Árvore de páginas

Avaliação dos Sistemas de Medição

O objetivo de qualquer análise de um sistema de medição é possibilitar o melhor entendimento das fontes de variação que podem influenciar os resultados gerados pelo sistema. Este entendimento nos permitirá quantificar e comunicar as limitações de sistemas de medições específicas.

Como qualquer processo, a distribuição possível de ser utilizada para descrever a variação do sistema de medição pode ser caracterizada por:

1) Localização:

estabilidade
tendência
linearidade

2) Largura ou dispersão

repetibilidade
reprodutibilidade

  
A hipótese primordial destas técnicas é que a peça, ou propriedade que está sendo medida, não é alterada ou destruída pela medição.

Tipos de Variação do Sistema de Medição

É frequentemente assumido que as medições são exatas, e quase sempre as análises e conclusões são baseadas nesta suposição. Um indivíduo pode não perceber que existe variação no sistema de medição, variação esta que pode afetar as medições individuais, e subseqüentemente, as decisões baseadas nestes dados.

O erro do sistema de medição pode ser classificado em cinco categorias:

tendências
repetibilidade
reprodutibilidade
estabilidade
linearidade

  
Um dos objetivos de um estudo do sistema de medição é obter informações relativas ao tamanho e aos tipos de variação de medição associada com um sistema de medição quando este interage com seu meio ambiente. Esta informação é valiosa, uma vez que, para o processo comum de produção, é muito mais prático reconhecer desvios na calibração e repetibilidade, e estabelecer limites razoáveis para eles, do que fornecer dispositivos de medição extremamente exatos com repetibilidade muito alta. Aplicações de tal estudo fornecem o seguinte: 
 

a) Um critério para aceitar novos equipamentos de medição.

b) Uma comparação entre um dispositivo de medição e outro.

c) Uma base para avaliar um dispositivo de medição suspeito de ser deficiente.

d) Uma comparação para um equipamento de medição antes e depois de ser reparado.

e) Um componente necessário para o cálculo da variação do processo, e o nível de aceitação para um processo produtivo.

f) Informações necessárias para estabelecer uma Curva de Desempenho do Dispositivo de medição (CDD), a qual indica a probabilidade de aceitar uma peça para cada valor real. 
 

As seguintes definições auxiliam a descrever os tipos de erros ou variações associadas com um sistema de medição, de modo que cada termo seja claramente compreendido para discussões subseqüentes. Uma ilustração acompanha cada definição, para mostrar graficamente o significado de cada termo, sendo: