Árvore de páginas

Vale Transporte 

Visão Geral do Programa

É a administração do benefício Tipo Vale Transporte em todas as suas possibilidades: requisição, devolução, troca, e descontos.

Para iniciar deve-se cadastrar um benefício com Tipo Benefício “Vale Transporte” utilizando o procedimento Manutenção de Benefícios.(ver detalhes em Manutenção de Benefícios). Ao ser cadastrado um Benefício Vale Transporte, o campo Unidade recebe o conteúdo “Valor” e o campo Distribuição Benefício recebe o conteúdo “Geral”. Estes valores são atribuídos pelo módulo por serem os únicos possíveis.

Em seguida, deve-se cadastrar o relacionamento do Benefício com o Estabelecimento.(ver detalhes em Benefícios do Estabelecimento) Devem ser cadastradas informações nas pastas de Convênio, de Sindicato, e de Eventos de Vale Transporte para a Folha de Pagamento.

Na pasta EFP de Vale Transporte, subpasta Base Cálculo, informar a base de cálculo, os Percentuais máximos de desconto do funcionário, para cada modalidade de fornecimento de Vale Transporte. E, também, o evento de provento a ser utilizado para creditar o valor referente ao vale para o mês seguinte na Folha de Pagamento do funcionário. Caso não seja informado, nenhum movimento é gerado para a Folha. Na pasta EFP de Vale Transporte, subpasta Eventos, informar quais os eventos onde devem ser lançados os valores dos movimentos de benefícios. Eles são considerados na Contabilização, no cálculo da Folha de Pagamento, e em Demonstrativos Gerenciais na Folha de Pagamento.

Na pasta Convênio, pode-se desabilitar o relacionamento do Prestador de Serviço com a Linha de Transporte. Estando desabilitado ele não é considerado na próxima geração de Vale Transporte.

Na pasta Sindicato, informar o sindicato ligado à atividade do estabelecimento. Ele deve ser o mesmo sindicato que é relacionado ao funcionário na Folha de Pagamento. Isto deve ser desta maneira porque o funcionário só deve receber vale transporte caso o sindicato ao qual ele está relacionado o possibilite.

Cadastrar as Linhas de Transporte, onde na pasta Linha devem ser informados os campos Tipo Linha e Prestador Serviço.(ver detalhes em Manutenção Linhas de Transporte) Na pasta Tarifa, o campo Valor Tarifa deve ser preenchido com o valor correspondente para a linha. Caso esta tarifa seja alterada no decorrer do período, deve-se alterar o Valor da Tarifa para seu novo valor, e informar o Valor e a Data do Complemento, na pasta Complemento. Para desativar a Linha de Transporte basta selecionar “Suspenso” para o campo Situação. Ao ser desativada uma Linha de Transporte, automaticamente, deixam de ser gerados Vales Transporte para todos os funcionários associados a esta linha.

Deve ser relacionada a Linha ao Funcionário onde vai ser possível informar se a Requisição deve ser de um padrão único para todos os dias de trabalho, ou variável para cada dia trabalhado, ou um padrão para cada período de geração, ou, ainda, solicitada pelo funcionário.(ver detalhes em Manutenção Linha do Funcionário) Para desativar uma linha do funcionário basta selecionar o valor “Suspenso” para o campo Situação. Desta maneira, pode-se suspender a geração de vales transporte para um funcionário que utiliza determinada linha.

Na seqüência, quando ainda não tiver sido efetuada nenhuma Geração de Vales , deve ser cadastrado o primeiro Período de Aquisição.

Exemplo:
Supondo que o início da utilização do módulo vai ser 01/09/1998. O primeiro período de aquisição a ser informado no módulo é: 
Final Período: 31/08/1998, onde a data Início Período é preenchida pelo módulo, automaticamente.

Os períodos de aquisição, servem para evitar a múltipla geração de vales para o mesmo período.(ver detalhes em Período de Aquisição) Deve ser esclarecido que a geração de Vale Transporte é sempre gerado para no máximo um mês.

Exemplo:
De 15/09/1998 a 14/10/1998, ou
De 01/09/1998 a 30/09/1998, sendo este o mais usual.

Os períodos seguintes são gerados, automaticamente, quando a Geração de Movimentos de Vales normal é efetuada: opções Passagem e Valor, na pasta Parâmetros . É necessário apenas o preenchimento do campo “Final Período”, na pasta Seleção. O campo “Início Período” é, automaticamente, gerado a partir da data final do último período de aquisição, mais um.

Exemplo:
Dando continuidade ao exemplo anterior, ao preencher o campo “Final Período” com 30/09/1998, a data com que o campo “Início Período” é preenchida é 01/09/1998. Neste caso, o período de aquisição tomado por base é o que foi cadastrado para a primeira Geração de Movimentos de Vales:

Campo Início Período: 01/08/1998
Campo Final Período: 31/08/1998

Podem ser efetuadas várias gerações de vale normal dentro do mês. Para isto é preciso informar no campo “Final Período”, na pasta Seleção, até que data deve ser feita a geração. Estas datas devem estar compreendidas no período de, no máximo, um mês.

Exemplo:
Podem ser efetuadas gerações para os períodos de 01 a 15/09/1998 e 16 a 30/09/1998. Na primeira geração informar no campo “Final Período”, na pasta Seleção, “15/09/1998”. E, na segunda geração, informar o valor “30/09/1998”.

Quando se quiser fazer a geração de Vale Complemento(para os casos em que houve alteração da tarifa no decorrer do mês), deve-se alterar os campos “Valor Complemen” e “Data Complemen”, na pasta Complemento, com o valor do aumento a ser gerado e a data em que passa a valer.

Em seguida, deve-se informar no procedimento Geração de Movimentos de Vales, o campo “Início Período” que corresponde ao início da validade do novo Valor da Tarifa. E o campo “Final Período” é atualizado pelo módulo com a data que provém do campo “Final Período” do Período de Aquisição.

Exemplo:
Ainda com base no exemplo que vem sendo apresentado, supor que o valor da tarifa se alterou de R$0,85 para R$0,95, aumento este que passa a vigorar a partir do dia 17/09/1998. Informar no procedimento Manutenção Linhas de Transporte, pasta Tarifa, o valor da nova Tarifa(0,95). E, na pasta Complemento, o valor do aumento (0,10) que vai ser gerado, e a data a partir da qual o novo valor é válido, sendo também a data a partir da qual vai ser gerado o complemento.

Em seguida, é necessário informar no campo “Início Período”, da pasta Seleção, do procedimento Geração de Movimentos de Vales, a data 17/09/1998. A data do campo “Final Período” é preenchida pelo módulo com a data de final do período do Período de Aquisição onde esta data se encaixa. Só assim deve ser efetuada a Geração de Movimentos de Vale Transporte Complemento.

Podem ser efetuadas várias gerações de vale complemento dentro do mês. As gerações de vale complemento podem se sobrepor, pois é possível ocorrer mais de um aumento de tarifa no mesmo mês.

A Geração de Movimento de Vales, para cada linha que tenha sofrido alteração no seu valor de tarifa, ocorre sempre a partir da data mais recente entre a data de complemento, informada na pasta Complemento, da Função Manutenção de Linhas de Transporte, e a data de início do período, informada na Geração de Movimentos de Vales.

Exemplo:
Supondo que uma linha de transporte tenha previsão de alteração no dia 08/09/1998. E, que outra linha tenha alteração prevista para 20/09/1998. Efetuar as alterações nas pastas Tarifa e Complemento, de cada linha, no procedimento Linhas de Transporte. Em seguida, efetuar a geração informando no campo “Início Período”, na pasta Seleção, a data “08/09/1998”.Esta execução vai efetivar a geração de vales transporte complemento para todas as linhas que sofreram alterações.

Caso a data de início do período de geração, informada na Geração de Movimentos de Vales, fosse “10/09/1998”, por exemplo, iria valer a data “10/09/1998”, para o início da geração de vales transporte. Esta é mais recente do que a data de complemento, ou aumento, “08/09/1998”.

No campo “Mês/Ano Provento”, do procedimento Geração Movimento Vale Transporte, é informado em que Folha de Pagamento do funcionário vai ser incluído o provento relativo a concessão do Vale Transporte.

Este campo vai estar habilitado quando for escolhida a geração de Vale em Valor ou em Passagem. Quando no procedimento Benefícios do Estabelecimento, estiver informado o campo Evento de Proventos, é gerado um movimento para o funcionário com o valor do vale daquela geração, que será considerado no cálculo da folha.(ver detalhes em Manutenção Benefícios Estabelecimento: Pasta EFPV-Trsp)

E, no campo “Mês/Ano Desconto” é informada a data em que será efetuado o acerto relativo ao Vale Transporte.

Exemplo:
O provento deste benefício é lançado na Folha do mês informado no campo “Mês/Ano Provento”, que poderia ser 08/1998, por exemplo. O desconto será efetuado no mês informado no campo “Mês/Ano Desconto” que pode ser : 09/1998, por exemplo, como também pode ser outro mês futuro.(ver detalhes em Geração Movimento de Vales)

Caso necessário, é possível efetuar a eliminação de movimentos de vales gerados, utilizando o procedimento Eliminação Movimento de Vales.(ver detalhes em Eliminação Movimento Vales) A eliminação de movimentos sempre é feita para o último período gerado.

A seguir, pode ser executado o procedimento Geração Desconto Vales p/ Faltas(ver detalhes em Geração Desconto Vales p/ Faltas) Este procedimento é executado de forma geral para todo o estabelecimento. E, deve ser executado para verificar os históricos de situações e as situações sem benefício, com o objetivo de gerar o desconto de vales transporte para os dias em que o funcionário esteve numa situação, que se aplicada ao funcionário, provoca o desconto de vales. As situações já são consideradas na hora em que é feita a Geração de Movimentos de Vales. Porém, as mesmas podem sofrer alterações no decorrer do mês. E estas são consideradas na Geração Desconto Vales p/ Faltas.(ver detalhes no Histórico Situações e Pasta Situação sem Benefícios) Caso se faça necessário, pode-se eliminar Descontos de Vales por Faltas.(ver detalhes em Eliminação Desconto Vales p/ Faltas)

Finalmente, executar o procedimento Movimento de Vales para efetuar acertos ou complementações sobre as gerações que foram efetuadas.(ver detalhes em Movimento de Vales) Também se pode utilizá-lo para efetuar lançamentos individuais de movimentos de Vale Transporte.

Após todas estas etapas, emitir o Relatório Compra de Vale Transporte, onde pode ser apurado o número de vales a serem adquiridos de cada linha do concessionário do serviço. E, emitir também, o Relatório Protocolo Entrega Vales onde é identificado quem solicitou vales transporte, e quanto solicitou, para facilitar a distribuição posterior. Este relatório recebe a assinatura de cada funcionário que solicitou vale transporte, sendo arquivado.