Histórico da Página
...
As explicações e instruções abaixo estão divididas em duas partes: O que fazer antes ainda em 2024 (item a. e i.); O que fazer depois do inicio de 2025 (item b.); No item 2 temos instruções para cada script mencionado nos itens a. e b.
Pré-Requisitos:
Gerar o novo NCR nos sistemas legados na versão IFRS9
Efetuar a configuração do sistema
Efetuar a importação do arquivo
Checar as validações
a. Configuração antes da virada
Alterações no sistema Contabilidade (versão 6) foram disponibilizadas para permitir que todas as parametrizações abaixo possam ser realizar via tela/serviço pela própria instituição. Todavia, devido ao volume de registros, para algumas parametrizações, também serão disponibilizados opções de replicação de funcionalidades, para atualizações em massa dos registros.
a.1. Módulo
...
Rating - Parametrizar Sistema - Menu IFRS9 - Configurações Gerais (Sistema)
Tipo: Parametrização Necessária.
Alterações dos roteiros contábeis para adequação à mudanças nas operações seguindo a metodologia escolhida (pura/diferenciada). É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguinte forma:
- Tela Esquemas (Parâmetros > Tabelas de Contabilização).
Recomendamos que as definições de esquemas contábeis sejam feitas previamente a virada e a aplicação dessas mudanças apenas após a virada (caso a alteração ocorra em esquemas contábeis utilizados atualmente).
LER - IFRS9 - Plano da Virada (2024 - 2025) - Básico - Parâmetros
a.2. Módulo Créditos - Anexos SCR
Tipo: Parametrização Necessária.
Os anexos 40, 41, 42, 44 (leiaute 3040) deverão ser inclusos no sistema Credimaster preferencialmente antes da virada do ano, como as demais parametrizações. A inclusão desses registros permitirá a utilização das funcionalidades de marcação de ativo problemático, estágios, classificação de ativos. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
- Tela Anexo SCR (BackOffice de Crédito > Configurações > Configurações Básicas), conforme instruções na página DR - Configuração de Anexos CADOC 3040
- Serviço de inclusão de Anexo (Endpoint: POST tfscreditoservice/backoffice/anexo)
A inclusão desses anexos diretamente na base, disponibilizaremos através de script (ver item 2.9 dessa página).
a.3. Módulo Créditos - Custos de Transação - Modalidade - Tipo de Custo (Linear / Proporcional)
Tipo: Parametrização Necessária.
Configuração na modalidade para definir a forma que os custos de transação serão calculados em atendimento das mudanças na resolução nº4966. Essa parametrização afetará as operações incluídas A PARTIR da mudança.
É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
- Tela Modalidade (BackOffice de Crédito > Configurações > Configurações Produto), conforme instruções na página Custo de Transação.
- Serviço de alteração da Modalidade (Endpoint: PUT tfscreditoservice/backoffice/modalidade)
Para atualização em massa das modalidades, também disponibilizaremos script (ver item 2.2 dessa página).
a.4. Módulo Créditos - Custos de Transação - Modalidade - Inclusão das Despesas Adicionais
Tipo: Parametrização Necessária.
Inclusão das receitas e despesas para atendimento da segregação e diferimento dos valores no contábil da operação. Essa parametrização irá afetar as operações incluídas A PARTIR da mudança. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
- Tela Modalidade aba "Despesas Adicionais" (BackOffice de Crédito > Configurações > Configurações Produto), conforme instruções na página Custo de Transação.
- Serviço de alteração da Modalidade (Endpoint: PUT tfscreditoservice/backoffice/modalidade)
Para atualização em massa nesse caso, será necessário elaboração de scripts pela própria instituição. As tabelas envolvidas então explicadas na página Custo de Transação.
IMPORTANTE: Após a inclusão das despesas adicionais nas modalidades atuais, ao incluir uma operação através da tela de entrada de operação, as despesas adicionais da modalidade selecionada serão trazidas à tela no momento da edição. Caso haja inclusão de operação antes da virada (ainda em 2024), recomendamos que retire as despesas trazidas na tela de entrada (na aba despesas adicionais), para que o sistema não as considere no cálculo.
a.5. Módulo Créditos - Custos de Transação - Apropriar TAC
Tipo: Parametrização Necessária.
Configuração da opção de apropriação da TAC na modalidade para que seja tratada como Custo de Transação. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
- Tela Modalidade (BackOffice de Crédito > Configurações > Configurações Produto), conforme instruções na página Custo de Transação.
- Serviço de alteração da Modalidade (Endpoint: PUT tfscreditoservice/backoffice/modalidade)
Para atualização em massa das modalidades nesse caso, disponibilizaremos script (ver item 2.3 dessa página).
a.6. Módulo Créditos - Classificação Contábil de Operações Ativas
Tipo: Parametrização Necessária.
Informar a Classificação de todas as operações ativas que serão reportadas para o SCR, segundo o Anexo 40 do leiaute 3040, conforme explicado em Classificação de Ativos. É possível realizar essa parametrização manualmente em cada operação através da seguintes formas:
- Tela Classificação de Ativos (Movimentação de Crédito > Movimento, Contrato), conforme instruções em Estágio da Operação
- Serviço de lote de Alocação de Estágio (Endpoint: PUT tfscreditoservice/operacao/lote/alocacao-estagio)
Para atualização em massa das operações, disponibilizaremos script (ver item 2.6 dessa página). Observação: O script realizará a atualização de todas as operações para a classificação 01 (Custo Amortizado), no entanto, caso a instituição deseje classificação diferente, deverá realizar a atualização manual em tela ou edição do script. Nesse caso, para as classificações 02 e 03, será necessário também a passagem da informação Valor Justo de cada operação ativa (coluna VR_JUS da tabela T402CONT).
a.7. Módulo Créditos - Alocação de Estágio das Operações Ativas
Tipo: Parametrização Necessária APENAS para instituições que escolherem a opção Completa para Metodologia de Apuração da Provisão para Perdas Esperadas (Ref. MetodApPE Header CADOC 3040).
Informar o Estágio que se encontram todas as operações ativas que serão reportadas para o SCR, segundo o Anexo 41 do leiaute 3040, conforme explicado em Estágio da Operação. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
- Tela Alocação de Estágio (Movimentação de Crédito > Movimento, Contrato), conforme instruções em Estágio da Operação
- Serviço de lote de Alocação de Estágio (Endpoint: PUT tfscreditoservice/operacao/lote/alocacao-estagio)
Para atualização em massa das operações, disponibilizaremos script (ver item 2.7 dessa página). Observação: O script realizará a atualização de todas as operações para o estágio 01, no entanto, caso a instituição deseje alocação em estágio diferente de 01, deverá realizar a atualização manual em tela ou edição do script. Lembrando: Operações que forem marcação como ativo problemático pelo sistema (90 dias), já serão automaticamente alocadas no estágio 03.
a.8. Módulo Créditos - Configurações de Entrada de Operação - Modalidade Legais
Tipo: Parametrização Opcional.
Parametrização que permite que as novas operações de créditos já sejam classificadas (anexo 40) e alocadas em estágios (anexo 41) ao serem incluídas no sistema. Essa parametrização irá afetar as operações incluídas A PARTIR da mudança. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
- Tela Modalidade aba "Legais" (BackOffice de Crédito > Configurações > Configurações Produto), conforme instruções em Classificação de Ativos e Estágio da Operação
- Serviço de alteração da Modalidade (Endpoint: PUT tfscreditoservice/backoffice/modalidade)
Para atualização em massa das modalidades, disponibilizaremos script (ver item 2.8 dessa página). Observação: O script está atualizando a modalidade para que a classificação contábil inicial seja sempre 01 (Custo Amortizado) e Estágio inicial (01), no entanto, caso a instituição deseje classificação e/ou estágio inicial diferentes, deverá realizar a atualização manual em tela ou edição do script enviado.
i. Configurações técnicas antes da virada
i.1. Instalação e configuração dos módulos do créditos na versão Wildfly.
Conforme estabelecido no início do projeto IFRS 9, as alterações envolvidas serão disponibilizadas apenas nas versões recentes do sistema (Wildfly - também intituladas versão 6). Essas versões se encontram disponíveis para homologação desde março de 2024. É de suma importância que as novas versões sejam devidamente configuradas para a utilização das novas funcionalidades.
Atualizar para as versões mais recentes dos produtos abaixo:
Credimaster Web VI DJCF_6.2.x.x Credito Service VI
DJSCF_6.2.x.x Credimaster (Versão PB) CF_2.37.x Crédito Efetivação Service (SB) JSBCREDEF_6.1.x.x Crédito Efetivação (SPA) DSPACFEF_6.1.x.x BD Credimaster BDCF_83.x
Mais detalhes de configuração na página Convergência IFRS 9 - TÉCNICO
i.2. Instalação e configuração do módulo Efetivações de Crédito
Efetivações de Crédito é um módulo novo que trabalha em conjunto com os demais módulos de Crédito (operações, backoffice e movimentação). Esse módulo é encarregado de realizar o processamento de lotes de movimentação e operação.
A instalação desse módulo é necessária para a utilização de funcionalidades implementadas pelo IFRS9.
Mais detalhes de configuração na página Efetivações de Crédito
i.3. Configuração de servidor Kafka para automações
Implementação de automações através de filas e conectores Kafka, para as funcionalidades abaixo:
- Efetivação automática de lotes de Ativo Problemático, Estágio e Classificação de Ativos
- Arrasto de operações quando houver marcação de Ativo Problemático
- Gravação de eventos de reconhecimento de perdas (segundo anexo 44)
Necessário a instalação de servidor Kafka para a utilização das filas e conectores abaixo:
- Producer:
- jsbcredef-efetivacao-alocacao-estagio-marcar
- jsbcredef-efetivacao-ativo-problematico-marcar
- jsbcredef-marca-ativo-problematico
- jsbcredef-marca-ativo-problematico-cliente
- jsbcredef-desmarca-ativo-problematico
- jsbcredef-desmarca-ativo-problematico-contrato
- Consumer:
- jsbcredef-marca-ativo-problematico-cliente
- jsbcredef-desmarca-ativo-problematico-contrato
- Connector:
- jsbcredef-desmarca-ativo-problematico
- jsbcredef-efetivar-lote-ifrs9
- jsbcredef-efetivar-lote-ifrs9
- jsbcredef-marca-ativo-problematico
- Producer:
b. Alterações após a virada
Os procedimentos e configurações abaixo deverão ser executados após a virada, preferencialmente a partir do dia .
b.1. Módulo Parâmetros - Metodologia (Pura / Diferenciada)
Tipo: Parametrização Necessária.
Deverá ser parametrizado a metodologia em que a instituição irá trabalhar entre pura e diferenciada devido às mudanças na forma de calcular a taxa de juros nas operações. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
- Tela Empresa (Parâmetros > Tabelas Organizacionais). conforme instruções na página Taxa Efetiva de Juros
b.2. Módulo Créditos - Ativo Problemático - Ajuste da Carteira Contábil
Tipo: Parametrização Necessária.
Com a saída do ATRASO60 e a entrada do ATVPRB (conforme explicado em Ativo Problemático e Stop Accrual), será necessário a remoção do grupo contábil ATRASO60 das parametrizações e a adição do ATVPRB em todas as carteiras contábeis que estiverem sendo utilizadas. É possível realizar essa parametrização manualmente através da seguintes formas:
- Tela Carteiras (BackOffice de Crédito > Configurações > Configurações Básicas), conforme instruções na página Ativo Problemático e Stop Accrual
- Serviço de alteração de Carteira (Endpoint: PUT tfscreditoservice/backoffice/carteira)
IMPORTANTE: Ao realizar essas ações, os efeitos serão refletidos somente no próximo fechamento de dia, onde, as operações em atraso de 60 - 90 dias serão automaticamente transferidas para o grupo contábil "NORMAL" (serão curadas), e as operações acima de 90 dias serão transferidas para "ATVPRB" e marcadas como Ativo Problemático. As operações curadas terão seus valores contábeis ajustados conforme o sistema hoje já faz e as operações em LP permanecerão em LP. Caso a instituição deseje manter o stop accrual e classificar essas operações como ativo problemático antes dos 90 dias, poderá manualmente marcar a operação via tela ou utilizar o script que disponibilizaremos (ver item 2.4 dessa página).
Para atualização em massa das carteiras, disponibilizaremos script (ver item 2.4 e 2.5 dessa página).
b.3. Módulo Créditos - Atualização da Taxa Efetiva de Juros das Operações Ativas
Tipo: Parametrização Necessária APENAS para instituições que escolherem a opção Pura para Metodologia Diferenciada de Taxa Efetiva de Juros (Ref. MetodDifTJE = 'S': Header CADOC 3040).
Deverá ser realizado a atualização da taxa efetiva de juros das operações ativas na base para que elas estejam adequadas à possíveis reestruturações futuras. Para realizar essa atualização estará desenvolvido uma tela no sistema Credimaster (Versão PB):
- Tela Atualização Taxa Efetiva de Juros (Ferramentas -> Programas Especiais -> Atualização Taxa Efetiva de Juros). Conforme detalhes em Taxa Efetiva de Juros.
02. INSTRUÇÔES PARA EXECUÇÂO DE CADA SCRIPT
Esses scripts irão, em suma, realizar ajustes direto na base em registros atuais de configurações para que possam ser trabalhadas no novo padrão. Explicações detalhadas sobre a NECESSIDADE de execução desses scripts estão nos itens a. e b. dessa página.
Pacote de Scripts anexado ao final da página.
2.1. SCRIPT para adição da informação da tela de atualização da taxa efetiva de juros
Nome do arquivo dentro do pacote: 01_IFRS_AtualizacaoTaxaEfetiva
Impacto: A execução desse script realizará a atualização na tabela t400docu para inclusão da tela criada com a finalidade de atualizar a taxa de juros das operações ativas na base.
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
2.2. SCRIPT para parametrização do tipo de cálculo dos custos de transação
Nome do arquivo dentro do pacote: 02_IFRS_AtualizaTpCalculo
Impacto: A execução desse script realizará a atualização do tipo de cálculo (linear/proporcional) para os custos de transação de todas as modalidades (T402MODA) na base. O intuito do script é a atualização em massa das modalidades ativas. Essa parametrização pode ser realizada através da tela Modalidade (BackOffice de Crédito > Configurações > Configurações Produto), conforme instruções em Custo de Transação.
Instruções: O script deverá ser EDITADO para contemplar a escolha feita pela própria instituição entre as opções LINEAR ("L") ou PROPORCIONAL ("P") para a coluna CL_CST_TRN da tabela T402MODA.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
2.3. SCRIPT para configuração da tac como um custo de transação
Nome do arquivo dentro do pacote: 03_IFRS_ConfiguraTac
Impacto: A execução desse script realizará a atualização do parâmetro apropriar TAC (T402MODA), caso não seja. O intuito do script é garantir que a TAC seja tratada como um custo de transação e seja diferida como os demais.
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
2.4. SCRIPT para substituição do grupo contábil ATRASO60 para ATVPRB
Nome do arquivo dentro do pacote: 04_IFRS_AtualizaCarteira
Impacto: A execução desse script realizará duas ações:
- A exclusão da grupo contábil "ATRASO60" de todas as carteiras existentes na tabela de Grupo Contábil da Carteira (T402CTGR).
- A inclusão da grupo contábil "ATVPRB" configurada para não apropriação em 90 dias de atraso em todas as carteiras existentes na tabela de Grupo Contábil da Carteira (T402CTGR).
Lembrando: Caso a instituição deseje manter as operações, que serão curadas, ainda em stop accrual, atenção para a execução do script de marcação de ativo problemático (item c.5 dessa página).
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
2.5. SCRIPT para marcação das operações entre 60 e 90 dias de atraso
Nome do arquivo dentro do pacote: 05_IFRS_MarcacaoAtvProblematico
Impacto: Em conjunto com o script do item 2.4, esse script realizará a marcação de operações escolhidas pela instituição para serem mantidas em stop accrual (agora qualificadas como ativo problemático). Lembrando: Apenas operações que estiverem entre 60-90 dias de atraso que serão curadas pelo script do item 2.4. Operações com atraso superior a 90 dias, serão automaticamente marcadas.
Instruções: O script deverá ser EDITADO para contemplar as operações escolhidas pela própria instituição.
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
2.6. SCRIPT para preenchimento da classificação contábil de operações ativas (caso classificação custo amortizado)
Nome do arquivo dentro do pacote: 06_IFRS_AtualizacaoContabil
Impacto: Esse script atualizará todas as operações ativas para a classificação "Custo Amortizado" segundo anexo 40 do SCR. A atualização ocorrerá no campo CD_CLA_ATV da tabela Complemento de Contrato (T402CCTR)
...
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
2.7. SCRIPT para preenchimento do estágio da operação nas operações ativas (caso estágio 01)
Nome do arquivo dentro do pacote: 07_IFRS_AtualizacaoEstagio
Impacto: Esse script atualizará todas as operações ativas para o estágio "01", segundo anexo 41 do SCR, apenas as operações que não estiverem alocadas. A atualização ocorrerá no campo CD_EST da tabela Complemento de Contrato (T402CCTR).
...
Observações: Caso essa alteração já tenham sido realizada previamente à virada, esse script deverá ser ignorado.
2.8. SCRIPT para parametrização da classificação e estágio inicial da operação (modalidade legais)
Nome do arquivo dentro do pacote: 08_IFRS_AtualizaModalidadesLegais
Impacto: A execução desse script realizará a atualização de todas as modalidades para deixar previamente selecionado as opções Classificação Contábil Inicial e Estágio da Operação. A atualização ocorrerá na tabela T402MOLG afetando operações incluídas A PARTIR da mudança.
...
Observações: Conforme instruções do SCR, instituições que escolherem a opção Simplificada para Metodologia de Apuração da Provisão para Perdas Esperadas (Ref. MetodApPE Header CADOC 3040), não precisam informar o estágio da operação no CADOC 3040, portanto, caso seja, basta editar o script para não atualizar o estágio inicial da operação.
2.9. SCRIPT para inclusão dos novos anexos (40, 41, 42 e 44)
Nome do arquivo dentro do pacote: 09_IFRS_InclusaoAnexos
Impacto: A execução desse script realizará a inclusão dos anexos 40, 41, 42 e 44 na tabela de anexos (T402ANEX), seguindo as definições do leiaute do CADOC 3040).
Instruções: Esse script não necessita de edição, apenas deverá ser executado na base.
a. Pacote de Scripts
Os arquivos disponibilizados no anexo abaixo estão divididos em SQLSERVER e ORACLE, favor verificar qual o tipo de base está sendo utilizada.
Arquivo: CREDITO - Pacote de Scripts.7z
...
Para IFRS9 foram disponibilizadas novas informações nesta tela Sistema, conforme abaixo:
Tipo de Declaração: Campo responsável pela Informação sobre o tipo de declaração ( S – Simplificada ou C – Completa)
Validação Estágio: Habilitado quando o tipo de declaração for "Completa", para o Motivo de alocação no Estágio
Permite Ajuste Estágio: Configuração para definição geral se é permitido alterar estágio. Exemplo: instrumentos 3 para 2.
Contabilização Valores Por Estágio:
Contábil Externo: Configuração da contabilização do estágio no Rating. Permitir "S" somente quando o tipo de declaração for "Completa".
Tempo Execução Job: Campo tem objetivo de gravar o identificador cron que será utilizado na execução do job.
Troca de Estágio 1 para 2: Campo responsável para efetuar a troca do estágio 1 para 2, para tipo de declaração "Completa".
Indicador do Ativo Problemático: Configuração para definição geral se é permitido alterar indicador de ativo problemático para instrumentos com menos de 90 dias de atraso via recálculo.
Característica Especial: Configuração para alterar o Anexo 8, quando operação em ativo problemático.
Considerar Provisão: Configuração de perda esperada no recálculo prioritariamente sobre demais configurações. No padrão esse campo será igual "S", no caso de quem não for enviar altera para ‘N’.
Troca de Estágio 2 para 1: Campo responsável para efetuar a troca do estágio 2 para 1, para tipo de declaração "Completa".
Gerar Tag IPOC 3040_XML: Configuração global do Rating para gerar o IPOC no 3040 (XML) ou não.
- Se a configuração estiver como 'S', o IPOC deve ser gerado como é feito atualmente.
- Se a configuração estiver como 'N', não será gerado o IPOC no 3040 (XML).
Calcular Provisão para Natureza Operação - Anexo 2: Gerar 3040 para natureza de operação.
Usa Kafka: Configuração se utiliza ou não serviço Kafka
Registro do IPOC: Campo informativo de qual deve ser a regra utilizada para geração do IPOC.
Metodologia Diferenciada TJE: Campo possibilita a parametrização de metodologia diferenciada para apuração da taxa de juros efetiva. Informação não é obrigatória, quando não selecionada indicará que não deverá haver metodologia diferenciada para apuração da taxa de juros efetiva.
Carteira Contábil: Campo não é obrigatório, informação referente a carteira contábil ativa, diferente de "FI" cadastrada. O sistema entende que deve contabilizar naquela carteira, mas se houver mais de uma, neste caso será necessário informar a carteira neste campo, senão, ao gerar processo de contabilização do Rating será apresentado mensagem de erro]
a.2. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Parâmetros Provisão Perda
Tipo: Parametrização Necessária.
Para atender o IFRS9, no Rating foi criada uma nova tela para contemplar a parâmetros provisão de perda, que conforme a RN 352.
- Tela de Parâmetros de Provisão referente a Perda incorrida, Adicional, Esperada, Modalidade e Conta. O RN define que o calculo de cada provisão esta vinculada a conta contábil e para conta pode ou não serem calculadas todas as perdas.
Campos:
Conta Contábil - Código Conta Contábil, considerando até sétimo nível da conta
Modalidade - Sigla e descrição da modalidade, informação do credimaster
Data Inicio vigência - Data de inicio desta parametrização.
Data Fim vigência - Data fim desta parametrização.
Provisão Esperada – Indicador de utilização provisão esperada (S/N)
Provisão Adicional – Indicador de utilização provisão adicional (S/N)
Provisão Incorrida - Indicador de utilização provisão incorrida (S/N)
Atenção:
Após baixar a versão do RTVI_2.25.20, importante que seja revisado os indicadores Perda esperada, adicional ou incorrida, antes de ocorrer o primeiro processamento referente a competência 2025, porque esses campos serão desabilitado para alteração, ficamos disponível somente como visualização.
Caso seja necessário, alteração após processamento, deverá inativar esse registro informando a data fim vigência, e criando um novo registro com as informações desejada.
Regras:
- Possibilita a inclusão novas contas.
- A conta e modalidade uma vez incluída, não permitirá ser excluída apenas informar data fim de validade, ficando como histórico.
- A modalidade somente terá vinculo com uma conta contábil.
- Será validado a informação sobre carteira contábil(Plano de contas).
- Os campos indicadores (esperada, adicional e incorrida) poderão receber apenas S ou N e sempre todos os três campos deverão ser informados.
RT - Rating - Parâmetros Provisão Perda
.
a.3. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Configuração Interface
Tipo: Parametrização Necessária.
Sigla – Código de duas letras que identifica o sistema de origem de uma interface armazenada na base de gestão.
Descrição – Identificação da interface a ser importada.
Diretório – Cadastrar o diretório que será capturado os arquivos no rating. (Interfaces de entrada)
Alterações na tela:
Validação : Nesta tela será avaliado o parâmetro data IFRS9
Tipo de Entrada – Identificação da interface a ser importada. Neste caso foram criados novos tipos:
- API - Nova opção no tipo de entrada
- XML - Nova opção no tipo de entrada
- Arquivo NCR - Nova opção no tipo de entrada
Importante:
Quando for competência 2025, e o tipo de entrada selecionado for ( Sistema Externo, Sistema Interno e Digitação), o sistema apresentará a seguinte mensagem abaixo. Para IFRS9 foram criados os novos tipos de entrada.
RT - Rating - Configuração Interface
a.4. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Percentual Operações Não Inadimplidas
Tipo: Parametrização Necessária.
Operações Não Inadimplidas
Menu >>IFRS9 Parametrização>> Percentual Operações Não Inadimplidas
- Os percentuais definidos no anexo II da Resolução BCB nº 352, Art. 78º, § 1º, inciso II
- Criado campo % usuário, onde possibilita inclusão de percentual maior de perda do que o mínimo estipulado pelo BACEN.
- Se a instituição deseja utilizar um percentual diferente para uma determina carteira, este deverá ser maior que o percentual definido pelo BACEN.
RT - Rating - Parâmetros Cálculo de Perdas
a.5. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Percentual Operações Inadimplidas
Tipo: Parametrização Necessária.
