quiser copiar de outra regra algum critério, primeiro deve salvar os digitados para depois copiar.
  • O "Pesquisar" e "Busca Avançada" serve para procurar um determinado módulo dentro da tela dos critérios selecionados. 
  • Após marcar os critérios teclar em "COPIAR" para efetuar a copia e "VOLTAR e CANCELAR" para não efetuar a cópia.

Observações

1. Será possível a realização de parametrização genérica e especifica no critério. Exemplo: posso ter um critério para um mesmo módulo e faixa etária relacionando ao grau de parentesco titular e outro referenciado ao grau todos, desta forma estarei diferenciando apenas o valor do titular. 
2. Na opção de cópia é possível alterar o valor de mensalidade e taxa de inscrição do novo registro teclando em cima do campo e alterando o valor.

3. Só será permitido informar o grau de parentesco, nos casos onde o Nível de Dependência NÃO for informado.


Objetivo da tela:

Parametrizar os critérios da regra do preço da mensalidade de pré-pagamento que será aplicada no faturamento das notas de serviços dos contratos e beneficiários, ou seja, informar o valor da mensalidade para um determinado módulo, grau de parentesco e faixa etária, beneficiário e vigência do critério se seleção para aplicar a regra no faturamento da nota de serviço. Após incluir os dados teclar em "Aplicar" para gravar os dados e se não quiser gravar teclar em "Cancelar".


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Adicionar

Cria dados no registro.

Modifica

Modifica dados no registro.

Remover

Elimina o registro caso ainda não tenha sido relacionado à alguma proposta ou beneficiário.

Lista/Browser

Lista dados dos registros no browser.

Copiar

Copia critérios de outra regra para a regra que está sendo alterada.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

P.C. ou Padrão Cobertura

Caso a operadora trabalhe com Padrão de Cobertura (Letra) deve informar o código do padrão de cobertura que está relacionado ao módulo da proposta ou beneficiário que quer aplicar o critério da regra de valorização do faturamento. Deve estar cadastrado na Manutenção Padrão Cobertura Genérica Planos (PR0210I). Caso não informado o módulo abaixo será o da proposta do beneficiário sem padrão de cobertura ou valerá para todos os padrões de cobertura sendo a seleção pelo módulo.

Módulo

Informar o código do módulo de cobertura da proposta do beneficiário. O módulo é obrigatório.

Nível Dependência

Informar a opção 0 - Não Informado/1 - Dependente Direto/2 - Dependente Indireto, referente ao agrupador de Graus de Parentesco do sistema, conforme parametrizado no cadastro Manutenção Graus de Parentesco (hpr.kinshipDegree)Quando informado, este campo irá identificar o valor de mensalidade de um beneficiário por meio do nível de seu grau de parentesco, contanto que não tenha sido cadastrado um critério da regra com valores específicos para seu grau de parentesco, ou que possua um critério cadastrado com o valor  de grau de parentesco "0 - TODOS" , considerando estes critérios mais específicos.

Grau Parentesco

Informar o grau de parentesco do beneficiário que se quer aplicar este critério (titular, dependente, etc conforme consta no cadastro do beneficiário). Caso o grau não seja informado valerá para todos os graus de parentesco.

Vigência

Informar a data de início e fim para aplicar o critério da regra. A regra é válida dentro destas datas e no faturamento é em relação ao início e fim do mês/ano referência da nota de serviços.

Beneficiários Inicial e Final

Informar a quantidade de beneficiários as quais serão aplicadas a regra e os critérios. Se não informado valerá para todos os beneficiários.

Faixa Etária e Idade

Informar a faixa etária do beneficiário que se quer aplicar este critério. Obrigatoriamente deverá ser informada uma faixa etária.

Valor Mensalidade

Informar o valor da mensalidade que será cobrada neste período de tempo informado. Caso não seja informado valor para todos os módulos de cobertura do beneficiário valerá apenas os informados aqui.

Valor Tx.Insc.

Informar o valor da taxa de inscrição que será cobrada neste período de tempo informado para a estrutura informada.

Fator Repasse

Campo informativo. Ainda não utilizado.

Após a informação dos critérios é necessário parametrizar as estruturas que utilizaram a regra de mensalidade. A parametrização das estruturas é utilizada para definir quais regras de mensalidades serão disponíveis para cada contrato e/ou beneficiário. 

ABA ESTRUTURAS DA REGRA:


Objetivo da tela:

Parametrizar as estruturas utilizadas para definir quais regras de mensalidades serão aplicadas para cada contrato e/ou beneficiário no faturamento de pré-pagamento. 


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Adicionar

Cria dados no registro.

Modificar

Modifica dados no registro.

Remover

Elimina o registro caso ainda não tenha sido relacionado à alguma proposta ou beneficiário.

Lista

Lista dados dos registros.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Modalidade

Informar o código da modalidade que será aplicada a regra da mensalidade de pré-pagamento. É obrigatório informar e deve estar cadastrada na "Manutenção Modalidade" (PR0110A).

Plano

Informar o código do plano que será aplicada a regra da mensalidade de pré-pagamento. Deve estar cadastrado na "Manutenção Planos de Saúde" (PR0110B). Se não informado valerá para todos os planos da modalidade.

Tipo Plano

Informar o código do tipo do plano que será aplicada a regra da mensalidade de pré-pagamento. Deve estar cadastrado na "Manutenção Tipos Planos Saúde" (PR0110C). Se não informado valerá para todos os tipos de planos da modalidade.

Proposta

Informar o código da proposta do beneficiário que será aplicada a regra da mensalidade de pré-pagamento. Deve estar cadastrado na "Manutenção Contratos". Se não informado valerá para todas as propostas da modalidade.

Usuário

Informar o código do beneficiário que será aplicada a regra da mensalidade de pré-pagamento. Deve estar cadastrado na "Manutenção Beneficiários". Se não informado valerá para todos os beneficiários da modalidade. Caso desejar informar um beneficiário deverá informar a proposta também.

Vigência

Informar a data de início e fim para aplicar esta estrutura de regra. A estrutura da regra é válida dentro destas datas e no faturamento é em relação ao início e fim do mês/ano referência da nota de serviços.


ABA REAJUSTE:

Esta aba possui preenchimento opcional, somente quando se deseja realizar o reajuste do contrato por meio da regra de mensalidade ou possui uma adequação de preço de comercialização da regra de mensalidade.

Pode escolher em usar estas novas regras de reajuste de mensalidade ou permanecer com a parametrização já realizada para ao reajuste da proposta. Conforme descrito acima se informado na proposta que o reajuste segue as regras de mensalidade será realizado conforme os critérios abaixo, senão continua com a parametrização de reajuste do faturamento normal.

Observação

O parâmetro "Reajuste valido apenas para novos contratos" faz com que o reajuste da regra seja somente para novas adesões, impactando assim num reajuste do preço de comercialização dos novos contratos apenas. 


 

Objetivo da tela:

Parametrizar os reajustes dos contratos que utilizam essa regra de faturamento e cujo reajuste se dê pela regra de faturamento.

 

 Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Adicionar

Cria dados no registro.

Modificar

Modifica dados no registro.

Remover

Elimina o registro.

Lista

Lista dados dos registros.

 

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Módulo

Informar o código do módulo que sofrerá reajuste 

Ano/Mês

Informar o ano e mês de referência a partir dos quais o reajuste será aplicado.

Reajuste (%)

Informar o percentual de reajuste a ser aplicado sobre os módulos informados;

Percentual de reajuste incide na taxa de inscrição

Define se o percentual de reajuste incide na taxa de inscrição ou não.

Reajuste válido apenas para novos contratos

Define se o reajuste será válido para todos os contratos ou apenas para os contratos firmados após a inclusão do reajuste.

Oficio ANS:

Caso haja alguma liminar ou ofício judicial, informar neste campo. É apenas informativo.

Observações

Informar dados importantes que identificam o reajuste aplicado.


ABA CONFIRMAÇÃO:

Objetivo da tela:

 Visualizar o resumo das informações para confirmação.

 


COMO FUNCIONA O REAJUSTE PELO REGRAS DE MENSALIDADE

  • Contrato utiliza o regras e reajusta pelo “Contrato” (forma antiga): caso seja reajustada alguma das regras (contrato ou beneficiários), os valores NÃO DEVEM ser alterados.

  • Contrato utiliza o regras e reajusta pelo “Contrato” (forma antiga): caso seja reajustado o contrato através do “Atualiza Valores Proposta (VP0110V) ou (MC0310E)”, os valores de TODOS OS BENEFICIÁRIOS DEVEM ser alterados, independente da regra que utilizem.


  • Contrato utiliza o regras e reajusta pelo “Regras de Mensalidade” (novo reajuste): caso seja reajustada alguma das regras (contrato ou beneficiários), APENAS OS VALORES DA REGRA REAJUSTADA DEVE SER ALTERADO, as demais devem permanecer sem alterações.

  • Contrato utiliza o regras e reajusta pelo “Regras de Mensalidade” (novo reajuste): caso seja reajustado o contrato através do “Atualiza Valores Proposta (VP0110V) ou (MC0310E)”, os valores de TODOS OS BENEFICIÁRIOS DEVEM ser alterados, independente da regra que utilizem, lembrando que, nesse caso, se alguma regra já tiver sofrido reajuste, o novo percentual será aplicado da mesma forma.


COMO CONSULTAR AS REGRAS NA PROPOSTA, BENEFICIÁRIO E FATURAMENTO:

Definição da regra de mensalidade do contrato 

Na "Manutenção de Contratos", na aba "faturamento" é possível realizar a escolha da regra de mensalidade que será utilizada pelo contrato, conforme abaixo:


 

O botão "Lupa" permite a seleção entre uma das regras de mensalidades parametrizadas para estrutura ou contrato. 

 

O botão "Preço" exibe os valores da regra de mensalidade selecionada:

 

O botão "Histórico" exibe o histórico de alterações de regras de mensalidade do contrato:

 

Definição da regra de mensalidade no beneficiário: 

No beneficiário existem as mesmas opções de definição de regra de mensalidade do contrato, porém a informação de uma regra de mensalidade no beneficiário é opcional. 

Por padrão a regra de mensalidade do beneficiário é a mesma do seu contrato, somente deve ser alterado em exceções.

No beneficiário também é possível verificar o seu preço, da mesma forma que ocorre no contrato, porém destacando a faixa que este se encontra:


 Verificação do preço por histórico de tempo 

Existe a tela de consulta de valores do faturamento de pré-pagamento, nesta é possível realizar a verificação do preço de um contrato, beneficiário ou regra de mensalidade no mês corrente ou em um mês anterior. 

Por exemplo, é possível verificar o preço da regra de mensalidade do contrato (contando os reajustes) em janeiro do ano anterior.


Observação

O sistema permitirá a alteração e exclusão de dados de "Reajuste", "Estruturas" e "Critérios", porém sempre que estas ações forem realizadas será criado um registro de histórico. Para verificar o histórico de alterações deverá ser acessada a opção "Histórico" disponível nesta funcionalidade. 


Geração de Faturamento  

Os programas de geração de notas de serviço de pré-pagamento, foram alterados para contemplar o conceito de regras de mensalidade. Porém a alteração ocorre apenas na camada de negócio destes, não influenciando a interação com o usuário.

Lista dos programas contemplados com esta nova funcionalidade:

Funcionalidade

Nome Técnico

Geração/Estorno Notas de Serviço On-line

FP0510I

Geração Notas de Serviço Pré-Pagamento - Batch

FP0710A

Geração Notas de Serviço com Padrão de Cobertura - Batch

FP0710N

Execução/Simulação Notas de Serviço Complementar

FP0510T

Execução/Simulação Notas de Serviço Complementar - Batch

FP0710T

Geração Nota Serv. Pré-Pagamento - RPW

DTVW02AA

Simulação Notas de Serviço Padrão de Cobertura

FP0710H

Simulação Notas de Serviço - Pré Pagamento

FP0710F

 

Consultas do Faturamento

Foram alterados os programas de consulta de faturamento: Consulta Faturas Contratante - FP0910OConsulta Termo de Adesão - FP0910F.

Na opção "F6 - Valores por Grau e Faixa" é exibido a regra de mensalidade:

 

Na opção "F5 - Valores por beneficiário", é exibida a regra de mensalidade, grau de parentesco, titular e permite a classificação por família:

 

PROCESSO ANTIGO X PROCESSO NOVO:

Introdução:

  • Faturamento de pré – pagamento, é a mensalidade do beneficiário no plano de saúde.
  • O Faturamento de Pré – pagamento, ocorre para as propostas que possuem forma de contratação como pré-pagamento ou mista.
  •  Para uma proposta ser considerada no cálculo de faturamento a mesma deve possuir situação 5 (Liberação de documentação), 6 (Primeiro faturamento realizado) ou 7 (faturamento normal).
  • Os beneficiários de uma proposta só poderão ser faturados se estiverem na situação 5, 6 ou 7.

 

Parametrizações Gerais:

Classe do evento: O faturamento do GPS é composto por eventos (descontos e acréscimos), cada evento pertence a uma classe de evento. As classes de evento de pré-pagamento são:

 

 Rotinas de cálculo (FP0310G): São as rotinas de cálculo possíveis dentro do faturamento pré, podem ser:

  • Padrão Sistema (calculadas pelo processo de faturamento normal);
  • Especifica (calculadas por lógica do cliente).

Eventos do Faturamento (FP0310B): Associados a classe de eventos.

  • Débito ou Crédito;
  • Manuais ou Automáticos;
  • Calculado  por Termo ou Usuário;
  • Podem estar associado a impostos.

Eventos x Forma Pagamento x Tipo de Plano (Fp0310C): Associa eventos à uma estrutura de produto.

  • Associa eventos à um módulo (mensalidade);
  • Associa eventos à uma rotina de cálculo;
  • Pode ser proporcional;
  • Associa as contas contábeis.


Formulação de preço de faturamento de pré-pagamento ANTIGO:

Tabela de preços dos módulos (PR0110L): Define o preço base dos módulos. Algumas operadoras utilizam valor  um, e realizam  a definição de valores nos fatores multiplicadores.


Valores aplicados ao valor do módulo: É possível definir os fatores multiplicação da mensalidade para taxa de inscrição e mensalidade conforme abaixo:

  • Percentuais da Proposta: Percentual de acréscimo e decréscimo.
  • Fator Tipo da Proposta: Fator conforme o tipo de proposta vinculado.
  • Fator Convenio da Proposta : fator por convenio da proposta, podendo variar conforme a quantidade de beneficiários.
  • Fator Forma de Pagamento da Proposta: fator por forma de pagamento x tipo de plano da proposta.
  • Fatores de Grau/ Faixa Etária da Proposta: Fator por grau de parentesco, faixa etária da proposta.
  • Fatores de Desconto por Quantidade de Beneficiário: Parametrizar fator por quantidade de beneficiário.
  • Percentuais de Padrão de Cobertura da Proposta: Percentuais de acréscimo e desconto por padrão de cobertura.
  • Percentuais de Padrão de Cobertura por estrutura de proposta: Fator por padrão de cobertura na proposta, podendo variar por faixa etária.
  • Fator de mensalidade por Beneficiário: Fator para o beneficiário

Observação

Além desses fatores ainda existe o reajuste que também incide no valor de faturamento.

Verificação da composição de valor (FP0910R): Simulação do faturamento. 

  • Opção "F10" (detalhamento do cálculo);
  • Valor base dos módulos e faixa etária especial na manutenção de contratos..


Formulação de preço de faturamento NOVO:

Parametrização para utilização de Regras de Mensalidade (FP0310A):

  • Pode-se definir quando utilizar;
  • Pode-se definir qual será o faturamento padrão;
  • Pode –se definir uma data de inicio de utilização. 


Manutenção Regras de Mensalidade:

  • Definição dos valores de faturamento pré definidos em apenas um caso de uso, composto por:
    • Detalhes da Regra;
    • Critérios da Regra;
    • Estruturas da Regra;
    • Reajuste.

 

Geração das Notas de Serviços:

A geração de notas de serviço pode ser realizado pelos seguintes processos:

  • Geração/Estorno Notas de Serviço On-line;
  • Geração Notas de Serviço Pré-Pagamento – Batch;
  • Geração Notas de Serviço com Padrão de Cobertura – Batch;
  • Execução/Simulação Notas de Serviço Complementar;
  • Execução/Simulação Notas de Serviço Complementar;
  • Execução/Simulação Notas de Serviço Complementar – Batch;
  • Geração Nota Serv. Pré-Pagamento - RPW.

 

Simulação e consulta dos valores do faturamento podem ser realizados pelos seguintes processos:

  • Simulação Notas de Serviço Padrão de Cobertura;
  • Simulação Notas de Serviço - Pré Pagamento;
  • Consulta Faturas Contratante;
  • Consulta Termo de Adesão.


EXEMPLOS DO PROCESSO NÍVEL DE DEPENDÊNCIA

  • Situação Regra 1:

Faixa Benef por Nível/Grau Parentesco = SIM

Acumular beneficiário por = Titular

Forma de Acúmulo = Total

Ao gerar o faturamento, onde os valores seguem abaixo:

Onde:

O contrato possui apenas um titular, o que faz com que o mesmo seja considerado no primeiro critério.

Pelo fato do somatório de dependentes diretos ser maior que 02 (cônjuge e filhos), estão sendo considerados no quinto critério.

Pelo fato de existir apenas um dependente indireto, o mesmo se encontra no terceiro critério.


  • Situação Regra 2:

Faixa Benef por Nível/Grau Parentesco = SIM

Acumular beneficiário por = Titular

Forma de Acúmulo = Total

Ao gerar o faturamento, onde os valores seguem abaixo:

Onde:

O contrato possui apenas um titular, o que faz com que o mesmo seja considerado no primeiro critério.

Para os dependentes diretos, os filhos respeitaram o quinto critério por manterem a quantidade da faixa (02 ou mais), porém, o cônjuge se enquadrou no sexto critério pelo fato do mesmo possuir o grau de parentesco identificado, o que o torna mais específico.

Pelo fato de existir apenas um dependente indireto, o mesmo se encontra no terceiro critério.


  • Situação Regra 3:

Faixa Benef por Nível/Grau Parentesco = SIM

Acumular beneficiário por = Titular

Forma de Acúmulo = Escalonado

Ao gerar o faturamento, onde os valores seguem abaixo:

Onde:

O contrato possui apenas um titular, o que faz com que o mesmo seja considerado na primeira faixa.

Por se tratar de uma forma de acúmulo "Escalonada", cada um dos dependentes diretos está sendo cobrado individualmente nas suas respectivas faixas conforme a regra: 

  • O primeiro dependente direto, foi considerado no quarto critério.
  • O segundo dependente direto, foi considerado no quinto critério.
  • O terceiro dependente direto, foi considerado no sexto critério.

O dependente indireto foi considerado no terceiro critério.


  • Situação Regra 4:

Faixa Benef por Nível/Grau Parentesco = SIM

Acumular beneficiário por = Contrato

Forma de Acúmulo = Total

Ao gerar o faturamento, onde os valores seguem abaixo:

Onde:

O contrato possui dois titulares, o que faz com que os mesmos sejam considerados no segundo critério.

Para os dependentes diretos, os filhos e o cônjuge respeitaram o quinto critério por manterem a quantidade da faixa (02 ou mais beneficiários).

Pelo fato de existir apenas um dependente indireto, o mesmo se encontra no terceiro critério.


  • Situação Regra 5:

Faixa Benef por Nível/Grau Parentesco = SIM

Acumular beneficiário por = Contrato

Forma de Acúmulo = Escalonado

Ao gerar o faturamento, onde os valores seguem abaixo:

Onde:

Por se tratar de uma forma de acúmulo "Escalonada":

O contrato possui dois titulares, o que faz com que os mesmos sejam considerados individualmente, sendo o primeiro no primeiro critério, e o segundo titular no segundo critério.

Já cada um dos dependentes diretos está sendo cobrado individualmente nas suas respectivas faixas conforme a regra: 

  • O primeiro dependente direto (cônjuge), foi considerado no quarto critério.
  • O segundo dependente direto (filho 1), foi considerado no quinto critério.
  • O terceiro dependente direto (filho 2), foi considerado no sexto critério.

O dependente indireto foi considerado no terceiro critério.


  • Situação Regra 6:

Faixa Benef por Nível/Grau Parentesco = NÃO

Acumular beneficiário por = N/A

Forma de Acúmulo = N/A

Ao gerar o faturamento, onde os valores seguem abaixo:

Onde:

O contrato possui apenas um titular e dois dependentes, o que faz com que o titular seja considerado no segundo critério, efetuando assim o cálculo por família.

Para os dependentes (cônjuge e filho), os valores ficaram zerados, pois se enquadraram no terceiro critério.


Conteúdos Relacionados: