O APWebWizard ou SRVWizard é responsável por fazer as atualizações no seu arquivo "appserver.ini" de acordo com sua necessidade para a criação dos mais diversos serviços. Para iniciarmos, conforme imagem abaixo, realize a chamada via smartclient para o seu ambiente desejado:
Informando uma pasta do servidor com o caminho para os serviços Web, a porta do HTTP, o ambiente a ser utilizado e a opção de "Protocolo habilitado" marcada.
Após finalizar essa configuração, encontraremos as seguintes tags no arquivo "appserver.ini":
[HTTP] |
---|
Importante
Apontamos para a PATH da pasta web localizada dentro da estrutura da system, pois outros portais como Portal Gestão Capital Humano e Portal do Candidato necessitaram utilizar as mesmas localizações de path para criação de seus arquivos.
Solicitamos a inclusão manual da configuração para compressão GZIP no servidor HTTP, conforme exemplo abaixo, disponível em builds superiores a 7.00.131227A.
Essa funcionalidade permite ao servidor realizar automaticamente a compressão dos arquivos antes se serem enviados ao requisitante, permitindo que os arquivos trafegados tenham o seu tamanho reduzido durante o seu download, otimizando o tempo de carregamento inicial do aplicativo. Os arquivos comprimidos são descompactados pelos browsers antes de sua utilização!
Valores válidos para a tag "COMPRESSION"
Valor |
Descrição |
---|---|
0 |
Desabilitado (padrão) |
1 |
Habilitado |
Para mais conhecimentos sobre as tags que você poderá inserir segue um documento de referência TOTVSTEC - Arquivos de Configuração.
Nessa fase vamos habilitar o serviço REST no server Protheus:
Escolha a opção REST do menu, em seguida o item HTTPV11 e clique no botão "editar configurações". Precisaremos efetuar as configurações na parte superior (Configuração de Sockets) e inferior (Configuração de URIs).
Configuração de Sockets, preencha:
Configuração de URIs, preencha:
Após finalizar essa configuração, encontraremos as seguintes tags no arquivo "appserver.ini":
[HTTPV11] [HTTPREST] [HTTPENV] |
---|
Endpoints Públicos
Os endpoints públicos são APIs não exigem autenticação para que o server Protheus possa responder qualquer requisição!
Por exemplo, as APIs do MeuRH que pertencem aos processos de autenticação, visto que são nelas que os nossos serviços realizam as identificações e geração do token para que todas as APIs que necessitam de identificação possam ser executadas.
Nas informações acima, foram solicitados que estejam liberadas de autenticação as APIs:
Complementando a informação, ao informar "auth" estamos liberando todos os endpoints desse serviço, que basicamente seria o mesmo que informar manualmente todos os métodos existentes até o momento, por exemplo:
Você pode optar por informar manualmente ou todos de uma única vez!
Dica interessante
É recomendado utilizar um servidor Protheus (AppServer) apenas com os serviços REST, sem a necessidade de configurar os outros jobs e webservices do padrão webex/soap referente ao portal tradicional Gestão do Capital Humano.
O aplicativo MeuRH utiliza somente serviços REST em sua utilização, sendo assim, permite a flexibilidade da criação de servidores separados, podendo, caso necessário, reinicializar um server sem prejudicar o outro!
Caso utilize licenças do tipo OnDemand, faz-se necessário informar de qual módulo as licenças serão consumidas. Essa informação deverá constar dentro do bloco [HTTPENV], contudo, não deve ser informado quando se utiliza o login Integrado ao Protheus. Abaixo um exemplo:
[HTTPENV]
MODULE=7
Neste passo, iremos configurar o processo comum que criará um "JOB" para inicializar o serviço do REST criado anteriormente:
Como na imagem abaixo, devemos informar:
Após finalizar essa configuração, encontraremos as seguintes tags no arquivo "appserver.ini":
[HTTPJOB] [ONSTART] |
---|
Após essas configurações do serviço REST, podemos reiniciar o server e identificar na imagem abaixo a inicialização dos serviços: