Árvore de páginas


ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Pendência do MRP - PCPA142
    1. Outras Ações
    2. Principais Campos e Parâmetros
  4. Utilização dos filtros do programa
  5. Consulta de logs
  6. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A rotina de Pendências do MRP (PCPA142) tem como objetivo monitorar os registros que possuem pendências de integração.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Após ativar a integração com o novo MRP através da rotina Parâmetros de integração MRP, os registros que não são integrados por ocorrência de algum erro, ou então registros que estão aguardando o processamento via Schedule podem ser consultados pela rotina de Pendências do MRP.

A partir desta consulta é possível verificar se as integrações configuradas com Tipo de Execução 'Schedule' estão sendo processadas, e também é possível verificar as mensagens de erro para os registros que não foram integrados corretamente. Também é possível reprocessar os registros que estão com status de Erro.

03. Pendências do MRP - PCPA142

Outras Ações

AçãoDescrição
AtualizarEste botão dispara a consulta dos registros. A consulta somente é atualizada por este botão, e os dados serão consultados de acordo com os filtros preenchidos em tela.
LogsEste botão permite realizar a consulta de logs de execução dos schedules de integração do MRP, e também realizar a limpeza destes logs.
ReprocessarExecuta o reprocessamento das mensagens selecionadas. Não é possível enviar para reprocessamento mensagens que estão com o status "Aguardando schedule".
SairFecha a tela do programa.


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
TransaçãoIdentifica qual é a API correspondente a pendência.
Status

Identifica qual é o Status da pendência, podendo ser:

  • Aguardando Schedule: Identifica que o registro foi gerado a partir de uma TRIGGER, e está aguardando o processamento do Schedule responsável pela integração;
  • Pendente: Identifica que o houve tentativa de integrar o registro com a base de dados do MRP, porém ocorreu algum erro na integração;
  • Reprocessado com erro: Identifica que houve tentativa de reprocessamento do registro pelo programa de Pendências do MRP, porém durante o reprocessamento ocorreu algum erro na integração.
  • Pendente Schedule: Identifica que houve alguma inconsistência no processamento do registro, e ocorrerá uma nova tentativa de processar o registro na próxima execução do Schedule. O registro com este status também pode ser reprocessado na abertura da tela do MRP, ou pela própria rotina de pendências (PCPA142). 
IdentificadorIdentifica o código único do registro. Esta informação é utilizada para referenciar o registro original que gerou a pendência.
Data envioIdentifica a data em que o registro gerou a pendência de integração.
Hora envioIdentifica a hora em que o registro gerou a pendência de integração.
ProgramaIdentifica o código do programa que gerou a pendência de integração.
Data ReprocessamentoIdentifica a data de reprocessamento do registro. Somente irá possuir valor quando o registro for reprocessado pela rotina de Pendências do MRP, e durante o reprocessamento da mensagem ocorrer erro novamente.
Hora ReprocessamentoIdentifica a hora de reprocessamento do registro. Somente irá possuir valor quando o registro for reprocessado pela rotina de Pendências do MRP, e durante o reprocessamento da mensagem ocorrer erro novamente.
Tipo

Identifica o tipo de movimentação do registro, podendo ser:

  • Inclusão: Identifica que a pendência foi gerada a partir de uma Inclusão/Alteração de registros no sistema;
  • Exclusão: Identifica que a pendência foi gerada a partir de uma Exclusão de registros no sistema;
  • Atualização: Identifica que a pendência foi gerada a partir de um processamento de informações.
Dados EnviadosEste campo exibe os dados que foram enviados pelo programa para o MRP.
MensagemEste campo exibe detalhes sobre o erro ocorrido para o registro de pendência que estiver selecionado na grid principal.



04. Utilização dos filtros do programa

Na parte esquerda/superior da tela, existem vários CheckBox contendo a descrição das APIs que possuem integração com a base de dados do MRP. A consulta sempre será realizada com base nas informações selecionadas nestes CheckBox.

Após selecionar os dados desejados para consulta, poderá ser acionado o botão "Atualizar" para executar a pesquisa dos registros.

Após executar a consulta, é possível filtrar os registros exibidos em tela apenas marcando/desmarcando o CheckBox com a identificação da API. Porém, os filtros serão aplicados somente aos registros já carregados em tela. Se for necessário aplicar os filtros para os registros que não foram carregados previamente, será necessário clicar sobre o botão "Atualizar" novamente, para que os registros sejam carregados do banco de dados considerando os novos filtros.


Outras opções de filtro podem ser acessadas pelo botão "...", que está localizado ao lado do CheckBox com a identificação da API. Ao clicar sobre este botão, será aberta uma nova janela para informar os filtros.

É possível aplicar filtros por data de envio De e Até, Status do registro de pendência e também por Programa. Os filtros podem ser definidos individualmente para cada API.

Nesta tela, existem 3 botões de ações:

AçãoDescrição
ReplicarConfirma o filtro informado, e também replica as informações de filtro Envio de, Envio até e Status para todas as outras APIs.
ConfirmarConfirma o filtro informado.
CancelarCancela as informações de filtro informadas.


05. CONSULTA DE LOGS

A opção de Logs está disponível somente a partir da release 12.1.2410

A consulta de Logs permite consultar o andamento da execução dos schedules, quando estes foram executados e se foram executados a partir de uma execução do MRP ou a partir de um agendamento.

A consulta é realizada a partir do botão "Logs". Será aberta uma nova janela com as informações registradas na tabela HW8.

Principais campos

CampoDescrição
IDIdentificador de execução do schedule. Campo sequencial;
SequênciaSequência do LOG, relacionado ao identificador de execução (ID). Campo sequencial;
RotinaIdentifica a origem da execução, podendo ser MRP ou SCHEDULE;
DataData da execução;
HoraHora da execução;
APIAPI integrada na execução;
MensagemMensagem de LOG;

Na parte inferior da tela está disponível a opção MOSTRAR DETALHES, onde ao utilizar esta opção será aberta ainda na parte inferior da tela os dados do registro selecionado em tela. Nesta visão serão exibidos os campos listados acima e também o campo Detalhes. O campo Detalhes irá exibir a mensagem de erro de execução, caso tenha ocorrido algum erro no processamento.


Além de possibilitar a consulta dos logs, está disponível a opção de Excluir os logs. Esta opção irá abrir uma nova janela. 

A exclusão pode ser realizada de duas maneiras.

  1. Total: Serão excluídos todos os registros de LOG da tabela HW8.
  2. Por data: Necessário informar a data inicial e final. Todos os registros que foram gerados dentro das datas informadas serão eliminados.

Em ambas as opções, os registros que serão eliminados são exibidos em tela para consulta das informações que serão apagadas. Quando utilizada a opção de limpeza por data, é necessário clicar sobre o botão "Atualizar" após informar as datas, para que os dados sejam atualizados.

Ao clicar sobre o botão Confirmar os dados serão apagados e a rotina retornará para a tela de consulta dos logs.

06. TABELAS UTILIZADAS

  • T4R - Pendências do MRP
  • HW8 - Log do processamento de Schedule

Conteúdos Relacionados: