Este processo tem como objetivo integrar as compras de imobilizados realizadas pelo sistema de Compras/Estoque (RM Nucleus) com o Sistema de Gestão Patrimonial, cadastrando os patrimônios e preparando os mesmos para cálculos de depreciação, inventário etc. 

Após a integração dos bens, o sistema não fará cálculos de depreciação automaticamente. O usuário terá que disparar os cálculos.

    Utilize uma ou mais opções de filtro para seleção dos movimentos que deseja integrar com o módulo patrimonial:

    • Data - Essa data será utilizada para preenchimento do campo Data de Aquisição do Patrimônio. Como default é apresentado o período patrimonial em aberto.
      • Data de emissão da nota
      • Data de Entrada/saída da nota
    • Número do documento
    • Filial
    • Tipo de Movimento
    • Fornecedor


    Nesta etapa aparecerão todos os movimentos que atendem aos filtros utilizados na etapa anterior. Inclua aqueles que deseja integrar e clique em Avançar.


    Nos campos Descrição do Patrimônio, Considerar no Valor de Aquisição e Considerar no Valor Base de Depreciação, selecione uma das opções da lista para preenchimento dos mesmos no Patrimônio que será criado.

    Algumas considerações sobre as opções:

    • Preço unitário: O Preço Unitário do item do movimento será utilizado para preenchimento do campo onde for selecionado. (TITMMOV.PRECOUNITARIO)
    • Valor unitário: O Valor Unitário do item do movimento será utilizado para preenchimento do campo onde for selecionado. (TITMMOV.VALORUNITARIO)
    • Valor Financeiro: O Valor Financeiro do item do movimento será utilizado para preenchimento do campo onde for selecionado. (TITMMOV.VALORFINANCEIRO)
    • Fórmula Valor do Patrimônio: Os valores calculados à partir das fórmulas definidas nos parâmetros do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, calculados durante a inclusão do Movimento, serão utilizados para preenchimento do campo onde for selecionado. (Valor de Aquisição = TITMMOV.VALORBEM; Valor Base de Depreciação = TITMMOV.VALORBASEDEPRECIACAOBEM)

    Essas fórmulas devem retornar o valor unitário do bem.


    Incluir patrimônio mantendo as quantidades informadas nos Itens da Nota

    Ativando esta opção ao realizar a integração o sistema manterá os patrimônios agrupados, realizando apenas um único cadastro para o patrimônio no sistema de Gestão Patrimonial com a quantidade exatamente igual à quantidade informada para o item do movimento.

    Exemplo:

    Uma compra de 10 unidades do item "Cadeira com Encosto":

    • Ao ser integrada com este parâmetro marcado, será criado apenas um Patrimônio contendo 10 unidades da cadeira.
    • Ao ser integrada com este parâmetro desmarcado, serão criados dez Patrimônios, cada um com 1 unidade.

    Não ativando esta opção o sistema criará um Patrimônio para cada unidade do item do movimento.

    IMPORTANTE!

    Se o item do movimento possui fração (casas decimais), o comportamento do sistema será o seguinte.

    Exemplo:

    Considere uma compra com os seguintes itens:

    • 1,50 unidades do item "Ferro"
    • 0,37 unidades do item "Aço"
    • 0,74 unidades do item "Alumínio"

    Ao realizar a integração com essa opção MARCADA, o Sistema de Gestão Patrimonial criará 3 patrimônios com as mesmas quantidades de cada item da nota:

    • "Ferro"         quantidade = 1,5
    • "Aço"           quantidade = 0,37
    • "Alumínio"   quantidade = 0,74

    Com ela DESMARCADA, o Sistema desmembrará os itens e criará 4 patrimônios sempre com quantidade inteira:

    • "Ferro"       quantidade = 1
    • "Ferro"       quantidade = 1
    • "Aço"           quantidade = 1
    • "Alumínio"   quantidade = 1

    Gerar código do bem e do patrimônio automaticamente

    Marcando esta opção o sistema irá gerar o número do patrimônio e o código do patrimônio automaticamente respeitando sempre o grupo Default cadastrado no Grupo de Patrimônios do patrimônio. O número do patrimônio irá receber o maior valor inteiro da base acrescido de 1, porém se não houver valores inteiros receberá 1. Vale ressaltar que o número do patrimônio é gerado automaticamente considerando os parâmetros de sistema, por exemplo, ele não será 1 se o sistema estiver parametrizado para gerar o número do patrimônio igual ao código do patrimônio.

    Se esta opção não for marcada a integração ficará pendente para edição no menu Integrar Aquisição Pendente.


    Considera a falta do Grupo de patrimônios como erro

    Esta opção funciona como uma segurança para você realizar sua integração sem erros. Ao marcá-la o sistema irá conferir se todos os produtos da nota fiscal que você está integrando estão com seus grupos de contas cadastrados. Caso algum patrimônio não esteja com o Grupo de patrimônios cadastrado o sistema NÃO integrará nenhum patrimônio desta nota.

    Caso você opte por não marcá-la o sistema fará a integração parcial dos patrimônios, ou seja, somente para aqueles que estivem com seu Grupo de patrimônios informado. É um bom recurso quando desmarcada pois facilitará quando existir uma nota fiscal contendo alguns itens para serão imobilizados e outros não.


    Gerar o código do patrimônio a partir do título do patrimônio definido no produto

    Com esta opção o sistema usará o default de Grupo de patrimônios direto dos cadastros de produto no RM Nucleus no lugar do default informado em "Cadastros Grupo de patrimônios Contábeis" do módulo Patrimonial.

    Quando a composição do Patrimônio contem, Produtos com Código Grupo/ Titulo Amarrado diferentes o código do patrimônio será gerado de acordo com o "Código de Patrimônio" definido na tela "Composição de Patrimônio /  aba Patrimônio.


    Criar cenários e calcular depreciação durante a inclusão

    Se esta opção for desmarcada a Integração não criará os Cenários e calculará as Depreciações automaticamente ao criar os Patrimônios. Ficará a cargo do usuário realizar estas inclusões em momento posterior. Isto não se aplica caso a integração fique pendente (parâmetro "Gerar código do bem e do patrimônio automaticamente" desmarcado). Neste caso, quando Integrar a Aquisição pendente os cenários serão criados por default.


    Construir patrimônios a partir dos itens da nota

    Não será possível marcar essa opção quando for selecionada mais de uma nota fiscal. 

    Quando a opção "Construir patrimônio a partir dos itens da nota" estiver marcada, as opções "Incluir patrimônio mantendo as quantidades informadas nos itens da nota" e "Considera a falta do grupo de patrimônio como erro" ficarão desabilitadas, pois estas informações poderão ser preenchida no momento da constituição do novo patrimônio. 

    Ao acionar a opção "Constituir patrimônio a partir dos itens da nota" será aberta automaticamente a tela de constituição do patrimônio, será possível também acionar essa tela clicando no botão "Composição de Patrimônios".

    Para saber mais sobre o recurso clique aqui


    Atenção:
    Ao integrar o Sistema de Gestão Patrimonial com o sistema de Compras/Estoque, o sistema estará validando se o patrimônio está com o título inativo, ou seja, se no sistema de Compras estiver utilizando um Grupo de patrimônios que possui um título inativo no Sistema de Gestão Patrimonial, não será possível concluir a integração.

    Esta condição é verdadeira desde que a preferência "Não incluir bens em títulos INATIVOS" esteja habilitada.

    Exclusão de Patrimônio originado do Gestão de Compras:
    Ao realizar exclusão de patrimônio originado do Gestão de Compras, o sistema irá automaticamente excluir todos registros vinculados aquela nota.