Páginas filhas
  • Smart View (legado) - Consumo de licenças e situações de abono

01. INTRODUÇÃO

Documentação relacionada a versão descontinuada do Smart View (versão 12.1.29)

Para mais informações sobre a nova versão, acessar a documentação: SMART VIEW

A abertura de relatórios Smart View no menu do Protheus acontece seguindo as instruções desta documentação Smart View - Protheus como consumidor de relatórios.

Os relatórios do Smart View podem ser adicionados no menu do Protheus, independentemente da fonte de dados usada na sua construção. Considerando a possibilidade de fontes distintas como, diretamente um banco de dados e uma outra aplicação como provedor integrado, a situação para avaliar ou aplicar o abono é complicada, pois somente é possível ter alguma garantia quando a fonte de dados é o próprio ambiente do Protheus abrindo o relatório a partir do menu.

Com a evolução do TWebEngine para permitir o download de arquivos e a mudança para priorizar a abertura dos relatórios usando este navegador internamente no Protheus (Smart View - Visualização de relatório a partir do menu no Protheus), tornou-se possível realizar o abono das licenças do Rest Protheus quando o ambiente usado como uma das fonte de dados para o relatório for o mesmo do Protheus Menu (a tabela ao final esclarece as situações de ambientes e produtos).

Antes de seguir para os próximos tópicos, é preciso estabelecer a convenção sobre alguns termos:

consumo de licença - é o ato de verificar no Totvs License Server se há licenças disponíveis para o produto em uso, quando há uma LICENÇA É MARCADA COMO EM USO.

abono de licença - é o ato de consumo de licença com a prioridade para não ocupar uma licença nova e sim, aplicar um abono em função de uma outra licença que AINDA ESTÁ EM USO.

Quando não existe licença disponível ou não foi possível aplicar abono e não há licença disponível, o processo de consumo de licença falha e a execução da funcionalidade no produto pedindo a licença é cancelada.

Um exemplo para a situação de falha é configurar para subir 10 threads de processamento no REST Protheus tendo somente 6 licenças, 4 das 10 threads indicadas irão falhar o consumo de licenças e não serão preparadas. 

02. COMO ACONTECE O CONSUMO DAS LICENÇAS COM PROTHEUS E SMART VIEW

Os momentos de avaliação para o consumo de licenças são:

  1. Protheus Menu - no acesso a um programa no menu do Protheus neste caso, ao acionar um programa de menu que exibirá um relatório Smart View;
  2. Rest Protheus - por padrão ao preparar as threads de resposta do REST, é possível configurar o modo de consumo das licenças por demanda veja a documentação de assuntos relacionados;
  3. Smart View - no momento da geração de relatório.

O tipo da licença consumida varia conforme o contrato e produtos envolvidos, portanto não será um tópico a ser abordado neste artigo.

Com o demonstrado acima uma execução sem qualquer aplicação de abono exigiria o consumo de 3 licenças para uma execução adequada.

Desde a liberação da abertura de relatórios Smart View a partir do menu do Protheus, o pedido de execução do relatório no Smart View vai com o comando para tentar abono considerando o uso da licença no menu do Protheus, portanto o que acontecia era: (1) o consumo da licença no Protheus Menu e (2) a tentativa de abono da licença na geração do relatório no Smart View.

Em um cenário onde o ambiente do Protheus usado no menu é o mesmo que os dados serão recuperados para o relatório, exige o consumo de uma terceira licença que é para o serviço Rest. Este cenário é para o qual esta funcionalidade foi desenvolvida, pois antes dela não era possível gerar relatórios Smart ViewSmart View a partir do menu do Protheus tendo abono na licença do Rest.

No tópico seguinte a explicação de como fazer o abono das licenças serem aplicados no Rest Protheus quando requisitados como provedor integrado ao Smart View.

03. QUANDO FUNCIONARÁ O ABONO NO REST

Para este abono acontecer no Rest Protheus existem várias dependências de outros recursos, sendo:

  • Smart View - versão/release 12.1.29 com os patches da própria release 29;
  • License Server - versão 3.2.2 ou superior;
  • Lib do Protheus - versão com label igual ou superior a 20210217.
  • Protheus menu - relatórios Smart View configurados para exibição no navegador interno no Protheus;
  • Rest Protheus - configurado no modo de consumo das licenças por demanda.

A tabela a seguir exibe algumas situações de configurações e assumem que os produtos envolvidos possuem o mesmo License Server configurado.

Protheus MenuAmbiente MenuRest ProtheusAmbiente RestSmart ViewTentará abono da licença no Rest Protheus?Obs
usa navegador internoPRODusa licenças por demandaPRODrelatório usa provedor Protheussim
usa navegador EXTERNOPRODusa licenças por demandaPRODrelatório usa provedor ProtheusnãoSomente com navegador interno é possível abono
usa navegador internoPRODNÃO usa licenças por demandaPRODrelatório usa provedor ProtheusnãoRest Protheus precisa da configuração de consumo por demanda
usa navegador internoPROD_XYZusa licenças por demandaPRODrelatório usa provedor ProtheussimO abono é do License Server e não de um ambiente específico
usa navegador internoPRODusa licenças por demandaPRODrelatório NÃO usa provedor ProtheusnãoOs dados não estão sendo providos pelo Protheus

Caso o Protheus Menu, Protheus Rest e o Smart View tenham configurações diferentes de License Server, ou seja, não usem o mesmo servidor de licenças o abono NÃO FUNCIONARÁ.

04. COMO OBSERVAR SE O ABONO ACONTECEU

Acesse o monitor do License Server e navegue por Histórico de Consumo / Usuários.

A coluna do browse Tipo de Operação irá indicar se aconteceu um Uso, Abono ou Consulta.

Mais informações consulta a documentação do TOTVS License Server.