ÍNDICE

01. VISÃO GERAL

Esse processo visa conciliar os registros de vendas e/ou pagamentos realizados através de operadoras/administradoras de cartões (debito e/ou credito), pagamentos digitais ou PIX (essas duas estão disponíveis apenas para conciliação de pagamentos, com os respectivos títulos gerados no módulo Financeiro do Protheus.

Os arquivos enviados pelas administradoras de cartões são importados e consistidos pela rotina de importação, garantindo a integridade dos dados para posterior conciliação.

Após a importação temos a possibilidade de conciliar os movimentos, de acordo com as regras automáticas, sendo possível realizar ajustes manuais, caso seja necessário.

A conciliação está dividida em duas etapas simplificadas:

Há ainda relatórios para conferência das criticas de importação e acompanhamento das conciliações efetuadas. 


Observação :

Para títulos gerados nativamente pelo módulo Sigaloja, nenhum ajuste se faz necessário.  Para títulos gerados por outros módulos ou via customizações no Financeiro, serão necessárias as informações de NSU (campo E1_NSUTEF) e Código de Autorização (campo E1_CARTAUT), para o correto funcionamento da rotina. Além destas informações dependendo da parametrização do sistema (MV_USAMEP), a tabela Parcelamento SITEF (MEP) também deve ser atualizada.

Funcionalidade disponível à partir da versão 12.1.27

A funcionalidade de Conciliação de Pagamentos efetuados via PIX, será liberada à partir da Expedição Contínua do módulo Financeiro com data posterior à 28/10/22 na versão 12.1.33 (e posteriores).

Documento de apoio: TPD - TOTVS Pagamentos Digitais


Para obter os dados para efetivar a conciliação de pagamentos efetuados via PIX ou Pagamentos Digitais é necessário realizar a configuração da conexão TPD (FINA921) que criará para a filial corrente uma configuração de schedule para obter os dados para conciliação. Após essa configuração o usuário poderá aguardar a execução do agendamento ou de forma manual obter os dados para conciliação através da rotina Importação (FINA914). A conciliação é realizada pela rotina Conciliação Pagamentos (FINA918).

02. REGRAS E DEFINIÇÕES

Fluxo Operacional 

Descrição dos processos

                                                      \baseline\cartao\Import – Diretório onde deverão ser gravados os arquivos para leitura/processamento.

                                                       \baseline\cartao\Process – Diretório onde serão gravados automaticamente os arquivos processados com sucesso.

                                                       \baseline\cartao\Falha – Diretório onde serão gravados automaticamente os arquivos com falhas.

   Para esse processo, no módulo Sigaloja, realize o cadastro das operadoras e/ou administradoras que deve estar com a informação de “RD – Rede”.

- Conciliados: Corresponde às vendas que foram importadas e que cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Código de Autorização, tipo “CD” (Cartão de Débito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está dentro do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.                          

- Conciliados Parcialmente: Corresponde às vendas que foram importadas e cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Código de Autorização, tipo “CD” (Cartão de Débito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está fora do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.

- Títulos Sem Vendas: Corresponde à todos os títulos existentes na base de dados no período informado nas perguntas de processamento da rotina que não foram localizados nos arquivos das operadoras.

- Vendas Sem Títulos: Corresponde às vendas que foram importadas do arquivo da operadora e/ou administradora e cujas contrapartidas não foram encontradas como títulos financeiros, possibilitando a conciliação manual dos títulos disponíveis na base de dados.

- Divergências: Corresponde às informações disponibilizadas nos arquivos das operadoras ou administradoras, para ação manual do usuário no sistema. Por exemplo : Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.

- Totais: Demonstra a quantidade de registros e valores processados por data, para cada uma das respectivas abas. 

- Conciliados: Corresponde aos pagamentos que foram importados e que cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSUTEF ou DOCTEF, Parcela, Data de Emissão, tipo “CD” (Cartão de Débito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) para conciliação TEF e tipo "PD" (Pagamentos Digitais) ou "PX" (PIX) para Conciliação PIX/Pagamentos Digitais e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está dentro do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.

- Conciliados Parcialmente: Corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSUTEF ou DOCTEF, Parcela, Data de Emissão, Tipo “CD” (Cartão de Débito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) para conciliação TEF e tipo "PD" (Pagamentos Digitais) ou "PX" (PIX) para Conciliação PIX/Pagamentos Digitais e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está fora do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.

- Conciliados Manualmente: Corresponde aos pagamentos que foram conciliados de maneira manual pelo usuário durante o processo de execução dessa rotina.

-  Não Conciliados: Corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) não foram encontrados, possibilitando a conciliação manual com os títulos disponíveis na base de dados. 

- Divergências: Corresponde às informações disponibilizadas nos arquivos das operadoras ou administradoras, para ação manual do usuário no sistema. Por exemplo : Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.

- Totais: demonstra quantidade de registros e valores processados por data, para cada uma das respectivas abas.


                                          - Relação de Baixas

                                          - Extrato Bancário


     

Regras de utilização e boas práticas.



O compartilhamento das tabelas FV3 e FVR devem estar "Compartilhadas", caso contrário o sistema dará o alerta.

Os arquivos podem conter movimentos de várias filiais. A chave de controle da importação é o "Nome dos Arquivo" no qual compõe o índice dessas tabelas.  "Nome do arquivo + ID Process" que é criado no momento da importação. Por este motivo as tabelas de log devem sempre estar compartilhadas entre as empresas.



 

A partir do pacote de expedição contínua de junho/2021 as rotinas de importação e conciliação de pagamentos passaram a tratar 

Grupos de campo:

150 (NSU da Transação TEF) com tamanho padrão de 50

151 (Número do Documento TEF) com tamanho padrão de 100

152 (Número da Autorização) com tamanho padrão de 50


150 - NSU da Transação TEF151 - Número do Documento TEF152 - Número da Autorização
E1_NSUTEFE1_DOCTEFE1_CARTAUT
FIF_NSUTEFFIF_NUCOMPFIF_CODAUT
FIF_NSUARQ


03. ROTINAS E FUNCIONALIDADES 

FINA911 - Justificativas

FINA912 - Motivos das Operadoras

FINA913 - Filiais a Considerar

FINA914 - Importação

FINA916 - Conciliação de Vendas

FINA917 - Log de Importação

FINA918 - Conciliação de Pagamentos

FINA921 - Conexão Totvs Pagamentos Digitais

FINR916 - Relatório de Conciliação de Pagamentos e Vendas

FINR917 - Relatório de Importação

04. TABELAS UTILIZADAS

TabelaDescrição
FIFArquivo Conciliação SITEF
FV3Detalhe Log de Importação TEF
FVR

Logs importação SITEF

FVXCadastro de Justificativas 
FVYCadastro Motivos da Operadora 
FVZFiliais a Considerar
MDEAdmin. Cartões SITEF
MEPParcelamento SITEF 
Tabela G3 da SX5Adm. financeira Conciliador Tef - Software Express

Para correto funcionamento da conciliação de pagamento, é necessário a criação dos campos abaixo.


CampoE1_MSFIL
NomeFilial de Origem
CampoMEP_MSFIL
NomeFilial de Origem
CampoFIF_MSFIL
NomeFilial de Origem


Passo-a-passo para criação dos campos de filial de inclusão:

  1. Acessar Configurador > Base de dados > Dicionário > Base de dados
  2. Posicionar na tabela desejada e clicar em editar
  3. Na coluna à esquerda, clicar em Campos
  4. Na barra de ferramentas superior, clicar em Campos Reservados
  5. Marcar "Filial de inclusão" e clicar em finalizar
  6. Salvar as alterações
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>