Árvore de páginas

Projetos são conjuntos de tarefas com características especiais, onde podemos destacar:

  • São geralmente complexos, originais, e envolvem um grau elevado de risco.
  • Têm os objetivos precisos que são identificados pelos seus requisitantes.
  • São limitados na duração, custos e capacidade.
  • São sujeitos a determinadas exigências de qualidade.

 Um projeto não precisa necessariamente iniciar a partir de um orçamento que, neste caso, apenas serve como base de custos para a geração do projeto.

Sendo assim, o fluxo operacional para o cadastramento de um projeto pode iniciar pelo Gerenciamento de Orçamentos ou pelo Gerenciamento de Projetos (onde teremos o projeto por completo com datas, alocação de recursos, relacionamentos etc.).

O Sistema permite copiar múltiplas tarefas utilizando a consulta padrão.

 Importante:

  • Quando ocorrer super alocação de recursos no projeto, deve-se realizar o procedimento de Redistribuição.
  • Antes de criar um projeto, verifique se o Cadastro de Calendários foi efetuado corretamente, pois durante o cadastro do projeto será obrigatório informar um calendário.


Regras de ações/acessos no módulo SIGAPMS:

Cross Segmentos - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAPMS - Hierarquia na consideração de regras em projetos


Organização com a Estrutura de Decomposição de Trabalho (EDT)

Uma das primeiras etapas no planejamento do projeto é quebrar o trabalho em tarefas e criar uma estrutura hierárquica para a mesma.

Os critérios utilizados para classificar e para dividir as tarefas variam dependendo do tipo e da complexidade do projeto.

No sistema de projetos, você pode planejar a organização do trabalho e dos recursos em seu projeto com a estrutura de decomposição de trabalho.


Rede de Relacionamentos

Uma das etapas no planejamento do projeto será determinar a seqüência em que as tarefas serão executadas. Nesta etapa, você determina quais tarefas são dependentes e qual o tipo de relacionamento entre elas.

No sistema de projetos, você pode planejar os processos e a seqüência das tarefas com redes de relacionamento.


Amarração entre Projeto e Contratos através de rotina automática

O processo permite a amarração entre Projeto e os Contratos relacionados à ele através de rotina automática e deve acatar as seguintes condições:

  • O processo de amarração Projeto x Contratos é opcional e ocorre na manutenção do cadastro de um projeto.
  • Todo o processo de manutenção da amarração Projeto x Contratos é possível, somente, através de rotina automática e, portanto, não existe cadastro manual e nem manutenções manuais.

Para utilização deste processo a integração Solum x Microsiga Protheus deve estar ativada (parâmetro MV_RMCOLIG > 0).

Para os processos padrões (inclusão, alteração ou exclusão) utilizados de forma não automática, a tabela ANE (Amarração Projeto x Contratos) deve estar desabilitada.

Inclusão

  • Os dados dos códigos dos contratos de um determinado projeto são informados ao processo de inclusão de forma paralela aos dados do projeto que são passados para o processo de inclusão.
  • Estes dados dos códigos dos contratos são processados, somente, se os dados do projeto são informados, caso contrário, devem ser ignorados.

Alteração

Se são passadas as informações de contratos relacionados ao projeto:

  • As informações de contratos são incluídas caso não exista registro de relacionamento de projeto e seus contratos na tabela ANE (Amarração Projeto x Contratos).
  • Caso exista registro anterior de relacionamento de projeto e seus contratos na tabela ANE (Amarração Projeto x Contratos), estes dados devem ser excluídos e as novas informações incluídas.

Se não são passadas as informações de contratos relacionados ao projeto:

  • Caso exista registro anterior de relacionamento de projeto e seus contratos na tabela ANE (Amarração Projeto x Contratos); estes devem ser excluídos.
  • Não haverá qualquer procedimento com referência a contratos relacionados ao projeto, quando não forem passadas informações.

Exclusão

No caso de exclusão do projeto, caso exista registro anterior de relacionamento de projeto e seus contratos na tabela ANE ((Amarração Projeto x Contratos); eles devem ser excluídos.

Visualização

Os dados da tabela ANE (Amarração Projeto x Contratos) não ficam visíveis, no caso de operação manual.


No processo de Gerenciamento de revisões do projeto, caso existam amarrações Projeto x Contratos, os relacionamentos são copiados para a nova revisão mantendo o cadastro dos relacionamentos da revisão anterior (não deletados).

Após a revisão, a tabela ANE (Amarração Projeto x Contratos) apresenta a seguinte situação:

Projeto

Revisão

Contrato

PRJ0001

0001

CTR0001

PRJ0001

0001

CTR0002

PRJ0001

0002

CTR0001

PRJ0001

0002

CTR0002


No Documento de Entrada o campo Contrato fica disponível na tela Assistente de Apontamentos/Gerenciamento de Projetos - NF na inclusão da nota fiscal de entrada.



Procedimentos

Para cadastrar projetos e estruturas:

  1. Em Manutenção de Gerenciamento de Projetos, pressione a tecla [F12].É apresentada uma tela com um parâmetro, onde deve-se definir o modo de apresentação do projeto, se: Planilha ou Árvore.
  2. Configure o parâmetro e Confirme.
  3. Selecione Incluir, disponível no menu. Será apresentada a tela de inclusão de projetos dividida em pastas, que facilitam o gerenciamento das informações, sendo elas:
    •  Dados do Projeto
    •  Cronograma
    •  Materiais
    •  Períodos
    •  Código Estruturado
    •  Custos
    •  Alocação de Recursos
  4. Em cada pasta, preencha os campos conforme orientação do help de campo e confirme.
  5. O sistema apresenta a tela Gerenciamento de Projetos, conforme parametrização [F12]:
    •  Se Árvore, à direita da tela é possível verificar os dados cadastrais do projeto, e à esquerda, é apresentada a estrutura do projeto.
    •  Se Planilha, a estrutura do projeto é apresentada linha a linha da planilha.
  6. Em Outras Ações são apresentadas as opções da Estrutura do Projeto.
  7. Ao clicar sobre o projeto, o sistema apresenta automaticamente seus dados cadastrais, ao lado esquerdo da janela, quando a parametrização [F12] estiver configurada como ÁrvoreO mesmo ocorre para as EDTs, Tarefas, além dos Produto/Recursos, Despesas, Relacionamentos e Eventos.
  8. Os projetos cadastrados seguem uma classificação da situação atual, conforme legenda.

  9. No menu estão disponíveis as opções:
    •  Alterar Cadastro
    •  Alterar Estrutura
    •  Usuários
    •  Excluir
    •  Legenda

  10. Ao finalizar as inclusões necessárias, confira os dados e confirme. O Sistema retorna à tela de estrutura do projeto.


Observação:

Ainda em Outras Ações está disponível a opção Trocar Código que permite alterar o código do projeto existente. Ao acessá-la é necessário preencher os campos Projeto Atual e Novo Projeto e, em seguida, clicar em OK. O sistema apresenta a mensagem "Excluindo registros...".

Importante:

O parâmetro MV_PMSTEXC configurado como S (Sim), exclui a tarefa e seus apontamentos. Ao configurar com N (Não) exclui a tarefa se não houver nenhum apontamento.



Lei n° 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados

Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados desta rotina, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

  • Controle de Acesso

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

O Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG) através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para maiores detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

  • Log de Auditoria

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para maiores detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração do Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.



Veja também