Árvore de páginas

Atualização de Clientes - CD1510

Visão Geral do Programa

Essa função visa realizar a atualização dos dados cadastrais relativos aos pedidos dos clientes previamente cadastrados no sistema.

Importante:

Quando houver atualizações em algum dos campos abaixo, será gerado o histórico para alteração no arquivo do SPED Fiscal:

  • Nome Completo.
  • País.
  • CPF.
  • CNPJ.
  • Inscrição Estadual
  • Código da cidade IBGE.
  • Código SUFRAMA.
  • Logradouro.
  • Número do endereço.
  • Bairro.

Atualização Clientes – Pasta Inf Gerais

Objetivo da tela:

Permitir atualizar as informações dos clientes.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Crédito

Quando acionado, apresenta o programa Informações de Crédito de Clientes (CM0102) que permite consultar/atualizar as informações de crédito correspondente ao cliente selecionado.

Exportar Relac Emit x Estab

Quando acionado, apresenta a tela Exportação Dados (CD1510D1), na qual é possível replicar as informações do cliente para os estabelecimentos disponíveis para o usuário.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Transportadora

Código do transportador correspondente ao cliente informado.

Transp Redespacho

Código do transportador responsável, caso necessário, pelo redespacho das mercadorias destinadas ao emitente cadastrado (cliente ou fornecedor).

Tabela Preços

Código correspondente a tabela de preços a ser aplicada aos itens do pedido de venda.

Depósito Externo

Depósito externo realiza a transferência automática no estoque do depósito de baixa do faturamento para o depósito parametrizado como externo para o emitente da nota.

Ao atualizar uma nota no estoque, se a nota for de remessa de beneficiamento e o emitente da nota tiver parametrizado um depósito externo, depois de realizar a saída do estoque no depósito informado na nota fiscal, realiza a entrada no depósito parametrizado para o emitente da nota.

Nota:

O programa de pesquisa do Depósito Externo lista apenas os depósitos do tipo Externo e que estejam vinculados ao emitente no cadastro CD0601 (Manutenção Depósitos). Não é possível informar um depósito que não atenda a essa regra.

Natureza Operação

Código que identifica a natureza de operação padrão, associada ao cliente implementado.

Nota:

Quando da implantação de pedidos de venda, a natureza padrão será apresentada, mas permite alteração desde que o usuário possua permissão.

Caso a natureza de operação esteja inativa, o programa emitirá uma mensagem de erro e não permitirá confirmar o processo.

Natureza Interestadual

Código correspondente à natureza de operação interestadual.

Nota:

Caso a natureza interestadual esteja inativa, o programa emitirá uma mensagem de erro e não permitirá confirmar o processo.

Condição Pagamento

Código correspondente à condição de pagamento associada ao emitente implementado.

Moeda Faturamento

Moeda de faturamento correspondente ao cliente selecionado.

Nota:

Esse campo será habilitado quando informado pelo usuário, no programa Manutenção Parâmetros do Faturamento (FT0301A), pasta Informações, o campo Faturamento Outro Moeda.

Esse campo é exclusivo para o produto Internacional.

Faturamento Parcial

Quando assinalado, indica que para o cliente implementado é permitido realizar o atendimento parcial dos pedidos de venda no faturamento.

% Min Fat Parcial

Percentual mínimo permitido para o faturamento parcial de pedidos de venda do cliente.

% Max Cancel Saldo

Percentual máximo permitido para cancelamento automático dos saldos das quantidades dos itens no Pedido de Venda. Este percentual trabalha em conjunto com o parâmetro Tipo Atendimento localizado na pasta Complementos1, na digitação do item do Pedido. Quando o tipo de atendimento for igual a Parcial Cancela Saldo, ao atingir o percentual parametrizado, o saldo do item será cancelado automaticamente.

Exemplo:
Qt. Pedida      = 10,0
% Max Canc  = 20%
Qt. Atendida   = 8,0
Saldo              = 2,0 - (saldo do item será cancelado automaticamente).

% Max Fat Pedido

Percentual máximo permitido de faturamento, por pedido de venda, acima da quantidade encomendada pelo cliente.

Nota:

Caso a variação percentual da quantidade faturada, em relação ao pedido de venda, for superior ao nível informado, o faturamento será bloqueado.

Exemplo:

Para um pedido de venda de dez (10) unidades, a maior quantidade aceitável a ser faturada será onze (11), caso o valor máximo permitido de faturamento for dez (10) por cento.

Considera % Máx do Item ClienteQuando assinalado, considera o percentual por item x cliente. Neste caso, o usuário poderá exportar o percentual de Faturamento a Maior para todos os itens daquele cliente, e alterar diretamente no cadastro de Item x Cliente (CD1510), quando necessário. No momento de alocar o pedido de venda em uma simulação de embarque, ou embarque, ou no momento de faturar este pedido de venda, será verificado se o cliente está parametrizado para considerar o faturamento a maior do item x cliente. Caso esteja, será considerado o parâmetro do programa de itens x cliente (CD0504). Caso contrário, continuará validando contra o cadastro do cliente (CD1510).

Esp. Padrão Ped Venda

Define a espécie padrão do pedido de venda do cliente. As opções disponíveis são:

  • Pedido Simples: Pedido de venda normal.

  • Programação de Entrega: Referente à programação de entrega.

  • Contrato de Fornecimento: As entregas serão incorporadas ao pedido de venda na medida que forem ocorrendo.

Tipo Argumento Itens

Tipo de agrupamento a ser efetuado para os itens das notas fiscais de faturamento retroativo. As opções disponíveis são:

  • Sem agrupamento: determina que não será efetuado agrupamento para os itens. Nesse caso, a mesma quantidade de vezes que o item foi faturado será a quantidade de vezes que ele aparecerá nas notas de faturamento retroativo.

  • Agrupamento Item/Preço: determina que os itens que possuem o mesmo código, referência, preço original e preço atual serão agrupados em um único item da nota fiscal de faturamento retroativo. Nesse caso, o valor unitário do item na nota fiscal de diferença de preços será a diferença do preço original e o preço atual.

    Nota:

    Ver detalhes no conceito Exemplo Agrupamento por Item/Preço.

  • Agrupamento Item: determina que os itens que possuem o mesmo código e referência serão agrupados em um único item da nota fiscal de faturamento retroativo. Nesse caso, a quantidade do item será a somatória das quantidades com que ele foi faturado originalmente, nas notas que estão sendo consideradas para o faturamento retroativo. O valor unitário do item da nota fiscal de diferença de preços será uma média dos preços praticados nas notas fiscais.

    Nota:

    Ver detalhes no conceito Exemplo Agrupamento por Item.

Importante:

O agrupamento selecionado somente será considerado na geração da pré-nota.

Apenas um Agrupamento por Nota?

Quando assinalado, determina que será efetuado apenas um agrupamento de itens por nota fiscal de faturamento retroativo. Quando não assinalado, determina que pode ser efetua mais de um agrupamento por nota fiscal de faturamento retroativo.

Nota:

Esse parâmetro somente será considerado na geração da pré-nota.

Quando definido o tipo de agrupamento igual a sem agrupamento, esse campo não é considerado.

Optante Simples NacionalQuando marcado, determina que o emitente é optante do Simples Nacional. 
Confirmação Data Entrega Mais NegócioQuando marcado, determina que o padrão de faturamento dos pedidos do cliente com condição de pagamento Mais Negócios será no modelo de Confirmação da Data de Entrega. Mais informações em Faturamento de notas Mais Negócios pela Data de Entrega.
Forma de pago

Inserir a forma de pagamento do cliente.

Exportação Dados – CD1510D1

Objetivo da tela:

Permitir replicar as informações do cliente para os estabelecimentos disponíveis para o usuário. Essa opção é utilizada na primeira geração do relacionamento Emitente x Estabelecimento, ou seja, no início da utilização dessa funcionalidade, ou após a alteração das informações.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Marca

Quando acionado, determina que o estabelecimento selecionado será considerado na replicação das informações do cliente.

Nota:

Quando o estabelecimento já estiver assinalado, ao acionar esse botão ele é dessinalado.

Inverte

Quando acionado, inverte a seleção dos estabelecimentos a serem considerados na replicação das informações do cliente, ou seja, marca os que não estão marcados e desmarca os que estão marcados.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Código

Código do cliente do qual as informações serão replicadas para os estabelecimentos.

Nome Abreviado

Nome abreviado do cliente do qual as informações serão replicadas para os estabelecimentos.

Exporta Apenas os Campos Alterados?

Quando assinalado, determina que serão replicadas apenas as informações que foram alteradas no cliente, as demais informações não serão consideradas no relacionamento Emitente x Estabelecimento.

Nota:

Quando esse campo não é assinalado, todas as informações do relacionamento Emitente x Estabelecimento são atualizadas com as informações disponíveis no cliente.

Exporta Dados Conforme Anterior

Quando assinalado, determina que será replicado o conteúdo das informações do cliente para o relacionamento considerando o conteúdo anterior. Ou seja, somente será feita a cópia para o relacionamento quando as informações dos campos que foram alterados estiverem com o conteúdo anterior à alteração no cliente.

Nota:

Se algum registro do relacionamento for alterado manualmente, esta opção de replicação não irá atualizá-lo. Caso esse campo não seja assinalado, o conteúdo alterado no cliente será repassado para o relacionamento, independente das alterações realizadas anteriormente diretamente no relacionamento.

Exporta Desconto Cliente - CD1510C - Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Permitir exportar o percentual de desconto alterado para a carteira de pedidos existente para o cliente em questão. Durante esse processo, é verificado se o pedido está utilizando o desconto do canal cliente. Em caso afirmativo, o desconto da tabela emitente não será considerado, prevalecendo o desconto do canal cliente. Caso exista desconto especializado por estabelecimento para o cliente, também não será considerado o desconto para os pedidos do cliente/estabelecimento.

Atualização Clientes - Pasta Inf. Complementares

Objetivo da tela:

Permitir inserir as informações complementares sobre o cliente.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Ramo Atividade

Ramo de atividade ao qual pertence o cliente informado. Esse campo é informativo.

Exemplo:
Plástico, metalúrgico, comercial, etc.

Linha Produto

Linha de produtos com a qual o fornecedor trabalha. Esse campo é informativo.

Exemplo:
Tintas, Plásticos, Metais, Diversos etc.

Canal Venda

Inserir o código correspondente ao canal de venda padrão do cliente.

Indicador de Serviço

Inserir o valor do Indicador de Serviço, necessário para utilização do portal de pedidos/vendas/representantes pelo cliente.

Emite Etiqueta

Quando assinalado, indica que é emitida ao cliente etiqueta para correspondência.

Inscrito SIAFI

Quando assinalado, indica que o Destinatário da Nota Fiscal está inscrito no SIAFI e não possui valor mínimo para cálculo de Retenção do IRRF

Cobrança Desp

Define a forma de rateio do IPI e das despesas (tributo + frete + seguro + embalagem), para cobrança do emitente.

Exemplo:
IPI = R$ 8,00
Despesas = R$ 12,00
Mercadorias = R$ 100,00
4 Duplicatas

As opções disponíveis são:

Primeira duplicata: as despesas acessórias e o IPI serão integralmente cobrados na primeira duplicata. De acordo com o exemplo, os valores das parcelas serão os seguintes:

IPI + Despesas incluídos na primeira duplicata;
       45,00         25,00          25,00          25,00

Rateio entre todas as duplicatas: as despesas acessórias e o IPI serão rateados entre todas as duplicatas. De acordo com o exemplo, os valores das parcelas serão os seguintes:

IPI + Despesas rateados entre todas as duplicatas;
        30,00         30,00           30,00          30,00

Rateio entre todas com IPI na primeira: as despesas acessórias serão rateadas entre todas as duplicatas e o IPI será cobrado integral na primeira duplicata. De acordo com o exemplo, os valores das parcelas serão os seguintes:

Despesas rateadas entre todas as duplicatas e IPI integral na primeira.
        36,00          28,00          28,00           28,00

Apenas IPI na primeira e rateio nas restantes: a primeira duplicata emitida será somente de IPI. O restante das despesas mais a mercadoria serão rateadas nas demais duplicatas. De acordo com o exemplo, os valores das parcelas serão os seguintes:

IPI integral (somente IPI) na primeira e demais despesas rateadas nas duplicatas restantes.
         33,00          29,00          29,00           29,00

Nota:

Entende-se por Despesas os valores adicionais frete + seguro + embalagem.
Os valores de IR e INSS são deduzidos da primeira duplicata quando esses valores são inferiores à primeira duplicata. Caso contrário, a dedução é rateada entre as duplicatas.

Cod SUFRAMA

Código que identifica o cliente nos registros do SUFRAMA, por parte do emitente.

