Árvore de páginas

Gerais I  | Gerais II  | Baixas  | Recibos  | Parâmetros de Relatórios  | Outros Sistemas  | Integração Fiscall Flex


Nesta guia, preencha os seguintes campos:

  • Obriga Indicação de Forma de Pagamento no Momento do Lançamento do Documento
    Selecione este campo, para que, no lançamento do documento, seja obrigatório indicar a forma de pagamento, na guia Geral da tela de registro de documentos. A forma de pagamento é apenas a maneira como será pago e não o banco propriamente dito.
    Ex.: A forma de pagamento pode ser cheque nominal ao fornecedor, porém o pagamento poderá ser feito com cheque nominal ao fornecedor do Bradesco ou Itaú.
    Quando você indica a forma de pagamento no momento de lançar o documento, o sistema permitirá que ele seja pago apenas por um caixa ou banco relacionado a esta forma. Para maiores informações, consulte o cadastro de Formas de Pagamento.
  • Permite alterar a Data Programada de Documento que consta em Lote Impresso
    Marque esta opção, para alterar a data programada de um documento que conste em algum lote, antes de ter sido emitido o boleto/ficha de compensação e/ou gerada a remessa eletrônica. Assim, este procedimento evitará que, para alterar a data programada de um documento que conste em lote impresso, seja necessário alterar o lote (Documento x Cobrança ), desassociar o documento, cuja data programada será alterada e ainda voltar a criar o lote (Documento x Cobrança), inserindo o respectivo documento.
  • Considera o FLOAT para Lançamento de Baixas na Contabilidade
    Selecione este campo, para que o lançamento contábil referente ao documento seja feito na mesma data do lançamento financeiro. O Float é indicado para cada forma de pagamento e significa o tempo que demora, em dias, entre a baixa e o respectivo lançamento financeiro, ou seja, é o tempo necessário para a compensação.
    Atenção: Se você utilizá-lo, não será possível conciliar a conta corrente dos fornecedores com o razão da contabilidade, pois dependendo da forma de pagamento, o lançamento contábil referente a este lançamento pode ocorrer em data diferente. A data considerada para o lançamento contábil será a mesma data de lançamento no Controle Financeiro.
  • Modifica Alteradores para Documentos Baixados
    Selecione este campo, para que o usuário possa fazer a manutenção dos alteradores em documentos já baixados.
    O valor default (padrão) do sistema é permitir a manutenção dos alteradores.
  • Abrir a tela de Alteradores ao Baixar um Documento em Atraso
    Marque este campo, caso você deseje que, no momento da baixa manual de algum documento, o sistema exiba uma mensagem informando que o documento está em atraso e perguntando se usuário deseja lançar os juros. Neste caso, caso o usuário clique na opção SIM, será aberta a tela de lançamentos de alteradores. Caso clique na opção NÃO, o sistema prosseguirá normalmente com a baixa manual.
  • Não Gravar no Documento a Conta Bancária Preferencial
    Selecione este campo, para que o sistema sempre utilize o banco/agência/conta corrente do cadastro do fornecedor, para compor o arquivo de remessa.
    Do contrário, o sistema associará estes dados ao documento e os utilizará ao gerar o arquivo, independente do que estiver indicado no cadastro do fornecedor, no ato da geração da remessa.
  • Marca Não Contabilizar do Alterador quando o Documento estiver Marcado
    Marque este campo, para que o alterador não seja contabilizado nos casos em que o documento também não seja.
  • Lança a Baixa na Conta do Fornecedor juntando por cheque/borderô
    Marque este campo, para que o sistema faça a contabilização do débito igual a do crédito, isto é, ele juntará na conta do fornecedor todos os lançamentos em um único, ao invés de lançar documento a documento.
  • Permite alterar documentos já contabilizados
    Campo que atua na tela de registro de documentos do seguinte modo:
    Ao selecioná-lo, haverá integração com a Contabilidade e se o documento estiver contabilizado, o mesmo não poderá ser alterado (respeitados os critérios de restrição dos usuários, existência de outras movimentações, etc.). Se você não selecioná-lo, serão validadas as demais restrições.
  • Número do Slip com formato NSLIP+MMAAAA onde NSLIP reinicia todo mês
    Marque este campo, para que o número do slip tenha o seguinte formato: número do slip mais dois dígitos referentes ao mês e quatro para o ano.
  • Permite utilizar o mesmo número de recibo para documentos diferentes
    Campo que atua durante a emissão dos recibos de pagamento, de forma a permitir que um determinado número de recibo seja reutilizado múltiplas vezes.
  • Permite criar sequência diferente para cada alterador que gere certificados de retenção
    O Certificado de Retenção é um relatório que tem uma numeração sequencial e está associado a um alterador de retenção. Selecione este campo, para criar uma sequência própria por tipo de alterador.
  • Executar procedimento de compatibilização de adiantamentos e alteradores ao iniciar
    Este parâmetro foi criado com o intuito de tornar compatíveis os lançamentos de adiantamento, efetuados em versões inferiores à 4.05.03 do CAP, com a nova modelagem de dados. Uma vez marcado, a cada login, o sistema verificará os lançamentos de adiantamento, adequando os que estiverem em desconformidade. Se você possui versão igual ou superior à referenciada, e já tiver efetuado pelo menos um login com este parâmetro selecionado, é aconselhável deixá-lo desmarcado, agilizando, com isso, o login no sistema.
  • Contabilizar a Baixa na Data do Cheque Diferido
    Campo que atua durante a contabilização das baixas, de forma que esta seja realizada na data especificada como data do diferido. Para tanto, utilize a conta contábil especificada como ponte para diferido, na guia Diferido do cadastro de Contas/Caixas x Forma de Pagamento.
    Normalmente, este campo é utilizado na Argentina e no Uruguai.
  • Ao baixar na emissão do cheque utilizar a data de emissão
    Este parâmetro somente terá aplicação, caso o campo Baixa na Emissão do Cheque esteja selecionado. Neste caso, após a emissão do cheque, o documento será baixado pelo sistema, automaticamente, tendo como data de baixa a data de emissão do documento.
  • Copia a Data de Emissão automaticamente para a Data de Lançamento
    Este parâmetro tem aplicação nas telas de lançamento de documento e, ao selecioná-lo, quando você modificar a data de emissão, após sair deste campo, o sistema modificará a data de lançamento, deixando-a igual à data indicada no campo Data de Emissão.
  • Permitir consultar documentos por número de recibo (retorna múltiplas linhas)
    Selecione este campo, para poder consultar documentos pelo número do recibo.
  • Lançar no Financeiro a mesma Data de Lançamento do CAP/CAR
    Marque este campo, caso deseje lançar no sistema CFinan a mesma data de lançamento do CAP/CAR.
  • Limpa e Recria Lançamentos Contábeis no Lançamento do Documento
     Marque este campo, para que o sistema apague o lançamento contábil e o refaça novamente. Este parâmetro somente deve ser marcado, caso o hotel não altere nada da contabilização padrão do sistema. Neste caso, é até aconselhável que seja marcado, pois em caso de alteração de tipo de desembolso, o sistema já refará a contabilização automaticamente.
    Se você não marcá-lo, no caso de alteração de um lançamento, o sistema manterá a contabilização original.
  • Permitir a exclusão  de lançamentos com Integração com Livro Fiscal
    Help em construção.
  • Cria Lote a partir do Agrupa/Parcela - Apenas para os documentos Agrupados
    Help em construção.
  • Bloquear Operações que gerem saldo contra a natureza do documento
    Marque este campo, para habilitar o bloqueio de determinadas operações no sistema, que resultem que o saldo do documento fique contra a natureza do mesmo.
  • Exibir somente adiantamentos de fornecedores com mesma raiz de CNPJ ou mesmo grupo de empresas
    Quando marcado, o sistema somente exibirá  e permitirá a regularização dos adiantamentos feitos por outros fornecedores, quando além da associação do ramo de fornecedor para adiantamentos, o fornecedor do adiantamento também possuir a mesma raiz de CNPJ ou estiver associado ao mesmo grupo de empresas do fornecedor para quem o documento está lançado.
  • Baixa na Emissão do Cheque
    Selecione este campo, para que a baixa do documento seja feita no momento da emissão do cheque. Dessa forma, a taxa de cotação a ser utilizada será aquela referente à data de cotação no momento do pagamento dos documentos.
    Obs.: Se no campo Moeda do cadastro de Contas Bancárias/Caixa estiver configurado dólar, por exemplo, as informações no cheque e no comprovante serão impressas também na moeda dólar.
  • Baixa na Emissão de Borderô
    Marque este campo, caso deseje dar baixa na emissão de Borderô.
  • Emite Cheque para Lança e Baixa Simultânea
    Selecione este campo, para que você possa emitir cheques para lançamentos do tipo lança e baixa simultânea, normalmente utilizados para pagamentos à vista.
    Ao habilitá-lo, você poderá lançar um documento à vista (marcando a opção lança e baixa simultânea, na tela de registro de documentos) e emitir, posteriormente, um cheque por meio do sistema para pagamento deste documento.
  • Controla Talonário e Numeração de Cheques
    Marque este campo, para que o controle dos talões e da numeração de cheques seja feita por meio do item Controle de Talões de Cheque, no menu Cadastros.
    Para utilizar este parâmetro, você deverá cadastrar os talões de cheque, registrando o número do talão que está em uso e de seus respectivos cheques. Desta forma, o sistema poderá controlar a utilização e a numeração dos cheques de cada talão.
    Para que este campo tenha influência apenas em um banco específico, deve-se desmarcar este campo e marcá-lo no cadastro Contas Bancárias/Caixas X Forma de pagamento, guia Geral.
  • Gera Slip Automático
    Selecione este campo, para que o sistema gere um número de slip e associe ao documento, no ato do lançamento. Do contrário, o número do slip apenas será gerado por meio do relatório Emissão de Slip (emissões diversas).
    O interessante é conjugar a utilização deste parâmetro com o campo Relatório para Emissão de Espelho de Documento, localizado na guia Parâmetros de Relatórios, indicando o relatório Emissão de Slip como sendo o espelho. Desta forma, além de criar o número, o relatório será impresso no ato do lançamento.
  • Diferenciar o NUMFATURA por origem ao transferir do Almoxarifado
    Campo implementado especialmente para Portugal.
    Por meio dele, faça a geração de uma nova numeração sequencial para processos de agrupa/parcela, com documentos que sejam de integração, a partir do sistema Almoxarifado.
  • Gera OP Automático
    Marque este campo, para que o número da ordem de pagamento seja gerado, automaticamente, no momento da emissão do cheque.
  • Não permitir alterar o favorecido ao gerar lotes
    Marque este campo, para que não seja permitida a alteração do favorecido na geração dos lotes.
  • Cria Lote a partir Agrupa/Parcela
    Marque este campo, para que seja gerado um lote do agrupamento na tela de Agrupa/Parcela.
  • Imprimir OP automaticamente após a Emissão de Cheque
    Selecione este campo, para que seja impresso, automaticamente, o relatório de Ordem de Pagamento logo após a emissão de cheque.
  • Imprime automaticamente o certificado de retenção após a Emissão de Cheque
    Marque este campo, para que seja impresso, automaticamente, o certificado de retenção logo após a emissão de cheque.
  • Solicita valor total de fatura ao Englobar/Parcelar
    Campo desenvolvido para o Uruguai. Permite que, ao agrupar/parcelar, seja informado um valor que será utilizado como valor total para o agrupa/parcela. Uma possível diferença entre o valor informado e o somatório dos documentos de origem será lançado como alterador para o primeiro dos documentos de origem.
  • Obriga o Preenchimento dos campos CAI e Número de Controle CAI
    Selecione este campo, caso deseje obrigar o preenchimento dos campos CAI e número controle CAI apenas nos tipos de documentos fiscais.
  • Complementa os históricos contábeis do documento com o histórico do rateio
    Selecione este campo, para agregar o histórico do rateio ao histórico contábil do lançamento do documento.
  • Permitir modificar o valor em moeda corrente para lançamentos em outra moeda
    Selecione este campo, para que o valor modificado no lançamento em outra moeda seja convertido na Contabilidade na moeda oficial e/ou moeda histórica.
    Obs.: É preciso que seja configurada na guia Subgrupos e Moedas do cadastro de Contas Contábeis no sistema de Contabilidade a conta contábil com o Tipo de Conversão Padrão Diário e/ou a Moeda Histórica. Assim, o sistema contabilizará na guia Detalhes de Débito e Crédito, do subitem Planilhas - Lançamentos - Lançamentos, do sistema de Contabilidade, a conversão com o valor cotado do lançamento e não da cotação do sistema GlobalCM.
    A moeda oficial deve ser informada na guia Com Dependência, do subitem Sistema – Configuração - Parâmetros do Sistema, do sistema de Contabilidade.
  • Habilita Conta Contábil no Tipo de Documento
    Marque este campo, para que o sistema disponibilize o campo Conta do Fornecedor no cadastro do tipo de documento .
    Parâmetro desenvolvido para adaptação do sistema às regras contábeis da Europa.
  • Calcula Data Programada pelo Dia Fixo de Pagamento
    Marque este campo, para o sistema efetuar o cálculo automático da data programada pelo dia fixo de pagamento. Para seu funcionamento, é obrigatório que os  campos Prazo Vencto e Dia Fixo de Pagto, presentes na subguia Dados Gerais do cadastro do fornecedor, estejam preenchidos.
    Campo desenvolvido especialmente para a Espanha.
  • Contabilização de Impostos Programada para Baixa do Documento
    Selecione este campo, caso deseje que o sistema imprima a contabilização a ser gerada por ocasião da baixa dos impostos associados.