Árvore de páginas

Processo Integração com a Folha 

Visão Geral do Programa

É a transferência para a Folha de Pagamento dos lançamentos de benefícios que devem ser consideradas no cálculo da folha do funcionário.

O primeiro pré-requisito para o processo de integração é ter todos os lançamentos de movimentos de benefícios já efetuados. Os lançamentos podem ser feitos por intermédio dos procedimentos a seguir relacionados:

Outro pré-requisito é a execução do procedimento Geração Movimento Pagamento Prestadores que preenche o campo “Data Pagamento Prestador” de todos os movimentos pendentes de pagamento, lançados para este prestador do benefício, com a próxima data de pagamento.(ver detalhes em Geração Movimento Pagamento Prestadores). Isto também é requisito básico para efetuar a Integração com a Folha de Pagamento. Já na Folha de Pagamento, após o cálculo e o encerramento da folha terem sido executados, os movimentos integrados são eliminados.

A geração pode ter sido feita para uma data de pagamento incorreta. Caso isto ocorra, a geração pode ser eliminada utilizando-se o procedimento Elimina Geração Data de Pagamento dos Prestadores.(ver detalhes em Elimina Geração Data Pagamento Prestadores)

Para efetivar a integração dos benefícios de maneira coletiva, utilizar o procedimento de Geração de Benefícios para a Folha (ver detalhes em Geração Benefícios para Folha).

Nesta geração são reunidos todos os movimentos de benefício do funcionário. Os movimentos lançados para os dependentes são reunidos todos sob o código “999” quando o campo “Controle Dependente” possuir valor “Junto”.(ver detalhes em Processo Preparação de Informações – Manutenção de Benefícios). No caso de o campo “Controle Dependente” possuir o valor “Separado”, a reunião dos movimentos é feita por dependente, sendo a integração também por dependente. A Geração dos Benefícios para a Folha disponibiliza os dados de Benefícios para que a Folha de Pagamento ou Férias e Rescisões possam se utilizar delas.

Para efetivar a integração dos benefícios de maneira individual, utilizar o procedimento de Geração Individual Benefícios para a Folha.(ver detalhes em Geração Individual Benefícios Folha) A Geração Individual é obrigatoriamente utilizada nos casos em que ocorra uma demissão de funcionário. A demissão deve ser programada no procedimento Programação da Rescisão(ver detalhes em Programação da Rescisão) e só então deve ser feita a Geração Individual. Neste caso, todas as parcelas pendentes de benefícios(movimentos lançados com vencimento nos meses seguintes), dos quais o funcionário tenha feito uso, são integradas junto.

Caso tenha sido executada uma integração indevida, geral ou individual, por conta, por exemplo, de uma seleção incorreta, pode-se utilizar o procedimento Elimina Benefícios para a Folha. Desta maneira, uma geração de integração pode ser desfeita (ver detalhes em Elimina Benefícios para Folha).

O procedimento Consulta Geração de Benefícios para Folha permite a verificação, através do campo “Calc”, da disponibilidade, ou não, do valor do benefício. Quando o valor do benefício depende de outro valor que só vai estar disponível após a execução do cálculo da Folha de Pagamento este campo vai possuir o valor “Não”. No cálculo da folha são verificados os benefícios cujos valores ainda não foram calculados. Para estes, o valor é apurado no próprio cálculo da folha. No entanto, se o valor do benefício dependia apenas de outros valores que já estavam disponíveis, no momento da Integração com a Folha, ele é calculado e o campo “Calc” assume o valor “Sim” (ver detalhes em Consulta Geração Benefícios Folha).

Este procedimento de consulta permite também verificar quais os movimentos que foram de fato integrados.

Já na Folha de Pagamento, após o Cálculo da Folha e o Encerramento da Folha terem sido executados, os movimentos de benefícios já integrados são transferidos para o arquivo de históricos e, em seguida, eliminados (ver detalhes em Cálculo Folha Normal e Encerramento Mensal).

Pode ser utilizado o Relatório Benefícios Gerados para Folha para se ter uma visão do que ocorreu na integração, para cada funcionário, no mês informado, com os movimentos de benefícios existentes. É apresentado o rateio do valor do benefício entre a empresa, o funcionário e o dependente.

O relatório Histórico de Benefícios é utilizado para verificar quais movimentos já foram considerados no cálculo da Folha, transferidos para o Histórico e eliminados (ver detalhes em Relatório Histórico de Benefícios).