Árvore de páginas

Neste item, cadastre os tipos de documentos que serão indicados no registro de documentos.

Neste cadastro devem constar todos os tipos de documento que circulam no departamento de Contas a Pagar, como por exemplo:

♦ Nota Fiscal / Fatura

♦ Duplicata

♦ Guia de Recolhimento

♦ RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo)

♦ Adiantamentos

♦ CPMF

O tipo de documento Adiantamentos deverá estar cadastrado e indicado no parâmetro Código do Adiantamento a Fornecedores, em Sistema – Configuração – Parâmetros do Sistema – Guia Gerais I , para que você possa lançar adiantamentos.

O tipo de documento CPMF deverá estar cadastrado e indicado no parâmetro Tipo de Documento para CPMF, em Sistema – Configuração – Parâmetros do Sistema – Guia Gerais I , para controlar e conciliar os lançamentos de CPMF, sobre cada movimentação financeira, gerados automaticamente no sistema.

Obs.: Ao cadastrar um tipo de documento, lembre-se de rever a montagem do fluxo de caixa, para que este tipo seja incluído no fluxo de caixa de sua empresa. Isso, é claro, se sua empresa utilizar a opção de Tipo de Documentos, para a composição do fluxo de caixa.

Cadastre os demais tipos de documentos, conforme a necessidade de sua empresa.

Preencha os seguintes campos:

  • Descrição
    Digite a descrição do tipo de documento.
    Exemplo: Nota Fiscal / Fatura.
  • Código Reduzido
    Informe o código reduzido para este tipo de documento. O código reduzido é uma espécie de abreviação da descrição e poderá ser utilizado na tela de registro de documentos.
    Exemplo: NF. Por meio da indicação deste código reduzido no campo Complemento (ao lado do número do documento), o sistema pode preencher o tipo de documento.
    Para conhecer mais detalhes sobre esse assunto, consulte a explicação do campo Atribui tipo de fatura ao Complemento, nos parâmetros do sistema.
  • Botões Acréscimo / Decréscimo
    Indique a natureza do tipo de documento. Os documentos são, normalmente, acréscimos, pois ao lançá-los, haverá um aumento no saldo do Contas a Pagar.
    Exemplos de Acréscimo: Duplicata, Guia de Recolhimento, Nota Fiscal / Fatura e Recibo de Pagamento a Autônomo.
    Exemplos de Decréscimo: Nota de Débito.
  • Engloba / Parcela
    Informe qual será o tratamento dado ao tipo de documento.
     Sempre – Marque esta opção, para que os documentos deste tipo sejam sempre parcelados ou englobados. Ao marcá-lo, o campo Este documento será parcelado/englobado, da tela de registro de documentos, será selecionado automaticamente, quando você indicar este tipo de documento.
    Não – Marque esta opção, para proibir que documentos deste tipo sejam parcelados ou englobados. Neste caso, o campo Este documento será parcelado/englobado da tela de registro de documentos, permanecerá desabilitado, quando você indicar este tipo de documento.
    Definido pelo usuário – Marque esta opção, para que o usuário tenha autonomia de definir, na própria tela de lançamentos, se deseja parcelar ou englobar o documento deste tipo.
  • Serviço
    Utilize esta opção apenas no Recife – Pernambuco, onde para atender a legislação fiscal é necessário gerar a DS – Declaração de Serviços, no sistema Livro Fiscal. Os tipos de documentos que tiverem as opções Nota Fiscal e Outros selecionadas gerarão informações para o sistema Livro Fiscal e o Fiscall Flex.
  • Gera Número do Documento Automático
    Selecione este campo, para que a numeração do documento seja automática. Quando marcado, o sistema criará uma numeração sequencial, para todos os documentos deste tipo. O uso desta funcionalidade não se aplica a documentos fiscais, cuja numeração, necessariamente, deve estar registrada no sistema.
  • Consiste em Documento Fiscal
    Para documentos fiscais, marque este campo. Somente para documentos marcados como “fiscais”, o sistema calculará os impostos. Para obter maiores informações sobre cálculo automático de impostos, consulte o subitem Cadastros – Impostos com Tabela de Retenção .
    Por exemplo: Notas fiscais são documentos fiscais, já as duplicatas (boletos) não.
  • Gera RAD automático no lançamento
    Help em construção.
  • Não Emite Recibo
    Marque este campo caso não queria emitir recibo para o tipo de documento que está sendo cadastrado, como por exemplo, cartão de crédito. Assim, na impressão do recibo (Emissão de Recibo ), o sistema não listará os documentos que no cadastro de Tipo de Documento tiverem esse campo marcado.
  • Integra com Fiscall Flex
    Marque este campo, para que o Contas a Pagar faça a integração dos lançamentos que estiverem vinculados a este tipo de documento com o sistema Fiscall Flex.
  • Ativo
    Selecione este campo, para que o tipo de documento fique ativo. Caso contrário, você não poderá utilizá-lo no registro dos documentos.
  • Modelo de Nota Fiscall Flex
    Informe o modelo de nota para integração com o Fiscall Flex. Os tipos de modelos são disponibilizados de acordo com a opção escolhida no campo Serviço.
  • Espécie de documento fiscal de serviço
    Informe a especificação do tipo de documento para notas de serviço. Essa informação será utilizada pelo sistema de Livros Fiscais.
  • Cód. Tipo de Documento Recebido
    Informe o código para documentos recebidos. Essa informação será utilizada na geração de Notas Fiscais Recebidas – SP, pelo sistema de Livros Fiscais.
  • Conta do Fornecedor
    Indique a conta contábil do fornecedor.
    Este campo só é habilitado, se o parâmetro Habilita Conta Contábil no Cadastro de Tipo de Documento estiver selecionado.
    Campo desenvolvido para adaptação do sistema às regras contábeis da Europa.
  • Alteradores para Multa e Juros
    Indique os alteradores para juros, multas e descontos, que serão utilizados na geração de remessa DAR (integração com IRRF).
    Esses alteradores deverão estar, previamente, cadastrados no sistema e serão utilizados na rotina de cálculo de correção automática do documento.