Árvore de páginas

Carga Capacidade - DBAPI003

Visão Geral do Programa 

Efetuar a sumarização de carga e capacidade por grupo de máquina, cujo resultado pode ser visualizado na Função Consulta Carga x Capacidade (DB0401).

Pré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Explosão de Demanda (DB0201)

Com os dados preparados em memória podemos iniciar, efetivamente, o processo de sequenciamento. O primeiro passo consiste em calcular a Carga Máquina, que irá averiguar qual a utilização (carga x capacidade) de cada um dos grupos de máquina. Essa informação é importante, pois dá ao planejador uma visão da utilização das máquinas e antecipa os eventuais problemas de atraso e sobrecarga que ocorrerão nos passos seguintes do sequenciamento.

Vale salientar que o período considerado para cálculo da carga e capacidade é da data de referência do cenário até a data do fim do horizonte de cálculo. Assim, mesmo que no período total não haja sobrecarga, pode ocorrer de alguns dias ficarem com sobrecarga devido à concentração de ordens nessas datas. Essas sobrecargas podem ser visualizadas na Carga Máquina Diária (DB0411).

 

Quando utilizada a metodologia TPC (Tambor-pulmão-corda):

Na metodologia TPC esse passo é utilizado para identificar qual o grupo de máquina mais restritivo. Dá-se a isso o nome de "Carga Máquina". Este passo serve para confirmar os grupos de máquina eleitos como RRC, que podem ter sidos anteriormente indicados como restrição na Manutenção de Cenários (DB0101).

Outras observações relativas ao uso de RRC:

  1. Quando todos os grupos de máquina produtivos estão superdimensionados em relação à demanda, não existem gargalos. Entretanto, sempre haverá um recurso que restringe a produção (montagem final, por exemplo, que responde à demanda de mercado). Esse será o tambor, apesar de não ser um gargalo real.
  2. Quando existem num processo produtivo vários Grupos de Máquina gargalos (recursos com capacidade inferior à demanda colocada neles), o recurso restritivo (RRC) será aquele que tiver a menor capacidade produtiva. Esse RRC será o recurso que limitará a capacidade de todo o sistema produtivo.
  3. O APS irá sequenciar os grupos de máquinas conforme seus parâmetros, como processador (capacidade finita ou infinita) e regra de despacho, independente de ser identificado como RRC ou não.