Árvore de páginas

CONTEÚDO


Esta rotina será liberada para utilização somente no primeiro semestre de 2024.

01. VISÃO GERAL

A tela de Programação dos Recursos da Fábrica do CRP centraliza a consulta e a geração das programações.

Essa tela deve ser acessada através do menu lateral do CRP (PCPA152) na opção "Capacidade":


02. REQUISITOS

A rotina foi desenvolvida no framework PO-UI e utiliza APIs REST para realizar a busca dos dados no Protheus. Dessa forma, é necessário que algumas configurações adicionais sejam feitas no ambiente Protheus. Verifique as configurações necessárias na página Pré-requisitos / Configuração.

Para acessar a rotina, é necessário cadastrar o programa "PCPA152" no menu do módulo SIGAPCP.

03. NOVA PROGRAMAÇÃO

Essa opção permite a criação de uma nova programação:

Abrirá uma tela com os parâmetros que serão considerados na geração da programação:

Aba Programação
CampoDescrição
Setup

Código de setup da programação. Utilizado para registrar e reutilizar parâmetros de execuções anteriores.

O setup será salvo sempre que uma programação for executa (nova programação ou próxima etapa).

Descrição do setupDescrição do setup.
Data da Programação

Indica o período da programação. Informe a data inicial e final.

Hora inicialIndica a hora que a programação deve iniciar.
Descrição da programaçãoDescrição da programação.
Permite quebra das operaçõesIndica se pode haver quebras entre as alocações de uma operação.


Aba Nivelamento
PriorizaçãoIndica se a priorização das ordens de produção para o processo de nivelamento será por Data de início ou Data de Entrega
Data do nivelamentoIndica se as ordens serão niveladas com base na data ordem produção ( início ou entrega, conforme priorização) ou data da programação
Nivelamento automático?

Indica se o processamento deve ser gerado já com o nivelamento das operações efetuado.

Caso seja escolhida a opção Não, primeiro será gerada a carga das operações e recursos sem considerar a capacidade dos recursos, e o processo do nivelamento poderá ser executado posteriormente pelo usuário através da opção "Próxima Etapa".



Aba Equipamento
Centro de trabalho

Filtra quais os recursos que serão utilizados por meio do centro de trabalho. Deixar em branco para considerar todos os centros de trabalho.

1- Irá verificar na tabela de operações SG2. Se houver recursos em operações com o centro de trabalho filtrado, considera.

2- Caso não encontrar os recursos na tabela de operações ou se o centro de trabalho estiver em branco, verifica na tabela de recursos se o recurso contem o centro de trabalho filtrado.

Recurso

Filtro dos recursos que serão considerados no processamento. Deixar em branco para considerar todos os recursos.


Aba Ordem de Produção
CampoDescrição
Tipo ordens de produçãoIndica quais os tipos de ordens de produção serão consideradas na programação, podendo ser Firmes, Previstas ou Ambas.
Ordem de ProduçãoFiltra quais ordens de produção serão consideradas no processamento. Deixar em branco para considerar todas as ordens de produção.
Ticket MRPFiltra apenas as ordens de produção geradas por um ticket do MRP Memória.
Replaneja sacramentadas?

Indica se as ordens de produção sacramentadas pelo CRP serão replanejadas ou se as horas serão descontadas da disponibilidade.


Aba Produto
CampoDescrição
ProdutoFiltra os códigos de produto que serão utilizados na programação. Deixar em branco para considerar todos os produtos.
GrupoFiltra os grupos de produto que serão utilizados na programação. Deixar em branco para considerar todos os grupos de produto.
TipoFiltra os tipos de produto que serão utilizados na programação. Deixar em branco para considerar todos os tipos de produto.

O setup irá reutilizar apenas os parâmetros informados em tela.

Parâmetros MVs, por exemplo, serão utilizados os valores cadastrados no momento de execução da programação.

O parâmetro "Data do nivelamento" é valido apenas para a etapa de nivelamento. Na etapa de distribuição será sempre considerado como valor "Data da ordem de produção".

04. PRÓXIMA ETAPA

Essa opção permite continuar o processamento da programação, sendo que a rotina do CRP permite que a programação seja gerada em várias etapas diferentes de acordo com a parametrização.

Será aberta novamente a tela de parâmetros da opção "Nova Programação" e será permitido alterar os parâmetros utilizados na programação para continuar o processamento e avançar a próxima etapa. 

A programação conta com as seguintes etapas:

    • Distribuído
    • Nivelado



05. REPROCESSAR ALOCAÇÕES

A opção de reprocessar alocações pode ser encontrada ao clicar no botão de outras ações da tela de capacidade. Essa opção estará disponível apenas para programações com status "Distribuído" e "Nivelado" e que tiveram sua disponibilidade alterada. Caso a programação precise ser reprocessada, será exibida uma mensagem abaixo do número da programação indicando reprocessamento pendente.

A opção "Reprocessar alocações" permite iniciar o reprocessamento da etapa atual da programação, para que as ordens de produção sejam alocadas novamente, desta vez considerando a disponibilidade alterada após a alocação anterior.

Ao selecionar a opção de reprocessar alocações, será realizada a exclusão das alocações existentes na programação e reprocessada a etapa que a programação estava antes do reprocessamento. O reprocessamento será efetuado considerando os mesmos filtros e parâmetros utilizados durante a criação da programação, inclusive operações e ordens de produção. Caso uma ordem de produção seja alterada, a opção de reprocessar alocações não irá considerar a alteração efetuada na ordem de produção.

Enquanto uma programação estiver com reprocessamento pendente, não será possível executar a operação de Efetivar a programação.


06. FILTRO

Essa opção permite filtrar a programação que está sendo exibida:


Horas

Permite filtrar a capacidade com os tipos de horas selecionados.


Equipamentos

Permite filtrar a capacidade somente com os recursos/centros de trabalho informados e também filtrar somente os recursos que possuam alguma ordem de produção alocada.


Ordem de Produção

Permite filtrar a capacidade somente com os recursos que possuem as ordens de produções selecionadas.

Permite filtrar a capacidade somente com os recursos que possuem as árvores (lista de todas as ordens de produção) selecionadas.

Indica se o filtro de horas será aplicado na capacidade das ordens de produção.


Produto

Permite filtrar as ordens de produção exibidas na capacidade através do código, grupo e tipo do produto.

Serão exibidos os resultados de acordo com os filtros escolhidos:

Filtro de árvore

  • O filtro de árvore pode ser aplicado através do menu de contexto ao clicar com o botão direito em uma ordem de produção e selecionar a opção "Filtrar árvore". 
  • O filtro de árvore através do menu de contexto estará disponível apenas caso a ordem de produção selecionada esteja em uma árvore.
  • Caso selecionado no filtro de árvores a opção "Árvore em branco" será exibido todas as ordens com árvore em branco.

07. PARÂMETROS DA PROGRAMAÇÃO

Para realizar a consulta dos parâmetros utilizados no processamento de uma programação deve ser utilizado a opção "Mais Informações" na barra de ações da tela de Capacidade. Ao selecionar a opção será carregada a página de visualização dos parâmetros utilizados na programação que esta sendo consultada na tela de capacidade.

Para os parâmetros do tipo lista, onde é possível selecionar múltiplos valores para serem utilizados como filtro, é possível realizar a consulta por meio do botão de detalhes. Neste caso, será aberta uma modal exibindo todos os itens selecionados em uma tabela.

08. LIMPEZA DAS PROGRAMAÇÕES

Para realizar a limpeza dos registros gerados pelas programações, deve ser utilizado a opção "Limpar programações" na barra de ações da tela de Capacidade. Ao selecionar a opção será carregada a página de limpeza de programações, onde será possível realizar a limpeza das programações.

Modos de limpeza

A limpeza das programações das programações pode ser executa a partir de três modos: Limpeza total, seleção manual e seleção por datas.

  • Limpeza total: Neste modo todas as programações terão seus registros excluídos.
  • Seleção manual: Neste modo apenas as programações que forem selecionadas na tabela de programações terão seus registros excluídos.
  • Seleção por datas: Neste modo apenas as programações que estiverem no filtro de data informado terão seus registros excluídos.


Todas as programações exibidas na tabela de programações terão seus registros excluídos, com exceção no modo de seleção manual, onde apenas as programações selecionadas terão seus registros excluídos.

Todas as tabelas relacionadas ao processo do CRP terão os seus dados apagados, com exceção da tabela T4X que terá o seu status (T4X_STATUS) alterado para 'E' indicando que os dados da programação foram eliminados, e será registrado também nas colunas T4X_USER, T4X_DTINI e T4X_HRINI qual foi o usuário que realizou a exclusão, e em qual data/horário esta ação foi executada.

09. MENU DE CONTEXTO DA CAPACIDADE

O Menu de contexto da capacidade pode ser acessado ao clicar com o botão direito sobre as células exibidas. Este menu oferece ações relacionadas à informação que está sendo exibida.

09.1 OPÇÃO DETALHES DA ORDEM DE PRODUÇÃO

Os detalhes da ordem de produção serão exibidos ao clicar na opção "Detalhes". Possibilita consultar os detalhes da ordem selecionada na capacidade e também todas as ordens presentes na Árvore da ordem que abriu a consulta. 


Por meio da TreeView é possível consultar os detalhes de todas as ordens presentes na árvore da ordem aberta originalmente.


O cabeçalho da consulta de detalhes possui as seguintes informações:

LabelConteúdo
Ordem de ProduçãoCódigo da ordem de produção que está sendo consultada.
ProdutoCódigo e descrição do produto que a ordem se refere.
QuantidadeQuantidade da ordem de produção.
SaldoSaldo da ordem de produção.
Data Início - EntregaData de inicio e data de entrega da ordem de produção.
RoteiroRoteiro da ordem de produção.
PrioridadePrioridade da ordem no processamento do CRP.
Tempo TotalTempo total de alocação das operações da ordem no formato hh:mm.

A tabela de operações apresenta as seguintes informações:

ColunaConteúdo
OperaçãoCódigo da operação.
RecursoCódigo e descrição do recurso da operação.
Centro de trabalhoCódigo e descrição do centro de trabalho da operação
Saldo Saldo da operação.
Início Data e hora de início da operação no formato "dd/mm/aaaa - hh:mm".
TérminoData e hora de término da operação no formato "dd/mm/aaaa - hh:mm".
Tempo Tempo total de produção da operação no formato hh:mm.
SetupTempo total de setup da operação no formato hh:mm.
FinalizaçãoTempo total de finalização da operação no formato hh:mm.
Alocação
ConteúdoDescrição
Indica que a operação está alocada.
 
Indica que a operação não possui alocação
 
Indica que a operação está finalizada
  • A operação utilizada para dar origem a consulta de detalhes será destacada na cor vermelha na tabela de operações.
  • A operação utilizada para dar origem a consulta de detalhes será destacada com este símbolo
  • Para o cálculo do saldo da ordem será considerado o valor do parâmetro MV_PERDINF utilizado na execução da programação.


Possibilidade de consultar as ocorrências da ordem de produção pelo botão Ocorrências. Ver item 13 .

Quando utilizada a consulta de ocorrências via capacidade, não será possível visualizar a opção agrupada por ordem de produção

As ocorrências também poderão ser consultadas via menu de contexto da capacidade.


09.2 OPÇÃO FILTRAR ÁRVORE

A opção Filtrar árvore permite que seja realizado o filtro para exibir na capacidade apenas as ordens de produção pais/filhas, relacionadas à ordem de produção atual. 

Caso no processamento do CRP, a ordem de produção tenha sido considerada sem as suas ordens de produção filhas/pais, será considerado que esta ordem de produção não possui árvore. Portanto, a ação de filtrar árvore estará desabilitada para estas ordens.

Após aplicado o filtro por árvore da ordem de produção, é possível remover o filtro clicando sobre o "x" na área de filtros aplicados.


09.3 OPÇÃO ORDENS EFETIVADAS

A opção Ordens Efetivadas é exibida apenas para as células que indicam a disponibilidade de um período, e apenas quando a disponibilidade já está ocupada com alguma ordem de produção já efetivada. Estas células são identificadas pela cor Laranja.

Ao acionar esta opção, é possível consultar quais são as ordens de produção que estão efetivadas no período selecionado.

Será aberta uma nova tela para exibir as informações das ordens de produção efetivadas do período. São exibidas as seguintes informações:

No Cabeçalho, são exibidas as informações do período e recurso que estão sendo consultados:

LabelConteúdo
RecursoÉ exibido o código do recurso e a sua descrição. É considerado o recurso selecionado na capacidade.
DataExibe a data da capacidade que foi utilizada na seleção.
Hora InicialExibe o horário inicial da capacidade onde foi realizada a seleção.
Hora FinalExibe o horário final da capacidade onde foi realizada a seleção.

A tabela de ordens exibe quais são as ordens de produção efetivadas no horário selecionado.

ColunaConteúdo
OPNumeração da ordem de produção que está efetivada.
ProdutoCódigo e descrição do produto da ordem de produção.
OperaçãoCódigo e descrição da operação que está efetivada.
Centro de TrabalhoCódigo e descrição do centro de trabalho vinculado à operação.
Hora inicialHora de início da operação.
Hora finalHora de término da operação.
TempoTempo total da operação.
ProgramaçãoCódigo da programação do CRP que efetivou a ordem de produção.


10. ALTERAÇÃO DOS INTERVALOS DE TEMPO DA CAPACIDADE

Os intervalos de tempo da capacidade podem ser alterados pelos botões de zoom in e zoom out localizados no canto inferior esquerdo da tela, dessa forma é possível visualizar mais facilmente as operações e períodos de disponibilidade que ocupem intervalos curtos de tempo.

Exemplo com intervalos de 60 minutos:

Exemplo com intervalos de 1 minuto:

As opções de intervalos de tempo variam de acordo com a opção de visualização escolhida na capacidade, sendo possível escolher entre:

Visualização diária: 1, 5,15, 30 e 60 minutos

Visualização semanal: 30, 60, 90 e 120 minutos

Visualização mensal: 60, 90, 120 e 240 minutos

11. MANUNTENÇÃO DA DISPONIBILIDADE

Essa tela deve ser acessada através do menu lateral do CRP (PCPA152) na opção "Dispon.":

Estes registros são gerados no momento do cálculo do programação.

Permite que sejam manipulados (inclusão, alteração e exclusão) as informações da disponibilidade em casos que os recursos não sigam os padrões definidos no calendário.


Ao clicar em editar será aberta para a manutenção dos dados


Há, também, a possibilidade de realizar uma manutenção "em lote", onde pode-se alterar a disponibilidade de mais de um recurso em um período da programação. Essa opção encontra-se em "Outras ações" > "Ajuste Múltiplo", e é aberta a tela para preenchimento da nova disponibilidade:

Se algum intervalo a ser inserido conflitar com algum já existente (para algum recurso), será exibida a mensagem abaixo informando e questionando se deve fazer a "quebra" da disponibilidade já existente, atualizando conforme os novos horários digitados.


Se no intervalo informado existir algum conflito com um horário de disponibilidade que já está efetivado, não será permitida a realização da manutenção da disponibilidade, e será apresentada a mensagem a seguir:

É considerado como conflito de horário efetivado, quando o novo horário informado sobrepõe alguma disponibilidade registrada com o tipo "Efetivado". 


Também é possível incluir a disponibilidade para um dia, especificando o recurso e o centro de trabalho. Para abrir a tela de inclusão, basta acessar "Outras ações" > "Incluir".

Os dados de disponibilidade também podem ser filtrados através do botão Filtrar localizado na parte superior da tela. Os filtros podem ser por Data, Centro de Trabalho ou Recursos.

Ainda na tela de Filtro, pode ser determinado se os recursos serão exibidos agrupados por Centro de Trabalho:

  • Visualiza Centro de Trabalho = Sim:
  • Visualiza Centro de Trabalho = Não:


Um recurso pode ser utilizado por mais de um centro de trabalho conforme a definição feita no cadastro dos roteiros de operações (PCPA124). Portanto, a disponibilidade do recurso pode ser exibida para mais de um centro de trabalho.

Porém, a disponibilidade não será controlada individualmente para cada centro de trabalho. Mesmo a disponibilidade de um recurso sendo exibida para vários centros de trabalho diferentes, o total de disponibilidade do recurso será sempre único, independente do centro de trabalho. 

Programações com alocação

Caso realizada a manutenção da disponibilidade em uma programação com ordens de produção já alocadas, deve ser realizado o reprocessamento da mesma através da opção "Reprocessar alocações" na tela de capacidade. Caso contrario a programação poderá exibir informações incorretas.


12. UTILIZAÇÃO

Essa tela deve ser acessada através do menu lateral do CRP (PCPA152) na opção "Utilização":

Os recursos considerados na programação, poderão  ser listados de forma individual ou agrupados por centro de trabalho. A rotina possibilita uma visão detalhada e um visão gráfica das horas utilizadas na programação. A utilização pode ser negativa ( recurso super alocado), positiva ( utilização total ou parcial) ou sem uso (recurso ocioso).

Exibição

A tela de utilização possui duas formas de exibição, a primeira exibe os recursos agrupados por centro de trabalho e a segunda exibe os recursos individualmente, podendo ser parametrizado.

Exibição agrupada por centro de trabalho

Na visão agrupada por centro de trabalho são exibidas as horas utilizadas em um determinado centro de trabalho. 

Serão exibidas as visões detalhada e gráfica do centro de trabalho. Existe a possibilidade de visualizar os recursos daquele centro de trabalho, onde pode ser utilizado o botão de detalhes para consultar as horas do recurso no centro de trabalho.

Exibição por recursos

Na visão por recurso são exibidas as horas utilizadas para um determinado recurso. 

Visão detalhada

Nessa visão são detalhados todos os dias compreendidos entre a Data inicial e final da programação, com as seguintes horas:

  • Capacidade
  • Disponibilidade
  • Efetivadas
  • Programadas
  • Apontadas
  • Saldo = Capacidade - Programadas - Efetivadas

Permite manipular a forma de exibição dos períodos.

  • Diário
  • Semanal
  • Mensal


Ocultar períodos vazios

  • Permite ocultar períodos que possuam todas as horas zeradas



As colunas destacadas na cor vermelho indicam que não há registro de horas naquela data.

Visão gráfica

Nessa visão são exibidos cards e um gráfico com as seguintes horas:

  • Cards:
    • Quantidade de recursos (apenas na visão gráfica do centro de trabalho)
    • Capacidade
    • Disponibilidade
    • Efetivada
    • Horas Programadas
    • Saldo de horas = Capacidade - Horas Programadas - Efetivada
  • Gráfico:
    • Capacidade
    • Disponibilidade
    • Horas Efetivadas
    • Horas Programadas
    • Horas Apontadas

Gráfico - Parâmetros de exibição

Por meio dos botões acima do gráfico pode ser realizada a personalização da forma das informações que serão exibidas no gráfico.

    Permite manipular a forma de exibição das informações do gráfico, exibindo de forma individual ou de forma agrupada.

      Exibe as informações de forma individual a partir da data inicial até a data final da programação que está sendo consultada.

      Agrupa as informações a cada 7 dias a partir da data inicial até a data final da programação que está sendo consultada.

      Agrupa as informações a cada 30 dias a partir da data inicial até a data final da programação que está sendo consultada.

      Permite alterar o tipo do gráfico que irá exibir as informações.


        Exibes as informações por meio de um gráfico de colunas.

        Exibes as informações por meio de um gráfico de linhas.

        Exibes as informações por meio de um gráfico de barras.

        Exibe as informações agrupadas em uma única coluna.

        Permite ocultar períodos que não tem informação para ser exibida.

          Exibe todas as datas de um determinado período.

          Exibe apenas as datas com horas de um determinado período.

          Gráfico - Acessibilidade

          Na utilização do gráfico é possível realizar zoom e movimentar entre as informações são exibidas no gráfico.

          • Zoom: Para controlar o zoom no gráfico, deve ser posicionado o ponteiro do mouse sobre o gráfico e utilizado scroll para cima e para baixo para controlar o zoom do gráfico.
          • Movimentação: Para movimentar-se entre as informações que são exibidas, deve ser posicionado o ponteiro do mouse sobre o gráfico em uma posição que não tenha uma informação relevante (ex: uma coluna do gráfico de colunas) e com o clique esquerdo arrastar o ponteiro para mexer as colunas de posição.


          13. OCORRÊNCIAS

          Durante o processamento do CRP serão geradas ocorrências para as ordens de produção e suas operações. Essas ocorrências podem ser consultadas na tela de ocorrências, acessada pelo menu lateral do CRP na opção "Ocorrência".


          As ocorrências podem ser:

          • Tipo 01: Se for removido por outra ordem de produção da árvore que não teve capacidade: Ordem de produção removida da alocação pois a operação XX não foi alocada totalmente.
          • Tipo 02: Data de início da ordem de produção será alterada de dd/mm/aaaa para dd/mm/aaaa.
          • Tipo 03: Data de entrega da ordem de produção será alterada de dd/mm/aaaa para dd/mm/aaaa.
          • Tipo 04: Ordem de produção foi alocada com datas posteriores a data final do processamento. Ordem foi alocada em data posterior a data final.
          • Tipo 05: Ordem foi alocada pela data da programação. Não houve capacidade para alocar pela data de início/entrega da ordem.
          • Tipo 06:Ordem não alocada pois a ordem de produção "XPTO" não foi alocada totalmente.
          • Tipo 07:
            Se a operação não pode ser alocada devido a falta de disponibilidade do recurso: Operação não foi alocada devido a falta de disponibilidade do recurso. Tempo total da operação NN. Tempo faltante NN. Última data verificada: dd/mm/aaaa
            Se a operação não pode ser alocada pois a operação anterior não foi alocada: Operação não alocada pois a operação anterior não foi alocada totalmente. Operação anterior: XX.


          A tela possui duas formas de visualização das ocorrências que podem ser selecionadas a partir da opção "Visualiza agrupado?" nos filtros da tela.

          Visão agrupada

          Quando o parâmetro visão agrupada estiver como sim, a tela irá apresentar as ocorrências agrupadas por ordem de produção.

          Nesta visualização será exibido apenas as ordens de produção com a opção de expandir para visualizar as ocorrências.

          Visão não agrupada

          Quando o parâmetro visão agrupada estiver como não, a tela irá apresentar todas as ocorrências em uma tabela principal.

          Exportar ocorrências

          Na tela de ocorrências também é possível exportar as ocorrências da programação que está sendo consultada no momento através do botão "Exportar".

          Ao clicar no botão exportar, as ocorrências serão exportadas em arquivo formato .xlsx, com os filtros informados em tela. Ou seja, caso filtrado as ocorrências apenas de uma ordem de produção e realizada a exportação, será gerado o arquivo apenas com as ocorrências da ordem filtrada.

          14. EFETIVADAS

          Esta opção pode ser acessada através do menu lateral do CRP, pela opção Efetivadas.

          Nesta opção é possível consultar todas as ordens de produção e operações que foram efetivadas pelo CRP, e que ainda estão não foram finalizadas (apontamento total na operação ou finalização da ordem de produção).


          São exibidas as seguintes informações na tabela principal:

          CampoColunaDescrição
          Ordem de produçãoHWF_OPNúmero da ordem de produção
          ProdutoC2_PRODUTO + B1_DESCCódigo e descrição do produto da ordem de produção
          SaldoC2_QUANT - C2_QUJE - C2_PERDA.Saldo da ordem de produção. O cálculo do saldo leva em consideração o parâmetro MV_PERDINF, indicando se deve ou não considerar o campo C2_PERDA no cálculo do saldo da OP.
          Data inícioC2_DATPRIData de início da ordem de produção.
          Data EntregaC2_DATPRFData de entrega da ordem de produção.
          RoteiroHWF_ROTEIRRoteiro utilizado para realizar a programação da ordem de produção.

          Para cada registro da tabela principal, podem ser visualizados os seus detalhes. Nos detalhes são exibidas as informações das operações da ordem de produção:

          CampoColunaDescrição
          OperaçãoHWF_OPER + G2_DESCRI/HY_DESCRIExibe o código da operação e a sua descrição. A descrição será buscada da tabela SHY caso utilizada, ou então da tabela SG2.
          RecursoHWF_RECURS + H1_DESCRIExibe o código do recurso alocado e a sua descrição.
          Centro de trabalhoHWF_CTRAB + HB_NOMEExibe o código do centro de trabalho utilizado na operação e sua descrição.
          Data inicialHWF_DATA + HWF_HRINIExibe a data e horário de início da operação programado pelo CRP.
          Data finalHWF_DATA + HWF_HRFIMExibe a data e horário de término da operação programado pelo CRP.
          SaldoC2_QUANT - H6_QTDPROD - H6_QTDPERDExibe o saldo da operação conforme os apontamentos realizados. O cálculo do saldo leva em consideração o parâmetro MV_PERDINF, indicando se deve ou não considerar o campo H6_QTDPERD no cálculo do saldo da operação.


          Os dados em tela podem ser filtrados por ordem de produção, produto, data de início da ordem de produção, data de entrega da ordem de produção, código da operação, código do recurso ou código do centro de trabalho.


          15. GANTT

          A tela de gantt pode ser acessada a partir do menu lateral, através da opção "Gantt". 

          Essa tela tem como objetivo facilitar a consulta de uma ordem de produção em programações onde existam muitos registros, através da exibição da árvore que compõem a ordem de produção em formato de Gantt.


          Para consultar uma ordem de produção deve ser utilizado a opção "Consultar" no menu superior da tela, e então selecionar uma ordem de produção. Após a ordem selecionada ser confirmada, será carregado no gantt o sequenciamento da ordem de produção.

          A partir da consulta de uma ordem de produção, é possível realizar a consulta das operações de qualquer ordem de produção que compõem a árvore da ordem consultada.

          Para realizar a consulta das operações de uma ordem de produção, deve ser realizado um duplo clique no intervalo que representa a ordem de produção no Gantt de ordens de produção.

          O intervalo de tempo exibido no gantt será exibido do início da primeira alocação da ordem/operação até o final da ultima alocação, sem levar em consideração buracos na disponibilidade, tempos sem alocação ou com alocação de outras ordens. Ou seja, a ordem/operação pode não estar em produção durante todo o intervalo exibido no gantt.

          Para uma visão mais detalhada desse período, pode ser utilizado a tela de capacidade.


          16. TABELAS UTILIZADAS


          17. ASSUNTOS RELACIONADOS