Nota:

SUFRAMA – Superintendência da Zona Franca de Manaus. O cliente selecionado deve estar registrado nesse órgão para obter os benefícios correspondentes quando da compra de bens na zona franca de Manaus.

CACEX

Código que identifica o cliente nos registros do CACEX.

Nota:

CACEX – Assessoria de Comércio Exterior. O cliente selecionado deve estar registrado no mesmo. O CACEX encontra-se habilitado para assessorar as empresas sediadas na zona franca de Manaus.

Inscr Aux Subst Tributária

Número correspondente ao processo ou do regime especial.

Nota:

Quando esse campo estiver preenchido com o código fornecido pela receita, não será realizado o cálculo do ICMS Retido na Fonte por Substituição Tributária. Isso acontece porque o sistema entenderá que o cliente possui regime especial e por esse motivo compra produtos enquadrados no regime de substituição tributária sem pagamento (destaque) do ICMS substituto para o fornecedor.

Tabela de Pauta


Código correspondente à tabela de pauta do cliente.

Tabela PMC

Código correspondente à tabela de Preço Máximo Consumidor para Medicamentos (PMC).

Tipo de Operação de VendaInserir o código referente ao Tipo de Operação do cliente.
Isenção da Contribuição Previdenciária de acordo com a Lei 13.606/2018

Este parâmetro será utilizado na geração do evento R-2050 do REINF.


Entidade do Programa de Aquisição de alimentos – PAAEste parâmetro será utilizado na geração do evento R-2050 do REINF, ou do evento S-1260 do e-Social.
Gerar remessa com valores zerados

Permite que nas operações de venda a ordem a nota de remessa seja gerada somente com quantidade, no entanto, com todos os valores zerados.

Nota:

É possível escolher apenas uma das opções: Gerar remessa com valores zerados ou informar uma Tabela de preço.
Tab Preço

Permite, em vez de informar o valor do item da nota de remessa no item do pedido de venda, cadastrar os itens do pedido na tabela de preços e vincular essa tabela no cadastro do cliente que enviou o pedido de venda com venda à ordem.

Nota:

É possível escolher apenas uma das opções: Gerar remessa com valores zerados ou informar uma Tabela de preço.

Atualização Clientes – Pasta Programação Entrega

Objetivo da tela:

Permitir inserir a programação de entrega do cliente.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Entrega Padrão

Código correspondente ao endereço padrão do cliente para entregas.

Indicador Atraso

Indica a ação a ser tomada quando a entrega correspondente à programação de entrega estiver em atraso. As opções disponíveis são:

  • Não informa: Não permite informar.
  • Informa: Informa e sobrepõe.
  • Sumaria: As entregas em atraso serão sumariadas em uma única entrega.

Nota:

Essa informação é utilizada no momento da atualização da programação de entregas.

Tipo Qtd

Define o tipo de quantidade a ser utilizada quando da programação de entrega.

As opções disponíveis são:

  • Líquida: o sistema não fará o controle das quantidades já enviadas/faturadas para o cliente, referente ao programa de entrega. Nesse caso o cliente sempre envia sua necessidade líquida de quantidades. Para a quantidade líquida o sistema sempre cria, no pedido, as quantidades que foram colocadas na programação.
  • Acumulada: o sistema efetua um controle das quantidades já enviadas/faturadas para o cliente; dessa maneira o cliente não precisa sempre enviar sua necessidade líquida, pois o sistema consegue controlar.

Nota:

Essa informação é levada como padrão para a programação de entrega do cliente.

Exemplos:

Programação de Entregas com os seguintes dados:

100 UN para 20/08/9999;

100 UN para 20/09/9999;

150 UN para 20/10/9999.

Após a atualização desse programa, foram emitidas notas para atender à primeira entrega (100 UN) e parte da segunda (60 UN).

Saldos dos pedidos após o faturamento:

000 UN para 20/08/9999; (Atendido Total)

040 UN para 20/09/9999; (Atendido Parcialmente)

150 UN para 20/10/9999.

O cliente necessita enviar uma modificação para o seu programa de entrega; ou seja, uma nova versão do seu programa de entrega incluindo uma entrega para o dia 20/11/9999 de mais 200 UN.

