A constituição de patrimônios a partir do item da nota, trata de um recurso opcional no processo de Integração com o Totvs Gestão de Compras. Disponível a partir da versão 12.1.9 do Totvs Gestão Patrimonial, o sistema possibilita através dessa parametrização, constituir um patrimônio especifico através de determinados itens de uma nota fiscal.
 
Ver Exemplo 1
 
A tela de composição de patrimônio está organizada da seguinte forma:
Informações da nota selecionada:
 
Informações da nota selecionada que posteriormente será integrada. Sistema não permitirá edição de nenhum campo apresentado.
 
Itens da Nota:
 Serão apresentados os itens que compõem a nota fiscal selecionada e que posteriormente serão manipulados pelo usuário para forma o patrimônio.

Quantidade Original: Quantidade que foi lançada na nota fiscal.
Valor Aquisição Original: Esta informação será carregada conforme seleção da opção Considerar no Valor de Aquisição (Preço Unitário, Valor Unitário, Valor Financeiro, Fórmula valor do Patrimônio)
Valor Base Depreciação Original: Esta informação será carregada conforme seleção da opção Considerar no Valor Base de Depreciação (Preço Unitário, Valor Unitário, Valor Financeiro, Fórmula valor do Patrimônio)
Valor Aquisição (Lançar): Valor de aquisição que será considerado ao constituir o Patrimônio, este valor será preenchido automaticamente ao selecionar o item da nota e poderá ser alterado pelo usuário conforme necessidade. 
 
Valor Base Depreciação(Lançar): Valor base depreciação que será considerado ao constituir o Patrimônio, este valor será preenchido automaticamente ao selecionar o item da nota e poderá ser alterado pelo usuário conforme necessidade. 
Quantidade(Lançar): Quantidade que será considerada ao constituir o Patrimônio, esta informação será preenchida automaticamente ao selecionar o item da nota e poderá ser alterada conforme necessidade do usuário.
 

Observação:
Quando no campo "Considerar no Valor de Aquisição" for selecionado "Valor Financeiro", o sistema não irá aplicar a regra Valor x Quantidade Informada, pois o Valor Financeiro já contempla o total do item da nota. Sendo assim, a regra inverte. O sistema irá considerar Valor / Quantidade Original para identificar o valor unitário de cada item, o resultado será o Valor x Quantidade Informada.
 
 Não calcular valor Aquisição (Lançar) ou valor Base depreciação (lançar) conforme a quantidade digitada
 
Quando a opção "Não calcular valor Aquisição/Base depreciação conforme a quantidade digitada" estiver marcada o sistema não irá alterar automaticamente o Valor Aquisição e Valor Base depreciação quando for alterado o campo quantidade.
 
Exemplo:
Quantidade 2, Valor aquisição: 662,00, Valor Depreciação: 662,00
Quantidade 1, Valor aquisição: 662,00, Valor Depreciação: 662,00
 
Quando a opção estiver desmarcada, ao informar a quantidade o sistema irá calcular automaticamente o campo "Vlr. Aquisição" e "Vlr. Base Depreciação".
 
Quantidade 2, Valor aquisição: 662,00, Valor Depreciação: 662,00
Quantidade 1, Valor aquisição: 331,00, Valor Depreciação: 331,00
 
Facilitadores:
Botão Descrição:  O sistema irá adicionar no campo "Descrição" do formulário de composição de Patrimônio a descrição correspondente ao item selecionado, respeitando a opção parametrizada no campo "Descrição do Patrimônio" informada na etapa tipos de campos.
Botão Unidade: O sistema irá adicionar no campo "Unidade" do formulário de composição de Patrimônio a unidade correspondente ao item selecionado.
Botão Observação: O sistema irá adicionar no campo "Observação" do formulário de composição de Patrimônio o histórico correspondente ao item selecionado.
Botão Item como único Patrimônio: O sistema irá adicionar o item selecionado como um único patrimônio a ser integrado. Ou seja, o patrimônio será integrado isoladamente, não poderá ter a quantidade distribuída para outros patrimônios, a quantidade será a quantidade do item e não poderá ser alterada.
 
Constituição do Patrimônio: Formulário que deverá ser preenchido com as informações que irão compor o novo patrimônio conforme os itens da nota fiscal que foram selecionados anteriormente.
A medida que o usuário seleciona item que irá compor o patrimônio, algumas informações nesta tela serão preenchidas automaticamente e também poderão ser alteradas, outras informações deverão ser complementadas.
 
Centro de Custo: Se a opção "Trazer o centro de custo do item da nota para o patrimônio" estiver marcada, o sistema irá preencher este campo. Selecionando mais de um item e o Centro de Custo entre os itens forem diferentes será emitida uma mensagem de aviso.
Localização: Se existir amarração com o centro de custo, o sistema irá preencher automaticamente.
Departamento: Se a opção "Trazer o departamento do item da nota para o patrimônio" estiver marcada, o sistema irá preencher o Departamento. Se for selecionado mais de um item e o Departamento entre os itens forem diferentes, será emitida uma mensagem avisando a diferença.
Responsável: Se na etapa "Tipos de campos" estiver com o responsável preenchido, este campo será preenchido com a mesma informação.
Código do Grupo de Patrimônio: O sistema irá preencher o grupo do patrimônio conforme o grupo informado no produto relacionado ao item da nota, se foi selecionado mais de um item e o código do grupo for diferente entre os itens, será emitida uma mensagem avisando a diferença.
Valor de Aquisição:  Campo não editável.
Este campo representa o somatório do valor de aquisição dos itens da nota que foram selecionados para compor o Patrimônio e posteriormente será o valor de aquisição do patrimônio que está sendo constituído.
Valor Base de Depreciação: Campo não editável.
Este campo representa o somatório do valor base de depreciação dos itens da nota que foram selecionados para compor o Patrimônio e posteriormente será o valor base de depreciação do patrimônio que está sendo constituído.
 
Gerar um patrimônio para cada item da quantidade: O sistema desmembrará as quantidades dos itens da nota criando um cadastro para cada quantidade do item.
 
Botão Constituir patrimônio: Sistema irá criar o patrimônio conforme as informações preenchidas.
 
Botão Limpar todas informações preenchidas: Sistema irá limpar todos os campos preenchidos
 
Patrimônios Formados: Nesta etapa da composição será apresentada a listagem dos patrimônios que serão constituídos. O usuário poderá conferir as informações de cada campo e havendo necessidade de alteração, o patrimônio deverá ser selecionado e excluído, para que seja realizada novamente a constituição deste registro.
 
Caso a nota a ser integrada tenha notas de devoluções associadas, o sistema irá desconsiderar nas quantidades, a quantidade que consta na nota de devolução.
 
Ver Exemplo 2
 
Composição de Patrimônio marcando a opção "Trazer rateio de centro de custo do item de movimento para o rateio gerencial do patrimônio". O sistema irá agrupar os rateios dos itens que irão compor o patrimônio e recalcular o percentual conforme o valor base de depreciação do patrimônio formado.
 
Ver Exemplo 3
 
Uma vez que um item da nota foi distribuído para um patrimônio, o somatório do valor deste item nos patrimônios deve ser igual ao valor de aquisição original / valor base de depreciação original, levando em consideração a quantidade
 
Ver Exemplo 4
 
Acesso a nota através do cadastro de patrimônio
No cadastro de patrimônio é possível ter acesso a nota através do anexo "Composição de Patrimônio (Nota fiscal de Compra)".