Ciclo de Metas é o primeiro campo exibido na tela. Nele é onde deve-se selecionar para qual ciclo será realizada a apuração dos indicadores.
Assim que o Ciclo para apuração dos indicadores for escolhido no campo anterior (Ciclo de Metas), o campo "Periodicidade" será exibido.
São apresentadas 5 possíveis periodicidades para a apuração dos indicadores, são elas:
Depois de escolhida a periodicidade para a apuração dos indicadores, é possível realizar alteração da opção escolhida. Contudo, caso haja dados já cadastrados na tabela de apuração, eles serão apagados para dar lugar ao novo formato selecionado. Não é possível a recuperação dos dados apagados.
A tabela de apuração é representada em linhas e colunas e é formada com base nos Indicadores do Ciclo de Metas e a Periodicidade escolhidos.
Cada uma das linhas apresentadas na tabela, representa um dos indicadores cadastradas no ciclo de metas.
A primeira coluna da tabela exibe o nome do indicador, a segunda, exibe sua descrição e a terceira coluna, exibe o tipo de apuração do indicador.
A partir da quarta coluna, serão exibidos os sub-períodos de tempo, divididos de acordo com a periodicidade escolhida, respeitando balizadores de início e fim do período de apuração de indicadores. Por exemplo, se periodicidade for diária, cada uma dos sub-períodos de tempo (colunas) será um dia, entre a data final da etapa de contratação de metas e a data de inicio da etapa de resultado final do ciclo; se for semanal, cada coluna será uma semana, e assim sucessivamente.
Para definir os sub-períodos, utiliza-se como balizadores de início e fim do período de apuração de indicadores, a e a data de inicio da etapa de resultado final, respectivamente. Divide-se a quantidade total de tempo existente entre essas duas datas pela periodicidade escolhida, e assim temos a quantidade de sub-períodos. Respeitando a periodicidade escolhida, soma-se a data de inicio do período cada um desses sub-períodos, obtendo assim em datas os sub-períodos em que os indicadores serão apurados.
Na tabela de apuração, da quarta coluna em diante, cada cruzamento entre uma linha e uma coluna será um campo para inserção do valor que o indicador possui naquele determinado sub-período.
Para facilitar a apuração de diversos indicadores é possível fazer a edição dos mesmos no Excel (Para maiores informações sobre importações e exportações visite: Importação e exportação de arquivos CSV).
Para isso, primeiramente exporte o arquivo com o estado atual da apuração de todos os indicadores do sistema clicando no botão "Preencher Tabela Excel", pode demorar alguns minutos.
Depois disso, basta editar o arquivo exportado no Excel editando apenas as colunas correspondentes aos valores de apuração dos indicadores, como é feito na tela do sistema. É importante não alterar nenhum outro valor contido nesse arquivo e também não inserir nenhum indicador que já não exista no sistema. Após editado o arquivo, o importe no sistema através do botão "Importar Arquivo Excel". Lembrando que essa operação é de grande risco já que todos os indicadores contidos no arquivo serão editados com os valores que estão no arquivo, essa é uma operação irreversível.
IMPORTANTE