Operações Inadimplidas
Menu >> IFRS9 Parametrização >> Percentual Operações Inadimplidas
- Os percentuais definidos no anexo II da Resolução BCB nº 352, Art. 78º, § 1º, inciso III
- Criado campo % usuário, onde possibilita inclusão de percentual maior de perda do que o mínimo estipulado pelo BACEN.
- Se a instituição deseja utilizar um percentual diferente para uma determina carteira, este deverá ser maior que o percentual definido pelo BACEN.
RT - Rating - Parâmetros Cálculo de Perdas
a.6. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Provisão Adicional Esperada
Tipo: Parametrização Necessária.
Provisão Adicional Esperada
Menu >> IFRS9 Parametrização>> Provisão Adicional Esperada
- Os percentuais definidos no anexo II da Resolução BCB nº 352, Art. 78º, § 1º, inciso I
- Criado campo % usuário, onde possibilita inclusão de percentual maior de perda do que o mínimo estipulado pelo BACEN.
- Se a instituição deseja utilizar um percentual diferente para uma determina carteira, este deverá ser maior que o percentual definido pelo BACEN.
RT - Rating - Parâmetros Cálculo de Perdas
a.7. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Provisão Incorrida
Tipo: Parametrização Necessária.
Provisão Incorrida
Menu >> IFRS9 Parametrização >> Provisão Adicional Esperada
- Os percentuais definidos no anexo I da Resolução BCB nº 352, Art. 76º
- Criado campo % usuário, onde possibilita inclusão de percentual maior de perda do que o mínimo estipulado pelo BACEN.
- Se a instituição deseja utilizar um percentual diferente para uma determina carteira, este deverá ser maior que o percentual definido pelo BACEN.
- Serão preservados dados oficiais BACEN, no processo de cálculo deverá ser executado pelo valor padrão (Bacen) e pelo valor informado pelo usuário, e no processamento serão gravados os dois valores, usando o maior valor calculado sempre limitado a 100% do saldo do instrumento financeiro.
RT - Rating - Parâmetros Cálculo de Perdas
a.8. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Anexos (Configuração da Carteira)
Tipo: Parametrização Necessária - Realizar Revisão das configurações e Ajustes
Atribuído novos campos nesta tela, como:
- Carteira
- Percentual Adicional
Carteira: Configuração da carteira (C1 a C5), conforme a Resolução BCB nº 352.
- Classificando a Carteira a partir da modalidade da Operação (Anexo 3)
- Classificando a Carteira a partir da modalidade de Garantias (Anexo 12)
- Campo possibilita inclusão e alteração da informação da carteira
Material sobre Classificação da Carteira, disponível na página RT - Rating - Classificação da Carteira (C1 a C5)
% Adicional: Campo referente a provisão adicional, conforme Art. 78, § 6º da Resolução BCB Nº 397, sobre o valor contábil da operação.
- Campo default 0,5% (cinco décimos por cento), onde possibilita alteração deste percentual caso for necessário.
- Esse campo será habilitado para Anexo 3, Domínio (02 - Empréstimos) e Sub (02 - Crédito Pessoal - com consignação em folha de pagamento)
a.9. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Contabilização
Tipo: Parametrização Necessária
Destacando as seguintes configurações:
- Parametrização Provisão → RT - Rating - 1. Parametrização Provisão
- Parametrização Compensação → RT - Rating - 2. Parametrização Compensação
- Parametrização Método Declaração Completa → RT - Rating - 3. Parametrização Método Completa
- Parametrização Método Declaração Simplificada → RT - Rating - 4. Parametrização Método Simplificada
i. Configurações técnicas antes da virada
i.1. Instalação e configuração dos módulos do Rating na versão Wildfly.
Conforme estabelecido no início do projeto IFRS 9, as alterações envolvidas serão disponibilizadas apenas nas versões recentes do sistema (Wildfly - também intituladas versão 6). Essas versões se encontram disponíveis para homologação desde março de 2024. É de suma importância que as novas versões sejam devidamente configuradas para a utilização das novas funcionalidades.
Atualizar para as versões mais recentes dos produtos abaixo:
RATING VI RTVI_2.25.25 RATING API SB SERVICE JSBRTAPI_6.0.5.0 RATING ROTINA SB SERVICE JSBRTRO_6.0.5.0 BD Rating BDRT_25.06
Mais detalhes de configuração na página Convergência IFRS 9 - TÉCNICO
i.2. Configuração de servidor Kafka para automações
Implementação de automações através de filas e conectores Kafka, para as funcionalidades abaixo:
- Efetivação automática de lotes de Ativo Problemático, Estágio e Classificação de Ativos
- Arrasto de operações quando houver marcação de Ativo Problemático
- Gravação de eventos de reconhecimento de perdas (segundo anexo 44)
Necessário a instalação de servidor Kafka para a utilização das filas e conectores abaixo:
b. Alterações após a virada
Os procedimentos e configurações abaixo deverão ser executados após a virada, preferencialmente a partir do dia .
b.1. Módulo Rating - Comandadas
Tipo: Parametrização Opcional.
Alterações na tela:
- Inclusão de novos campos na aba Comandada Cliente:
- CNPJ do cliente: Informação referente ao CNPJ
- Carteira: Informação referente a carteira utilizada para cálculo de provisão mínima requerida - Resolução BCB 352/2023 (Anexo 43).
- Percentual Perda Esperada: Percentual de perda esperada, campo habilitado para inclusão.
- Inclusão de novos campos na aba Comandada Cliente:
b.2. Módulo Rating - Geração 3040
Tipo: Conferência Necessária.
Na geração 3040, adequação das novas TAGS relativas ao IFRS9:
- <MetodApPE>= Metodologia de Apuração de PE: metodologia para apuração da provisão para perdas esperadas, conforme anexo 39 (C = Completa ou S = Simplificada). Informação parametrizada na tela de configuração.
- <MetodDifTJE>= Metodologia Diferenciada TJE: metodologia diferenciada para apuração da taxa de juros efetiva, conforme Art. 10º Resolução BCB 309, de 28/03/2023. Informação parametrizada na tela de configuração.
- Removido o elemento <ContInstFin>, e todas as regras referente a geração das TAGs.
- Incluído novo elemento <ContInstFinRes4966>, com os seguintes campos nesta TAG:
- Classificação do Ativo Financeiro - identifica a categoria contábil em que o instrumento financeiro está classificado, conforme anexo 40. Informação recebida do sistema de origem.
- Estágio do Instrumento Financeiro - informação para instituições que seguem a metodologia completa de apuração da Provisão para Perdas, conforme anexo 41. Informação recebida do sistema de origem.
- Quantidade de títulos adquirida - informação sobre a quantidade adquirida do instrumento financeiro, informar para os instrumentos financeiros da modalidade 18 - Títulos de crédito (fora da carteira classificada), conforme anexo 3. Informação recebida do sistema de origem.
- Valor Contábil Bruto do Instrumento Financeiro - informação referente ao valor apurado, conforme o Art. 8º da Resolução BCB 309, de 28/03/2023. Informação recebida do sistema de origem.
- Valor da Perda Acumulada - Informação recebida do sistema de origem.
- Valor Justo - Informação recebida do sistema de origem.
- Taxa de Juros Efetiva - Informação recebida do sistema de origem.
- Rendas do mês - Informação recebida do sistema de origem.
- Alocação do Instrumento Financeiro no Estágio 1 - Informação recebida do sistema de origem.
- Carteira (Provisão Mínima) - Informação recebida do sistema de origem, quando não recebida classificada conforme descrito na pagina RT - Rating - Classificação da Carteira (C1 a C5)
- Tratamento do risco de crédito: Informação recebida do sistema de origem.
- Incluído novo elemento <ContInstFinRes4966>, com os seguintes campos nesta TAG:
- Incluído novo elemento <Perdas>, com as seguintes campos:
- Motivo da Perda - informação do motivo de perda, conforme o anexo 44. Informação recebida do sistema de origem.
- Valor da Perda - informação referente ao valor da perda reconhecida na data-base. Informação recebida do sistema de origem.
- Incluído novo elemento <Perdas>, com as seguintes campos:
- Incluído novo elemento <Estágio>, com as seguintes campos: (Vigência inicial prevista para data base Jan_2026)
- Motivo de alocação no Estágio - informação referente os motivos de alocação, de acordo com os códigos disponíveis no anexo 42. Informação recebida do sistema de origem.
- Data -base da Alocação - Informação recebida do sistema de origem.
- Incluído novo elemento <Estágio>, com as seguintes campos: (Vigência inicial prevista para data base Jan_2026)
- TAG <ProvConsttd>- Valor Provisão Constituída, ajustada a regra para receber o valor das Perdas Esperada, Adicional e Incorrida, conforme o caso. Informação calculada pelo Rating.
b.3. Módulo Rating - Manutenção Carga
Tipo: Parametrização Opcional.
Menu>> IFRS9 Manutenção>>Manutenção Carga
Nova tela criada para opção de Manutenção Carga:
- Possibilitando consultar e atualizar determinados status das cargas processadas.
- A partir da competência e informação da empresa (Abrangência), serão exibidas as cargas realizadas.
Cargas realizadas com as seguintes informações:
Interface: Sigla que identifica o sistema de origem de uma interface (CF-Crédito, CC - Conta corrente, DP - Depósito a prazo)
Arquivo: Demonstra o arquivo gerado pelo legado para ser importado.
Processamento: Campo responsável para demonstrar a situação do processamento do arquivo.
Importação: Campo responsável para demonstrar a situação da importação do arquivo.
- Situação importação vai ser demonstrada somente quando o arquivo for finalizado com sucesso.
Validação: Campo responsável para demonstrar a situação da validação do arquivo
- Poderá somente ser alterado para situação "Finalizado", quando estiver apresentando a situação igual a "Vld Erro"
- Após atualização como "Finalizado", não poderá ser mais modificado.
Grava Dados Rating: Campo indica que os dados importados foram transferido e possibilitando a geração futura da interface 3040.
- Situações previstas: Finalizado ou Erro Cópia.
- Quando estiver como "Finalizado" não poder ser mais alterado, se necessário algumas alteração, deverá ser efetuado através do Manutenção de Interface, neste mesmo menu.
- Quando estiver como "Erro Cópia", pode realizar novamente importação com registros corrigidos.
RT - Rating - Manutenção Carga
b.4. Módulo Rating - Manutenção Interface e Manutenção Interface Temporária
Tipo: Ajuste Opcional
- Possibilidade de cadastrar operações dentro de uma competência, assim como alterar dados de operações já importadas.
- As atualizações sempre considerarão a competência informada.
Para o modelo IFRS9 foram disponibilizadas novas informações para operações que não são de saída do 3040, conforme abaixo:
Principal:
Valor bruto contábil: Valor Contábil Bruto do Instrumento Financeiro, conforme art. 73 ou art. 75 da Resolução BCB nº 352/2023
Taxa efetiva: Taxa efetiva equivalente aos juros pré-fixados incidentes no curso normal da operação
Data Entrada em Atraso: Quando houver atraso no título
Data Entrada Falência: Quando o cliente entrar em falência
Valor justo: Informar no caso de instrumentos financeiros classificados nas categorias Valor Justo em Outros Resultados Abrangentes (VJORA) ou Valor Justo no Resultado (VJR).
Rend. Contábil Mês: Referente ao accrual dos juros e amortização dos custos de transação e dos valores recebidos diferidos, quando for o caso a ser informado para todas as formas de mensuração contábil.
Vlr Prd Acumulada: Valor da perda acumulada reconhecida para o instrumento financeiro
Valor Perda Esperada: Valor perda esperada
Alocação estágio: Quando essa opção estiver selecionada, a probabilidade de default (PD) considerada for para o prazo total do instrumento financeiro, para efeitos de apuração de perda esperada.
Qtd Instrumento: Quantidade do instrumento financeiro adquirida, a ser informado para os instrumentos financeiros da modalidade 18 (Títulos de crédito (fora da carteira classificada)) - Anexo 3.
Valor Perda Adicional: Valor perda Adicional
Percentual PDD: Percentual Perda Esperada do Instrumento Financeiro
Valor Perda Incorrida: Valor Perda Incorrida ativo problemático
Tratamento Risco: Quando essa opção estiver selecionada, referente ao tratamento do risco de crédito seja realizado de forma isolada, não se aplicando ao Art. 42 da Resolução BCB 352/2023.
Carteira Provisão: Informação referente a carteira utilizada para cálculo de provisão mínima requerida - Resolução BCB 352/2023 (Anexo 43).
Entre Outros ...
RT - Rating - Manutenção Interface
RT - Rating - Manutenção Interface Temporária
b.5. Módulo Rating - Reversão Interface
Tipo: Ajuste Opcional
Menu >> IFRS9 Manutenção>>Reversão Interface
Tela se destina a efetuar as reversões das Interfaces já importadas, criado nova tela para contemplar todas as adequações ao IFRS9.
RT - Rating - Reversão Interface
03. CHECKLIST DE CONFIGURAÇÕES
- a.1. Módulo Parâmetros - Roteiro ContábilRating - Parametrizar Sistema - Menu IFRS9 - Configurações Gerais (Sistema)
- a.2. Módulo Créditos - Anexos SCRRating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Parâmetros Provisão Perda
- a.3. Módulo Créditos - Custos de Transação - Modalidade - Tipo de Custo (Linear / Proporcional)Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Configuração Interface
- a.4. Módulo Créditos - Custos de Transação - Modalidade - Inclusão das Despesas AdicionaisRating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Percentual Operações Não Inadimplidas
- a.5. Módulo Créditos - Custos de Transação - Modalidade Histórico - TAC
- a.6. Módulo Créditos - Classificação Contábil de Operações Ativas
- a.7. Módulo Créditos - Alocação de estágio das Operações Ativas
- a.8. Módulo Créditos - Configurações de Entrada de Operação - Modalidade Legais
- Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Percentual Operações Inadimplidas
- a.6. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Provisão Adicional Esperada
- a.7. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Provisão Incorrida
- a.8. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Anexos (Configuração da Carteira)
- a.9. Módulo Rating - Parametrizar IFRS9 - Menu IFRS9 - Contabilização
- i.1. Instalação e configuração dos módulos do Créditos Versão 6
- i.2. Instalação e configuração do módulo Efetivações de Crédito
- Rating na versão Wildfly.
- i.32. Configuração de servidor Kafka para automações
- b.1. Módulo Parâmetros - Metodologia (Pura / Diferenciada)Rating - Comandadas
- b.2. Módulo Rating - Geração 3040
- b.3. Módulo Créditos - Ativo Problemático - Ajuste da Carteira ContábilRating - Manutenção Carga
- b.4. Módulo Rating - Manutenção Interface e Manutenção Interface Temporária
- b.35. Módulo Créditos - Atualização da Taxa Efetiva de Juros das Operações AtivasRating - Reversão Interface