Utilizando a quantidade Líquida, o cliente teria que enviar a seguinte necessidade:

O cliente não deve enviar necessidade para 20/08/9999 (quantidade já atendida);

040 UN para 20/09/9999;

150 UN para 20/10/9999;

200 UN para 20/11/9999.

Caso o cliente fosse apenas incluir a última entrega, não desconsiderando as entregas já efetuadas, são geradas no pedido, as entregas inclusas na nova programação de entrega, ou seja:

100 UN para 20/08/9999;

100 UN para 20/09/9999;

150 UN para 20/10/9999;

200 UN para 20/11/9999.

Utilizando a quantidade Acumulada, o cliente poderia enviar somente a inclusão da nova entrega (200UN para 20/11/9999), que o sistema se encarregaria de calcular a necessidade real, descontada da quantidade original e o que já foi faturado. Assim, após a atualização dessa função com a quantidade acumulada, o pedido ficaria com:

040 UN para 20/09/9999;

150 UN para 20/10/9999;

200 UN para 20/11/9999.


Atualização Confirmação Programa

Selecionar o tratamento a ser efetuado nas atualizações das transações de programas de entrega via EDI. As opções disponíveis são:

  • Sobrepõe: Determina que as quantidades das entregas que estiverem sendo enviadas em um mesmo dia serão sobrepostas.
  • Acumula: Determina que as quantidades das entregas que estiverem sendo enviadas em um mesmo dia serão acumuladas com o saldo não atendido das confirmações que já existiam para o item.

Importante:

  1. Caso sejam recebidas confirmações com a quantidade zerada, essas irão sobrepor as confirmações já existentes, mesmo que o cliente esteja parametrizado para acumular as quantidades de entrega. Isso ocorre porque o envio de uma programação de entrega com quantidade igual a zero é efetuada quando não existe mais a necessidade do material.
  2. Esse parâmetro não se aplica a entregas estimadas, sendo considerado exclusivamente para entregas firmes.

O conceito Acúmulo de Quantidade na Programação de Entrega apresenta mais detalhes pertinentes a essa funcionalidade.

Gera Chamado Montadora

Quando assinalado, determina que serão identificados os clientes que enviam número de chamados para geração da etiqueta.

Nota:

O programa de envio da nota fiscal foi adaptado para enviar no arquivo XML as informações das etiquetas recebidas pela importação da programação de entrega, caso o cliente esteja parametrizado para trabalhar com Gera chamado montadora.

Atualização Clientes - Pasta Descontos

Objetivo da tela:

Permitir inserir o percentual de desconto a ser concedido para o cliente.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Perc Desconto

Percentual de desconto a ser concedido para o cliente.

Geração Bonificação

Define o tipo de geração das bonificações. As opções disponíveis são:

  • On-line: o pedido de bonificação é gerado automaticamente na implantação do pedido de venda do cliente.
  • Batch: os pedidos de bonificação são gerados de forma batch por intermédio da função Geração Batch Pedidos (BN1001), no módulo Descontos e Bonificações.

Atual Bonific Cancel Saldo

Define qual o procedimento para a geração dos pedidos de bonificação, quando no faturamento do pedido de venda origem houver cancelamento de saldo. As opções disponíveis são:

  • Não cancela: quando selecionado esse parâmetro, as quantidades dos itens de bonificação não serão canceladas.
  • Cancela na mesma proporção: quando selecionado esse parâmetro, as quantidades dos itens de bonificação serão canceladas na mesma proporção do cancelamento de saldo do pedido de venda origem.
  • Cancela totalmente: quando selecionado esse parâmetro, as quantidades dos itens de bonificação serão canceladas totalmente.

Libera Venda sem Bonificação

Quando assinalado, indica que o faturamento do pedido será liberado sem o faturamento do pedido de bonificação.

Fatur Bonif após Fatur Total Venda

Quando assinalado, indica que o faturamento dos pedidos de bonificação será efetuado após o faturamento total do pedido de venda.


Conteúdos Relacionados:

Bonificação

Item Bonificação

Manutenção de Transportadores (CD0402)

Manutenção de Condições de Pagamento (CD0404)

Manutenção de Clientes (CD0704)

Manutenção de Endereços de Entrega (CD0705)

Manutenção de Canal de Vendas (CD1517)

Manutenção de Tabelas de Preços (CD1508)


DOCUMENTO TRADUZIDO

Espanhol: