Árvore de páginas

Carregando...

Índice

Introdução

A rotina Gerar Programação (MDTA190) realiza a programação de exames para os funcionários da empresa. A NR-7, por sua vez, estabelece que:

7.3.2.1 O PCMSO deve incluir ações de:
a) vigilância passiva da saúde ocupacional, a partir de informações sobre a demanda espontânea de empregados que procurem serviços médicos;
b) vigilância ativa da saúde ocupacional, por meio de exames médicos dirigidos que incluam, além dos exames previstos nesta NR, a coleta de dados sobre sinais e sintomas de agravos à saúde relacionados aos riscos ocupacionais.

7.3.2.2 O PCMSO não deve ter caráter de seleção de pessoal.

7.5.3 O PCMSO deve incluir a avaliação do estado de saúde dos empregados em atividades críticas, como definidas nesta Norma, considerando os riscos envolvidos em cada situação e a investigação de patologias que possam impedir o exercício de tais atividades com segurança. 

Com isso, compreende-se que é necessário que a empresa organize e planeje de forma eficiente os exames clínicos e periódicos necessários, garantindo a saúde e o bem-estar de seus funcionários.

Objetivo

A rotina Gerar Programação (MDTA190) tem como objetivo principal gerenciar e facilitar a geração da programação de exames dos funcionários de acordo com a faixa etária de cada um. A geração da programação de exames  considera os exames relacionados ao Programa de Saúde Func. (MDTA115 - SIGAMDT)Exames por Risco (MDTA185 - SIGAMDT), Brigada (MDTA560 - SIGAMDT), Exames por Função (MDTA450 - SIGAMDT) e Exames por Filial (MDTA170 - SIGAMDT). É possível realizar a execução da rotina via Schedule.

A geração dos exames é realizada na opção de inclusão da rotina. Ao executar essa operação, o sistema analisa todos os funcionários registrados (na tabela SRA) que não tenham sido demitidos. Também é possível restringir a análise aos funcionários selecionados na opção Ações Relacionadas / Funcionários. Caso contrário, ao confirmar a operação, o sistema solicitará que o usuário escolha entre gerar os exames para Todos os funcionários ou para os Selecionados.

Após a confirmação dos usuários que irão participar da geração da programação de exames, será verificado a opção selecionada no campo Data Progr. (TMW_BASEDT), com isso poderá ter uma data de referência para o início do exame. Mas isso dependerá da opção selecionada, conforme:

Data Programação de Exame: Será utilizada a data do último exame programado, caso não houver, será pedido uma data.


Data Realização de Exame: Será utilizada a data do último exame realizado, caso não houver, será pedido uma data.
Data do Ultimo Aso: Será utilizada a data do último exame ASO realizado ou programado, caso não houver, será pedido uma data.
Data Aniversario: Será utilizada a data de aniversário.
Data Admissão: Será sempre utilizada a data de admissão, independentemente da existência de algum exame realizado pelo funcionário no mesmo período.
Data Informada: Considera a data a informada no campo seguinte Data Infor. (TMW_DTREFE).

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as opções:

Permite a inclusão de uma nova geração de programação de exames.

MV_NG2D190

Este parâmetro indica a quantidade de dias que o funcionário não terá exame agendado na reprogramação por data informada, baseado na data do último exame agendado. O parâmetro deve ser configurado com a quantidade de dias definidos pela empresa como padrão para exame agendado na reprogramação criada.

MV_MDTFERI

Este parâmetro realiza a verificação se deverá considerar os funcionários que estão em período de férias na geração da programação de exames. As opções disponíveis para configuração são:

  • S - Sim
  • N - Não

MV_NG2CATF

Este parâmetro indica as Categorias Funcionais que estão isentas de realizar exames.

Exemplo: A/M/T                                    

MV_NGMDTVA

Este parâmetro realiza a verificação dos funcionários que estão afastados no momento da geração da programação de exames. As opções disponíveis para configuração são:

  • 1 - Sim → indica que irá considerar os funcionários afastados na geração da programação de exames
  • 2 - Não → indica que não irá considerar os funcionários que estão afastados no momento da geração da programação de exames

MV_NG2PRCL

Indica se a programação de exames será feita com filtragem dos funcionários de acordo com o código do cliente informado na sua Ficha Medica. As opções disponíveis para configuração são:

  • S - Sim
  • N - Não

MV_NG2PCOB

Este parâmetro verifica de acordo com a configuração feita, se o PCMSO deverá ser gerado de forma individual por centro de custo na geração da programação de exames. As opções disponíveis para configuração são:

  • S - Sim
  • N - Não

MV_NG2PFDS

Este parâmetro define se a programação de exames deve considerar o calendário do médico responsável, verificando se ele está disponível para realizar exames aos finais de semana. As opções disponíveis para configuração são:

  • S - Sim
  • N - Não

MV_NG2PDAD

Este parâmetro indica se na geração da programação de exames será permitido gerar exames na data de admissão do funcionário na empresa. As opções disponíveis para configuração são:

  • 1 - Sim
  • 2 - Não

MV_NG2PMUD

Este parâmetro verifica se irá gerar pós admissional em mudança de função/setor para exames exames por risco/função. As opções disponíveis para configuração são:

  • 1 - Sim
  • 2 - Não

O botão Funcionários tem como objetivo realizar a seleção dos funcionários que participarão da geração da programação de exames que está sendo incluída. Para isso, basta clicar no botão Incluir, depois dentro do cadastro clicar em Outras Ações / Funcionários para selecionar os funcionários.

Dentro da opção Funcionários, se clicado em Cancelar, é cancelada toda e qualquer operação realizada na seleção de funcionário e a aba de seleção de funcionário é fechada, voltando apenas para a aba de inclusão da geração da programação de exames para os funcionários.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Campos Gerais 

Campos presentes para o cadastro de informações referentes a Geração da Programação de Exames.

Campo

Descrição

PCMSO (TMW_PCMSO)

Informar o número que identifica o PCMSO, podendo ser um número sequencial ou o próprio ano corrente.

Exemplo: 000009

Med. Resp. (TMW_CODUSU)

Informar o código do médico responsável pelo PCMSO.

Exemplo: 000000000012

Nome (TMW_NOMUSU)

Campo referente ao nome do médico responsável. Este campo é preenchido automaticamente assim que o campo anterior Med. Resp. (TMW_CODUSU) é informado.

Exemplo: José Antônio Albuquerque

Data Inic. (TMW_DTINIC)

Informar a data de início do PCMSO.

Exemplo:  

Data Term. (TMW_DTFIM)

Informar a data de término do PCMSO.

Exemplo:  

Data Geração (TMW_DTGERA)

Informar a data de geração da programação dos exames.

Exemplo:  

Observação (TMW_DESCRI)

Informar a descrição detalhada a critério do médico do trabalho para o PCMSO corrente.

Exemplo: Plano de saúde ocupacional para prevenção de riscos

Data Prog. (TMW_BASEDT)

Selecionar por qual data a programação de exames irá basear-se para montar a agenda de exames para o funcionário. As opções disponíveis são:

  • 1 - Data Programação de Exames
  • 2 - Data Realização de Exame
  • 3 - Data do Ultimo Aso
  • 4 - Data Aniversário
  • 5 - Data Admissão
  • 6 - Data Informada

Exemplo: 1 - Data Programação de Exames

Data Infor. (TMW_DTREFE)

Informar a data em que os exames serão programados para realização. Todos os funcionários serão programados para realização de exames nesta data.

Exemplo:  

Pontos de Entrada

Conteúdos Relacionados

Palavras-chave

  • NR7
  • PCMSO
  • Exames

Referências