Árvore de páginas

Linearidade é a diferença nos valores da tendência ao longo da faixa de operação esperada do dispositivo de medição.

A linearidade pode ser determinada escolhendo-se peças ao longo da faixa de operação do dispositivo de medição. A tendência de cada peça escolhida é determinada pela diferença entre o valor de referência e a medição média observada. A inclinação da reta de regressão, que melhor ajusta a tendência média versus os valores de referência, multiplicada pela variação do processo (ou pela tolerância) das peças é um índice que pode representar a linearidade do dispositivo de medição.

Para converter a linearidade do dispositivo de medição em uma percentagem da variação do processo (ou tolerância), multiplique por 100 e divida pela variação do processo (ou pela tolerância). Do mesmo modo que com a estabilidade, a técnica de análise recomendada é gráfica, ou seja, um diagrama de dispersão com uma reta de melhor ajuste.

Como no estudo de tendência, os valores de referências das peças podem ser determinados com equipamentos da ferramentaria ou de metrologia. As peças escolhidas ao longo da faixa de operação são medidas por um ou mais operadores e é determinada a média observada para cada peça. A diferença entre o valor de referência e a média observada é a tendência; isto é determinado para cada peça escolhida. O gráfico de linearidade é plotado relacionando descentralizações e valores de referência ao longo da faixa de operação.

Se o gráfico mostrar que uma linha reta poderia representar os pontos plotados, então uma regressão linear, de melhor ajuste, entre descentralizações e valores de referência representa a linearidade entre aqueles dois parâmetros. O grau de ajuste linear (R2) da reta de regressão linear determinará se as descentralizações e valores de referência têm uma boa relação linear. A linearidade e a percentagem da linearidade do sistema são calculadas a partir da inclinação da reta de regressão e da variação (ou tolerância) das peças.

Se a reta de regressão tem um bom ajuste linear, então a magnitude da linearidade e da percentagem da linearidade podem ser avaliadas para determinar se a linearidade é aceitável. Se a reta de regressão não tem um bom ajuste linear, então é possível que a tendência média e os valores de referência possam ter uma relação não-linear. Isto requer análise posterior para julgar se a linearidade do sistema de medição é aceitável.

Se um sistema de medição apresenta não-linearidade, procure as seguintes causas possíveis:

1) Dispositivo de medição não calibrado adequadamente em ambos os extremos, inferior e superior, da faixa de operação.

2) Erro no padrão mínimo ou máximo.

3) Dispositivo de medição gasto.

4) Características internas de projeto do dispositivo de medição.

y = b + ax,

onde:

x = valor de referência

y = tendência

a = inclinação

                                   

                 

Gráfico de M.S.A. por Estabilidade

Para gerar um gráfico de M.S.A. por Estabilidade, realize uma Consulta Gráfica de M.S.A. e selecione no parâmetro \"Tipo\" a opção \"Estabilidade\".