Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL

A rotina de Lançamentos no Banco de horas, é alimentada pelos eventos que fazem parte do apontamento e estão com configuração para banco de horas, e, além disso, apenas se os funcionários estiverem com seus cadastros com configuração ativada para regime de banco de horas.
Para que as horas entrem para a rotina de banco de horas, após realizar a leitura e apontamento, deve também ser executada a rotina de cálculo mensal.

A rotina de banco de horas também pode receber dados, os eventos de Horas Extras, Atrasos podem ser lançados manualmente a fim de possibilitar a implantação do regime de banco de horas para novos clientes. Nesta rotina eles podem lançar o saldo inicial do banco de horas, para iniciar o controle pelo sistema de Ponto Eletrônico Protheus.

Localização no menu do ambiente: Atualizações -> Lançamentos -> Banco de Horas

Entidades Relacionadas:

Leitura e Apontamento de Marcações
Calculo Mensal
Fechamento de Banco de Horas
Cadastro de Eventos

02. PRINCIPAIS CAMPOS

I. Cadastro de Funcionários:

Acumula p/ B.Horas (RA_ACUMBH):

informe "S" para que as horas do colaborador sejam consideradas para o banco de horas e "N" para que sejam desconsideradas. Importante lembrar que para as horas do funcionários sejam encaminhadas para Banco de Horas também é necessário checar o Cadastro de Eventos.

B.H. p/ Folha (RA_BHFOL):

informe "S" se as informações do banco de horas apuradas para este colaborador serão enviadas para a folha de pagamento. Este campo normalmente é ativado quando a empresa além de trabalhar com banco de horas realiza também o fechamento de tempo em tempo a fim de pagar ou descontar os saldos em folha de pagamento.

Caso a empresa trabalhe com banco de horas, porém apenas com compensação das horas umas pelas outras, sem fazer periodicamente fechamento para pagamento/desconto do saldo em folha de pagamento, este campo deve ficar com “N” – Não.

II. Cadastro de Eventos:

Percentual (P9_BHPERC):

Neste campo deve ser definido o percentual de valorização do evento e deve ser utilizado para guardar horas valorizadas. Exemplo: Para uma hora-extra 60%, deve ser informado 160.00.

Agrupam. B. H. (P9_BHAGRU):

Define se os eventos serão agrupados, ou seja, se o resultado de todos os proventos ou descontos serão incluídos no Banco de Horas em forma de grupos e não evento a evento. É necessário respeitar os campos "Horas De/Horas Até".

Tp. Apuração (P9_BHVAL):

Este campo define o tipo de apuração para Banco de Horas, que pode ser: Total - Entra para o Banco de Horas quando as horas estiverem exatamente dentro dos campos "Horas De/Horas Até". Parcial - Será acumulado do Banco de Horas apenas as horas que ficarem fora do intervalo.

Percentual Bando de Horas e Percentual Folha de Pagamento (“Perc. B.H.” e “Perc. Folha Pgto.”):

Empresas que trabalham com hora extra definida por percentual devem estipular nestes campos qual será o percentual que será enviado para o Banco de Horas e qual será enviado para a Folha de Pagamento, respectivamente. Este campo também pode ser usado para quando a empresa deseja fazer um regime de apuração misto, onde parte das horas apontadas vão para o banco, parte para a folha de pagamento. Neste caso, o evento, além de estar com “Sim” para banco deve estar também com “Código para a folha” informado, desta forma de acordo com o preenchimento do campo.

III. Lançamentos de Banco de Horas.

Horas:

Neste campo serão lançada as horas dos eventos apontados.

Horas Valorizadas:

Neste campo serão lançadas as horas apontadas corrigidas com o percentual do banco de horas determinado no cadastro de evento campo “Percentual” (P9_BHPERC). Exemplo, se o valor das “horas” for 1, e o percentual de valorização 150%, neste campo serão apresentadas 1 hora 30 minutos.

Saldo:

Neste campo será apresentado o saldo consolidado até esta linha, será a soma de todos os valores da coluna “Horas” até este registro.

Saldo Valorizado:

Neste campo será apresentado o saldo consolidado valorizado até esta linha, será a soma de todos os valores da coluna “H. Valorizadas” até este registro.

03. EXEMPLO

Após realizar a parametrização no cadastro de funcionários e no cadastro de eventos, nos campos citados acima, a execução do cálculo mensal irá gerar os eventos no banco de horas, sempre de forma analítica, isto é, cada evento é lançado separadamente com a data que ocorreu.

Apontamentos do funcionário

Após realizar o cálculo mensal os eventos foram gerados no banco de horas


Quando o período de apuração para Hora Extra, Atraso e Saída Antecipada for diferente de Diário, a tolerância cadastrada na regra de apontamento é aplicada no momento do cálculo mensal, com isso, caso a soma dos eventos não ultrapasse a tolerância, eles não serão gerados no banco de horas.