Por esta opção, são cadastrados os eventos contábeis para utilização do sistema. Eventos Contábeis irão determinar as regras de contabilização utilizadas na empresa. Esta regra é a definição de como os lançamentos fiscais de entrada, saída e transferência serão contabilizados.
Neste caso, ao incluir um lançamento, utilizando o evento contábil, não será necessário a digitação das contas contábeis pois o sistema irá contabilizar este de acordo com as regras e defaults de contas contábeis / gerenciais já definidas no Evento. A seguir são definidos os parâmetros para Utilização do Evento.

Calcula Valor a Partir de: Fórmula: Marque esta opção se deseja controlar os valores para os Itens do Evento contábil através de fórmulas.

Observação: Marcando esta opção, ao incluir os Itens do Eventos, será apresentado o campo "Fórmula" para que o sistema calcule os valores do lançamento
Percentual: Marque esta opção se deseja controlar os valores para os Itens do Evento contábil através de Percentuais.
Marcando esta opção, ao incluir os Itens do Eventos, será apresentado o campo "Percentual" para que o sistema calcule os valores do lançamento.

Na utilização da contabilização por Percentual, o sistema irá utilizar sempre o Valor Contábil do Lançamento Fiscal para aplicação dos percentuais informados para o Item do Evento Contábil.
Ainda, na utilização de Percentual para a Conta Contábil, o percentual do Rateio Gerencial desta será calculado em cima do Valor Total da Conta Original.

Buscar Filial/Departamento em: Marque de onde o evento contábil irá buscar a Filial/Departamento para o preenchimento da contabilização assim como a prioridade da busca.
Ao marcar somente uma opção para busca, ela será automaticamente levada para a primeira posição da lista. Se for selecionada mais de uma opção, deve-se informar também a prioridade da busca, ou seja, se não for encontrada a Filial/Departamento na primeira opção o sistema irá buscá-la na segunda opção e assim sucessivamente. Para mudar a ordem/prioridade, selecione a opção e em seguida utilize os botões de movimentação para cima ou para baixo.
Observação: Quando a opção "Buscar Filial/Departamento em" for igual a "Evento Contábil" e não utilizar prioridade, o campo "Filial" localizado na Pasta Dados Complementares dos itens de evento deverá ser preenchido.

Itens do Evento

Os itens contábeis em Gestão Fiscal poderão ser contabilizados por Tabelas Default ou por Contas Contábeis bastando, para isto, informar a opção desejada no campo Origem da Conta.

Aplicar: Esta opção tem como finalidade estabelecer em qual tabela default ou conta contábil os lançamentos contábeis serão obtidos. Abaixo serão apresentadas as opções quando o campo Aplicar incidir sobre alguma tabela e a origem da conta for obtida por alguma tabela default.. Exemplos de aplicação:

  1. Aplicar Lançamento Fiscal
  2. Aplicar Item de Movimento
  3. Rateio Centro de Custo
  4. Rateio Departamento

Fórmula:  Ao selecionar uma fórmula que calcule algo no contexto de itens (exemplo TABTRBITENS) é necessário que o campo Aplicar esteja parametrizado com a opção de "Aplicar Item de Movimento". Caso o contexto da fórmula seja de Lançamento o campo Aplicar pode ser parametrizado com a opção de "Aplicar Lançamento Fiscal" ou "Aplicar Item de Movimento".

Origem da Conta: Neste campo o usuário poderá definir:

Informar Conta: Selecionando Informar Conta, será disponibilizado um campo para que o usuário informe a conta contábil a ser utilizada para o item de evento em questão; se a crédito ou a débito.

Tabelas Default:: Selecionando a opção Tabelas Default, serão disponibilizados os campos:

Buscar default em:  Serão apresentadas as tabelas possíveis para o registro do default contábil da mesma;

Obter default de:  Para que o usuário informe se o default será a crédito ou a débito

Classificação da Conta:  Este campo só aparecerá se a origem da conta for "Default". Se desejar, poderá informar neste campo a classificação da conta, cadastrada nos defaults contábeis das tabelas, desta forma, caso existam mais de uma conta no default indicada, o sistema só buscará para a contabilização a conta que tiver a classificação aqui informada.

Classificação de Centro de Custo: Neste item o usuário vai filtrar a classificação de centro de custo será aplicada as partidas Contábeis

Aplicar Classificação de Centro de  Custo sobre: 

  • Item do evento (este item) => Indica que o filtro da classificação do centro de custo será aplicado somente sobre as partidas contábeis que serão geradas pelo default contábil do item parametrizado no campo "Buscar default em".
  • Itens gerenciais => Indica que o filtro da classificação do centro de custo será aplicado somente sobre os rateios gerenciais da partida contábil gerado pelo evento contábil.
  • Ambos (Item do evento / Itens gerenciais) => Esta opção aplica a regra da classificação do centro de custo tanto no item contábil quanto no item gerencial.

Observação: Cadastro de Cliente/Fornecedor: Lembramos que quando Cliente: temos a opção de defaults para Cliente; quando Fornecedor: temos a opção de defaults para Fornecedor; e, quando Ambos o default a ser buscado será de acordo com o tipo de emitente destinatário parametrizado no tipo de movimento.

Algumas combinações de parâmetros podem disponibilizar algumas opções específicas para utilização de defaults do sistema de Gestão Fiscal. Como é apresentado abaixo: