Árvore de páginas

Manutenção Parâmetros do Recebimento - RE0103

Visão Geral do Programa

Atualizar no módulo Recebimento, os parâmetros e padrões a serem utilizados pelo sistema.

Manutenção Parâmetros Recebimento

Objetivo da tela:

Permitir atualizar os parâmetros e padrões a serem utilizados pelo sistema.

Nota:

A partir do EMS 2.04 o Recebimento utilizará, quando da implantação de documentos, as contas transitórias do programa Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611).

A partir da 11.5.0 todas as contas contábeis as Contas Transitória por Estabelecimento passam a ser solicitadas por estabelecimento, com exceção da conta de Transferência que continua sendo solicitada nos parâmetros de estoque. Devido ao conceito de plano de contas e plano de centro de custo centralizados na área financeira.



Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Geração Dados Contas a Pagar

Selecionar se os dados gerados por intermédio do Recebimento serão integrados ou exportados para o Contas a Pagar. As opções disponíveis são:

  • Integra – Quando selecionado, indica que o sistema atualizará os títulos no módulo Contas a Pagar quando da atualização da notas fiscais no Recebimento, por intermédio do programa Atualização de Notas (RE1005).

  • Exporta – Quando selecionado, indica que as notas fiscais somente serão atualizadas no módulo Contas a Pagar por intermédio do programa Atualização do Contas a Pagar (RE0404), o qual criará um arquivo texto com as informações constantes na nota fiscal.

Integra WMS

Quando selecionado, indica que o módulo Recebimento integra as suas informações com o Warehouse Management System (WMS).

Importante:

Quando do recebimento de materiais, físico ou fiscal, será definido um depósito, para o qual será encaminhado o item em questão. Caso estiver selecionado, no programa Manutenção de Depósitos de Armazenamento (CD0601), como Depósito WMS, será gerado um documento de entrada no WMS com as sequências dos itens e a sugestão de armazenamento na atualização da nota fiscal. 

Usa RGA

Quando selecionado, indica que o módulo Recebimento irá trabalhar com o conceito de RGA. Parâmetro válido apenas para o produto internacional.

Usa Série

Quando selecionado, indica que o módulo Recebimento irá trabalhar utilizando o conceito de séries para os documentos de entrada. Quando desmarcado, deverá ser informada a Série Padrão.

Série Padrão

Inserir a série padrão para a geração dos documentos de entrada, quando indicado que o Recebimento Não Usa Série.

Receb Físico

Quando selecionado, indica que será realizado o controle do recebimento físico dos materiais. 

Contabiliza Diferença Contagem

Quando selecionado, indica que a diferença da contagem dos materiais do recebimento físico é contabilizada. 

Usa Múltiplas Natureza no Recebimento

Quando assinalado, indica que será utilizada a funcionalidade Múltiplas Naturezas.

Importante:

Quando assinalado, a operação é irreversível. 

Validar Contas ContábeisQuando assinalado, indica que o módulo de recebimento passará a apresentar a validação mais detalhadas referente as contas contábeis, na atualização do documento fiscal.

Sugere Impostos Retidos Duplicata

Quando assinalado, indica que  os impostos retidos e taxados serão sugeridos automaticamente.

Importante:

Impostos taxados somente poderão ser sugeridos quando estiver sendo utilizado o configurador de tributos.

Usa Data de Transação Moeda FASB

Quando assinalado, determina que deve ser usado a data de transação para cotação da moeda FASB no recebimento.

Nota:

Esse campo deve ser assinalado quando no Módulos de Contas a Pagar (APB) não foi implantado o FASB.

Nessa situação, o Contas a Pagar usa a cotação da data de transação do documento, o que pode gerar diferença nos valores em moeda alternativa, caso esse campo não esteja assinalado.

Integra Contabilidade x GFE

Quando assinalado, determina que os CTEs atualizados pelo Recebimento, que tenham somente itens Débito Direto, serão integrados diretamente na contabilidade através de uma rotina de atualização diária. Nesse caso a contabilização será efetuada pelo próprio Recebimento com os lançamentos contábeis de despesa do Documento de Frete.

Caso não assinalado, a contabilização ocorrerá como Documento Fiscal no módulo Obrigações Fiscais, sendo a contabilização efetuada no Contas a Pagar pela Fatura de Frete.

Importante:

Essa opção somente é habilitada quando na função Parâmetros Globais (CD0101) estiver indicando que o módulo TOTVS Gestão de Frete Embarcador (GFE) estiver implantado.

Quando assinalado, deve ser também configurado o GFE, no qual deve ser selecionado a opção 2=Documento de Frete (Recebimento), do parâmetro Contabilização Frete de Vendas (MV_DSCTB), que está disponível no agrupador Contábil, da aba Integração Datasul, no programa Parâmetros do Módulo (GFEX000).
Permite Moeda do Remito diferente do Pedido

Quando assinalado, indica que deve ser permitida a geração de remitos com moeda diferente da cadastrada para o pedido de venda.

Considera Despesas como Custo do Item

Quando assinalado, indica que as despesas de fretes, seguros e outros, informados para o documento de entrada, compõem o custo do item. Quando desmarcado este parâmetro, estas despesas não são incluídas como custo do item.

Considera Imposto como Custo do Item

Quando assinalado, indica que o imposto de valor agregado (IVA) informado para o item compõe o custo do item. Quando desmarcado este parâmetro, o imposto não é incluído como custo do item.

Item Dif Arredondamento

Inserir o item a ser utilizado na contabilização do arredondamento do valor total da nota no recebimento.

Informações:

O tipo de controle do item deve ser Total.

Conta Dif Arredondamento

Inserir a conta contábil a ser utilizada na contabilização do arredondamento do valor total da nota no recebimento.

CC Dif Arredondamento

Inserir o centro de custo a ser utilizado na contabilização do arredondamento do valor total da nota no recebimento.

Gera Variação de Importação no Estoque

Atualizar o estoque com variação cambial para documentos de importação


Conteúdos Relacionados:

Atualização de Documentos (RE1005)

Manutenção de Depósitos de Armazenamento (CD0601)

Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611)

Central Parâmetros Recebimento

HOW TO:

Efetuar o recebimento de documentos fiscais com itens de diferentes tipos de natureza no mesmo documento.

Os documentos recebidos pelo módulo Recebimento podem precisar ter diferenciações fiscais entre seus itens, por exemplo, em um mesmo documento pode haver um item destinado ao consumo final e outro que se tornará parte do ativo imobilizado da empresa. Outras situações podem envolver itens com diferentes tributações recebidos em um mesmo documento.
Com a implementação da função Múltiplas Naturezas no Recebimento (a partir do TOTVS 11.5.11) o usuário poderá, informar uma natureza de operação diferente para cada sequência do documento que serão usadas para fins fiscais. Se não forem informadas naturezas diferenciadas no itens, estes assumirão a natureza principal informada no cabeçalho do documento
A ativação da funcionalidade Múltiplas Naturezas no Recebimento poderá ser feita pelo usuário, marcando um novo parâmetro criado no programa “RE0103 – Manutenção Parâmetros Recebimento”.

Nota:

A ativação é para toda a instalação (todos os estabelecimentos) e uma vez ativada não poderá mais ser desativada.



DOCUMENTO TRADUZIDO

Espanhol

Inglês