Árvore de páginas

Atualização de Documentos - RE1005

Visão Geral do Programa

A atualização também poderá ser executada quando da digitação das notas fiscais, por intermédio do programa Manutenção Documentos (RE1001), de forma on-line a cada nota fiscal.

Importante:

Nas operações de Transferência entre Estabelecimentos:

  • O saldo em trânsito será gravado com o emitente de ORIGEM (emitente do estabelecimento de saída);

  • O documento de entrada (recebimento/movimento de estoque) será gravado com o emitente de origem;

  • O documento de saída (faturamento/movimento de estoque), será gravado com o emitente DESTINO (emitente do estabelecimento de entrada).

Dessa forma o processo de atualização gera o movimento de estoque e efetua a baixa do saldo de terceiros considerando a nova definição para o emitente.


Quando ocorre a atualização dos documentos, serão efetuadas as seguintes atualizações:

Módulo:

Atualização:

Estoque

Efetua a entrada correspondente às quantidades dos itens da nota fiscal no estoque.

Importante:

O programa Atualização de Documentos deve ser executada. Dessa forma, o estoque dos itens das notas fiscais será atualizado.

Somente para o produto internacional:
Quando gerado o movimento de estoque, será considerado no valor do material, para cada item que possuir despesas relacionadas, a soma das despesas do item.

Compras

Efetua a alocação das quantidades dos itens da nota fiscal para as parcelas das ordens de compra do item.

Importante:

Caso a nota não seja atualizada, as quantidades informadas no documento permanecem alocadas. Dessa forma, não será permitida a implantação de um novo documento, informando o mesmo saldo da parcela da ordem de compra.

Obrigações Fiscais

Atualiza a nota fiscal para incorporar o Registro de Entradas no módulo de Obrigações Fiscais.

Contas a Pagar

Serão gerados os títulos considerando todos os impostos informados para o item, referentes às notas fiscais de compra no módulo de Contas a Pagar.

Contas a Receber

Para as notas fiscais de credito e antecipações, no Contas a Receber serão efetuados os seguintes movimentos, conforme as definições efetuadas no programa Manutenção de Estabelecimentos (CD0403), na pasta Integrações, no campo Integração CR X NCR. As parametrizações disponíveis para esse controle são:

  • Credita/Antecipa - os títulos no contas a receber serão baixados de acordo com o saldo existente. Caso a devolução seja superior ao saldo dos títulos, será gerada no Contas a Receber uma antecipação para o fornecedor, ou seja, um crédito da empresa com o fornecedor.

  • Credita - é gerada uma nota de crédito no Contas a Receber, vinculada a nota fiscal de venda, objetivando a baixa de títulos que ainda possuem saldo. Quando não há saldo a ser baixado, a situação do título é atualizado para Em Devolução.

  • Antecipa - os títulos no Contas a Receber referentes à nota fiscal em devolução não serão estornados. Sendo assim, não será realizada nenhuma movimentação de devolução para eles. Sempre é gerada uma nota fiscal de crédito no Contas a Receber sem vincular a nota de saída, gerando assim uma antecipação no Contas a Receber com todo o valor da devolução, a qual permanecerá como crédito para saldar futuros débitos com o cliente.

  • Cancela - a situação dos títulos da nota de venda é alterada para Em Devolução.

Investimentos

Efetua a alocação para as ordens de investimento e para os itens que possuem uma ordem de compra pertencente à um contrato controlado por medição, serão gerados bens de investimento no patrimônio, considerando as ordens de investimento relacionadas às medições, quando essas ordens estiverem sido marcadas para imobilizar.

Na atualização de uma ordem de compra vinculada à investimentos, é assumida a matriz de unidade de negócio já relacionada à ordem de investimento. A matriz permanecerá de acordo com a que foi definida no módulo Investimentos.

Produção

Efetua a alocação dos itens para as ordens de produção.


Controle de Qualidade

Quando o item da nota fiscal possuir controle de qualidade, serão gerados roteiros de inspeção.

Quando o item da nota fiscal estiver com o parâmetro Roteiro de Inspeção Antecipado assinalado, irá vincular os dados da nota fiscal no roteiro de inspeção.

Importante:

O item é definido para possuir controle de qualidade, por intermédio do programa Manutenção Item X Estabelecimento (CE0330).

Quando ocorre a entrada de um item parametrizado para gerar CQ fica registrada a Situação do Lote no CQ0104 - Manutenção Itens Fornecedor - que pode ser Aprovado ou Não Inspecionado.

Caso esta entrada seja feita para um depósito não parametrizado como sendo de CQ, fica registrado que o Lote não foi inspecionado.

Caso a entrada seja para um depósito parametrizado como sendo de CQ, mas na nota fiscal foi informado conta de aplicação ou o Item é de Débito Direto, fica registrado que o Lote foi Aprovado.

Este controle está no relacionamento do item x fornecedor x estabelecimento, quando este existir.

O parâmetro Roteiro de Inspeção Antecipado é atualizado por intermédio do programa Manutenção Item X Estabelecimento CQ (CQ0124).

Contratos

Serão atualizados os saldos e registros de contratos com as quantidades recebidas no momento da atualização da nota fiscal.

Exportação

Para os documentos que estejam parametrizados para controlar Memorando Exportação, são gerados saldos de entrada para os itens, os quais ficarão disponíveis para serem baixados na saída da mercadoria para exportação. Mais detalhes podem ser obtidos na descrição do Processo Controle de Memorando de Exportação.

WMS

A atualização do documento de Devolução a Fornecedor (RE1005) efetua a integração com o WMS, criando um documento de retirada neste módulo. Quando o documento atualizado se trata de uma Nota Fiscal de Devolução, e o depósito de retirada for controlado por WMS, são efetuados os seguintes tratamentos:

  • Integra os documentos de devolução cujos itens possuam retirada de depósito de WMS. Quando existir algum erro no WMS, toda a atualização da nota é desfeita;
  • Não é atualizado o estoque para efetuar a retirada do material. O estoque ficará pendente e a baixa será realizada pelo WMS no momento da finalização do picking.

Quando é realizada a atualização de documentos que já haviam sido previamente atualizados, cujo documento no WMS já teve movimentações concluídas, ocorrem as seguintes situações:

  • É verificada se a sequência do item no WMS foi liberada. Caso tenha sido liberada, o estoque é atualizado normalmente para que não ocorram inconsistências de saldo. Caso a sequência do item não esteja liberada pelo WMS, o estoque não é atualizado.
  • As alterações realizadas nos itens do recebimento não são refletidas no documento do WMS, qualquer ajuste realizado na nota deve ser feito manualmente no WMS.


Contabilização de PIS e COFINS Substituto
:

Na atualização da nota fiscal ocorrerá a contabilização do PIS e COFINS Substituto, conforme abaixo:

Nota de Compra:

Crédito - Transitória de Fornecedores
Débito  - Conta de PIS/COFINS Substituto a recuperar cadastra no programa Manutenção de Estabelecimentos para Área de Materiais - CD0602

Nota de Devolução de Cliente:

Crédito - Conta Despesa PIS/COFINS Substituto cadastrada no programa Manutenção de Contas para Faturamento - CD0309
Débito  - Conta de PIS/COFINS Substituto a recolher cadastrada no programa Manutenção de Estabelecimentos - CD0403

Nota:

Quando não encontrar as contas de despesa do faturamento (CD0309) será utilizada a transitória de devolução da nota fiscal.

O movimento de estoque desses impostos será gerado para o item branco (débito direto), independente do item que estiver sendo recebido na nota fiscal.


Integração com os módulos:

Módulo:

Atualização:

Obrigações Fiscais

Os valores de PIS e COFINS Substituto são somados no total da nota, com isso, na integração os valores de PIS e COFINS Substituto serão somados no valor total do item do documento fiscal e no valor contábil do documento fiscal.

Faturamento

As notas fiscais de entrada podem ser geradas no módulo Faturamento quando a natureza de operação estiver parametrizada. Quando houver valor de PIS e COFINS Substituto estes serão somados no valor total do item da nota gerada no faturamento.

Contas a Receber

Os impostos de PIS e COFINS Substituto são somados no total da nota de venda, considerando assim no valor da duplicata. Para a devolução de cliente esses impostos também serão somados no total da nota, com isso serão considerados na integração com o módulo Contas a Receber, gerando assim a antecipação/nota de crédito com os valores de PIS e COFINS Substituto.

Importante:

Quando o sistema estiver parametrizado para integrar o Datasul EMS 2 com o módulo Execução Orçamentária do Datasul EMS 5 as informações de unidade de negócio também são integradas, permitindo que seja possível obter informações contábeis e gerenciais por unidade de negócio, bem como, obter informações contábeis e gerenciais dos módulos de Logística separadas por unidade de negócio. Para ver mais detalhes da integração, clique aqui.

Efetua a integração dos movimentos de entrada no estoque usando EAI 2.0 ao atualizar a movimentação das notas fiscais.

O EAI 2.0 realiza a comunicação entre vários aplicativos tendo uma forma padrão de comunicação utilizando Mensagem Única TOTVS.

Atualização de Documentos - Pasta Notas

Objetivo da tela:

Permitir a integração das notas fiscais com os módulos Estoque, Compras, Obrigações Fiscais, Contas a Pagar, Investimentos, Produção, Controle de Qualidade, Contratos e Contas a Receber quando se tratar de devolução de clientes.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:Descrição:

Seleção

Quando acionado, é apresentada a tela Seleção (RE1005Z), por intermédio da qual serão informados os dados correspondentes às notas fiscais a serem atualizadas.

Senha Usuário

Quando acionado, é apresentada a tela Verifica Permissão Acesso, por intermédio da qual será informado o usuário e senha de permissão para a atualização das notas fiscais. 

Marca

Quando acionado, permite selecionar as notas fiscais a serem atualizadas.

Importante:

O asterisco no campo anterior ao campo < Ser, identifica a nota selecionada para atualização.

Todas

Quando acionado, serão selecionadas todas as notas fiscais a serem atualizadas. 

Nenhuma

Quando acionado, serão desmarcadas todas as notas fiscais selecionadas para atualização. 

Atualiza RPW

Quando acionado, será iniciado o programa de agendamento de pedido de execução do RPW.

Nota:

Integração com módulo de Importação x Cenário IFRIC22:

No momento da Atualização do Documento no Estoque, as informações referentes ao Documento (Número do Documento, Série, Emitente, Natureza de Operação), Data da Cotação no momento da Nacionalização e Valor da Cotação no momento da Nacionalização serão atualizadas no relacionamento de Antecipação de Importação. Essas informações serão possíveis de ser consultadas através da Listagem Posição de Embarque (IM0655)

Observação: Estas informações somente serão atualizadas para os seguintes documentos de Importação que baixam estoque: Nota de Entrada de Importação normal, Nota Simples Remessa Filha, Nota Simples Remessa Mãe que Acompanha Primeira Remessa; Notas Fiscais do tipo Simples Remessa Mãe e/ou Ajuste não são consideradas para este cenário.


Atualiza On-line

Quando acionado, é iniciado o processo de atualização das notas fiscais.

Nota:

Integração com módulo de Importação x Cenário IFRIC22:

No momento da Atualização do Documento no Estoque, as informações referentes ao Documento (Número do Documento, Série, Emitente, Natureza de Operação), Data da Cotação no momento da Nacionalização e Valor da Cotação no momento da Nacionalização serão atualizadas no relacionamento de Antecipação de Importação. Essas informações serão possíveis de ser consultadas através da Listagem Posição de Embarque (IM0655)

Observação: Estas informações somente serão atualizadas para os seguintes documentos de Importação que baixam estoque: Nota de Entrada de Importação normal, Nota Simples Remessa Filha, Nota Simples Remessa Mãe que Acompanha Primeira Remessa; Notas Fiscais do tipo Simples Remessa Mãe e/ou Ajuste não são consideradas para este cenário.

Seleção

Objetivo da tela:

Permitir inserir faixas de dados para filtrar as informações a serem listadas no browser.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Estabelecimento

Inserir uma faixa de códigos correspondente ao estabelecimento das notas a serem atualizadas.

Emitente

Inserir uma faixa de códigos correspondente ao emitente (fornecedores) das notas a serem atualizadas.

Documento

Inserir uma faixa de códigos correspondente aos números das notas a serem atualizadas.

Série

Inserir uma faixa de códigos correspondente à série das notas a serem atualizadas.

Nat Operação

Inserir uma faixa de naturezas de operação das notas fiscais a serem atualizadas.

Ver detalhes no conceito ICMS Presumido.

Data Transação

Inserir uma faixa de códigos correspondente à natureza de operação das notas a serem atualizadas.

*

Identifica que a nota fiscal foi selecionada para atualização.


Conteúdos Relacionados:

Segurança por Estabelecimento – Recebimento

Manutenção de Documentos (RE1001)

O módulo do Contas a Pagar deverá estar implantando no programa Manutenção de Parâmetros Globais (CD0101), mesmo que seja integração com o EMS5.
No módulo Contas a Pagar EMS5 é necessário cadastrar o módulo REC e o usuário do recebimento como usuário no Contas a Pagar