Árvore de páginas

Estabilidade (ou desvio) é a variação total nas medições obtidas com o sistema de medição medindo uma única característica na mesma peça ou padrão ao longo de um extenso período de tempo.

Quando se considera o assunto estabilidade relacionada com sistemas de medição, torna-se extremamente importante diferenciar entre o que é geralmente conhecido como a estabilidade do sistema de medição, ou seja, a quantidade de variação total na tendência do sistema ao longo do tempo em uma dada peça ou peça padrão, e a estabilidade estatística, um termo mais geral que é aplicado não só à estabilidade do dispositivo de medição, mas também à repetibilidade, tendência, processos em geral, etc.

Isto é, é importante reconhecer que podem existir dois sistemas de medição medindo exatamente a mesma peça padrão, ambos demonstrando estabilidade estatística, mas mesmo assim um sistema pode ter uma variação significativamente mais alta, na sua tendência a o longo do tempo, que o outro.

Do ponto de vista estatístico, eles são \"igualmente\" estáveis. Sob o ponto de vista tradicional da estabilidade do dispositivo de medição, o sistema com maior variação da tendência ao longo do tempo é considerado menos \"estável\" que o outro com menor variação.

Para monitorar e avaliar a estabilidade de um sistema de medição, utilizamos uma carta de controle, do tipo XBR (médias e amplitudes), já que não existe a necessidade de cálculos de índices de Estabilidade, podendo ser usados eventualmente para medir a melhoria, porém a carta de controle exibe visualmente esta melhoria.

Gráfico de M.S.A. por Estabilidade

Para gerar um gráfico de M.S.A. por Estabilidade, realize uma Consulta Gráfica de M.S.A. e selecione no parâmetro \"Tipo\" a opção \"Estabilidade\".