CONTEÚDO
- Visão Geral
- Informando o estágio na entrada da operação
- Alterando o estágio de uma operação ativa
- Motivos de Alocação
- Parametrizações Relacionadas
- Tabelas Relacionadas e Alteradas
Atualização 21 Fev. 2025
Em atendimento as mudanças de Out. 2024, as alterações abaixo estão disponíveis nas versões mais recentes dos sistemas DJCF, DJSCF, JSBCREDEF e CF:
- Ajustes no serviço e tela de criação de lote de Alocação de Estágio (Movimentação) para possibilitar a passagem de mais de um motivo.
- Ajustes na Interface 3040 (Credimaster - Rating) para filtrar os motivos conforme novas definições.
- Ajustes na tela de Consulta Contrato (BackOffice) para a apresentação dos motivos conforme novas definições.
Instruções nesse documento foram atualizadas:
- Novo payload para envio dos motivos de alocação.
- Novo formato de construção do lote de Alocação de Estágio.
Atualização 18 Out. 2024
Em 18 Out. 2024, descrições e exemplos foram adicionados ao documento de instruções de preenchimento do cadoc 3040 a respeito da maneira que devem ser reportados os motivos de alocação dos estágios da operação.
- Os motivos definidos (anexo 42) para o estágio 3 são cumulativos e DEVEM ser reportados enquanto estiverem vigentes.
Lembrando que: O reporte dos motivos de alocação de estágio somente será vigente em Jan. 2026.
01. VISÃO GERAL
Existem três estágios principais da operação de um ativo financeiro, conforme definidos pelo IFRS 9:
- Estágio 1: Esta estágio é aplicável a ativos financeiros que estão em situação de atraso, ou seja, que apresentam sinais de deterioração do crédito, mas ainda não estão sujeitos a perdas significativas. No Estágio 1, as perdas esperadas são calculadas com base na probabilidade de inadimplência nos próximos 12 meses.
- Estágio 2: Esta estágio se aplica aos ativos financeiros que sofreram uma deterioração significativa do crédito desde sua originação, mas que ainda não estão em default ou inadimplência total. No Estágio 2, as perdas esperadas são calculadas com base na probabilidade de inadimplência ao longo da vida útil do ativo.
- Estágio 3: Este estágio é aplicável aos ativos financeiros que estão em default ou inadimplência total, ou seja, a entidade já identificou que não receberá todos os fluxos de caixa contratados.
Em adicional à implementação dos estágios, em janeiro de 2026 o BACEN solicitará através do leiaute 3040, o envio do motivo de cada alocação do estágio no ativo durante o mês base, ou seja, todas as vezes que se alterar o estágio do ativo, irá necessitar que informe o porquê. Para essa necessidade, foi implementado no sistema Credimaster a gravação de histórico das alocações que ocorrerem no ativo, portanto também será possível informar o motivo da alocação quando for utilizar as funcionalidades que alteram o estágio da operação. Conforme definidos abaixo (Leiaute 3040 Anexo 42):
A parametrização para inclusão dos novos Anexos (41 e 42) será necessária para o uso das funcionalidades desse documento. Mais detalhes no item 05 deste documento.
02. INFORMANDO O ESTÁGIO NA ENTRADA DA OPERAÇÃO
Na entrada da operação é possível já informar o estágio em que a operação inicialmente está alocada.
A imagem abaixo ilustra o fluxo completo das alterações para quando o estágio é informado na entrada de operação.
- Através do serviço de inclusão de operação.
- Através da tela de entrada de operação.
- Na aba Complemento do Contrato
Observação: Tanto por serviço quanto por tela, caso a informação de estágio e motivo não sejam passadas na inclusão da operação, o sistema irá alocar a operação no estágio que estiver selecionado no parâmetro "Estágio e motivo inicial da operação" da modalidade (no módulo BackOffice de Crédito > Configuração Produto > Modalidade > aba Legais). Caso não haja parametrização, a operação não será alocada em estágios, podendo ser posteriormente alterada através de lote, após a efetivação (conforme é explicado no próximo tópico).
03. ALTERANDO O ESTÁGIO DE UMA OPERAÇÃO ATIVA
Para realizar a alocação de estágio em operação de crédito ativa, no sistema Credimaster, há duas formas, através de tela e através de serviço. Ambas as opções criam um registro de lote de movimento para efetivação (processamento).
Seguindo o padrão do sistema Credimaster, para que alteremos uma informação em uma operação ativa, precisamos fazer uma "solicitação" dessa alteração através de duas etapas: criação e efetivação de lote. Lista-se as operações que deseja-se alterar, registra essas informações na base e executa-se a efetivação (processamento) dessas informações. Somente na efetivação a operação será alterada.
IMPORTANTE: Lotes criados deverão ser efetivados (manualmente ou automaticamente) no mesmo dia em que foram criados. Caso não haja efetivação no mesmo dia, o lote deverá ser EXCLUÍDO e RECRIADO.
Conforme ilustrado na imagem abaixo:
Por serviço: Para incluir um lote de alocação de estágio, a partir da versão DJSCF_6.2.15.5 (30/01/2025), utilizar o payload abaixo:
API endpoint: POST <servidor>/tfscreditoservice/rest/operacao/lote/alocacao-estagio
{
"codigoEmpresa": 12,
"codigoUnidade": 1,
"dataMovimento": "2024-03-05",
"situacaoLote": {"name": "FECHADO"},
"quantidade": 1,
"dataProcessamentoEfetivo": "2024-03-05",
"alocacaoEstagios": [ {
"codigoCliente": 10002069,
"siglaModalidade": "EMPKGPJ",
"numeroContrato": 1234,
"numeroAdlib": 0,
"codigoEstagio": "01",
"motivosAlocacao": [
{
"codigoMotivo": "02",
"dataInclusao": "2023-06-10T00:00",
"dataVigencia": "2023-07-10"
},
{
"codigoMotivo": "03",
"dataInclusao": "2023-06-11T00:00"
}
]
} ]
}
Observação: A utilização da tag "motivoAlocacao" é opcional e somente será necessária em 2026 (quando entrará em vigor a passagem dessa informação na interface 3040).
Por tela, acessar o módulo Movimentações de Crédito > Contratos, Movimentação > Estágio da Operação. Ao entrar na tela, clicar em Novo.
- Na tela de detalhe temos a capa do lote, onde já é possível realizar algumas configurações.
- Agendar: Permite informar uma outra data para que o lote seja efetivado. Clicar nessa opção, libera o campo "Processamento" (ao lado) para que seja selecionado a data desejada. Caso essa opção seja utilizada, o lote não irá aparecer para efetivação (processamento) até que o sistema chegue no dia agendado.
- Processamento: Data em que o lote ficará disponível para ser processado.
- Selecionar (botão): Permitir selecionar as operações que deseja-se alterar o estágio.
- Na tela de detalhe temos a capa do lote, onde já é possível realizar algumas configurações.
- Clicando no botão Selecionar no canto superior direito da tela, abrirá uma pop-up para escolha das operações.
- Ao retornar com as operações selecionadas clicando em Confirmar, a tela irá carregar todas as configurações atuais dessas operações para edição.
- Nessa tela é possível alterar o Estágio em que a operação está alocada.
- Abaixo da seleção do Estágio está a Grid Motivos onde é possível adicionar e alterar o(s) motivo(s) vigente da alocação do estágio selecionado.
- Motivos de Alocação estão relacionados ao Anexo 42 do documento 3040 do Banco Central, e entrará em vigor em 2026. Explicações mais detalhadas no item 04 desse documento.
- Após a escolha das opções, clicar em Confirmar
- Nesse momento o registro de lote está gravado e pronto para efetivar.
Por fim, acessar o módulo Efetivações de Crédito > Processamento > Efetivação de Movimento.
Clicar em Novo, selecionar o tipo de lote e o lote que desejar para efetivação e clicar em Efetivação Seleção.
Observação 1: Se o parâmetro "Efetivar lote de alocação de estágio da operação" nos Parâmetros Globais estiver marcado, a efetivação do lote ocorrerá de forma automática logo após a criação do Lote (passos anteriores) e esses dois últimos passos não serão necessários.
Observação 2: Para instruções de configuração e uso do módulo Efetivações de Crédito, detalhes na página Efetivações de Crédito
Para efetivar um lote de alocação de estágio Por serviço, a partir da versão JSBCREDEF_6.1.8.0 (30/01/2025), utilizar o payload abaixo:
API endpoint: POST <servidor>/sbcreditoefetivacaoservice/efetivacao/movimento-transacao-lote
{
"tipoLote": "ALOCACAO_ESTAGIO",
"lotes": [
{
"dataMovimentacao": "2021-02-24",
"numeroLote": 11
}
],
"codigoEmpresa": 12,
"codigoUnidade": 1
}
04. MOTIVOS DE ALOCAÇÃO
O reporte dos motivos de alocação de estágio somente será vigente em Jan. 2026.
Segundo definições na documentação Instruções de Preenchimento do Documento 3040 para os motivos de alocação (anexo 42), seguem as seguintes regras:
- Informar o(s) motivo(s) de alocação, de acordo com os códigos disponíveis na tabela abaixo:
- A ser preenchido pelas instituições que seguem a metodologia completa de apuração da Provisão para Perdas Esperadas associadas ao risco de crédito
- Os motivos de alocação no Estágio 3 podem ser cumulativos; e devem ser informados enquanto perdurarem. A data-base de alocação é aquela em que o respectivo motivo ocorreu.
- Exemplo:
- Jan/XX: operação atrasa mais de 90 dias.
- Fev/XX: operação é reestruturada e deixa de estar inadimplente.
- Jun/XX: operação reestruturada atrasa mais de 90 dias.
- Set/XX: tomador paga as prestações atrasadas.
- Out/XX: ES coloca a operação em processo de cura.
- Dez/XX: operação é alocada no estágio 2.
- Report desse exemplo ao SCR:
No sistema Credimaster Web é possível editar e adicionar livremente os motivos do estágio alocado da operação durante a criação e edição de um lote de Alocação de Estágio.
- Código do Motivo: Selecionar o código do motivo (conforme anexo 42). Esse código está diretamente relacionado ao estágio selecionado no campo "Estágio da Operação - Anexo 41", ou seja, somente aparecerá os motivos do mesmo grupo de estágio do anexo.
- Data de Alocação: Assumindo a data atual do sistema.
- Data de Vigência: Preenchendo essa data, o sistema entenderá que a partir da data preenchida, o motivo não será mais considerado em consultas e não irá ser reportado a partir do próximo mês de competência ao Banco Central (cadoc 3040)
Observação: Os motivos adicionados no lote serão efetivados como os motivos vigentes atuais daquele estágio. Esses motivos estarão na competência atual da interface 3040 do créditos para integração com o Rating. Atendendo a regra mencionada pelo Banco Central, na geração da interface 3040, somente os motivos relacionados ao Estágio 3 serão reportados repetidamente (em toda competência) enquanto a data de vigência informada configurar esse motivo como vigente.
05. PARAMETRIZAÇÕES RELACIONADAS
Instruções de parametrização que afetam as funcionalidades de alocação de estágio da operação no sistema.
Parâmetros novos:
Parâmetro | Abrangência | Tela de Acesso | Definição |
---|---|---|---|
Estágio e motivo inicial da operação | Modalidade Legais | Backoffice de Crédito > Configurações Produto > Modalidade > aba Modalidade Legais. | Permite a pré-alocação da operação em um estágio específico na entrada da operação. O parâmetro é atribuído à operação durante a efetivação de entrada da operação caso o estágio e motivo não seja informado em tela ou via serviço de inclusão da operação. |
Efetivar lote de alocação de estágio | Parâmetro Global | Backoffice de Crédito > Configurações Básicas > Parâmetros Globais > aba Procedimentos de Exceção. | Permite que um lote de alocação de estágio, criado através da tela ou do serviço, seja automaticamente efetivado. Afeta apenas o lote de alocação de estágio. |
Inclusão de novos domínios no Anexos SCR do sistema de créditos:
Com a entrada dos estágios da operação, foram adicionados dois novos anexos (41 e 42) para os domínios relacionados.
Para o uso das funcionalidades de estágio no sistema, será necessário a inclusão de ambos os anexos 41 e 42. O anexo 42 deverá ser incluído conforme o modelo abaixo:
- O anexo 42 envolve a informação de estágio (domínio) e a informação do motivo da alocação (subdomínio), portanto é preciso incluir um registro a mais para cada grupo (domínio) da lista.
Maiores detalhes de onde e como se configura os anexos no sistema estão disponíveis na página DR - Configuração de Anexos CADOC 3040
06. TABELAS RELACIONADAS E ALTERADAS
Tabelas que foram alteradas e incluídas durante o projeto IFRS 9, relacionadas à funcionalidade de alocação de estágio da operação.
Tabela | Descrição | Alterações |
---|---|---|
T402CMOP | Movimento Complemento Operação | Inclusão das colunas "nr_etg_anx42" e "nr_mot_anx42" para indicar o estágio e o motivo da operação quando as informações não são preenchidas na entrada da operação. |
T402CCTR | Complemento de Contrato | Inclusão da coluna "cd_est" para indicar o estágio que a operação ativa se encontra. |
T402HEST | Histórico de Alocação de Estágio | Nova tabela para armazenar as alocação do estágio e o motivo da alocação. Informações nessa tabela são persistidas na efetivação de entrada de operação/renegociação, na efetivação de lote de alocação de estágio e durante a marcação de um ativo como ativo problemático. |
T402MTES | Movimento Estágio da Operação | Nova tabela para armazenar as operações selecionadas para montagem do lote de alocação de estágio. Populada pela tela de criação do Lote e através de serviço. |
T402MTMA | Movimento Motivo de Alocação | Nova tabela para armazenar os motivos de alocação vigentes do lote de Alocação de Estágio. |
T402DEFG | Definições Globais | Inclusão da coluna "id_eft_est_opr" para indicar efetivação automática para o lote de estágio da operação. |
T402MOLG | Modalidade Legais | Inclusão das colunas "nr_etg_anx42" e "nr_mot_anx42" para indicar o estágio e o motivo da operação enquanto ainda não está ativa. |