Ao executar o processo de Calcular Fechamento para o item de Cobrança Direta, serão gerados registros que irão compor o valor total dos lançamentos referentes ao condomínio. Desta forma, todas as cobranças feitas no mesmo período de vigência do Fechamento calculado serão apuradas para a geração dos respectivos lançamentos.
OBSERVAÇÃO: A Partir da Versão 12.1.2410 o processo passa a ser chamado de: "Apurar condomínio"
São exemplos de cobrança direta: taxa de condomínio fixa, fundo de reserva e multas por infrações no empreendimento.
Na execução do fechamento, o sistema utiliza todas as cobranças diretas em que a competência do fechamento esteja entre a data inicial e a data final da cobrança.
Para realizar o rateio da cobrança é utilizado o modelo definido no cadastro de cobrança direta. São as opções disponíveis:
- Valor Fixo
- Rateio por CRD
- Rateio por Fração Ideal
- Rateio por M² Construído
- Rateio por M² Locado
- Rateio Linear por Total de Subunidade do Empreendimento
- Rateio Linear por Total de Subunidade da Unidade
- Rateio Linear por Total de Subunidades
- Valor fixo por m²
No cadastro de Cobrança Direta, temos o campo de Item de Cobrança, no qual é utilizado para compor o valor do lançamento a ser gerado , pois no cadastro de Itens de Cobrança existe um espaço para associar um ou mais Valores de Integração. Lembrando que os registros de Valores de Integração tem origem no TOTVS Gestão Financeira.
Após realizar o processo de Calcular Fechamento, serão gerados os registros para cada apartamento do Empreendimento Residencial Solaris, com o valor dividido conforme o número de apartamento existentes.
Cada apartamento terá um registro no histórico do Fechamento, podendo ser visualizadas em Condomínio / Fechamento do Condomínio / Histórico de Cálculos.
Depois do processo concluído, o sistema lista todas as cobranças diretas que foram utilizadas no fechamento em Condomínio / Fechamento do Condomínio / Cobrança Direta. Para mais informações sobre essa tela clique aqui.