Páginas filhas
  • Custo Econômico Gerencial

O módulo de Custo Econômico Gerencial do Logix tem por finalidade demonstrar os custos unitários de produção da empresa em várias moedas, possibilitando simulações com relação a custos de insumos e de transformação, bem como, verificação de custos de produtos ainda não fabricados permitindo assim a formação de preços de venda.

As taxas de absorção poderão ser informadas manualmente ou calculadas com base em despesas orçadas.

O custo médio dos materiais diretos poderão ser informados manualmente ou: última compra, cotação, pedido, reposição, contábil.

O custo dos itens é calculado utilizando-se os padrões físicos do sistema de Engenharia.

Permite o rateio de despesas administrativas e comerciais para formação do preço de venda.

Permite a formação de preço de venda informando-se percentuais de lucro desejados e prazos de pagamento.

As informações resultantes serão relatadas em relatórios específicos e integradas ao sistema de Análise de Rentabilidade para análise econômica dos itens.


Existe a possibilidade de considerar os conceitos contábeis como custo econômico, cadastrando-se a versão como sendo econômico e efetuando a cópia a partir de uma versão contábil.

Criação de uma versão de Custeio

Como o processamento de Custos é uma rotina mensal, a cada mês deverá ser criada uma versão de custeio no CST5820, criando um número de versão e relacionando ao mês e ano que serão processados.

Os cadastros de componentes de custo e de tipos de despesa por componente de custo também estão relacionados a uma versão de custeio, por isso deverão ser cadastrados ou copiados a cada nova versão de Custos no CST5830 e CST5010 respectivamente.

A versão de custo gerencial deverá ser cadastrada no CST5820 com o campo “Ind. da versão contábil” igual a “E” Econômica. O código da demanda depende de cadastro prévio no CST6510 e será utilizado no rateio das despesas comerciais e administrativas, explicado posteriormente no processo “Rateio das Despesas Administrativas e Comerciais”.

Procedimento

Descrição Atividade

Pré-requisito

1

CST5820

 

2

CST5830

CST5820

3

CST5010

CST5820

Formação das Taxas de Absorção

Neste processo estão os programas utilizados para formação das taxas de absorção dos centros de custos e componentes de custo, sendo efetuado o cálculo pela divisão das despesas totais por componente do centro de custo pelo número total de horas homem ou máquina, conforme definição do centro de custo.

Existe para este ponto, três possibilidades de tratamento, podendo ser utilizada a que melhor atender a empresa. Sendo elas:

  1. Definição de taxas fixas (Ex.: para o semestre ou ano) para os centros de custo e componentes de custo.
  2. Definição de número de horas totais homem e máquina fixas para os centros de custo, variando, portanto apenas o valor das despesas dos centros de custos, mês a mês.
  3. Variação mês a mês das despesas totais dos centros e também do número de horas trabalhadas, ou seja, o sistema calculará ambos para cálculo da taxa de absorção.

Procedimento

Descrição Atividade

Pré-requisito

4

CST6000 – Esta rotina busca da Contabilidade para Custos os valores das despesas dos centros de custos, trazendo todos os centros de custos (produtivos, auxiliares e de serviço).

As despesas selecionadas serão utilizadas tanto para cálculo das taxas de absorção como para rateio das despesas administrativas e comerciais, portanto mesmo se a empresa trabalhar com taxas predeterminadas poderá ser útil à execução desta rotina.

CST5010

5

CST6010 

Opcional - CST6000

6

GIF - Este programa pertencente ao módulo de Gastos Indiretos de Fabricação (GIF) da contabilidade, será utilizado no custo Econômico Gerencial, caso a empresa não utilize o rateio dos centros de custo auxiliares na sua contabilidade. Serão cadastradas nesta tela as versões de rateio de centros de custo auxiliares que a empresa desejar. Exemplo: versão rateio centros auxiliares, versão rateio energia elétrica e outros.

 

7

CST6020 - Esta rotina efetua o rateio das contas/centros de custos definidos no CON0980 (Grade Rateio Valores), sendo que, este rateio é efetuado apenas no módulo de Custo Econômico Gerencial não sendo efetuado em nível contábil.

CST6000

8

CST6490 - É possível a definição manual de horas totais de homem e máquina para os centros de custos produtivos da empresa. Isto poderá ser efetuado por meio desta tela. O campo “Indicador Tipo de Horas” é livre e será usado no momento do cálculo das taxas dos centros de custos.

 

9

CST6030 - Esta rotina calcula as taxas de absorção por centro de custo e componente e custo.

 

10

CST5170 - Nesta tela poderá ser consultado o resultado obtido no processamento da rotina anterior de cálculo das taxas horárias, bem como, se for política da empresa, estipular taxas pré-definidas manualmente para os centros de custo e componentes de custo.

 

11

CST6040 - Consiste de um relatório que demonstra todas as despesas por centro de custo e componente, bem como, suas respectivas taxas horárias no caso de centros de custo produtivos.

 

Formação do Custo Econômico dos Insumos

Neste processo serão demonstradas as possibilidades para formação do custo econômico dos insumos, ou seja, custos unitários dos materiais comprados que constam da estrutura dos produtos com componentes de custo parametrizados como “Insumo”.

Importante:

Estes itens deverão ter seu componente de custo informado no MAN0022 (Itens) no campo “Comp. de Custo”. 

Cálculo do Custo Gerencial

Este processo é responsável por calcular o custo unitário gerencial dos itens, com base na formação das taxas e custo dos insumos processados anteriormente.

Procedimento

Descrição Atividade

Pré-requisito

17

CST5030  - Executar a rotina que busca as estruturas da Engenharia e congela no sistema de Custos, obtendo a imagem daquele instante do cálculo.

No módulo de Custo Econômico Gerencial o custo apropriado de “Insumos” será sempre calculado conforme quantidade necessária “padrão” constante da estrutura, ou seja, será a quantidade necessária para fabricação de uma unidade multiplicada pelo custo unitário do insumo.

Não existem pré-requisitos, poderá inclusive ser executado durante o mês para extração das consistências.

18

CST5000 - Executar rotina de Movimentação real do item para buscar as movimentações físicas do estoque (matérias-primas e produtos acabados).

Esta rotina retorna para o Custo Econômico Gerencial a quantidade “real” movimentada no estoque (produção e consumo). 

A quantidade produzida no mês será utilizada para cálculo das horas totais trabalhadas nos centros de custos e consequentemente no cálculo das taxas horárias dos centros de custos produtivos. Sendo que a necessidade de utilização ou não da mesma depende da forma que a empresa calculará estas taxas horárias, o que será visto no processo Formação de Taxas de Absorção.

Depois de informar os parâmetros e executar a opção “Processar”, deverá ser executada a opção “Simular”, que fará a simulação das Quantidades produzidas e consumidas dos itens tipo fantasma, que não possuem controle de estoque.

Todos os apontamentos de produção (acabados e semi-acabados), todas as matérias-primas movimentadas e todos os ajustes nos estoques efetuados.

Inexistência de inconsistências no CST5780.

Para tanto as operações de estoque deverão estar cadastradas no CST5730. Para efeito de Custo Gerencial serão utilizadas apenas as quantidades produzidas, mas cuidado, o CST5730 é comum para o Custo Contábil, portanto se a empresa utilizar o segundo, todas as operações de consumo deverão também estar cadastradas.

19

CST5050 - Executar rotina para cálculo das horas totais consumidas na produção, podendo ser tanto por horas padrões como por horas apontadas (reais).

 

20

CST5860 - O Custo Econômico Gerencial trabalha com quantidades de demanda para itens finais para rateio das despesas administrativas e comerciais, sendo que esta rotina é responsável pelo cálculo destas quantidades.

 

21

CST5760 - Esta rotina é responsável pelo cálculo do custo unitário gerencial dos produtos, para possibilitar consultas em tela e alguns relatórios, além de possibilitar o rateio das despesas administravas e comerciais.

CST5030

Formação dos Custos dos   Insumos.

CST5050

Formação de Taxas de Absorção.

Rateio das Despesas Administrativas e Comerciais

Neste processo encontram-se os programas destinos a montagem de um rateio das despesas administrativas e comerciais alocadas aos seus respectivos centros de custos. Sendo que esta rotina tem como pré-requisito a execução da rotina CST5760.

Procedimento

Descrição Atividade

Pré-requisito

22

CST5840 - Para facilitar o rateio dos centros de custos administrativos e comerciais, que será visto a seguir, pode-se unir vários centros de custos que terão o mesmo critério de rateio, facilitando o cadastramento da grade de rateio das despesas. Basta criar um código de agrupamento e informar quais centros de custos fazem parte deste agrupamento.

Para a composição do agrupamento deverão ser utilizadas as facilidades do “Intervalo” ou do “Inclusive”, conforme exemplo constante da própria tela.

 

23

CST5850  - Nesta tela é definida a composição dos rateios dos centros de custos administrativos e comerciais.

Depois da digitação de toda a grade de rateio deverá ser acionada a opção “aTualiza”, pois está fará a busca das despesas encontradas no CST6010 e atualizará o valor para cada linha de produto, conforme percentual definido.

A lógica de funcionamento do mesmo é a seguinte: Conforme a quantidade demandada encontrada para os itens da linha de produto será efetuado o rateio do valor correspondente às despesas para a linha de produto inteira (percentual definido), ou seja, proporcionalmente a sua quantidade demandada.

 

24CST5870 - Esta rotina efetua o rateio das despesas administrativas e comerciais para os produtos demandados, conforme representado no ponto anterior. Depois do processamento deverá ser executada a opção “Atualizar”, que atualizará os custos unitários dos produtos calculado pelo CST5760 com as despesas administrativas rateadas.