Árvore de páginas

Gantt de Operações - DB0414

Visão Geral do Programa 

Disponibilizar uma consulta gráfica do planejamento da produção que permita ao usuário ajustar a alocação dos centros de trabalho ao longo do tempo de forma manual ou automática, sendo possível a tomada de decisão em eventuais atrasados da programação, identificando recursos críticos do processo, turnos de exceção, utilização de ferramentais entre outros.

Esta função é acessada via Painel de Controle (DB0201) acionando o passo Seq. Manual, sendo dividida em cinco regiões que serão descritas com mais detalhes a seguir:

  • Região 1 – Botões da tela Gantt de Operações (DB0414) – Os botões estão localizados na parte inferior e superior da tela.
  • Região 2 – Recursos (Grupos de Máquina, Centros de Trabalho e Turnos de Exceção) – Os recursos estão localizados no canto superior esquerdo  da tela.
  • Região 3 – Gantt de Operações/Bateladas – O Gantt de Operações/Bateladas está localizado no canto superior direito da tela.
  • Região 4 – Browser Backlog de Operações – O browser de backlog de operações está localizado no canto inferior esquerdo da tela.
  • Região 5 – Detalhe Operações/Bateladas – Os detalhes das operações/bateladas estão localizados no canto inferior direito da tela.

Gantt de Operações

Objetivo da tela:

Essa função poderá ser acessada via Painel de Controle acionando o botão Seq. Manual ou através do Menu Tarefas, Gantt de Operações.

Para facilitar a descrição das funções disponíveis neste programa, a tela principal foi dividida em 5 regiões.

  

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Região 1 – Botões da Tela Gantt de Operações (DB0414)

Ação:

Descrição:

Atualizar

Quando acionado, realiza a carga das informações necessárias para o planejamento da produção.

Nota:

Em um planejamento em que o Sequenciamento Automático foi executado, serão apresentadas no gráfico as operações alocadas, cujas datas estejam dentro dos parâmetros de visualização do Gantt. As operações não alocadas serão apresentadas no Browser Backlog de Operações. Ao efetuar a carga de informações, uma cópia da situação corrente do planejamento é realizada com objetivo de, caso seja necessário, desfazer eventuais modificações no planejamento. Para restaurar esta cópia, basta clicar novamente no botão atualizar informações. 

Abrir Arquivos de Parâmetros

Quando acionado, permite selecionar um arquivo de parâmetros previamente salvo com objetivo de armazenar as preferências de visualização da tela. Para evitar que este processo seja executado toda vez que um programa for utilizado, o usuário poderá configurar um arquivo de preferência padrão através do aplicativo Configuração de Programas (DB0100)

Salvar Parâmetros

Quando acionado, permite salvar em arquivo as preferências de visualização da tela, sendo possível abri-lo posteriormente. 

ExportarQuando acionado, exporta os ajustes realizados no planejamento para o sistema, ou seja, salva as alterações realizadas pelo usuário. Caso contrário, se após as alterações esta tela for simplesmente fechada, nada será modificado.

Salvar/Recuperar Simulações

Quando acionado, apresenta a função Manutenção Simulações do Planejamento (DB0414S), onde é possível salvar e recuperar simulações do planejamento. 

Nota:

Este botão será desabilitado quando a função para não salvar backups (nao-oper-bkp-dbr) estiver habilitada.

Páginas

Permite apresentar as páginas de visualização criadas em função dos Parâmetros de Exibição Gantt (DB0414C).

Ao clicar em determinada página, serão apresentadas no Gantt, as informações referente as operações, turnos de exceção, centros de trabalho e grupos de máquina daquele segmento de dados. Maior (>) ou Menor (<), desloca o número de páginas para frente ou para trás, respectivamente. 

Nota:

Caso o usuário deseje posicionar em uma página específica, basta clicar sob o número da página ou sob o texto Página. Neste último, será aberto o diálogo Vá Para Página (DB0414A), no qual será possível informar à página ao qual se deseja posicionar.

Vá Para

Facilitador para buscar informações no gráfico Gantt.

Por intermédio desta funcionalidade, o usuário poderá posicionar em determinada operação apresentada no Gantt optando por informar o Item, Ordem, Grupo de Máquina, Centro de Trabalho, Ferramenta ou Pedido.

Caso o usuário apenas digite uma dessas informações no campo ao lado do botão Vá Para e pressione ENTER ou clique sob o botão Seta Esquerda Verde, o programa buscará o primeiro registro que esteja na faixa de visualização do Gantt e que possua correspondência com valor digitado respeitando um dos 6 critérios mencionados.

Nas próximas vezes que o usuário digitar ENTER ou clicar no botão Vá Para, o programa buscará o próximo registro que atenda a essa mesma busca.

Caso o usuário não digite informação alguma e clique no botão Vá Para, será apresentada a tela Vá Para Gantt (DB0414B), na qual será possível selecionar uma opção de busca.

Exibe Detalhes

Quando este campo não está selecionado, apenas o Browser Backlog de Operações é apresentado na região inferior da Tela Gantt de Operações.

Quando selecionado, apresentará os detalhes de determinada operação/batelada selecionada no gráfico. Esta tela será posicionada ao lado do Browser Backlog de Operações, compartilhando o espaço disponível da tela.

Parâmetros de Exibição GanttQuando acionado, apresenta a tela Parâmetros de Exibição Gantt (DB0414C), onde é possível estabelecer filtros na seleção do conteúdo que será apresentado na tela principal.
Seleção GM’s

Quando acionado, apresenta a tela Seleção Grupos de Máquina (DB0414P), onde é possível selecionar quais Grupos de Máquinas serão apresentados no Gantt de Operações.

Legenda

Quando acionado, apresenta a tela Legenda (DB0414L), onde é possível visualizar a legenda para interpretação das cores utilizadas no gráfico Gantt de Operações.

Selecionar Coluna(s)

Quando acionado, apresenta a tela Parâmetros (DB0406C), onde é possível selecionar quais colunas serão apresentadas no Browser Backlog de Operações.

Marcar

Quando acionado, permite "marcar" o registro posicionado no Browser Backlog, possibilitando selecionar determinadas operações para a execução do sequenciamento automático. Caso o registro selecionado já esteja marcado, esta funcionalidade age desmarcando-o.

Nenhum

Quando acionado, percorre todos os registros do Browser Backlog de Operações que estão com a opção marcar ativada e os desmarca.

Inverter

Quando acionado, percorre todos os registros do Browser Backlog de Operações onde as operações marcadas serão desmarcadas e vice-versa.

Todos

Quando acionado, percorre todos os registros do Browser Backlog de Operações que estão com a opção marcar desativada e os marca.

Posicionamento de Operações

Quando acionado, apresenta a tela Posicionamento de Operações (DB0414D), onde é possível posicionar em determinadas operações disponíveis para alocação no Browser Backlog de Operação a partir do código da ordem, código do item ou pedido.

Opções de Rastreabilidade

Quando acionado, apresenta tela Opções de Rastreabilidade (DB0414E), onde será possível selecionar a forma com que as operações serão marcadas no Browser Backlog de Operações.

As opções disponíveis são:

  • Somente Operação Selecionada,
  • Todas as Operações do CT,
  • Todas as Operações do GM,
  • Todas as Operações/Material Selecionado,
  • Todas as Operações/Rede Selecionado,
  • Todas as Operações/Material no CT Selecionado,
  • Todas as Operações/Material no GM Selecionado,
  •  Pedido de Venda / Ordem,
  •  Ferramental,
  •  Todos,
  • Específico. 

Nota:

O ponto de partida para esta funcionalidade será a opção selecionada no Browser Backlog de Operações.

Filtro de Operações

Quando acionado, apresenta tela Filtro de Operações (DB0414F), onde é possível informar filtros que irão impactar na seleção e apresentação das informações no Browser Backlog de Operações.

Opções de Rastreabilidade

Quando acionado, apresenta tela Tempo Processamento Operações Tercerizadas para informar o tempo de processamento das operações marcadas no browser de backlog que serão terceirizadas por este processo.

Nota:

Ao acionar Ok, a seguinte mensagem será apresentada: “Deseja sequenciar as operações terceirizadas?”. Se afirmativa a resposta, as operações terceirizadas e liberadas (processamento antecessor realizado) serão sequenciadas. Caso contrário, estas operações poderão ser sequenciadas através do programa Gantt de Operações (DB0414).

Mais Ações

Facilitador para acesso de programas, consultas e/ou relatórios do sistema, como por exemplo:

Nota:

O processo “Análise Inconsistência de Datas nas Redes”, visa verificar a existência de inconsistências nas redes das ordens no APS. Estas inconsistências podem ser ocasionadas devido a alterações manuais na alocação das máquinas.

Reprogramar

Permite reprogramar (ou reorganizar) operações que dependem de outra cuja sua data de término foi alterada por motivos de modificações manuais no planejamento.

Sequenciamento Manual

Quando acionado, apresenta tela Sequenciamento Manual (DB0414M), onde será possível criar ou alterar a programação de alocação das operações nos centros de trabalho manualmente. Nesta tela é possível alterar a sequência com que as operações serão executadas, bem como suas datas de início e término.

Sequenciamento Automático

Quando acionado, efetua o sequenciamento das operações selecionadas no Browser Backlog de Operações de forma automática, considerando os parâmetros do cenário, grupo de máquina entre outros. Estas operações serão removidas do Backlog e apresentadas no Gantt caso suas datas de início e término estejam dentro da faixa de visualização.

  

Região 2 – Recursos (Grupos de Máquina, Centros de Trabalho e Turnos de Exceção):

Objetivo da tela:

Nesta área serão apresentados os Grupos de Máquina (letras brancas em fundo vermelho), os Centros de Trabalho (letras azuis escuras em fundo azul claro) e Turnos de Exceção (fundo preto com letras em branco). Para representar o paralelismo de operações, as linhas do centro de trabalho que possuem sobreposição de horários serão duplicadas com a mesma cor de fundo sem nenhum texto escrito. Caso determinada operação possa ser encaixada em uma linha já criada, esta será reaproveitada, caso contrário, nova linha será gerada.

Nesta imagem podemos observar que no Grupo de Máquina GPIN, há a ocorrência de operações sendo executadas paralelamente. Para representar esta situação, uma nova linha abaixo do CT Fictício – GPIN foi criada. Perceba que no dia 31 para o CT Fictício não foi criada uma terceira linha, mas sim, reaproveitada uma existente criada anteriormente.

Nota:

A criação do CT Fictício para o Grupo de Máquina GPIN, foi ocasionada pela configuração de processador como Capacidade Infinita e Não Alocar Centro de Trabalho. Para que sejam criadas novas linhas para apresentar o paralelismo entre as operações de um mesmo centro de trabalho, o parâmetro Paralelismo de Operações no folder Sequenciamento do programa Manutenção Centro de Trabalho (DB0124) deverá estar selecionado. 

Algumas funcionalidades serão apresentadas ao clicar com o botão direito sob um Grupo de Máquina ou Centro de trabalho, conforme descrito a seguir:

  • Carga x Capacidade: Apresenta o programa Consulta Carga x Capacidade (DB0401), onde é possível visualizar o perfil de carga por grupo de máquina e centro de trabalho em ordem crescente da relação carga/capacidade.
  • Carga Máquina Diária: Apresenta o programa Consulta Carga Máquina Diária (DB0411), que permite ao usuário visualizar rapidamente o detalhamento da carga nos grupos de máquinas e/ou centros de trabalho dia-a-dia durante um período informado, auxiliando o planejador antecipar ações para agilizar determinados problemas na fábrica.
  • Detalhe GM/CT: Quando esta opção é acionada e a linha selecionada no Gantt de Operações, refere-se a um grupo de máquina, o programa Manutenção de Grupo de Máquina (DB0107) será aberto posicionado no código conforme apresentado no gráfico. Quando a linha selecionada referir-se a um centro de trabalho, o programa Manutenção Centro de Trabalho (DB0124) será executado, também posicionado no código conforme exibido no gráfico.
  • Sequenciamento Máquina: Quando a linha selecionada refere-se a um Centro de Trabalho, abrirá programa de Sequenciamento Manual (DB0414M) posicionado no mesmo. Quando o Centro de Trabalho é do tipo Batelada, abrirá programa Sequenciamento Manual Batelada (DB0414N).

Referente ao turno de exceção, caso o usuário deseje visualizar detalhes de um turno, deverá clicar com o botão direito sob a linha respectiva ao turno. Será então apresentada a opção Detalhe Turno Exceção, que abrirá a tela Cadastro Turnos Exceção (DB0104).

Ao posicionar o mouse sobre um período de exceção, sejam elas horas extras ou horas não trabalhadas, será apresentado tooltip referente a data de início e fim da exceção.

Nota:

As horas extras serão representadas no gráfico com quadrinho com linhas diagonais e as horas não trabalhadas com quadrinho todo pintado de preto, assim como no exemplo acima.


Região 3 – Gantt de Operações/Bateladas  

Objetivo da tela:

Nesta área são apresentadas informações conforme parametrizações e filtros selecionados, tais como:

  • Operações/Bateladas Sequenciadas: São apresentadas operações/bateladas com coloração conforme descrição das legendas apresentadas na tela Legenda (DB0414L);
  • Operações/Bateladas Paralelas: Para representar a sobreposição de execução de atividades, linhas referentes ao centro de trabalho serão duplicadas para comportar operações concorrentes seguindo a regra de reaproveitamento de linhas, conforme mencionado no tópico Região 2 – Recursos (Grupos de Máquina, Centros de Trabalho e Turnos de Exceção);
  • Turnos de Exceção: Serão apresentados logo abaixo do centro de trabalho seus turnos de exceção, representado pela cor preto sólido para horas não trabalhadas ou hachurado em preto e branco para horas extras, conforme tela Legenda (DB0414L).
    Clicando-se com o botão direito em determinada operação/batelada, algumas opções serão apresentadas ao usuário, conforme a seguir:
  • Função Desalocar: Quando acionado, apresenta tela Opções de Rastreabilidade (DB0414E), onde é possível desalocar operações/bateladas selecionando uma opção de rastreabilidade.
    Se desalocar uma operação externalizada ela voltara para o grupo de máquina original, ou seja, ira internalizar novamente a operação.

    Nota:

    Ao desalocar operações externalizadas no planejamento corrente, estas voltarão ao backlog com o grupo de máquina original, ou seja, o sistema irá internalizá-las novamente.

  • Função Congelar / Descongelar Operações: Quando acionado, apresenta tela Opções de Rastreabilidade (DB0414E), onde é possível congelar/descongelar operações/bateladas selecionando uma opção de rastreabilidade. Caso o usuário deseje desalocar uma operação/batelada congelada, primeiramente deve-se descongelá-la e em seguida realizar a ação desejada.
  • Função Realçar: Quando acionado, apresenta tela Opções de Rastreabilidade (DB0414E), onde é possível realçar operações/batelada selecionando uma opção de rastreabilidade. O realce resume-se em alterar a cor das operações/bateladas fora da rastreabilidade para cinza e, manter a cor das operações/bateladas dentro da rastreabilidade.
  • Função Visualizar: Quando acionado, apresenta tela Opções de Rastreabilidade (DB0414E), onde é possível visualizar apenas operações/bateladas selecionando uma opção de rastreabilidade. As operações/bateladas fora da rastreabilidade deixarão de ser apresentadas no gráfico.
  • Detalhe Batelada: Quando adicionado, apresenta tela Detalhe da Batelada (DB0414G), onde é possível visualizar as Operações, os Pedidos, os Itens ou Pedidos de determinada Batelada.

Nota:

Esta opção somente é habilitada quando a tarefa selecionada no Gantt de Operações é de um grupo de máquina com processador do tipo batelada.

  • Rede de Operações: Quando acionado abre a tela Consulta Rede de Operações (DB0402), onde é possível visualizar todas as operações relacionadas à rede da operação selecionada.

  

Região 4 – Browser Backlog de Operações:

Objetivo da tela:

Nesta área serão apresentadas todas as operações não sequenciadas, ou seja, que não foram alocadas em nenhum centro de trabalho.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Marcar

Permite selecionar/marcar (*) uma operação para realizar alguma função.

Tipo

Exibe o tipo da ordem da operação selecionada, podendo ser Firme ou Planejada.

Ordem/Roteiro/Operação

Exibe o código da ordem de produção e roteiro ou operação, conforme processo de fabricação.

Item

Exibe o código do item da operação selecionada.

Referência

Exibe a referência do item da operação selecionada.

Liberado?

Exibe se a operação está liberada para ser sequenciada.

Alterado?

Exibe se a operação/batelada foi alterada por processos manuais, através dos programas Gantt de Operações (DB0414), Ajuste Fino do Sequenciamento (DB0414M) ou Ajuste Fino do Sequenciamento Batelada (DB0414N).

Data/Hora Início Mais Cedo

Data de início mais cedo que a operação poderá ser iniciada.

Data/Hora Liberação

Data calculada em função das datas de término das operações antecessoras, considerando overlap, lote de transferência e tempo de transporte. E a data em que a operação estará liberada para ser iniciada.

Data/Hora Início Mais Tarde

Data início mais tarde que a operação poderá ser iniciada sem atraso na entrega ao cliente.

GM

Exibe o grupo de máquina onde a operação deverá ser processada, conforme processo de fabricação.

Centro de trabalho

Exibe o código do Centro de Trabalho onde será executada a operação.

Tempo Preparação

Exibe o tempo total aplicado na preparação da máquina para a execução da operação.

Tempo Execução

Exibe o tempo total aplicado na produção do item após a preparação da máquina para execução da operação.

Tempo Total

Exibe o tempo total da operação, ou seja, tempo de preparação somado ao tempo de execução.

Tempo Homem

Exibe o tempo homem total aplicado na operação.

Operação(ões) Antecessora(s)

Exibe a(s) operação(ões) antecessora(s) a operação selecionada no Backlog.

Qtde. Lote Tranf. Antecessora(s)

Exibe a quantidade correspondente ao lote de transferência cadastrado na operação antecessora a selecionada. Quando há duas ou mais operações antecessoras, os dados referente ao lote de transferências serão apresentados separados por barras (“/”).

Tempo Transporte Antecessora(s)

Exibe o tempo de transporte cadastrado na operação antecessora a selecionada. Quando há duas ou mais operações antecessoras, os dados referente ao tempo de transporte serão apresentados separados por barras (“/”).

Overlap (%) Antecessora(s)

Exibe em percentual a sobreposição (overlap) que pode haver entre a operação selecionada em relação a sua(s) antecessora(s). Quando há duas ou mais operações antecessoras, os dados referente ao overlap serão apresentados separados por barras (“/”).

Operações Sucessoras

Exibe as operações sucessoras a operação selecionada no Backlog.

Qtde. Lote Tranf. Sucessora(s)

Exibe a quantidade correspondente ao lote de transferência cadastrado na operação sucessora. Quando há duas ou mais operações sucessoras, os dados referente ao lote de transferências serão apresentados separados por barras (“/”).

Tempo Transporte Sucessora(s)

Exibe a quantidade correspondente ao lote de transferência cadastrado na operação sucessora a selecionada. Quando há duas ou mais operações sucessoras, os dados referente ao lote de transferências serão apresentados separados por barras (“/”).

Overlap (%) Sucessora(s)

Exibe em percentual a sobreposição (overlap) que pode haver entre a operação selecionada em relação a sua(s) sucessora(s). Quando há duas ou mais operações sucessoras, os dados referente ao overlap, serão apresentados separados por barras (“/”).

Grupo Entrega

Exibe o grupo de entrega ao qual o pedido relacionado à ordem da operação selecionada está vinculado.

Prioridade

Exibe a prioridade do pedido relacionado à ordem da operação selecionada.

Pedido

Exibe o pedido vinculado a operação selecionada.

Cliente

Exibe o cliente vinculado ao pedido da operação selecionada.

Sequência

Exibe a sequência do item da operação no pedido.

Família material

Exibe a família de material do item da operação selecionada.

Grupo estoque

Exibe o grupo de estoque do item da operação selecionada.

Descrição Item

Exibe a descrição do item da operação selecionada.

Ferramenta

Exibe a ferramenta cadastrada como principal para a produção do item/roteiro/operação selecionado.

Redutor Setup

Exibe o redutor de setup cadastrado para a operação selecionada.

Qt. Prog.

Exibe a quantidade programada para a operação selecionada.

Tipo Operação

Exibe o tipo da operação selecionada podendo ser Interna ou Externa.

Nr Lote

Exibe o número do lote que será atendido pela operação, caso o item programe as operações por lote.

  

Nota:

Ao clicar-se com o botão direito sobre o Browser, as seguintes opções de atalhos são apresentadas:

  • Somente Selecionado(s): Exibe no browser backlog de operações somente as operações marcadas. Por exemplo, considerando a imagem acima onde a operação 15 e 20 das ordens 5 e 6 estão selecionadas, quando aciona-se a opção de somente selecionado(s).
  • Desfazer: Para restaurar as operações basta clicar com o botão direito no browser e selecionar a opção Desfazer. Perceba que esta opção somente será habilitada quando pelo menos uma vez a opção Somente Selecionado(s) tenha sido executada.
  • Rede de Operações: Ao selecionar esta opção, abrirá o programa Rede de Operações (DB0402), posicionado na ordem do registro selecionado no Backlog de Operações.
  • Rastreabilidade: Ao selecionar esta opção, abrirá o programa Opções de Rastreabilidade (DB0414E), ao qual permitirá escolher um critério de rastreabilidade com objetivo de marcar as operações do backlog.

Região 5 – Detalhe Operações/Bateladas:

Objetivo da tela:

Nesta região são apresentados os detalhes de determinada operação/batelada selecionada no Gantt de Operações. Esta opção somente é apresentada quando a opção Exibe Detalhe está ativa.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Ordem

Exibe o código da ordem de produção relacionada a operação selecionada.

Pedido

Exibe a identificação do pedido ou previsão de venda vinculada à ordem de produção.

Cliente

Exibe o código do cliente que originou a ordem e produção.

Item

Exibe o código, descrição e referência do item que será atendido pela ordem de produção.

Entrega

Exibe a data de entrega original, solicitada pelo cliente.

Reprogramada

Exibe a data de entrega para o item reprogramada pelo TOTVS APS como viável para entrega do item.

Pulmão Expedição

Exibe o pulmão de expedição.

Qt. OP. Pai

Exibe a quantidade da ordem de produção pai da rede de operações.

Qt. Oper.

Exibe a quantidade programada da operação selecionada.

Pulmão Grupo de Máquina

Exibe o pulmão de Máquina.

Item/OP

Exibe o código do item e o número da operação a ser executada de acordo com o roteiro de produção.

Destino

Exibe os códigos de operações destinos/origens em relação a atualmente selecionada. Caso o usuário deseje alternar entre visualizar as operações destino ou origem, basta clicar nos botões > e < respectivamente. 

Nota:

Operação Destino também chamada de Operação Sucessora e Operação Origem de Operação Predecessora. 

Início

Exibe a data e hora de início da produção da operação da ordem.

Término

Exibe a data e horário do término da produção da operação da ordem.

Dt. Iní. + Cedo

Data de início mais cedo que a operação poderá ser iniciada.

Dt Liberação

Data calculada em função das datas de término das operações antecessoras, considerando overlap, lote de transferência e tempo de transporte. E a data em que a operação estará liberada para ser iniciada.

Dt. Iní. + Tarde

Data início mais tarde que a operação poderá ser iniciada sem atraso na entrega ao cliente.

Prepar.

Exibe o tempo total aplicado na preparação da máquina para a execução da operação.

Execução

Exibe o tempo total aplicado na produção do item após a preparação da máquina para execução da operação.

Transporte

Exibe o tempo de defasagem entre o término de uma operação em relação sua sucessora. Exemplo: Tempo de transporte, tempo de secagem entre outros.

Transf(Q) / Transf(T)

Exibe a quantidade ou o tempo correspondente ao lote de transferência cadastrado na operação para o cálculo da data de liberação de sua sucessora. O usuário pode alternar este valor entre quantidade (padrão) ou tempo através do botão <>. Quando há duas ou mais operações sucessoras, os dados referente ao lote de transferências serão apresentados separados por barras (“/”).

Overlap(%)/ Overlap(T)

Exibe em percentual (padrão) ou tempo a sobreposição (overlap) que pode haver entre a operação selecionada em relação a sua(s) sucessora(s). O usuário pode alternar este valor entre percentual (padrão) ou tempo através do botão <>. Quando há duas ou mais operações sucessoras, os dados referentes ao overlap serão apresentados separados por barras (“/”).

Valor Redução

Exibe o percentual de redução de setup para a operação.

Nº Agrupamento / Nº Lote

Exibe o número do agrupamento ao qual pertence à operação selecionada. Este valor é originado pela otimização de setup. Ou, exibe o número do Lote, caso o item programe as operações por Lote.

É possível alternar este valor entre Nº Agrupamento ou Nº Lote por meio do botão >.

Ferramenta

Exibe o código da ferramenta utilizada na operação.

Redutor Setup

Exibe o código do redutor de setup cadastrado na operação.

 

Batelada

Objetivo da tela:

São apresentados os detalhes de determinada batelada selecionada no Gantt de Operações.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Grupo Máquina

Exibe o código e a descrição do grupo de máquina.

Centro de Trabalho

Exibe o código, o número do agrupamento ao qual pertence à batelada selecionada e a descrição do centro de trabalho. O número do agrupamento é originado pela programação de bateladas.

Carga Mínima

Exibe o valor de carga mínima cadastrada no grupo de máquina ou centro de trabalho para batelada. Será considerado conforme parâmetro Considera Parâmetros no folder Batelada do programa Manutenção Grupo de Máquinas (DB0107), podendo ser Grupo de Máquina ou Centro de Trabalho.

Este valor pode ser considerado em quantidade ou tempo conforme parametrização do grupo de máquina “Considerar Carga em”, folder batelada.

Carga Total

Exibe o valor da carga total gerada no sequenciamento para a batelada selecionada.

Tempo Prepar.

Exibe o tempo total aplicado na preparação da máquina para a execução da batelada.

Tempo Exec.

Exibe o tempo total de execução da batelada.

Tempo Espera

Exibe o tempo de espera da máquina necessário para restabelecer seu funcionamento normal. Durante este período não será possível programar operações.

Data Liberação

Exibe a maior data de liberação entre as operações que compõem a batelada selecionada. Esta será a menor data em que a batelada poderá ser iniciada.

Data Início

Exibe a data e hora de início da batelada.

Data Término

Exibe a data e hora de término da batelada.

Cons. Carga em:

Indica se a carga da batelada selecionada, foi gerada em função da quantidade programada ou tempo de execução das operações.

Valor Redução

Exibe o percentual de redução de setup para a batelada.

Critério Agrupamento

Exibe o critério de agrupamento da batelada, podendo ser: Item/Operação, Ferramenta ou Agrupamento Redutor. O nome do campo é alterado conforme o tipo do critério.

Número Máximo Repetições

Exibe o número máximo permitido de bateladas consecutivas do mesmo agrupamento.