Árvore de páginas

Parâmetros de integração MRP - PCPA139

Rotina para definição do comportamento das integrações MRP

O objetivo desta rotina é possibilitar aos usuários a definição de parâmetros gerais para execução do MRP e tipo da execução das APIs.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Ativo?

Status das integrações

Onde:

1 - Ativo. As informações serão enviadas para a base de dados do MRP de acordo com o tipo de execução definido.

2 - Inativo. Nenhuma informação será enviada para a base de dados do MRP.

API

Código da API de integração.

As APIs desta rotina são geradas pelo sistema, sendo permitido apenas alterar o tipo de execução para algumas APIS. 

Descrição APIDescrição da API de integração.

Tipo Exec.

Tipo de execução da API, 1=Online, 2 = Schedule

Onde:

1- Online - Envia para o MRP automaticamente no momento da inclusão, manutenção ou exclusão do registro

2 - Schedule - O envio dos dados para o MRP será executado em modo JOB. Cada API configurada com o tipo Schedule deverá possuir um JOB de execução no configurador. Para configurar os JOB's corretamente, siga os passos da Configuração de integração do MRP por SCHEDULE - PCPA141.

Cadastro de filiais para integração: A partir da release 12.1.2310, deverá ser informado as filiais que terão os dados integrados com o MRP. Para isso deverá ser feito o cadastro das filiais que terão seus dados integrados com o MRP na grid inferior da tela, onde estão contido os seguintes campos:

Campo:Descrição:
Tipo

Tipo do registro.

Indica se o registro foi incluído manualmente ou importado do cadastro multi-empresa (PCPA106).

Cod. Filial

Código da filial do sistema.

Permite o cadastro de uma filial para ser integrada com o MRP (disponível a partir da release 12.1.2310).

Desc. Filial

Descrição da filial.

Nome reduzido da filial.

Cadastro de Filiais para Integração - Informações Importantes!

  • Ao entrar no programa será inserido automaticamente a filial logada ao cadastro de filiais para integração.
  • O cadastro das filiais que serão integradas com o MRP irá realizar automaticamente a importação das filiais centralizadoras e centralizadas, cadastradas no programa PCPA106.
  • As filiais cadastradas no programa do multi-empresa (legenda em vermelho), não podem ser removidas até serem excluídas no programa PCPA106.
  • Sempre que for adicionada uma nova filial neste cadastro, será necessário executar a rotina de Sincronização (PCPA140). Caso a sincronização não seja executada, não será possível executar o MRP Memória (PCPA712).

Criação das TRIGGER's

Quando a integração está Ativada, e a API está configurada com o Tipo de Execução igual a 'Schedule', será criada uma TRIGGER no banco de dados na tabela que contém a informação a ser integrada (ver exemplo abaixo). Esta TRIGGER tem como função atualizar uma tabela de controle com os registros pendentes de integração. Esta tabela de controle será lida pelo programa de JOB, que, ao finalizar a integração dos registros irá eliminar os dados da tabela de controle.

Os dados pendentes de integração desta tabela de controle podem ser consultados pela rotina de Pendências do MRP - PCPA142.

  • Exemplo de como as TRIGGERS serão criadas no banco de dados:
  • Considere que as API's de Empenhos (MRPALLOCATIONS), Ordens de Produção (MRPPRODUCTIONORDERS) e Solicitações de compras (MRPPURCHASEORDER) estão configuradas com o Tipo de Execução 'Schedule' e a integração está Ativa. As demais API's estão configuradas com o Tipo de Execução 'Online'.
    • Será criada uma TRIGGER para a API de Empenhos (MRPALLOCATIONS). Esta Trigger estará ligada com a tabela SD4, e a cada operação de inclusão, atualização e exclusão efetuada na tabela SD4 será gerado um registro de pendência na tabela auxiliar.
    • Será criada uma TRIGGER para a API de Ordens de Produção (MRPPRODUCTIONORDERS). Esta Trigger estará ligada com a tabela SC2, e a cada operação de inclusão, atualização e exclusão efetuada na tabela SC2 será gerado um registro de pendência na tabela auxiliar.
    • Será criada uma TRIGGER para a API de Solicitação de Compras (MRPPURCHASEORDER). Esta Trigger estará ligada com a tabela SC1, e a cada operação de inclusão, atualização e exclusão efetuada na tabela SC1 será gerado um registro de pendência na tabela auxiliar.
    • Para as demais API's não será criada a TRIGGER correspondente, pois o Tipo de Execução está definido como 'Online'.


Sempre que o Tipo de Execução de uma API for alterada de 'Schedule' para 'Online', a TRIGGER será Excluída do banco de dados.

Sempre que o Tipo de Execução de uma API for alterada de 'Online' para 'Schedule', a TRIGGER será Criada no banco de dados.

Se a integração estiver Desativada, todas as TRIGGERS serão Excluídas do banco de dados.


Para que a integração funcione corretamente quando configurada com o Tipo de Execução 'Schedule', é de extrema importância que a Configuração de integração do MRP por SCHEDULE - PCPA141 seja feita para cada API configurada com este Tipo de Execução.


Abaixo lista das tabelas relacionadas as APIS:

APIEntidadeTabelaOnlineSchedule
MRPALLOCATIONS EMPENHO SD4
X
MRPBILLOFMATERIALESTRUTURASG1/SGFX
MRPCALENDARCALENDÁRIOSVZX
MRPDEMANDSDEMANDASSVRXX
MRPPRODUCTPRODUTOSSB1/SVK/SBZ/SB5XX
MRPPRODUCTIONORDERSORDEM DE PRODUÇÃOSC2XX
MRPPRODUCTIONVERSIONVERSÃO DA PRODUÇÃOSVCXX
MRPPURCHASEORDERSOLICITAÇÃO DE COMPRASC1
X
MRPPURCHASEREQUESTPEDIDO DE COMPRASC7
X
MRPSTOCKBALANCEESTOQUESB2
X


Observação:

  • A API MRPPRODUCTINDICATOR (tabelas SBZ) não é exibida pois é configuradas junto com a API MRPPRODUCT
  • A API MRPBOMROUTING (tabela SGF) não é exibida pois é configuradas junto com a API MRPBILLOFMATERIAL
  • A API MRPREJECTEDINVENTORY (tabela SD2) não é exibida pois é configuradas junto com a API MRPSTOCKBALANCE


Abaixo lista dos campos de cada API que são verificados pelas triggers para gerar as pendências de integração:


APIEntidadeCampos
MRPPURCHASEORDERSOLICITAÇÃO DE COMPRAC1_FILIAL, C1_NUM, C1_ITEM, C1_ITEMGRD, C1_PRODUTO, C1_OP, C1_DATPRF, C1_QUANT, C1_QUJE, C1_LOCAL, C1_TPOP, C1_RESIDUO
MRPPRODUCTIONORDERSORDEM DE PRODUÇÃOC2_FILIAL, C2_NUM, C2_ITEM, C2_SEQUEN, C2_SEQPAI, C2_ITEMGRD, C2_PRODUTO, C2_LOCAL, C2_QUANT, C2_QUJE, C2_PERDA, C2_DATPRI, C2_DATPRF, C2_DATRF, C2_MOPC, C2_OPC, C2_TPOP, C2_STATUS, R_E_C_N_O_
MRPPURCHASEREQUESTPEDIDO DE COMPRAC7_FILIAL, C7_NUM, C7_ITEM, C7_ITEMGRD, C7_PRODUTO, C7_OP, C7_DATPRF, C7_QUANT, C7_QUJE, C7_LOCAL, C7_TPOP, C7_RESIDUO
MRPALLOCATIONSEMPENHOD4_FILIAL, D4_COD, D4_OP, D4_OPORIG, D4_DATA, D4_TRT, D4_QUANT, D4_QSUSP, D4_LOCAL
MRPSTOCKBALANCEESTOQUEB2_FILIAL, B2_COD, B2_LOCAL, B2_QATU, B2_QNPT, B2_QTNP
MRPPRODUCTPRODUTO

B1_FILIAL, B1_COD, B1_LOCPAD, B1_TIPO, B1_GRUPO, B1_QE, B1_EMIN, B1_ESTSEG, B1_PE, B1_TIPE, B1_LE, B1_LM, B1_TOLER, B1_TIPODEC, B1_RASTRO, B1_MRP, B1_REVATU, B1_EMAX, B1_PRODSBP, B1_LOTESBP, B1_ESTRORI, B1_APROPRI, B1_CPOTENC, B1_MSBLQL, B1_CONTRAT, B1_OPERPAD, B1_CCCUSTO, B1_DESC, B1_UM, B1_GRUPCOM, B1_OPC, B1_MOPC, B1_QB

B5_FILIAL, B5_COD, B5_LEADTR, B5_AGLUMRP

VK_FILIAL,VK_COD,VK_HORFIX,VK_TPHOFIX

MRPPRODUCTINDICATORPRODUTOBZ_FILIAL, BZ_COD, BZ_LOCPAD, BZ_QE, BZ_EMIN, BZ_ESTSEG, BZ_PE, BZ_TIPE, BZ_LE, BZ_LM, BZ_TOLER, BZ_MRP, BZ_REVATU, BZ_EMAX, BZ_HORFIX, BZ_TPHOFIX, BZ_OPC, BZ_MOPC, BZ_QB

Validações

Ao abrir o programa com a integração já ativa, serão executadas as seguintes validações ao abrir a rotina de Parâmetros de Integração do MRP (PCPA139) quando a integração já estiver ativa:

  • Trigger existente no banco de dados para API configurada com Tipo de Execução 'Schedule'. Caso a TRIGGER não exista será criada automaticamente, e será necessária a execução da rotina Sincronizador do MRP - PCPA140 para garantir a consistência dos dados na base de dados do MRP;
  • Trigger atualizada no banco de dados para API configurada com Tipo de Execução 'Schedule'. Caso a TRIGGER exista no banco de dados, mas esteja desatualizada, será feita a atualização da TRIGGER automaticamente, e será necessária a execução da rotina Sincronizador do MRP - PCPA140 para garantir a consistência dos dados na base de dados do MRP;
  • Trigger existente no banco de dados para API configurada com Tipo de Execução 'Online'. Se a TRIGGER existir no banco de dados para uma API que está configurada com o tipo 'Online', a Trigger será excluída do banco de dados automaticamente, e será necessária a execução da rotina Sincronizador do MRP - PCPA140 para garantir a consistência dos dados na base de dados do MRP.


Para as validações que solicitem a execução da rotina Sincronizador do MRP - PCPA140, será exibida mensagem de alerta sobre a necessidade de execução da Sincronização até que a Sincronização seja executada. Caso a sincronização não seja executada, não será permitido executar o processamento do MRP.


Quando é alterado o tipo de execução de alguma API, é necessário que esta seja sincronizada através da rotina Sincronizador do MRP - PCPA140 para garantir que todos os registros estejam integrados corretamente.


Limpeza da tabela T4R

É recomendável que seja configurada corretamente a funcionalidade de limpeza de registros excluídos da tabela T4R, pois o volume de dados excluídos nesta tabela pode impactar na performance dos processos do sistema. Para mais informações sobre esta configuração, consulte o documento Configuração de integração do MRP por SCHEDULE - PCPA141


Tabelas Utilizadas:

  • T4P - Parâmetros de integração do MRP
  • HWL - Parâmetros de integração do MRP
  • SMQ - Filiais para integração do MRP
  • T4R - Pendências de integração


Conteúdos Relacionados: